18 maio 2020

Webinars gratuitos sobre bases de dados da Elsevier


As dúvidas ao escolher uma base de dados para aprofundar os estudos acerca de um determinado tema são inevitáveis. Muitas vezes, escolhido o conteúdo, existe a dificuldade de delimitar o assunto. Em outros momentos, surgem questionamentos referentes ao uso das ferramentas disponíveis e como podem ser utilizadas. A editora Elsevier lançou uma agenda repleta de opções para estudantes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, com webinars que abordam especificidades de bases disponíveis no Portal de Periódicos CAPES.

Deep Webinar Compendex (Engineering Village) - Ciências Agrárias | 18/05/2020 | 9h 
Na próxima segunda-feira, 18, engenheiros ligados às Ciências Agrárias terão acesso a um grande volume de dicas relacionadas à base Compendex – Engineering Village. Projetada especialmente para ampliar o sucesso do estudo de Engenharia, o conteúdo possui ferramentas de análise e navegação para gerar pesquisas com eficiência, avaliar o impacto e a relevância de informações críticas e descobrir novos insights para enfrentar os desafios da área. A apresentação será em português, às 9h e requer inscrição prévia.

No dia 19, às 10h, o webinar “Empowering Engineering Through Research Best Practices” Mais uma vez dará aos engenheiros a oportunidade de conhecer recursos para suprir a necessidade de pesquisas. “O seminário falará sobre como pesquisadores de sucesso alcançam seus objetivos de pesquisa em engenharia de forma efetiva e otimizando tempo”, prevê a editora. Serão contemplados temas como: estrutura de elaboração do projeto de pesquisa; desenvolvimento de tópicos e seleção 
de recursos; avaliação e análise de informações; e divulgação da pesquisa. O webinar será em inglês e requer inscrição por parte dos interessados.

Deep Webinar ScienceDirect | 20/05/2020 | 14h
Para quem quer conhecer – ou saber explorar melhor – a plataforma ScienceDirect, o webinar do dia 20 é o mais indicado. Com literatura revisada por pares, a base propicia aos usuários a possibilidade de avançar em pesquisas de várias áreas do conhecimento, pois conta com aproximadamente 2.500 periódicos e 39.000 títulos de livros. A apresentação será em português, às 14h e requer inscrição prévia. O tema é aberto a todos os interessados.

Deep Webinar Scopus | 21/05/2020 | 14h
A plataforma Scopus é o tema central do seminário on-line a ser realizado em 21 de maio (quinta-feira), às 14h. Conhecido por suas ferramentas analíticas, o conteúdo de resumos e citações comporta 78,2 milhões de registros provenientes de mais de 5.000 editoras. Segundo a Elsevier, “a Scopus coloca ferramentas de descoberta e análise nas mãos de pesquisadores, bibliotecários, gerentes de pesquisas institucionais e financiadores”. A apresentação será em português e requer inscrição prévia.


Deep Webinar Compendex (Engineering Village) – Engenharias | 28/05/2020 | 16h
Para fechar o mês, no dia 28 (quinta-feira), às 16h, as atenções se voltam novamente aos usuários ligados às Engenharias. Mais uma vez, o público terá a chance de adentrar nas particularidades da ferramenta Compendex – Engineering Village. É importante que os interessados se lembrem de solicitar inscrição por meio do formulário on-line disponibilizado pela editora. 
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Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 15/05/20

Participe dos Webinars "A Biblioteca está aberta" - EBSCO


Os webinars foram criados para apoiar nossos clientes na adoção do aprendizado remoto e do home office. Algumas das sessões têm temas semelhantes aos das sessões globais em inglês, mas os oradores abordarão os temas a partir de uma perspectiva local e regional. Gostaríamos de explorar tópicos que nos ajudem a encontrar as melhores práticas para transformar esta experiência numa experiência de aprendizagem que nos prepare melhor para o futuro. Teremos sessões abertas nas quais convidamos você a participar e compartilhar com seus colegas do Brasil. 
Confira a playlist das gravações em nosso canal de YouTube
Clique abaixo nos títulos para se inscrever nas próximas sessões:
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Fonte: AGUIA - 15/05/20

Novos Webex da Coleção Web of Science acontecem em maio. Participe!


Com curadoria cuidadosa de uma equipe de editores internos, a Web of Science Core Collection permite pesquisar com confiança e explorar as profundas conexões de citação nas ciências exatas e biológicas, ciências sociais, artes e humanidades. A Coleção Principal do Web of Science é o principal recurso na plataforma Web of Science e índice de citações original do mundo para pesquisas científicas e acadêmicas.
A Web of Science Core Collection contém mais de 21.100 periódicos acadêmicos de alta qualidade e com revisão por pares publicados em todo o mundo (incluindo periódicos de Acesso Aberto) em mais de 250 disciplinas de ciências, ciências sociais e artes e humanidades. Anais de eventos, livros e capítulos de livros também estão disponíveis. A Coleção Principal do Web of Science organiza a estrutura hierárquica de mais de 13.000 nomes institucionais, permitindo que você encontre toda a pesquisa de uma instituição acadêmica ou corporativa usando uma versão de seu nome.
A maior parte dos produtos dessa Coleção está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes para um grande número de universidades, incluindo a USP. Participe destes Webex de pesquisa gratuitos e abertos. Para participar, escolha a data e clique no botão “Join meeting” abaixo. Os treinamentos serão ministrados em português. Confira a Programação:

Dia 11/05 | 14h |  Publons/ResearcherID
Meeting number (access code): 281 503 123
Meeting password: publons
Join meeting
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Dia 12/05 | 14h |  EndNote Web
Meeting number (access code): 281 702 979
Meeting password: endnote
Join meeting
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Dia 19/05 | 10h |  Derwent Innovations Index
Meeting number (access code): 280 040 872
Meeting password: diiusp
Join meeting
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Dia 20/05 | 14h |  InCites 
Meeting number (access code: 284 996 217
Meeting password: incites
Join meeting
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Dia 21/05 | 10h | SciELO Citation Index
Meeting number (access code): 285 548 731
Meeting password: scielo
Join meeting
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Dia 22/05 | 14h |  Web of Science
Meeting number (access code): 280 051 353
Meeting password: wosusp
Join meeting
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Dia 25/05 | 10h |  Essential Science Indicators
Meeting number (access code): 284 957 017
Meeting password: esiusp
Join meeting
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Dia 25/05 | 14h |  Kopernio
Meeting number (access code): 280 941 075
Meeting password: kopernio
Join meeting
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Fonte: AGUIA - 08/05/20

Indicadores de Pesquisa - SciVal

A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus. Acesso aberto a toda a comunidade da USP mediante IP de computador autorizado.
O acesso ao SciVal é feito pelo link: https://www.scival.come registro preferencialmente com login e senha cadastrados na Base de Dados Scopus: http://www.scopus.com, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.       Consulte também o SciVal_Flyer Primeiros Passos.
O SciVal permite:
  • Obter um panorama de desempenho e impacto de pesquisa de uma instituição, país ou região;
  • Analisar a produtividade de um pesquisador, grupo de pesquisa ou instituição;
  • Identificar a colaboração de uma determinada instituição com outras em âmbito internacional, nacional e regional;
  • Acompanhar tendências de pesquisa mundial, regional, nacional e institucional, de acordo com as distintas áreas de conhecimento.
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    Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 17/05/20

    16 maio 2020

    Indicadores de Pesquisa: Google Scholar Metrics

    As Métricas do Google Acadêmico (Google Scholar Metrics) oferecem uma maneira fácil para os autores avaliarem rapidamente a visibilidade e influência dos últimos artigos em publicações acadêmicas.
    Scholar Metrics resume também citações recentes de muitas publicações, para ajudar os autores a identificar revistas para publicar sua nova pesquisa. É possível navegar nas 100 melhores publicações em vários idiomas, ordenadas por suas métricas de h-index e h-mediana de cinco anos. Para ver quais artigos em uma publicação foram mais citados e quem os citou, clique em seu número h-index para ver os artigos, bem como as citações subjacentes às métricas.
    É possível também explorar publicações em áreas de pesquisa de seu interesse. Para procurar publicações em uma ampla área de pesquisa, selecione uma das áreas na coluna da esquerda. Por exemplo: Engenharia e Ciência da Computação ou Ciências da Saúde e Medicina. Para explorar áreas de pesquisa específicas, selecione uma das áreas amplas, clique no link “Subcategorias” e selecione uma das opções.   Fonte: AGUIA - 16/05/20

    SciELO atualiza os critérios de indexação. Nova versão vigora a partir de maio de 2020



    O Programa SciELO atualizou o documento “Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil” com nova versão que passa a vigorar a partir de maio de 2020. O documento é referido como Critérios SciELO Brasil por seu objetivo e função de contribuir para o desenvolvimento dos periódicos do Brasil, mas ao mesmo tempo, serve de referência para os critérios de indexação de todas as coleções da Rede SciELO.
    Os Critérios SciELO Brasil são componente chave do Modelo SciELO de Publicação. Eles refletem os objetivos, princípios e funções do Programa SciELO e implementam as linhas prioritárias de ação de profissionalização, internacionalização e sustentabilidade que desde 2018 alinham-se com o modus operandi da ciência aberta.
    A renovação dos Critérios é consequência das análises, conclusões e recomendações da Semana SciELO 20 Anos, realizada em setembro de 2018, que se converteu num foro global de análise e debate do estado da comunicação científica na perspectiva dos avanços do Programa SciELO e da Rede SciELO. A ênfase da agenda foi na produção de periódicos de qualidade e nos desafios e caminhos para o seu alinhamento com o estado da arte especialmente a adoção progressiva das práticas de comunicação da pesquisa da ciência aberta.
    O ajuste das políticas e da gestão editorial na perspectiva da adoção progressiva da ciência aberta é a principal ação que os periódicos indexados devem realizar para compatibilizar-se com os novos critérios. As práticas que serão exigidas dos periódicos SciELO se referem, primeiro, à aceitação da submissão de manuscritos-preprints, ou seja, que estão depositados em um servidor de preprints; segundo, à citação e ao referenciamento de todos os dados, códigos de programas e outros conteúdos subjacentes aos textos dos artigos com vistas a facilitar a avaliação das pesquisas, à replicabilidade das pesquisas, à preservação e reuso dos conteúdos; e, terceiro, à opções de abertura da avaliação por pares. A expectativa é que esse ajuste ocorra até o final de 2020 para os periódicos já indexados.  Saiba mais.    Fonte: SciELO em Perspectiva - 13/05/20

    15 maio 2020


    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou nesta segunda-feira (11) duas chamadas públicas. Ao todo serão cerca de 27 mil bolsas para Iniciação Científica. São 26 mil bolsas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq e cerca de 1 mil bolsas para o PIBIC nas Ações Afirmativas, dirigido aos estudantes que ingressaram no ensino superior por ação afirmativa.  As bolsas deverão ser utilizadas entre agosto de 2020 e julho de 2021. A submissão de propostas vai até 24 de junho. Veja as chamadas na íntegra na página do CNPq.  Saiba mais 
    Fonte: Jornal da Ciência - 14/05/20
    Confira as videoaulas

    Iniciativas de internacionalização na USP têm adaptações devido à pandemia

    Ferramenta fundamental para garantir a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na universidade, a internacionalização é uma das diretrizes da USP. Ela inclui a mobilidade de estudantes e professores em intercâmbios, parcerias com entidades e acordos de cooperação com diversos países, projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros, e muitas outras possibilidades, como por exemplo o duplo-diploma de mestrado e doutorado, reconhecido por instituições de dois países diferentes.
    Em tempos de pandemia, as atividades relacionadas à internacionalização ficam muito prejudicadas. Mas elas não estão paralisadas. A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), o órgão central de internacionalização da Universidade, passou a atender de forma remota desde o dia 23 de março e vem adotando medidas para continuar atividades essenciais e, ao mesmo tempo, seguir orientações encaminhadas pelas autoridades sanitárias e pela reitoria para evitar a disseminação da covid-19.  
    Em uma das iniciativas oferecidas no período de quarentena, a Aucani fez parcerias para oferecer um curso de inglês on-line para comunicação acadêmica e para atuação nos programas de mobilidade da USP, dirigido aos alunos de pós-graduação da Universidade. A Aucani também continua lançando editais de promoção à internacionalização e cooperação com programação para o segundo semestre ou que sejam realizados a distância. 
    Confira algumas medidas tomadas pela Aucani para evitar riscos para os alunos, professores e funcionários que chegam e saem do país.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 14/05/20

    Artigo debate impacto das mídias digitais na educação

    Atualmente a educação conta com o auxílio de outras ciências que valorizam seu poder de interação e abrangência entre educadores e educandos. E a comunicação pode ser uma aliada perfeita da educação contemporânea. Surge, então, a Educomunicação, nova ciência de nosso tempo, em que se educa com os recursos da comunicação e suas várias linguagens – as mídias digitais, o rádio, o cinema, os documentários, a fotografia.
    Um artigo da revista Comunicação & Educação propõe um debate sobre as questões que afetam a educação hoje, em consequência dos impactos das mídias digitais em um “contexto de permanente conexão com o processo de ensino-aprendizagem”, afirmam os autores Lucilene Cury e Marciel Consani. Os pesquisadores colocam em pauta as demandas e os desafios da Educação a Distância, a chamada EaD, que se mostram os mesmos a afetarem a educação de forma abrangente.
    Inspirados no pensamento do filósofo francês Edgar Morin, os autores se referem à complexidade da educação “em dimensão planetária“, apontando a urgência de “um olhar que transcenda as questões puramente tecnológicas e operacionais, ao mesmo tempo que reafirma a importância e a pertinência da abordagem educomunicativa”.
    O artigo parte do princípio de que a Educação a Distância (EaD) não se diferencia da educação em geral quanto às demandas e aos desafios, apresentando como ela contribui para o desenvolvimento de um processo educacional realmente efetivo. É preciso, segundo os autores, fortificar a aliança entre avanço tecnológico e qualidade de ensino, na proposta da incrementação de políticas públicas que viabilizem a educação de qualidade e inclusiva. Esse olhar “educomunicativo” apresenta também a necessidade de enxergar a Educação e a EaD “como diferentes instâncias de um mesmo processo”.   Leia mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 14/05/20

    14 maio 2020

    Webinar sobre bibliometria, avaliação e qualidade da produção científica ocorrerá no dia 28 de maio

    A Clarivate Analytics, parceira do Portal de Periódicos CAPES, promoverá no dia 28 de maio o webinar “Utilizando as ferramentas de análise da Web of Science e do Journal Citation Reports para bibliometria, avaliação e qualidade da produção científica”. O seminário on-line vai discutir o que é bibliometria e as suas aplicações, além de explorar como os recursos indicados podem ajudar no processo de análise da produção científica. terá início às 16 horas.
    Você já ouviu falar em bibliometria? Para que serve? Por que é importante avaliar a produção científica? Quais as aplicações da análise bibliométrica? Essas são algumas questões que permeiam a mente de pesquisadores e que terão atenção especial ao longo da palestra. A apresentação será realizada por Deborah Dias e Monica Silveira, especialistas em soluções da editora e responsáveis por treinamento e suporte para usuários das bases de dados da Clarivate Analytics no Brasil.
    O seminário foi elaborado pela própria editora e não faz parte da agenda de treinamentos do Portal de Periódicos CAPES. Dessa forma, os interessados devem solicitar inscrição por este link e aguardar a confirmação no e-mail cadastrado.  Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 13/05/20

    Acesse aqui


    Em quarentena, Orquestra Sinfônica da USP lança novos projetos

    Orquestra promove lives e concertos on-line para levar música e cultura ao público, mesmo durante o isolamento

    Não houvesse acontecido a pandemia de covid-19, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) estaria cumprindo sua intensa programação prevista para 2020, incluindo concertos especiais, atividades didáticas e apresentações inéditas. Com a temporada congelada, ela teve que se adaptar e criar novos projetos, a fim de atender ao seu público – agora em isolamento social – por outros meios.
    A realização de lives – uma das formas mais usadas para disponibilizar conteúdo cultural ao público na quarentena – foi uma das primeiras iniciativas Osusp desde o início do isolamento. Com a live Amarildo Nascimento e o Trompete: Sua história, Evolução e Participação nas Orquestras, transmitida no dia 9 passado, a orquestra iniciou o que planeja ser uma série de lives. Essa série, como disse o diretor da Osusp, Fábio Cury, no início da transmissão, “pretende aprofundar as facetas educativas e interativas da orquestra. Não estamos só no âmbito da performance”. Segundo Cury, a orquestra tem uma missão educativa e, mesmo que as atividades não possam parar, “o mais importante é zelar pela saúde da comunidade”. “Vemos essa pandemia como uma oportunidade de a orquestra interagir e formar nosso público e compartilhar nossas ideias”, disse o diretor.
    A produtora cultural da Osusp Patrícia Santana conta que o plano é tornar essas lives uma nova série da orquestra. “Os músicos são convidados a falar sobre os assuntos em que eles se sentem confortáveis e que gostariam de compartilhar.” Ela explica que, da mesma forma que o trompetista Amarildo Nascimento falou sobre a história do seu instrumento, na primeira live, outros músicos também terão esse espaço para falar sobre assuntos caros a eles.  Vídeos, lives e indicações de leitura da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) estão disponíveis nas páginas da orquestra no Youtube, no Instagram e no Facebook.  Leia mais.    Fonte: Jornal da USP - 13/05/20

    13 maio 2020


    O impacto da pandemia no ensino superior


    O fechamento das faculdades pôs o ensino superior, em todo o mundo, num dilema: fechar as portas ou tentar manter as atividades em modo virtual? A principal dificuldade de fechar é que não sabemos até quando nem como será a volta. O primeiro semestre já está perdido e provavelmente o segundo também. Dá para, de um dia para outro, passar tudo para o modo virtual? Quais serão as consequências? E o que isso pode significar, em médio e longo prazos?
    Não dá para, simplesmente, colocar as aulas tradicionais na internet e achar que tudo vai continuar como antes. O ensino à distância de qualidade requer aulas bem preparadas, alunos que possam participar e sistemas de acompanhamento e avaliação de resultados diferentes dos tradicionais. Tecnologias para isso existem, mas poucas instituições brasileiras estão preparadas para usá-las. A grande maioria dos professores, sobretudo das instituições públicas, nunca aprendeu a fazer isso. O ensino privado, nos últimos anos, ampliou muito a educação à distância, num esforço de redução de custos, depois que o crédito educativo ficou mais difícil, e hoje cerca de metade de seus alunos está nesse regime.
    Para as instituições que estão buscando se adaptar à educação remota, o que se ouve é que tem sido um aprendizado precioso, que poderá ter utilizado com muitas vantagens quando a situação se normalizar. Os professores estão descobrindo que podem usar recursos pedagógicos que tornam suas aulas mais interessantes e a interação com os estudantes pode ser mais facilitada. Os estudantes têm mais flexibilidade para organizar seu tempo e não precisam se deslocar para as universidades simplesmente para assistir às aulas. E os currículos tradicionais, organizados como linhas de montagem, podem ser substituídos por sequências flexíveis de estudo adaptadas a cada estudante.
    A educação presencial, olho no olho, é insubstituível quando o professor pode trabalhar com um número pequeno de alunos, mas na educação superior de massas, com grandes turmas, a educação mediada por tecnologia pode ser superior à tradicional. O problema da desigualdade no ensino superior já existia, mas os custos de dar um computador, tablet e acesso à internet para quem precisa são pequenos, e a flexibilidade e o acesso a recursos pedagógicos de qualidade podem contribuir para reduzir as desvantagens de quem mora longe, precisa trabalhar e não conseguiu entrar numa universidade de prestígio. As tecnologias permitem também que universidades colaborem compartilhando cursos, professores e materiais pedagógicos, reduzindo custos e melhorando a qualidade.   Leia mais.    Fonte: O Estado de S. Paulo - 08/05/20