09 julho 2021
Como escrever um projeto de pesquisa de sucesso
Aumentando as chances de publicação do seu artigo
É necessário muita
disciplina, planejamento e tempo para cumprir as metas estabelecidas e terminar
o artigo no prazo da publicação. Depois da submissão, rezamos, fazemos promessa
para que o artigo seja aceito e ficamos na torcida para receber o e-mail de
aprovação do Editor. Não sei se a promessa funciona, mas com certeza durante o
processo da escrita do artigo você mesmo pode melhorar as chances do seu artigo
ser publicado seguindo algumas dicas.
Escreva
seu artigo com capricho. O artigo não pode apresenta muitos erros de digitação
e gramaticais, pois ele não irá muito longe. Não pense que os editores o
corrigirão para você.
Um bom
conteúdo, é claro, é fundamental. Sua pesquisa deve ser
diferente do que já foi escrito sobre o tópico em questão, para que ela possa
sobressair perante aos editores. Mas, só isso não é o suficiente, pois o texto
do seu artigo deve ser objetivo e claro para que o leitor entenda a relevância
da sua pesquisa.
Dê
uma atenção especial ao seu resumo. Ele deve
resumir o artigo, isto é, explicitar as questões centrais da pesquisa e
observar os objetivos em consideração. O resumo é a primeira impressão do
artigo. Se você não consegue articular seu argumento e sua contribuição ao
campo de estudo claramente no resumo, também pode não ter sido suficientemente
claro no artigo.
Os
editores têm padrões e não podem ser ignorados. Não seguir as orientações
do Guia para Autores de um periódico
levará à rejeição automática. Você pode evitar isso usando uma boa lista de
verificação e revisando cuidadosamente seu artigo antes do envio.
Cada
revista tem um escopo e objetivo específicos.
Reserve um tempo para entender os objetivos de cada revista e verifique se o
seu artigo atende ao escopo da revista alvo. A primeira etapa do seu processo
de escrita deve ser escolher para qual periódico você deseja enviar seu artigo.
Ao fazer isso, sua escrita será focada e você diminuirá o risco de enviar o seu
artigo para o periódico errado.
Às
vezes, os artigos são rejeitados porque estão incompletos. O seu artigo ignora
trabalhos relevantes significativos em seu campo ou usa referências
desatualizadas? Seus dados e resultados apoiam a conclusão apresentada?
O
que você quer que o seu leitor se lembre mais? (provavelmente a sua
contribuição para o campo.) Conclusões não são apenas resumos. No final de um
artigo, você precisa ter certeza de que seu leitor sai com uma resposta à sua
pergunta de pesquisa.
O
processo de escrita por trás do seu artigo está totalmente sob seu controle e,
com uma boa revisão e planejamento adequados, você estará aumentando as chances
de publicação dele em um periódico relevante.
5 passos para otimizar a leitura de artigos científicos
Erros mais comuns ao escrever um resumo para o seu artigo científico
Fazer um resumo não é simples. Ainda mais depois de escrever milhares de palavras e ter que resumi-las em um número muito pequeno. Mas existem alguns erros comuns que podemos tentar evitar. Veja abaixo alguns deles:
Não resumir TODO o seu trabalho
O resumo de um artigo é um resumo do texto todo. Ou seja, se seu estudo tem
introdução, revisão de literatura, método, resultados, discussão e conclusão,
isso significa que TODAS estas partes devem estar no resumo, em geral, através
de uma ou duas frases.
Frases acadêmicas para usar no artigo científico
RESUMO
INTRODUÇÃO
08 julho 2021
Desenvolvimento da cultura wiki nas universidades é tema de evento on-line
O debate Cultura Wiki nas Universidades: panorama e possibilidades também pretende abordar uma visão geral sobre as frentes de atuação da Wikimedia, exemplos de boas práticas e relatos de experiências que mostrem a estudantes e docentes como contribuir e como tirar proveito das atividades ligadas ao universo Wiki.
Cultura Wiki
Universidades de diversos países têm estimulado estudantes, pesquisadores e docentes a participarem da cultura wiki, que é o hábito de compartilhar o conhecimento gerado nessas instituições em plataformas de acesso aberto ao público, como a Wikimedia, que tem como projeto mais famoso a Wikipédia, enciclopédia multilíngue de licença livre, baseada na web e escrita de maneira colaborativa. O principal objetivo da cultura wiki nas universidades é democratizar o acesso a informações de qualidade produzidas pelos seus pesquisadores e técnicos.
Na USP, a plataforma Wiki é utilizada por algumas iniciativas, como os projetos que atuam com os museus – Museu Paulista, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Arqueologia e Etnologia, o Glam de Bibliotecas da USP, e o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) Neuromat, um centro de estudos e pesquisas em matemática e áreas derivadas da neurobiologia. O impacto dessa participação é visível nos números, quando vemos que os conteúdos disponibilizados por grupos da USP em textos, fotos e vídeos contabilizam ao menos 88,4 milhões de acessos no site. Fonte: Jornal da USP - 08/07/21
Grupo de readequação do ano acadêmico divulga comunicado sobre início do segundo semestre letivo
As atividades de cultura e extensão devem continuar a acontecer preferencialmente por meio remoto. Os servidores docentes e técnico-administrativos que já foram imunizados, qualquer que seja a vacina, podem retornar às atividades presenciais 14 (quatorze) dias após terem recebido a segunda dose ou a dose única.
O comunicado reitera, ainda, a necessidade de que a comunidade universitária mantenha o estrito seguimento às normas de segurança sanitária. As pessoas, incluindo as já imunizadas, devem manter o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento físico, a higienização constante das mãos, além das demais medidas de biossegurança. Clique aqui para acessar o documento.
07 julho 2021
Piracicaba e os desafios para se tornar uma Smart City
Qual o papel das universidades para o progresso da América Latina?
USP e a Times
Higher Education organizam encontro on-line nos dias 13 e 14 de julho para
discutir a atuação das universidades latino-americanas no desenvolvimento da
sociedade e as mudanças que surgiram a partir da pandemia
06 julho 2021
Estudo avança no entendimento da vassoura-de-bruxa, doença que derrubou a produção de cacau no Brasil
Um estudo realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP) e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), com parcerias no país e no exterior, traz agora novas e importantes informações sobre o processo de infecção pelo M. perniciosa. Os resultados foram divulgados no periódico New Phytologist.
“Demonstramos, pela primeira vez, que o fungo sintetiza o hormônio citocinina. E esse hormônio, direta ou indiretamente, altera o equilíbrio hormonal da planta, levando ao crescimento excessivo dos tecidos infectados. Ocorre nesses tecidos algo semelhante a um câncer, que modifica o metabolismo e drena a energia da planta, competindo com a produção dos frutos e o crescimento das raízes. Por essa razão, a vassoura-de-bruxa debilita e leva à queda na produtividade dos cacaueiros”, diz o engenheiro agrônomo Antônio Figueira, professor titular do CENA-USP e coordenador da pesquisa. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 06/07/21
Como se escreve na universidade? Laboratório da USP promove oficinas para contar
Disponíveis no YouTube, as oficinas do
Laboratório de Letramento Acadêmico abordam os principais gêneros da produção
textual acadêmica; alunos podem solicitar atendimento
Mesmo fora do contexto universitário, o texto faz parte da produção do conhecimento em sua forma escrita ou oral. Mas como saber se o seu texto está adequado para cada situação de comunicação?
O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP é um espaço colaborativo para aprimorar a escrita. Desde 2011, promove ações de tutoria a estudantes da Universidade e, mais recentemente, passou a produzir eventos abertos ao público. São jornadas, rodas de conversa e oficinas que auxiliam estudantes e pesquisadores a escreverem de maneira autônoma e crítica.
Semelhante à atuação dos grandes centros de escrita, o LLAC atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais de graduandos e pós-graduandos. O objetivo é identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.
Além de auxiliar o público da USP na redação de trabalhos acadêmicos, o laboratório também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 05/07/21
05 julho 2021
Gratuidades e descontos: confira as vantagens de ser aluno da USP
Benefícios no ambiente virtual vão de contas premium em aplicativos que ajudam na organização a acesso gratuito em bibliotecas virtuais
TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ online
Pesquisa inovadora avaliou a recuperação de nitrogênio pela planta de milho
O grande desafio da nutrição de plantas é fornecer nutrientes visando atender à exigência diária das culturas, evitando perdas e sendo economicamente viável. A ureia é a principal fonte de nitrogênio (N) para a cultura do milho por apresentar baixo custo e maior teor de N comparado com outras fontes, porém o milho normalmente recupera menos de 50% do N que foi aplicado usando a ureia. Isso ocorre em decorrência das perdas que essa fonte proporciona quando aplicada na superfície do solo, sendo necessário realizar duas ou mais aplicações visando atender a demanda de N pelo milho. Fertilizantes de liberação controlada como é o caso da ureia revestida com enxofre e polímero prometem fornecer N com um melhor sincronismo com a cultura em uma única aplicação. Para conhecer quanto o milho recuperou do N aplicado com a ureia revestida com enxofre e polímero, foi realizado a granulação da ureia enriquecida com 15N no Laboratório de Isótopos Estáveis no CENA-USP e posteriormente essa ureia foi revestida com enxofre e polímero por processo semelhante ao industrial. Foi avaliada a recuperação de N pelo milho usando ureia enriquecida com 15N revestida com enxofre e polímero em misturas com ureia convencional e aplicadas de diferentes maneiras no solo com palha da cultura antecessora. Foi observada uma recuperação pelo milho de 73% do N aplicado usando essas misturas. Esse é o primeiro trabalho avaliando a recuperação de N pela planta usando ureia enriquecida com 15N e recoberta com enxofre e polímero. Fonte: CENA-USP - 02/07/21
03 julho 2021
A USP chegará em 2022 com confiança e pronta para a nova realidade
Por Luiz Gustavo Nussio, coordenador de Administração Geral da USP, e outros autores
Não foi tarefa fácil, mas temos a convicção que a implantação de uma política moderna de gestão administrativa, aliada às medidas práticas de controle de despesas e à busca de mais recursos, possibilitaram que superássemos os obstáculos (que não foram poucos) e, ao mesmo tempo, permitirá à USP iniciar 2022 com resultados positivos e em condições inequívocas de prosperidade sustentável para os próximos anos.
É justo e próprio afirmar que uma instituição com a dimensão da USP somente poderia alcançar esse resultado com o apoio de seus dirigentes e a cooperação de seu corpo funcional. A percepção pública e o reconhecimento social favoráveis à nossa Universidade são fruto de acertos históricos em suas decisões colegiadas e diligentes ações administrativas. O conjunto de competências complementares garantiu resiliência para superar as dificuldades, sem que jamais tivesse arriscado sua estatura acadêmica. Ao contrário, a Universidade experimentou franco crescimento em todas as áreas do conhecimento. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 02/07/21
02 julho 2021
Nova onda de sequestros de revistas
Sites clonados
de periódicos continuam a enganar autores desavisados e levam pesquisadores a
oferecer dicas para identificar a contrafação