Respostas a questionário disponibilizado na Plataforma Alumni mostram ex-alunos de pós-graduação satisfeitos com os programas, mas que ainda é necessário vencer desafios para manter a qualidade
O futuro dos cursos de
pós-graduação no Brasil é muito favorável, principalmente se eles forem também
considerados como uma forma de aperfeiçoamento da carreira profissional, com um
papel mais amplo do que estabelecido quando da criação da pós-graduação, além
da vocação de formação de professores, independentemente da área do
conhecimento. Mas para esse futuro positivo no horizonte será necessário vencer
alguns desafios, como o do financiamento, por exemplo, e o da elaboração de um
novo plano nacional com diretrizes para os cursos, que contemple qualidade na
formação e na produção. Essa é a análise do Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP,
professor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Para analisar como deve ser o futuro dos programas de pós-graduação da USP e para orientar sua gestão, o pró-reitor voltou ao passado e buscou ouvir os titulados por meio de questionário disponibilizado na plataforma Alumni. As respostas ao questionário, composto de dez perguntas relacionadas a diversos pontos da formação, experiência e trajetória profissional do titulado, foram comemoradas pelo pró-reitor. “Foram respostas extremamente positivas, com semelhança na distribuição em todas as áreas. Vemos que a maioria dos alunos está satisfeita, na grande maioria das áreas e dos programas.”
O gestor lembra que um curso de pós-graduação não termina quando o aluno recebe o título, mas sim com o impacto dele na vida profissional do diplomado e em como ele vai colaborar com a sociedade. “Por isso nosso interesse no que aconteceu com nossos ex-alunos”, afirma Carlotti Junior. A pró-reitoria fez uma análise global dos dados, já a análise individual ficará por conta dos coordenadores de programas. “Na análise conjunta não identificamos características individuais, o que é possível ser feito pelos coordenadores de programas, por isso já encaminhamos as planilhas. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 24/02/21
Para analisar como deve ser o futuro dos programas de pós-graduação da USP e para orientar sua gestão, o pró-reitor voltou ao passado e buscou ouvir os titulados por meio de questionário disponibilizado na plataforma Alumni. As respostas ao questionário, composto de dez perguntas relacionadas a diversos pontos da formação, experiência e trajetória profissional do titulado, foram comemoradas pelo pró-reitor. “Foram respostas extremamente positivas, com semelhança na distribuição em todas as áreas. Vemos que a maioria dos alunos está satisfeita, na grande maioria das áreas e dos programas.”
O gestor lembra que um curso de pós-graduação não termina quando o aluno recebe o título, mas sim com o impacto dele na vida profissional do diplomado e em como ele vai colaborar com a sociedade. “Por isso nosso interesse no que aconteceu com nossos ex-alunos”, afirma Carlotti Junior. A pró-reitoria fez uma análise global dos dados, já a análise individual ficará por conta dos coordenadores de programas. “Na análise conjunta não identificamos características individuais, o que é possível ser feito pelos coordenadores de programas, por isso já encaminhamos as planilhas. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 24/02/21