20 agosto 2020

Canal da USP no YouTube reúne mais de 27 aulas on-line


Canal USP está no ar com mais de dois mil vídeos que mostram as atividades da Universidade na sala de aula, nos auditórios e nos laboratórios.
O canal se organiza em três seções. Em Aulas USP já estão postadas, na íntegra, 27 disciplinas de graduação e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento. As aulas podem ser acessadas por todos os usuários que tiverem interesse e abrangem temas que vão da qualidade da democracia ao direito penal, do Cálculo à Matemática Financeira.
Em Aconteceu na USP estão disponibilizados seminários, debates e mesas-redondas promovidos na Universidade e que reúnem os melhores especialistas do Brasil e do mundo sobre diversos assuntos. Finalmente, a terceira seção, Ciência USP, acompanha e registra as descobertas de pesquisadores da Universidade, em linguagem clara e acessível.     Fonte: Jornal da USP - 20/08/20

PressReader: agora disponível na USP


Agora você não tem mais desculpas para não se atualizar ! A PressReader acaba de ser disponibilizada a todos na USP. São mais de 7.400 publicações entre jornais e revistas em formato digital de 60 países. The Washington Post, Los Angeles Times, Forbes, News Week, PC World, Popular Science, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Revista Isto É são algumas das publicações que estão acessíveis. Escolha os assuntos de sua preferência: alimentos e gastronomia, arte, ciência, computação, entretenimento, esportes, história, medicina, saúde, TV, etc.
Consulte o catálogo e customize seu perfil de leitor: https://www.pressreader.com
A PressReader é uma empresa de distribuição e tecnologia de jornais digitais com sede em Vancouver, Canadá e escritórios em Dublin, Irlanda e Manila. Fundada em 1999.  
Fonte: AGUIA - 19/08/20


CHEMnetBASE: Trial disponível na USP

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A premiada coleção CHEMnetBASE é a mais completa referência na área e fornece acesso instantâneo ao conteúdo das Bases de Química: CRC Handbook of Chemistry and Physics Online.

: : Combined Chemical Dictionary
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: : Dictionary of Organic Compounds
Permite pesquisas rápidas e fáceis de termos químicos por nome, sinônimos, propriedade física, fórmula da molécula, número de registro CAS, InChi, InChi key e/ou SMILES, simultaneamente, em toda a coleção.

Início: 17 de agosto de 2020
Final:  16 de setembro de 2020

Fonte: AGUIA - 19/08/20

Pró-Reitoria de Pesquisa lança vídeo de treinamento para o retorno aos laboratórios

Vídeo tem como objetivo orientar os pesquisadores sobre as boas práticas para a utilização dos ambientes de pesquisa da Universidade


A Pró-Reitoria de Pesquisa, em parceria com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), está lançando um vídeo para orientar os pesquisadores sobre as boas práticas para a utilização dos ambientes de pesquisa da Universidade, como o uso e manuseio correto de máscaras e protetores faciais, como lavar as mãos e higienizar superfícies, dentre outras diretrizes importantes.
No último dia 19 de agosto, a Reitoria anunciou o Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais nos campi, que estão suspensas desde o dia 17 de março, por conta da pandemia da covid-19. Atualmente, dos oito campi da USP, apenas o de São Paulo poderá retomar parcialmente suas atividades de forma imediata, privilegiando o acesso aos laboratórios de pesquisa.
“Vivemos momentos únicos na nossa história, submetidos a uma pandemia que abala o mundo e nos tirou da vida acadêmica normal. A USP começa a organizar seu retorno e retomar suas atividades de pesquisa, o que deve ser feito de maneira controlada e segura”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.    Fonte: Jornal da USP - 20/08/20

USP anuncia plano para o retorno gradual das atividades presenciais

O documento define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária

A Reitoria anunciou, no dia 19 de agosto, o Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais. O documento define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária para a viabilização progressiva das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi, que estão suspensas desde o dia 17 de março, por conta da pandemia da covid-19.
O anúncio foi feito no evento virtual Os desafios para uma volta segura aos campi da Universidade, transmitido pelo Canal USP, e que contou com a participação de quase 11 mil espectadores. “Nosso plano é flexível, apresenta as diretrizes básicas aos dirigentes e mantém nossa filosofia de adotar decisões compartilhadas e descentralizadas”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.
Ainda em sua fala, Agopyan citou a importância da manutenção da excelência da Universidade, que é reflexo da autonomia universitária conquistada pela USP, Unesp e Unicamp há mais de trinta anos. “Temos que lutar pela nossa autonomia todos os dias, pois esta parece não ser bem compreendida pela sociedade”, disse ao comentar sobre o projeto de lei 529/20 apresentado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, que prevê uma série de “medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas”; entre elas, algumas que afetam diretamente as universidades públicas paulistas e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “O Cruesp [Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas] está discutindo o projeto de lei e estamos em contato contínuo com o Executivo e o Legislativo”, assegurou.
Fonte: Jornal da USP - 19/08/20

19 agosto 2020

Museu de Zoologia da USP inaugura tour virtual 360

Sem sair de casa, visitante pode conhecer a exposição Biodiversidade – Conhecer para Preservar e todas as curiosidades do acervo


No mês em que completa cinco anos da grande exposição Biodiversidade – Conhecer para Preservar, o Museu de Zoologia da USP inaugura uma experiência totalmente nova de visitação. O tour virtual permite que o visitante descubra a exposição em detalhes e ainda conheça o acervo do museu, que é guardião de uma das maiores coleções da fauna brasileira. 
O recurso de visitas virtuais utiliza a plataforma Google Street View, como uma resposta ao distanciamento social. Além de ampliar o público de visitantes que não estejam na cidade de São Paulo, a visita virtual serve como recurso de apoio aos professores que estão trabalhando remotamente.    Fonte: Jornal da USP - 18/08/20

18 agosto 2020

Evento sobre plano USP para retorno às atividades presenciais


No próximo dia 19 de agosto, a Reitoria da USP promoverá o encontro virtual “Os desafios para uma volta segura aos campi da Universidade” aberto à toda comunidade (docentes, alunos e funcionários) no qual será apresentado o “Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais”.


A programação do evento será:
10h  –   Abertura – Prof. Dr. Vahan Agopyan, Reitor da USP
10h10 – Exposição sobre a atual situação da pandemia – Prof. Dr. Esper Kallás, titular da FMUSP e coordenador do GT USP Covid-19
10h25 – Exposição sobre a situação financeira da USP – Prof. Dr. Luiz Gustavo Nussio, Coordenador da Coordenadoria de Administração Geral (Codage) da USP 
10h35 – Exposição do “Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais” – Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, Vice-reitor da USP
11h – Perguntas do público
12h – Encerramento 
Link para o evento no Canal USP: https://youtu.be/hBmFbpoPr9o

USP libera retorno parcial de pesquisa e volta de até 30% dos funcionários

Plano tem cinco fases e aulas teóricas presenciais só voltarão no ano que vem

Universidade de São Paulo (USP) passou a permitir o retorno presencial de atividades de pesquisa e a volta de até 30% dos funcionários técnico-administrativos nos campi da capital paulista. A permissão, válida a partir desta segunda-feira, 17, na maior instituição de ensino superior do País, faz parte de um plano de retomada de atividades presenciais na universidade ao qual o Estadão teve acesso. A volta gradual na USP será realizada em cinco etapas. Só na última, prevista para o ano que vem, estudantes de graduação e pós poderão voltar a ter aulas teóricas presenciais.
A USP, assim como as demais instituições de ensino do Estado, está fechada desde o meio de março, após decreto de quarentena, para conter a disseminação do novo coronavírus. A retomada gradual deve priorizar, no primeiro momento, pesquisa em laboratórios e liberar, na capital, até mesmo aquelas atividades científicas não relacionadas à covid-19. "Todas as atividades de pesquisa nos campi da capital poderão retornar, dentro dos protocolos estabelecidos no plano", confirmou a USP à reportagem.
Alunos de pós-graduação e pós-doutorandos poderão acessar laboratórios, desde que respeitados os protocolos da 1ª etapa de abertura, em que se encontra o campus Butantã, na zona oeste - só uma pessoa pode permanecer em ambientes de até 7 . O número sobe para duas pessoas nos ambientes de 7 a 15 m². Deverá ser dada prioridade a pesquisas em fase final, àquelas que podem perder a validade e a pesquisadores com dificuldades de acesso à internet.
O plano também permite a abertura parcial de bibliotecas da USP, com restrição de público. O máximo, na 1ª etapa, por exemplo, é de 17 pessoas em ambientes de 101 a 120 m².
Algumas unidades preveem abrir bibliotecas só para a retirada e devolução de livros. O transporte coletivo interno dos campi na capital deverá voltar a funcionar. Já os restaurantes universitários devem continuar fechados, com entrega de marmitas.
As unidades no interior não terão aval para abrir laboratórios no primeiro momento. A etapa inicial de reabertura é autorizada só em campi localizados nas áreas do Estado há quatro semanas na fase amarela do plano de flexibilização da quarentena do governo do Estado, o Plano São Paulo. O plano da USP nomeia as fases de abertura por letras (A,B,C,D e E). Na A, a restrição é máxima (fase atual dos campi do interior). Na B, são liberados laboratórios de pesquisa.
O retorno completo de toda a comunidade acadêmica - incluindo as aulas de graduação - só deverá ocorrer na fase E, chamada de "normal 2021", prevista para o ano que vem. Mesmo que o Estado permaneça na fase azul do plano de reabertura econômica do governo paulista, em que a doença é considerada controlada, aulas teóricas de graduação e de pós deverão continuar sendo realizadas de modo on-line na USP.   Saiba mais.   Fonte: O Estado de S. Paulo  - 18/08/20

Estoque de carbono subterrâneo da Floresta Amazônica é maior do que se pensava

A maior parte dos estudos realizados na Amazônia e outros ecossistemas tropicais para investigar as raízes estão limitados a profundidades entre 10 e 30 centímetros abaixo da superfície. Embora a camada superficial do solo abrigue a maior parte das raízes das árvores, as limitações técnicas/metodológicas e a disponibilidade de recursos financeiros, impediam que regiões mais profundas do solo fossem apropriadamente investigadas.
No artigo recém publicado na revista Plant-Interactions Environment, os autores mostram que a biomassa das raízes finas – aquelas que possuem até 2 mm de diâmetro – difere relativamente pouco entre a camada superficial (com 54% da biomassa) e a camada profunda (com 46% da biomassa) do solo da Floresta Amazônica. O trabalho também revela que as raízes finas na camada profunda do solo contribuem com uma parcela significativa da produtividade, cerca de 41% da produtividade total das raízes. As raízes finas são as responsáveis pela maior parte da absorção dos nutrientes e da água contida no solo pelas plantas, sendo fundamentais para a produtividade e o acúmulo de biomassa pela planta como um todo, isto é, acima e abaixo do solo.
Os resultados deste novo trabalho revelam que o estoque de carbono armazenado nas raízes das árvores da Amazônia está subestimado nos estudos disponíveis na literatura até o momento, uma vez que se desconhecia a biomassa de raízes nas camadas profundas do solo. Este aspecto tem implicações para o entendimento da resposta da Floresta Amazônica em relação às mudanças climáticas devido ao papel da floresta no ciclo do carbono e na regulação do clima global. Em geral, estudos que investigam os processos ecossistêmicos na Floresta Amazônica estão concentrados nos componentes acima do solo, como por exemplo, a produtividade e o acúmulo de biomassa nos troncos e galhos das árvores. Neste sentido, pouco se sabe sobre os componentes abaixo da superfície do solo, e menos ainda dos componentes das camadas mais profundas do solo, ou seja, abaixo de 30 cm da superfície.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da Unicamp - 17/08/20

Comunicado: prorrogação de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa que, tendo em vista os efeitos da pandemia ocasionados pelas diferentes medidas de enfrentamento à COVID-19 em âmbito nacional, prorrogou bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado pelo período de 60 (sessenta) dias.
Estão no âmbito dessa decisão todas as bolsas de mestrado e doutorado por quotas com vigência até dezembro de 2020 e as bolsas de pós-doutorado cuja prorrogação foi solicitada pelo bolsista.
Importante ressaltar a impossibilidade legal de extensão da prorrogação para além dessa medida, considerando os limites impostos pela Lei Orçamentária Anual e o início do próximo ciclo de concessão das bolsas, que impedem a sobreposição de quotas de bolsas.

Aprendizagem remota digital: desafio ou oportunidade?

A pandemia da covid-19 trouxe mudanças para atividades corriqueiras. Sair de casa passou a requerer extensa concentração antes, durante e depois. Máscara, higiene e limpeza viraram obsessão. Intensificaram-se os serviços realizados sob mediação tecnológica, e o comércio digital ampliou as vendas enormemente. As atividades de lazer também migraram para lives. A saúde passou a ocupar o centro das atenções, incluindo o equilíbrio mental, imprescindível sobretudo na situação de isolamento social. Em suma, a curva ascendente da infecção impôs rápidas alterações sociais, econômicas, políticas e culturais.
As escolas naturalmente não puderam manter-se incólumes a esses impactos. Para a proteção individual e coletiva, os encontros presenciais foram interrompidos e as atividades passaram a ser oferecidas de forma remota. As práticas laborais dos professores foram afetadas irreversivelmente pela pandemia, e eles tiveram que adaptar o planejamento pedagógico para um contexto pouco familiar ou quase impraticável pela maioria: o ambiente digital. Essa dificuldade fez surgirem grupos para facilitar a troca entre os mais experientes e os novatos em tecnologia. O trabalho intenso adentrou as férias e ainda se mantém.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 17/08/20

USP é a melhor universidade ibero-americana em ranking internacional

A USP é uma das 150 melhores universidades do mundo pelo Academic Ranking of World Universities 2020 (ARWU), divulgado no dia 15 de agosto pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy. O ranking avaliou mais de 2 mil instituições e classificou as mil melhores.
Harvard manteve a liderança do ranking pelo 18º ano consecutivo, seguida por Stanford. Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (3ª posição) e de Oxford (9ª posição), todas as demais instituições que ocupam os dez primeiros lugares são norte-americanas.
Entre as brasileiras, além da USP, estão a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), empatadas no grupo 301-400, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no grupo 401-500. Ao todo, 22 universidades brasileiras figuram na lista.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 17/08/20

O quanto estaríamos perdendo – e a pandemia ganhando – sem a pesquisa da Universidade

Universidades públicas estaduais fazem um verdadeiro mutirão, em várias frentes, gerando conhecimento e criando soluções para combater a pandemia de covid-19; conheça algumas ações na USP

Se uma parte das pessoas assistiu atônita à chegada e ao desenrolar da pandemia no Brasil, não se pode dizer o mesmo dos pesquisadores das universidades públicas, como a USP. Aqui, o desafio da covid-19, apesar dos contornos trágicos, não causou imobilismo nem nos primeiros instantes.
Antes mesmo do desembarque do vírus, a comunidade científica já se movimentava para fazer frente ao problema. Foi assim que, dois dias depois da notícia do primeiro caso no País, pudemos noticiar o cultivo e sequenciamento do vírus nos laboratórios da USP, com o grupo liderado pela professora Ester Sabino, do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP, ganhando destaque mundial.
O cultivo do vírus permitiu a distribuição de amostras aos laboratórios encarregados de desenvolver testes diagnósticos. Já o sequenciamento é uma etapa essencial para o monitoramento da epidemia em tempo real, como tem confirmado estudos recentes, inclusive com a participação do mesmo grupo, pelo projeto Cadde. “É um trabalho de vigilância contínua, para verificar como o vírus está evoluindo e a sua dispersão”, disse a pesquisadora Ester Sabino ao Jornal da USP, em matéria sobre artigo com sua coautoria com outros brasileiros na Science – uma das publicações mais respeitadas do mundo. A partir do genoma do vírus, o estudo em questão mostrou que, mesmo adotado depois que o vírus se espalhou, o distanciamento social foi capaz de diminuir pela metade a taxa de transmissão (número médio de contaminados por cada pessoa infectada).   Saiba maisFonte: Jornal da USP - 17/08/20

17 agosto 2020

Projeto de lei prevê recolhimento das reservas financeiras das universidades; Cruesp analisa impactos

O governo do Estado de São Paulo enviou à Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) na última quinta-feira, 13 de agosto, um projeto de lei (PL 529/2020) para lidar com o déficit orçamentário gerado pela pandemia do novo coronavírus. O texto prevê uma série de “medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas”; entre elas, algumas que afetam diretamente as universidades públicas paulistas (USP, Unicamp e Unesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O Artigo 14 do PL diz que “o superávit financeiro apurado, em balanço patrimonial das autarquias, inclusive as de regime especial, e das fundações, será transferido ao final de cada exercício à Conta Única do Tesouro Estadual (…), para o pagamento de aposentadoria e pensões”. A determinação, se aprovada dessa forma, implicará no recolhimento de todas as reservas financeiras das três universidades e da Fapesp, já a partir deste ano.
É a primeira vez que o Estado propõe algo dessa natureza desde a promulgação da autonomia universitária, em fevereiro de 1989. O projeto de lei tramita em regime de urgência na Alesp, o que significa que poderá ser levado à votação já nas próximas sessões. Parlamentares ainda podem apresentar emendas para alterar o texto.
O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) divulgou um comunicado no domingo, 16 de agosto, informando que “iniciou discussões e ações junto aos poderes Executivo e Legislativo no sentido de avaliar as suas implicações e os seus impactos na autonomia universitária”.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 17/08/20

16 agosto 2020

Cruesp divulga comunicado sobre PL 529/20 em tramitação na Assembleia Legislativa

Cruesp avalia as implicações e os impactos do projeto de lei na autonomia da USP, Unesp e Unicamp
O Cruesp informa que tomou conhecimento do PL 529/20 assim que chegou na ALESP. Considerando a complexidade do seu teor, que afeta direta ou indiretamente as Universidades Estaduais Paulistas, o Conselho de Reitores imediatamente iniciou discussões e ações junto aos poderes executivo e legislativo no sentido de avaliar as suas implicações e os seus impactos na autonomia universitária, envidando todos os esforços para garantir as finanças das universidades e reafirmar a autonomia.   Fonte: Jornal da USP – 16/08/20

CENA tem vagas de pós-graduação em ciências

Programa abriu inscrições para mestrado e doutorado em três áreas de concentração; processo de seleção será realizado de forma remota

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado em três áreas de concentração: Biologia na Agricultura e no Ambiente, Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente e Química na Agricultura e no Ambiente.
As inscrições para o processo seletivo do mestrado podem ser feitas até as datas-limite de 14 de setembro, 16 de novembro de 2020 e 13 de janeiro de 2021. No caso do doutorado, as inscrições ocorrem em fluxo contínuo e podem ser realizadas até 30 de novembro de 2020. A seleção é realizada remotamente, devido às restrições de acesso ao campus universitário. Os candidatos aprovados deverão se matricular em até 120 dias a partir da divulgação do resultado do processo seletivo.
Os interessados devem realizar a inscrição pelo e-mail selecaoppg@cena.usp.br, mediante encaminhamento de cópia eletrônica dos documentos listados neste link. Não há cobrança de taxa de inscrição.
O processo seletivo do mestrado compreende prova de conhecimentos em biologia, física ou química, conforme a área de concentração escolhida pelo candidato e que podem ser conferidos aqui , além de análise do currículo e do histórico escolar da graduação. No processo seletivo do doutorado são avaliados o projeto de pesquisa, o currículo do candidato e a apresentação oral do projeto de pesquisa pelo candidato.
Os editais dos processos seletivos estão disponíveis aqui.    Fonte: Jornal da USP - 14/08/20

CAPES lança versão 5.0.0 do aplicativo do Portal de Periódicos

O uso de ferramentas mobile cresceu entre brasileiros nos últimos anos, principalmente por causa da popularização dos smartphones*. Isso se intensificou durante a pandemia decorrente do novo coronavírus (covid-19), que fez com que as pessoas buscassem informações cada vez mais a partir de seus dispositivos móveis. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está atenta à demanda e promoveu melhorias no aplicativo do Portal de Periódicos, para dar suporte aos usuários da comunidade acadêmica brasileira que realizam suas pesquisas nesse formato.


A versão 5.0.0 foi dedicada a implementar os seguintes upgrades:

  • Correção e melhoria da funcionalidade de busca via CAFe e acesso livre;
  • Reparos no acesso e na visualização de periódicos nos editores externos;
  • Correção da funcionalidade de busca por livro;
  • Implementação de paginação no retorno das buscas;
  • Correção da duplicação de itens nas listas de resultados de busca;
  • Redirecionamento do usuário de acordo com conteúdo buscado;
  • Ajustes na tela de carregamento apresentada ao entrar no aplicativo;
  • Novo tutorial disponível no menu “sobre”;
  • Ajuste dos links dos materiais disponíveis na Central de Conteúdos;
  • Substituição de componentes tecnológicos descontinuados pelas plataformas Android e iOS;
  • Melhorias de interface, perfomance e usabilidade.
    Em caso de dúvidas sobre a navegação, o Guia do Portal de Periódicos inclui um tópico com tutorial para uso do software.  Saiba mais.    Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 14/08/20