27 novembro 2020
FAPESP anuncia novos percentuais nos recursos da Reserva Técnica de bolsas
O Conselho
Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP alterou as Normas para Utilização dos Recursos da Reserva Técnica nas
modalidades de Bolsa no País e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). As
alterações estão em vigor desde 25 de novembro pela Portaria CTA nº
24/2020.
Os
recursos de Reserva Técnica para as Bolsas no País nas modalidades de Doutorado
e Doutorado Direto corresponderão a 20% do valor anual da Bolsa, e nas de
Pós-Doutorado, a 10% do valor. Os recursos de Reserva Técnica para as BEPE nas
modalidades Doutorado, Doutorado Direto e de Pós-Doutorado equivalerão a 10% do
valor anual da bolsa.
Os
recursos de Reserva Técnica para Bolsas no País e BEPE de Iniciação Científica
e Mestrado não foram ajustados.
A
alteração não se aplica às bolsas já aprovadas ou em andamento, mantendo o
compromisso anteriormente assumido pela FAPESP junto aos bolsistas.
Com
a alteração nos percentuais dos recursos de Reserva Técnica, a FAPESP busca
reduzir o impacto causado pela valorização do dólar nos recursos disponíveis
para pesquisa, manter o percentual médio de bolsas anualmente concedidas pela
Fundação e absorver a demanda crescente de solicitações de bolsas ante a
redução de recursos para pesquisa ofertados pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Fonte: Agência FAPESP - 27/11/20
26 novembro 2020
Revista “Estudos Avançados” chega ao número 100
Disponível na plataforma Scielo, a edição traz um dossiê sobre o impacto da covid-19, presta homenagem a intelectuais como o sociólogo Florestan Fernandes e o economista Celso Furtado e lembra os cem anos da morte do sociólogo alemão Max Weber, além de rememorar os 250 anos do nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven. A revista também homenageia o professor Alfredo Bosi, “que assegurou por três décadas (de janeiro de 1989 a agosto de 2019) a preservação deste patrimônio da USP e do IEA que é a revista Estudos Avançados”, como informa outro trecho do editorial.
Aberta seleção para doutorado-sanduíche no exterior
Está aberto o processo seletivo para o Programa
Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) oferecido pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A seleção prevista no Edital nº 19/2020
permite que alunos matriculados em cursos de doutorado avaliados com nota
quatro ou maior na última quadrienal, que comprovem fluência na língua
estrangeira da instituição de destino, façam parte de sua formação no exterior.
Heloísa
Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES, explicou que a
habilidade no idioma de destino é exigida para que o aluno consiga interagir
num laboratório internacional, melhorando sua experiência: “Eu recomendo a
todos que têm intenção de fazer mobilidade que invistam no aprimoramento de um
segundo idioma para facilitar a sua formação e ampliar a produção cientifica
brasileira em coautoria”.
O
Edital oferece até 1.400 bolsas aos doutorandos, que deverão voltar ao Brasil
para defender sua tese após a vigência do benefício, que terá duração entre
quatro e seis meses.
As
instituições têm até o dia 12 de março do próximo ano para fazerem a seleção
interna dos candidatos e divulgarem seus resultados. A inscrição no sistema da
CAPES será feita de 15 de março a 1º de abril. Após homologação, emissão das
cartas de concessão e todos os trâmites necessários para a implementação das
bolsas, as atividades no exterior poderão ser iniciadas entre julho e setembro
de 2021. Fonte: CCS/CAPES - 26/11/20
Melhores práticas de atribuição de autoria: dar crédito a quem merece
- Participação significativa na concepção do estudo, na coleta de dados, ou na análise/interpretação de dados;
- Envolvimento na elaboração ou revisão do manuscrito;
- Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; e
Responsabilidade pela exatidão e integridade de todos os aspectos da pesquisa.
Leia a íntegra do texto. Fonte: AGUIA – 26/11/20
Portal de Revistas USP: artigos em texto completo ao alcance de todos!
Apoiado na filosofia do Acesso Aberto, o Portal foi criado em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional. Em 2012 foi remodelado, alterando-se inclusive sua tecnologia inicial, de modo a preparar tanto as revistas como seus editores para mais um salto qualitativo rumo a internacionalização e modernização exigidas na contemporaneidade. Com isso passa a integrar a rede de portais de revistas científicas que utilizam o Open Journal Systems como plataforma tecnológica.
O Portal está construído de forma a ser interoperável com sistemas similares nacional e internacionalmente, tais como Google Acadêmico, OASIS do IBICT/MCT, Public Knowledge Project e outros. No âmbito interno, se encontra indexado pelo Portal de Busca Integrada da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica e ainda está interligado com a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP de modo a transferir os metadados e o arquivo completo de todo os documentos de autores USP publicados em qualquer uma de suas revistas, observando-se o prazo de 48 horas. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 26/11/20
25 novembro 2020
OECD no Portal de Periódicos da CAPES
Instituições participantes do Portal de Periódicos da CAPES têm acesso a diversos conteúdos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, incluindo a OECD iLibrary. Constituída de coleções multidisciplinares, a biblioteca disponibiliza estatísticas, livros, periódicos e obras de referência com um período de cobertura que varia desde 1961 até o ano corrente.
24 novembro 2020
O book das aves de Santos: guia traz fotos e informações em livro digital
O guia digital é bilíngue (português e inglês) e composto de um mapa de visualização e escuta de cada espécie, de acordo com a frequência em cada diferente local do engenho. Duas das aves descritas e fotografadas – o tucano-de-bico-preto e o saíra-sapucaia – são espécies consideradas “vulneráveis”, na categoria de classificação da União Internacional para
Faça um passeio virtual |
Conservação da Natureza. Significa que há risco alto de
extinção em médio prazo.
O projeto foi realizado com recursos do 4º Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão e envolveu servidores e docentes do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Museu de Zoologia (MZ), do Instituto de Biociências (IB), ambos também da USP, e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santos. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 24/11/20
USP lança fundo patrimonial para financiar programas acadêmicos
Fundo patrimonial terá aporte de R$ 10 milhões da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp)
Nova versão de aplicativo do Jornal da USP traz notícias em texto, áudio e vídeo
Podcasts, canal no YouTube e todo o conteúdo do site pode ser acompanhado através de app gratuito disponível para Android e iOS
O aplicativo é uma parceria entre a Superintendência de Comunicação Social (SCS), responsável pelo Jornal da USP, e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). “Essa nova versão tem uma interface totalmente redesenhada, o foco é no usuário e em melhorar sua experiência. No caso dos podcasts, por exemplo, é possível baixá-lo e ouvir quando quiser”, explica o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP Jun Okamoto Jr., assistente da STI e responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.
A divulgação do conhecimento gerado na Universidade tem atraído cada vez mais a atenção do público. “O novo aplicativo do Jornal da USP é mais um passo para ampliar a sua audiência, que cresce seguidamente. Atualmente, já temos 2,3 milhões de visitantes mensais. Em breve, teremos mais novidades. Agradeço o apoio da STI”, disse o superintendente da SCS, Luiz Roberto Serrano.
A diretora de redação do Jornal da USP, Marcia Blasques, destaca que, nos últimos anos, a produção do site se diversificou muito. “Cada vez mais investimos em conteúdos de áudio e vídeo, além de textos, fotos e infografias. A nova versão do aplicativo reflete essa realidade, organiza melhor os diversos produtos que oferecemos, e torna mais fácil para nosso público acompanhar tudo isso”. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 24/11/20
Educando para uma Cidade Inteligente
Professora Titular e Vice-Diretora da Escola de Comunicações e Artes da USP, Vice-Presidente da Agência USP de Comunicação Acadêmica (AGUIA) e Coordenadora Científica da Escola do Futuro. Saiba mais sobre a Profa. Brasilina Passarelli em seu perfil do LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/
Conectividade é tema de reunião entre CAPES e CNPq
Agências são parceiras no projeto Conecti, de uso de dados para dar visibilidade e impacto à pesquisa e à pós-graduação
O objetivo é usar dados com inteligência, integração e governança. “A ideia é compartilharmos informações e serviços na medida do possível. É uma iniciativa que pode ajudar na integração do Sucupira com o Lattes. Estamos tratando da mesma coisa, e chamando de forma diferente. Usar a mesma linguagem, os mesmos conceitos, é fundamental”, disse Benedito Aguiar, presidente da CAPES, em reunião entre a Fundação e o CNPq nesta sexta-feira, 20 de novembro.
O projeto envolve cruzamento de informações para pagamento de bolsas e auxílios, parcerias com os estados, integração de plataformas e certificação da informação. É uma forma de assegurar uma gestão mais eficiente. “A nossa missão é com nossa comunidade científica e tecnológica, envolvendo a pós-graduação e a pesquisa em todos os sentidos”, observou Evaldo Vilela, presidente do CNPq.
CAPES e CNPq surgiram no mesmo ano: 1951. Nesses quase 70 anos, as agências têm atuado pela pesquisa e pós-graduação brasileiras. No Conecti, as duas trabalham em conjunto com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ibict, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Confap, e a Biblioteca Eletrônica Científica Online, Scielo. Assista ao vídeo.
Fonte: CCS/CAPES - 23/11/20
23 novembro 2020
20 novembro 2020
Pesquisadores da Unicamp criam spray que inativa coronavírus e permite uso de máscara por três dias seguidos
SprayCov é feito com substâncias naturais extraídas de algas marinhas, sais de cobre e elimina 99,99% dos vírus após aplicação. Pesquisador destaca custo acessível para uso da tecnologia
Novo cronograma da Chamada nº 25/2020 de Bolsas de Mestrado e Doutorado do CNPq
Universidade do Porto lança o MOOC
A Universidade do Porto (Portugal) lançou o MOOC –
Reconhecimento Acadêmico: promovendo o intercâmbio estudantil entre a Europa e
a América Latina, pelo projeto ERASMUS+ Recognition Matters, ou Rec-Mat.
- Abordagens de aprendizagem centradas no estudante;
- Carga horaria dos estudantes;
- Resultados de aprendizagem;
- Contrato de Estudos e Suplemento ao diploma.
O curso é ministrado em três línguas oficiais: Português, Inglês e Espanhol e todos os vídeos são legendados.
O principal objetivo deste curso é contribuir para facilitar e promover o intercâmbio estudantil entre a Europa e a América Latina, reduzindo as barreiras à mobilidade relacionadas com o processo de reconhecimento acadêmico e ajudando as instituições de ensino superior latino-americanas a compreender melhor os modelos europeus e a desenvolver o seu processo de reconhecimento acadêmico. Neste sentido, o curso apresenta perspetivas diferentes destas duas regiões e fornece exemplos do Brasil e da Argentina.
Este MOOC é dirigido a professores, pessoal técnico e administrativo que trabalham com mobilidade acadêmica, coordenadores acadêmicos e de mobilidade, estudantes e todas as pessoas interessadas no reconhecimento acadêmico. Inscreva-se já e garanta a sua participação! Fonte: AUCANI - 19/11/20