01 março 2021

CAPES libera declarações de rendimentos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) liberou nesta segunda-feira, 1º, acesso às informações de rendimentos a serem declarados no Imposto de Renda de 2020. Os dados estão em https://informerendimentos.capes.gov.br/.

Os documentos são disponíveis para bolsistas no País e no exterior que receberam o pagamento de bolsa diretamente da CAPES, consultores que tiveram Auxílio de Avaliação Educacional, além de pesquisadores que ganharam Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (Auxpe) e todos os que receberam diárias e ajudas de custo.

A partir de 2021, para terem acesso às declarações, os interessados deverão fazer login no sistema e informar o exercício relacionado às informações. Os beneficiários que não tiverem registro de usuário e senha devem se cadastrar na opção ‘Solicitar Cadastro’, posicionada no rodapé da página  Informe de Rendimentos.    Fonte: CCS/CAPES - 01/03/21


Site da CAPES abre espaço para Avaliação Quadrienal

Para dar início às atividades da Avaliação Quadrienal 2017-2020, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, nesta segunda-feira, 1º de março, um espaço próprio para abrir um canal de comunicação direta com a comunidade.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, acredita que esse é “um momento especial e de grande responsabilidade, pois define os rumos do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)”, já que a Avaliação Quadrienal é uma das ações de maior significado da Fundação. Aguiar defende “uma pós-graduação de excelência acadêmica e que seja pilar do desenvolvimento científico e tecnológico, fundamental para o avanço econômico e social do país”.

Em sua página no site da CAPES, a Diretoria de Avaliação (DAV) apresenta orientações para os programas de pós-graduação (PPGs), coordenadores de área e sociedade em geral. Lá, os visitantes poderão acessar informações sobre os princípios e objetivos da avaliação periódica de PPGs, calendário de atividades, cronograma detalhado das ações e seus períodos de realização, além de informativos diversos.

O processo prevê quatro etapas: duas de preparação – realizadas pelos programas e áreas de avaliação – a avaliação dos PPGs e a reconsideração.  Saiba mais.    

Fonte: CCS/CAPES - 01/03/21 


Eventos acontecem na 1ª quinzena de março

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Artigos de acesso aberto: um guia para pesquisadores

Encontrar uma pesquisa científica de qualidade pode ser difícil, mesmo na Era da Informação, quando quase qualquer coisa pode ser encontrada on-line. Os documentos de acesso aberto tornam o processo de pesquisa um pouco mais fácil. Esta matéria, traduzida do Blog da Clarivate Analytics, fornece aos pesquisadores uma visão geral completa do que é o acesso aberto, as vantagens dos recursos de acesso aberto, o que procurar ao publicar documentos de acesso aberto, bem como os diferentes tipos de acesso aberto disponíveis.

O que é o Acesso Aberto?

Acesso aberto (OA) é o nome do material científico e acadêmico gratuito, digital e com texto completo disponibilizado on-line. Conforme definido pelo Creative Commons, os documentos de acesso aberto são “digitais, online, gratuitos e livres da maioria das restrições de direitos autorais e licenciamento”. 

Como o Open Access se desenvolveu?

Os anos 90 viram o início do movimento de acesso aberto causado pela ampla disponibilidade da Internet, embora pesquisadores de física e cientistas da computação tivessem arquivado trabalhos na Internet muito antes de esse método de publicação ser oficialmente chamado de acesso aberto.

O acesso aberto capitalizou a crescente quantidade de tecnologias e tendências digitais emergentes para facilitar a descoberta de pesquisas e aumentar seu impacto subsequente. O acesso aberto garantiu que o trabalho dos pesquisadores se beneficiasse de uma ampla distribuição, além de permitir que os pesquisadores avancem seu trabalho mais rapidamente e que os alunos enriquecem seu aprendizado sem restrições.   Acesse o guia.   

Fonte:  AGUIA - fev. 2021


26 fevereiro 2021

Programas de Pós-Graduação recebem 10% a mais de bolsas da Capes em 2021

Pró-reitor da USP avalia que, neste ano, cálculo para a distribuição das bolsas de Mestrado e de Doutorado corrigiu distorções de anos anteriores

A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no último dia 12 de fevereiro, a portaria nº 28, que dispõe sobre os critérios para distribuição de bolsas no âmbito do Programa de Demanda Social (DS) e de bolsas e auxílios para pagamento de taxas escolares no âmbito do Programa de Excelência Acadêmica (Proex), referente ao período de março de 2021 a fevereiro de 2022.
Nesta distribuição, a USP recebeu 427 bolsas de Mestrado e de Doutorado a mais do que no ano de 2020, totalizando atualmente mais de 7 mil bolsas financiadas pela Capes na Universidade. “O sistema nacional de Pós-Graduação reconhece que a USP tem sido historicamente subfinanciada, pois, no ano passado, recebemos cerca de 300 bolsas e, neste ano, 427. Mesmo em ano de pandemia e com problemas no financiamento da Capes, conseguimos aumentar nossas bolsas em mais de 10%”, avalia o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior.    Veja mais.    Fonte: Jornal da USP - 26/02/21

Apresentações do Seminário Gestão de dados científicos: preservação digital e repositório institucional

Este é o conteúdo apresentado no seminário Gestão de dados científicos: preservação digital e repositório institucional, organizado pelo Serviço Técnico de Biblioteca e Comissão de Pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), realizado em 3/11/20.
Descrição do evento:

Evento da série Gestão de dados científicos que visa ser uma chamada para promover mais debates e ampliar as práticas da gestão de dados científicos, com especial enfoque para o trabalho conjunto entre bibliotecários e pesquisadores. As palestras apresentam os conceitos de política de gestão de dados científicos, planejamento e gestão de repositórios de dados, preservação digital, boas práticas e o relato de experiência na construção do repositório de dados científicos da Universidade de São Paulo.   Fonte: FAU-USP - 26/02/21

Acesso aberto supera a publicação por assinatura globalmente pela primeira vez

Embora tenhamos visto a porcentagem de OA aumentar rapidamente nos últimos anos, especialmente em países como China, Alemanha e Reino Unido, foi só em 2020 que mais resultados foram publicados por meio de canais de acesso aberto do que canais de assinatura tradicionais em todo o mundo. Essa percepção e as evidências são apresentadas na matéria recém-publicada no Blog do Dimensions.
Agora, o acesso aberto supera a publicação de assinatura globalmente pela primeira vez (de acordo com a plataforma Dimensions – https://app.dimensions.ai/discover/publication).
Com o passar do tempo, a Pesquisa Aberta se torna mais claramente articulada e integrada não apenas nas ciências básicas, mas na pesquisa como um todo. A Pesquisa Aberta foi o resultado de duas mudanças em grande escala: Em primeiro lugar, a mudança fundamental na relação entre pesquisa e dados (conforme os dados se tornam mais disponíveis e volumosos, a forma como a pesquisa é realizada, a análise é realizada os resultados são comunicados teve que mudar); e, em segundo lugar, uma mudança em como se espera que as instituições públicas e privadas sejam transparentes e responsáveis. No entanto, apesar dessas forças em nível macro, a mudança tem sido difícil e o caminho para um ecossistema de pesquisa aberto leva mais de duas décadas.
Uma mensagem clara é que a mudança cultural não só leva tempo, mas requer ondas contínuas de iniciativas para manter as coisas em movimento. Em áreas do mundo onde não havia um impulso sustentado para o Acesso Aberto, o progresso não foi tão rápido quanto naqueles que continuaram a apresentar abordagens inovadoras para o progresso da mudança.   Veja mais.   Fonte: AGUIA - 26/02/21

Comunicado FAPESP sobre Sistema de Prestação de Contas Eletrônico

A FAPESP, em sua busca constante pela melhoria e modernização dos procedimentos adotados, implementará em breve o Sistema de Prestação de Contas (PC) Eletrônico, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), que permitirá que os outorgados elaborem e submetam as prestações de contas de Auxílios e Bolsas em formato digital à Fundação.
O sistema integrará o controle das liberações de recursos, eliminando a necessidade de inclusão manual dos valores liberados. Entre as demais funcionalidades do sistema, também será possível que outorgados de Auxílios à Pesquisa, cujas notas de Material Permanente e Material de Consumo são emitidas no CNPJ2 da FAPESP, carreguem diretamente da base das Secretarias das Fazendas Estaduais ou Fazenda Nacional os dados destas notas fiscais, para que sejam associadas à Prestação de Contas. O sistema permitirá ainda o carregamento de dados de uma nota fiscal emitida no CPF do Outorgado por meio da chave de acesso ou do arquivo XML.
O Sistema de Prestação de Contas Eletrônico estará disponível no Módulo de Prestação de Contas do SAGe no mês de abril de 2021. A estimativa é que isso ocorra a partir do dia 19.   Veja mais.   Fonte: Agência FAPESP - 26/02/21


25 fevereiro 2021

Arte em apoio às vacinas: Butantan e Fiocruz ganham obra do muralista Kobra

Kobra e o painel doado ao Instituto Butantan – Foto: Divulgação/Acervo de Eduardo Kobra

Na terça-feira, 23 de fevereiro, o Instituto Butantan completou 120 anos da sua fundação. A data foi comemorada com um presente do muralista brasileiro Eduardo Kobra: um painel de um metro e oitenta por um metro e oitenta inspirado na esperança do desenvolvimento de vacinas para a imunização das pessoas na luta contra a covid-19. Outro painel foi para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que assim como o Butantan tem produzido vacinas contra o novo coronavírus.
“Essas duas telas, produzi no começo do ano passado, quando estávamos ainda no início dessa terrível pandemia. As obras expressam a esperança na produção de uma vacina. E agora, em 2021, passei a pensar sobre qual destino deveria dar para essas duas obras. Resolvi homenagear todos os cientistas brasileiros e duas grandes entidades que estão lutando dia e noite em prol da vida. Estou me referindo ao Instituto Butantan, que esta semana celebra 120 anos, e à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para que fiquem expostos nas sedes das instituições como uma lembrança e homenagem permanente a todos os funcionários e cientistas que trabalham arduamente em prol da vida”, diz o artista.   Fonte: Jornal da USP - 24/02/21

24 fevereiro 2021

Pós-Graduação da USP ouve diplomados para planejar o futuro

Respostas a questionário disponibilizado na Plataforma Alumni mostram ex-alunos de pós-graduação satisfeitos com os programas, mas que ainda é necessário vencer desafios para manter a qualidade

O futuro dos cursos de pós-graduação no Brasil é muito favorável, principalmente se eles forem também considerados como uma forma de aperfeiçoamento da carreira profissional, com um papel mais amplo do que estabelecido quando da criação da pós-graduação, além da vocação de formação de professores, independentemente da área do conhecimento. Mas para esse futuro positivo no horizonte será necessário vencer alguns desafios, como o do financiamento, por exemplo, e o da elaboração de um novo plano nacional com diretrizes para os cursos, que contemple qualidade na formação e na produção. Essa é a análise do Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Para analisar como deve ser o futuro dos programas de pós-graduação da USP e para orientar sua gestão, o pró-reitor voltou ao passado e buscou ouvir os titulados por meio de questionário disponibilizado na plataforma Alumni. As respostas ao questionário, composto de dez perguntas relacionadas a diversos pontos da formação, experiência e trajetória profissional do titulado, foram comemoradas pelo pró-reitor. “Foram respostas extremamente positivas, com semelhança na distribuição em todas as áreas. Vemos que a maioria dos alunos está satisfeita, na grande maioria das áreas e dos programas.”
O gestor lembra que um curso de pós-graduação não termina quando o aluno recebe o título, mas sim com o impacto dele na vida profissional do diplomado e em como ele vai colaborar com a sociedade. “Por isso nosso interesse no que aconteceu com nossos ex-alunos”, afirma Carlotti Junior.  A pró-reitoria fez uma análise global dos dados, já a análise individual ficará por conta dos coordenadores de programas. “Na análise conjunta não identificamos características individuais, o que é possível ser feito pelos coordenadores de programas, por isso já encaminhamos as planilhas.   Veja mais.    Fonte: Jornal da USP - 24/02/21


Dirigentes da Universidade discutem novos projetos para 2021 e atividades acadêmicas durante a pandemia

Na primeira reunião de dirigentes da USP em 2021, realizada no dia 23 de fevereiro, as discussões giraram em torno das medidas adotadas pela USP em função da pandemia e os novos projetos administrativos e acadêmicos previstos para este ano.
“Vivemos, hoje, um cenário muito incerto em relação ao avanço da covid-19, mas a manutenção da qualidade é um dos princípios mais importantes da Universidade. Em 2021, nossos projetos estão voltados para o aperfeiçoamento dos processos administrativos e das atividades de tecnologia da informação, para o estímulo à modernização do ensino e para o fomento à pesquisa multidisciplinar”, enfatizou o reitor Vahan Agopyan.
O retorno pleno às atividades presenciais dependerá das condições epidemiológicas e ou da vacinação dos profissionais da educação. Segundo o vice-reitor, a Universidade tem atuado junto às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para tentar priorizar a vacinação dos profissionais da área de educação, principalmente aqueles com idade acima dos 61 anos. “Atualmente, 20% de nosso corpo docente e 15% dos servidores técnico-administrativos se encontram nessa faixa etária”, afirmou.
Na segunda parte da reunião, os pró-reitores – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – fizeram apresentações sobre os novos projetos a serem desenvolvidos durante este ano. “2021 não será um ano atípico para a Universidade, pois as quatro Pró-Reitorias estão empenhadas em ações voltadas para a excelência de nossas atividades”, destacou o reitor.
Um desses projetos é o lançamento, pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, das unidades móveis “USP na Comunidade”, que irão interagir, a partir do mês de abril, junto à comunidade nas cidades onde estão instalados os campi da USP, e em seus entornos, nas áreas de educação e saúde.    Veja mais.    Fonte: Jornal da USP - 24/02/21

Projeto Flora do Brasil 2020 mostra que o país tem a maior diversidade de plantas do mundo

Assista ao vídeo de animação dirigido por Marcelo T. Kubo
 

Números impressionantes e grandes incertezas brotam do projeto Flora do Brasil 2020, levantamento recém-concluído sobre a diversidade de plantas do país. Hoje (23/2), o lançamento de um documento de 17 páginas com os principais resultados obtidos até agora representa o cumprimento de uma das metas da Estratégia Global de Conservação das Plantas, vinculada à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário. 

Resultado de 12 anos de trabalho de 979 pesquisadores de 224 instituições em 25 países, o Flora do Brasil 2020 é uma plataforma on-line de acesso aberto com descrições científicas, chaves de identificação taxonômica e imagens de 46.975 espécies de plantas, algas e fungos nativos já reconhecidos no país. Traz também 3.041 espécies naturalizadas ou cultivadas, como manga, batata, tomate e café. O total de espécies nativas coloca o Brasil como o país com maior diversidade de espécies do mundo, seguido por China, Indonésia, México e África do Sul. De 2015 a 2020, 2.100 espécies novas entraram na base de dados, o que corresponde a uma nova espécie descrita por dia, em revistas científicas especializadas.   Acesse a publicação  Fonte: Pesquisa FAPESP - 24/02/21



Livro relaciona espécies de aves presentes no campus Luiz de Queiroz

Um grupo de pesquisadores da Esalq catalogou, no decorrer das últimas duas décadas, centenas de espécies de aves que circulam pelo campus Luiz de Queiroz. Agora, em parceria com a Superintendência de Gestão Ambiental da USP, lança um livro que mostra toda a beleza e a variedade de espécies que pintam as áreas preservadas do campus, ao mesmo tempo que faz uma reflexão sobre a expansão da zona urbana no entorno da área e como isso impacta essa presença. Confira esse interessante bate-papo com dois dos autores dessa obra, e acompanhe a transmissão ao vivo do evento de lançamento, que ocorre nesta quinta-feira dia 25 de fevereiro, a partir das 9h, pelo bit.ly/CiênciasFlorestaisEsalq.

O livro está disponível gratuitamente na internet.   Fonte: ESALQNet – 24/02/21

23 fevereiro 2021

Treinamento Citation Topics no InCites

O InCites - 
http://incites.clarivate.com/, da Clarivate, está constantemente sendo aprimorado e implementando funcionalidades que facilitem a utilização, possibilitem novas análises, e sempre de acordo com as sugestões recebidas dos nossos clientes ao redor do mundo. Para acessar a base InCites, basta registrar-se e utilizar o acesso remoto VPN USP.
Com esse objetivo, agora no InCites, está disponível mais um esquema de categorização de áreas, que se soma à lista onde já existiam as categorizações da Web of Science, e internacionais incluindo da Capes e FAPESP, para o Brasil : o Citation Topics. 
Esse novo esquema trabalha classificando por temáticas, e se baseia na atividade de citações (recebidas e da bibliografia) dos artigos em questão.  É uma classificação que vincula o artigo, e não mais o periódico, como os outros, e vai permitir maior granularidade nas análises.

Topic: Citation Topics no InCites - sessão 1
Host: Deborah Assis Dias
Date: Wednesday, February 24, 2021

Time: 3:00 pm, S. America Eastern Time (Brasilia, GMT-03:00)
Go to http://bit.do/fNXwZ and register
Registration password: This session does not require a registration password 

Topic: Citation Topics no InCites - sessão 2
Host: Deborah Assis Dias
Date: Friday, February 26, 2021
Time: 10:00 am, S. America Eastern Time (Brasilia, GMT-03:00)
Go to http://bit.do/fNXxm and register
Registration password: This session does not require a registration password

Plataforma inédita no Brasil reúne dados sobre o Cerrado

Esta é uma iniciativa do Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF - Cerrado), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Por meio desta plataforma, oferecemos uma estrutura computacional apta para disseminar o conhecimento acumulado sobre o bioma Cerrado, com informações confiáveis sobre uso do solo, biodiversidade e socioeconomia, na forma de mapas, gráficos e textos, além de ferramentas online para subsidiar políticas públicas e programas de conservação neste rico e ameaçado ecossistema.

Acompanhar a devastação do Cerrado nas últimas décadas é um exercício necessário, sobretudo porque o desaparecimento do bioma compromete a segurança hídrica e alimentar do Brasil. A savana mais biodiversa do planeta já perdeu 55% de sua vegetação nativa e é surpreendente que seja mais conhecida como “celeiro do mundo” do que por sua inestimável contribuição socioambiental.

Num esforço para trazer dados precisos, jogar um holofote sobre a situação e ajudar na tomada de decisões sobre a gestão do bioma, o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (Lapig/UFG) lançou no final do ano passado a Plataforma de Conhecimento do Cerrado.

A ferramenta virtual, bilíngue e colaborativa permite identificar cronologicamente a situação do uso do solo e da socioeconomia do bioma, associando fatores físicos, dados sociais e de biodiversidade, por meio do cruzamento de dados, inclusive com imagens aéreas.   Veja mais.    Fonte: Jornal da Ciência - 23/02/21


Revestimento comestível conserva frutas e hortaliças

Nanofilme prolonga o tempo de maturação dos alimentos e tem ação antimicrobiana


Um bolsista da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou um nanofilme comestível, solúvel e incolor para conservar e proteger frutas e hortaliças. Jefferson Coelho Queiroz desenvolveu o produto em seu doutorado, cursado no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), financiado pela Fundação.  
Em sua pesquisa, Jefferson Queiroz buscava por um produto sustentável, criado a partir da síntese de nanopartículas, que retardasse o amadurecimento e o apodrecimento de frutas e ainda inibisse o crescimento de fungos e bactérias nos alimentos. “Essas nanoemulsões atuam como películas comestíveis e antimicrobianas na superfície das frutas, o que resulta no aumento do tempo de maturação e, consequentemente, na redução de desperdício de alimentos”, explica o pesquisador.
Segundo o cientista, os alimentos chegam a durar até 25 dias a mais em comparação com frutas e hortaliças sem o revestimento. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mostram que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, oferecendo ao mercado cerca de 45 milhões de toneladas anualmente.
O processo de síntese, extração e produção do filme de revestimento é feito a partir de rotas verdes, usando o extrato da folha de algaroba, planta abundante no Nordeste. O pesquisador acredita que a pesquisa possa ter impacto direto na economia do País, pois, além de reduzir as perdas de alimentos, poderá viabilizar o transporte de determinadas culturas para exportação e por todo o território brasileiro.    Fonte: CCS/CAPES – 23/02/21