Inscrições | Programação |
29 junho 2021
Abertas vagas para curso online de Português para Estrangeiros
Anunciamos que estão abertas, até 30 de junho de 2021, as inscrições para 20 vagas no Curso Intensivo de Conversação e Escrita em Português para Estrangeiros Preparatório para a Mobilidade Acadêmica – Nível A1 (online) / Intensive Course of Speaking and Writing in Portuguese for Foreigners Preparatory for Academic Mobility – Level A1 (online).
O curso é destinado aos estudantes estrangeiros de universidades internacionais conveniadas à USP, em etapa preparatória para intercâmbio no Brasil (USP - campus São Paulo ou campi do interior) / Target audience: foreign students from international universities associated with USP, in the preparatory stage for an exchange in Brazil (USP – São Paulo campus or inland campuses). Todos os detalhes desta oportunidade estão no link http://bit.do/fRdky.
Fonte: AUCANI - 29/06/21
TV Cultura exibirá vídeos de pesquisas realizadas na USP
As produções de estudantes de mestrado e
doutorado foram destaque no Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP e têm como objetivo
mostrar para a sociedade o trabalho realizado na Universidade
Uma parceria da USP com a Fundação
Padre Anchieta vai exibir a partir do dia primeiro de julho na programação da
TV Cultura vídeos de pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação da
Universidade. São 20 produções que foram premiadas na segunda edição do Prêmio
Vídeo Pós-Graduação USP, iniciativa que busca aprimorar a
habilidade de comunicação dos estudantes e permitir que a sociedade seja
informada dos estudos importantes que estão sendo realizados na Universidade.
“Precisamos intensificar essa
comunicação com a sociedade para que ela valorize ainda mais a missão da
Universidade”, destaca a professora Célia Regina da Silva Garcia, da Faculdade
de Ciências Farmacêuticas da USP. Ela coordena o prêmio anual, estabelecido
pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, que escolhe vídeos de destaque em
dez grande áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas;
Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II;
Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar;
Ciências Sociais Aplicadas.
Os vídeos produzidos pelos
pós-graduandos têm duração máxima de três minutos, apresentam o tema do estudo
e o impacto das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. Eles são encaminhados
pelos Programas de Pós-Graduação e avaliados por comissões julgadoras do
prêmio. Entre os critérios para premiação estão a originalidade e o formato do
vídeo; a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural,
social e de inovação do trabalho; e o potencial impacto em mídias sociais. Cada
um dos vencedores recebe um prêmio no valor de R$ 5 mil e o orientador da
pesquisa também recebe recursos.
“O objetivo é incentivar a capacidade
de comunicação, estimular a constante busca pela excelência na pesquisa e
divulgar em mídias sociais as teses e dissertações que estão sendo
desenvolvidas na USP, para que a sociedade possa conhecer melhor o trabalho
realizado pelos nossos alunos e orientadores”, explicou o pró-reitor de
Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, durante o lançamento do
primeiro edital do prêmio, em 2019.
A TV Cultura exibirá um vídeo por dia
na programação a partir de quinta, dia primeiro de julho. Será possível
acompanhar também as produções pelo Canal USP no Youtube.
Os vencedores do Prêmio Vídeo
Pós-Graduação USP você conhece aqui: www.prpg.usp.br/pt-br/noticias/6925-vencedores-premio-video-2020. Fonte: Jornal da USP - 28/06/21
Doze princípios da Comunicação Acadêmica
Entre abril de 2015 e junho de 2016, membros
do grupo de trabalho Open Access Network Austria (OANA) “Open Access and
Scholarly Communication” reuniu-se em Viena para discutir este assunto. O
principal resultado de nossas considerações é um conjunto de doze princípios
que representam os pilares do futuro sistema de comunicação
acadêmica. Eles são projetados para fornecer um quadro de referência coerente
para o debate sobre como melhorar o sistema atual. Com este documento,
esperamos inspirar uma ampla discussão em direção a uma visão compartilhada
para a comunicação científica no século 21. Saiba mais. Fonte: AGUIA – 25/06/21
2. Detecção 8. Garantia da Qualidade
3. Reutilização 9. Avaliação
4. Reprodutibilidade 10. Progresso validado
5. Transparência 11. Inovação
6. Compreensibilidade 12. Bem público
28 junho 2021
26 junho 2021
25 junho 2021
Pró-Reitoria de Graduação investirá R$ 20 milhões na modernização de laboratórios
A Pró-Reitoria de Graduação
investirá R$ 20 milhões em projetos de modernização, readequação e manutenção
dos laboratórios didáticos destinados à realização das atividades práticas dos cursos
de graduação da USP. As inscrições para o edital do Programa Laboratórios
Didáticos para o Ensino de Graduação vão até o dia 25 de julho.
Entre outros critérios, os projetos devem desenvolver espaços integrados e inovadores de aprendizagem; aprimorar práticas didáticas e atualização dos currículos; incentivar a integração e a colaboração com outras unidades da USP; promover a manutenção do parque de equipamentos e infraestrutura já existentes.
Os recursos poderão ser destinados à compra de equipamentos, material permanente, material bibliográfico, serviços de instalação e manutenção.
“A ideia do programa é valorizar e incentivar as atividades didáticas integradas e inovadoras, propiciando condições adequadas para o desenvolvimento de espaços de aprendizagem e de ambientes educacionais inovadores para o ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
As propostas devem ser feitas pela Comissão de Graduação da unidade proponente até o dia 25 de julho. Serão aceitas até três propostas por unidade. O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria. Fonte: Jornal da USP - 24/06/21
Entre outros critérios, os projetos devem desenvolver espaços integrados e inovadores de aprendizagem; aprimorar práticas didáticas e atualização dos currículos; incentivar a integração e a colaboração com outras unidades da USP; promover a manutenção do parque de equipamentos e infraestrutura já existentes.
Os recursos poderão ser destinados à compra de equipamentos, material permanente, material bibliográfico, serviços de instalação e manutenção.
“A ideia do programa é valorizar e incentivar as atividades didáticas integradas e inovadoras, propiciando condições adequadas para o desenvolvimento de espaços de aprendizagem e de ambientes educacionais inovadores para o ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
As propostas devem ser feitas pela Comissão de Graduação da unidade proponente até o dia 25 de julho. Serão aceitas até três propostas por unidade. O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria.
FAPESP retoma a análise das bolsas de pesquisa no exterior
A FAPESP reabilita, a
partir de hoje (25/06), as solicitações de Bolsa Estágio de Pesquisa no
Exterior (BEPE) e de Bolsas de Pesquisa no Exterior (BPE) e retoma a análise de
novas submissões. A medida abrange exclusivamente as solicitações de bolsas que
tenham como destino países que não imponham restrições ao ingresso a
brasileiros (como quarentena, por exemplo) e que já tenham normalizado as
atividades presenciais na instituição que acolherá o bolsista, de acordo com o Comunicado nº 12 da
FAPESP.
A interrupção da análise e das submissões dessas modalidades de bolsas, em 27 de janeiro de 2021, decorreu do fechamento de fronteiras e da suspensão das atividades presenciais em instituições do exterior em razão da pandemia de COVID-19, comprometendo os objetivos da pesquisa. Agora, com o avanço da vacinação em diversos países, muitas instituições voltaram a autorizar o ingresso de bolsistas brasileiros.
"A FAPESP considera que a realização de estágios de pesquisa no exterior é uma importante etapa para a formação de pesquisadores e constituiu um dos pilares de sua política de internacionalização. Dessa forma, quando as medidas sanitárias garantem segurança para os bolsistas, conseguimos apoiar a retomada dessas atividades”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 25/06/21
A interrupção da análise e das submissões dessas modalidades de bolsas, em 27 de janeiro de 2021, decorreu do fechamento de fronteiras e da suspensão das atividades presenciais em instituições do exterior em razão da pandemia de COVID-19, comprometendo os objetivos da pesquisa. Agora, com o avanço da vacinação em diversos países, muitas instituições voltaram a autorizar o ingresso de bolsistas brasileiros.
"A FAPESP considera que a realização de estágios de pesquisa no exterior é uma importante etapa para a formação de pesquisadores e constituiu um dos pilares de sua política de internacionalização. Dessa forma, quando as medidas sanitárias garantem segurança para os bolsistas, conseguimos apoiar a retomada dessas atividades”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 25/06/21
Assinar:
Postagens (Atom)