03 fevereiro 2020
31 janeiro 2020
Comunidade acadêmica brasileira tem acesso a título oficial da National Academy of Sciences
O Portal de Periódicos CAPES disponibiliza gratuitamente para seus usuários o acesso à revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS). O título é uma publicação oficial da National Academy of Sciences (NAS) – organização comprometida com a propagação da ciência na América e que tem como membros pesquisadores ativos na comunidade científica internacional.
O PNAS é uma das revistas científicas multidisciplinares mais citadas e abrangentes, publicando mais de 3.300 trabalhos de pesquisa por ano. Seu conteúdo contempla relatórios de pesquisas de ponta, comentários, opiniões e perspectivas com foco em ciências biomédicas, físicas, sociais e de matemática em âmbito global. Quase metade dos trabalhos aceitos é de autores de fora dos Estados Unidos. Cada artigo publicado é revisado e aprovado por pelo menos um membro da NAS.
Os editores do PNAS aceitam submissões de qualquer pesquisador, não sendo necessário ter conexão direta com a NAS. O fator de impacto da publicação é de 9,580*, de acordo com o Journal Citation Reports – JCR (Clarivate Analytics, 2018).
O PNAS é uma das revistas científicas multidisciplinares mais citadas e abrangentes, publicando mais de 3.300 trabalhos de pesquisa por ano. Seu conteúdo contempla relatórios de pesquisas de ponta, comentários, opiniões e perspectivas com foco em ciências biomédicas, físicas, sociais e de matemática em âmbito global. Quase metade dos trabalhos aceitos é de autores de fora dos Estados Unidos. Cada artigo publicado é revisado e aprovado por pelo menos um membro da NAS.
Os editores do PNAS aceitam submissões de qualquer pesquisador, não sendo necessário ter conexão direta com a NAS. O fator de impacto da publicação é de 9,580*, de acordo com o Journal Citation Reports – JCR (Clarivate Analytics, 2018).
O Portal de Periódicos CAPES disponibiliza texto integral de artigos publicados desde 1915 até o presente. O acesso ao conteúdo pode ser feito a partir das opções de consulta buscar base ou buscar periódico. O ISSN da revista científica é 0027-8424. Fonte: Clarivate Analytics - 31/01/20
Cientistas pedem revisão da portaria da Capes que limita participações em congressos
Organizações cientificas apontam inconstitucionalidade da portaria por limitar autonomia das universidades
Várias organizações científicas estão pedindo que o Ministério da Educação (MEC) revise uma norma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) que limita o número de cientistas e professores autorizados a viajar para participar de congressos, seminários e outros eventos que sejam realizados fora de suas instituições.
Na Portaria 2.227 do MEC, publicada dia 31 de dezembro de 2019, o artigo 55, diz: “a participação de servidores em feiras, fóruns, seminários, congressos, simpósios, grupos de trabalho e outros eventos será de, no máximo, dois representantes para eventos no país e um representante para eventos no exterior, por unidade, órgão singular ou entidade vinculada”.
A Portaria também estabelece limites de viagens dos servidores, mesmo quando não acarretar custo para a Capes. Leia mais. Fonte: Portal G1 – 31/01/20.
Leia também matérias do Jornal da Ciência e Jornal da USP.
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FAPESP anuncia a primeira chamada SPRINT em 2020
A FAPESP anuncia a primeira chamada de propostas de 2020 da modalidade SPRINT –São Paulo Researchers in International Collaboration, que tem como objetivo promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo com parceiros no exterior, de modo que possam avançar nas pesquisas em andamento e elaborar projetos conjuntos de médio e longo prazo.
A nova chamada estabelece condições para a submissão de propostas de mobilidade entre pesquisadores paulistas e de oito instituições de ensino e pesquisa no exterior com as quais a FAPESP mantém acordo de cooperação: Irish Research Council (Irlanda), Delft University of Technology (Países Baixos), Lund University (Suécia), National Research Foundation of Korea (Coreia do Sul), Texas A&M University (Estados Unidos), University of Copenhagen (Dinamarca), University of Nebraska – Lincoln (Estados Unidos) e Uppsala University (Suécia).
O envio de projetos à FAPESP deverá ser feito via SAGe até 27 de abril de 2020. A chamada de propostas SPRINT 1/2020 está publicada em www.fapesp.br/sprint/chamada12020. Fonte: Agência FAPESP - 31/01/20
30 janeiro 2020
Projeto recebe eletrônicos em desuso e promove educação ambiental
Além de dar destinação correta a equipamentos, o Eco Maker Space realiza oficinas, exposições e palestras
O nível de produção de lixo eletrônico no mundo deverá chegar a 120 milhões de toneladas ao ano em 2050 se as tendências atuais continuarem as mesmas. Esta é a previsão feita por um relatório da Plataforma para Aceleração da Economia Circular (Pace) e da Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, divulgado em 2019.
Segundo o professor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, Eduardo Ferro, a solução para alcançar a sustentabilidade está intimamente ligada à educação, à conscientização e à instalação de lugares destinados à recuperação, reaproveitamento e destino adequado desses equipamentos. Há três anos ele vem trabalhando na criação de um espaço como este, que se tornou realidade no final de 2019.
Inaugurado em novembro, o Eco Maker Space é um projeto da EEL realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Lorena no anexo da Escola Profissionalizante Milton Ballerini, no centro da cidade. O local recebe eletrônicos em desuso que, após análise, são encaminhados a um fim adequado. Dentre as ações possíveis estão a recuperação a partir de peças retiradas de outros equipamentos, permuta a quem interessar, logística reversa (devolução ao fabricante), trabalhos artesanais, reciclagem e educação. Em paralelo, as atividades propõem compartilhar conhecimento por meio de oficinas, exposições, palestras e workshops.
“Existem muitos pontos de coleta de eletrônicos espalhados em diversas cidades, mas um ponto de coleta que serve também como espaço de educação, o Eco Maker Space é o primeiro no País”, afirma o professor. “Não será um local só para descarte e depósito de equipamentos, será um local onde as pessoas possam fazer pesquisa, aprender e empreender.” Leia mais. Fonte: Jornal da USP - 30/01/20
Videoaulas de inglês instrumental
Quer ampliar seu conhecimento de inglês instrumental? Sempre é útil nas atividades acadêmicas. O inglês instrumental consiste no aprendizado rápido e preciso do idioma estrangeiro com um objetivo profissional. Para tanto, ele trabalha o vocabulário e pontos fundamentais de uma área específica de trabalho ou estudo. Confira as aulas por vídeo em: https://goo.gl/X7U6Te.
Iniciação científica em análise de imagens de sementes no CENA-USP
Uma Bolsa FAPESP de Iniciação Científica é oferecida pelo projeto “Métodos de análise de imagens não destrutivos para avaliação da qualidade de sementes”, conduzido no Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), em Piracicaba. As inscrições terminam em 17 de fevereiro de 2020.
A vaga está vinculada ao subprojeto “Aplicação de técnicas analíticas de imagem por ressonância magnética e imagem multiespectral para avaliação de sementes de amendoim”.
O candidato deve ter bom desempenho acadêmico (sem reprovações no histórico escolar) e forte interesse em pesquisa científica. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail da pesquisadora Clíssia Barbosa da Silva (clissia_usp@hotmail.com). Devem ser enviados currículo Lattes e histórico escolar de graduação e, no campo assunto, deve constar: “IC – Nome do candidato”.
A bolsa de iniciação científica tem duração de 6 a 12 meses, a depender do desempenho do bolsista. O valor mensal da bolsa é de R$ 695,70. Mais informações sobre bolsas de iniciação científica estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/ic.
Fonte: Agência FAPESP - 30/01/20
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