09 julho 2021

Sobrevivendo ao dia da defesa: como se preparar

Antes da defesa
A melhor maneira de se preparar para sua defesa é praticar sua apresentação várias vezes. Se puder, encontre uma sala semelhante à sala que você usará e pratique a apresentação para seus amigos ou colegas. Ao praticar, não se esqueça de marcar a duração e verifique se não está muito acima ou abaixo do seu limite de tempo.
Também pode ser útil observar as defesas de outras pessoas para que você saiba o que esperar. No dia da sua defesa ou alguns dias antes, se puder, vá à sala em que você apresentará e verifique se é possível testar sua apresentação no equipamento disponível. Preste atenção especial se suas imagens, tabelas e gráficos são exibidos corretamente.
No dia da defesa
Chegue uma hora antes da sua apresentação e verifique se tudo está preparado na sala. Não tente memorizar exatamente sua apresentação e, definitivamente, não leia diretamente dos slides. Fale de maneira natural, em voz alta e olhando para a banca. As pessoas tendem a falar mais rápido quando estão nervosas; portanto, respire fundo e tente desacelerar enquanto você está se apresentando. Vista-se apropriadamente e não se esqueça: use sapatos confortáveis. Se você estiver batendo as mãos nervosamente, pegue um ponteira laser ou uma caneta para ter algo nas mãos enquanto está apresentando.
Lidando com perguntas
A parte da defesa que deixa a maioria das pessoas nervosa é ter que responder a perguntas da banca ou da plateia após a apresentação. A banca não está tentando lhe prejudicar, mas apenas se certificando de que você conhece seu material. A coisa mais importante a lembrar é que não há problema em dizer que você não sabe a resposta para uma pergunta! Se não entender a pergunta, peça para repetir.
Depois da defesa
No final de sua apresentação, sorria, e agradeça a todos.  Muitas vezes a banca irá lhe pedir algumas alterações na sua tese, o que é normal, mas o importante é que você não leve as críticas e sugestões para o lado pessoal.
Esteja atento a todos os requisitos burocráticos e regulamentos da instituição para a entrega do documento revisado.   Fonte: Academique - 09/07/21

Como escrever um projeto de pesquisa de sucesso

1. Elementos obrigatórios do projeto de pesquisa
Normalmente, um projeto de pesquisa é composto por vários tópicos e você precisa ler a fundo o edital para ver o que é obrigatório.
Sim! Pode variar de programa para programa de pós-graduação.
Mas, em geral, você deve escrever título, introdução, referencial teórico, metodologia, resultados esperados, referências e cronograma.
Partindo daí, se você precisar de algum elemento adicional, vai ser muito mais fácil.

2. Título
O título de um projeto de pesquisa precisa ser interessante o suficiente para chamar atenção para seu projeto. Porém, lembre-se: ainda é só um projeto!
Então não precisa passar semanas pensando no titulo mais incrível e criativo.
Nesse momento, o que vale é tentar descrever ao máximo o seu trabalho e usar esse elemento como norte, um direcionamento para o restante do projeto que te ajude a não sair do foco.

3. Introdução
A introdução é aquele elemento central do projeto. Você deve ser capaz de atrair a atenção do leitor e ser direto ao ponto.
Lembre-se que durante uma seleção para pós-graduação, provavelmente seu projeto estará no meio de muitos outros.
Então se sua introdução não estiver clara, objetiva e instigante, as chances do seu projeto passar despercebido aumentam.   Saiba mais Fonte: Academique - 09/07/21

Aumentando as chances de publicação do seu artigo

É necessário muita disciplina, planejamento e tempo para cumprir as metas estabelecidas e terminar o artigo no prazo da publicação. Depois da submissão, rezamos, fazemos promessa para que o artigo seja aceito e ficamos na torcida para receber o e-mail de aprovação do Editor. Não sei se a promessa funciona, mas com certeza durante o processo da escrita do artigo você mesmo pode melhorar as chances do seu artigo ser publicado seguindo algumas dicas.

Escreva seu artigo com capricho. O artigo não pode apresenta muitos erros de digitação e gramaticais, pois ele não irá muito longe. Não pense que os editores o corrigirão para você.

Um bom conteúdo, é claro, é fundamental. Sua pesquisa deve ser diferente do que já foi escrito sobre o tópico em questão, para que ela possa sobressair perante aos editores. Mas, só isso não é o suficiente, pois o texto do seu artigo deve ser objetivo e claro para que o leitor entenda a relevância da sua pesquisa.

Dê uma atenção especial ao seu resumo. Ele deve resumir o artigo, isto é, explicitar as questões centrais da pesquisa e observar os objetivos em consideração. O resumo é a primeira impressão do artigo. Se você não consegue articular seu argumento e sua contribuição ao campo de estudo claramente no resumo, também pode não ter sido suficientemente claro no artigo.

Os editores têm padrões e não podem ser ignorados. Não seguir as orientações  do Guia para Autores de um periódico levará à rejeição automática. Você pode evitar isso usando uma boa lista de verificação e revisando cuidadosamente seu artigo antes do envio.

Cada revista tem um escopo e objetivo específicos. Reserve um tempo para entender os objetivos de cada revista e verifique se o seu artigo atende ao escopo da revista alvo. A primeira etapa do seu processo de escrita deve ser escolher para qual periódico você deseja enviar seu artigo. Ao fazer isso, sua escrita será focada e você diminuirá o risco de enviar o seu artigo para o periódico errado.

Às vezes, os artigos são rejeitados porque estão incompletos. O seu artigo ignora trabalhos relevantes significativos em seu campo ou usa referências desatualizadas? Seus dados e resultados apoiam a conclusão apresentada?

O que você quer que o seu leitor se lembre mais? (provavelmente a sua contribuição para o campo.) Conclusões não são apenas resumos. No final de um artigo, você precisa ter certeza de que seu leitor sai com uma resposta à sua pergunta de pesquisa.

O processo de escrita por trás do seu artigo está totalmente sob seu controle e, com uma boa revisão e planejamento adequados, você estará aumentando as chances de publicação dele em um periódico relevante.    Fonte: Academique - 09/07/21


5 passos para otimizar a leitura de artigos científicos

Você já parou para pensar na quantidade de artigos científicos que lemos para começar a escrever? Se o artigo termina com 30 citações, é muito provável que você tenha lido 50, 100, 200 textos ou até mais! Sem contar as vezes em que lemos mais de uma vez. Mas será que podemos otimizar essa leitura? Veja nossos 5 passos para você otimizar seu tempo.
1. Passe os olhos 
Tenha uma primeira visão geral do texto, sem se preocupar com detalhes. Observe títulos, subtítulos, palavras-chave e data de publicação e tente começar a ter uma ideia dos assuntos e da abordagem do tema.
2. Leia atentamente
Agora, busque identificar o problema do estudo e como ele foi resolvido. Avalie também se a literatura citada é relevante e atualizada, bem como se e as descobertas e reflexões propostas são sólidas. Por fim, identifique se é possível perceber algum viés do pesquisador.
3. Interprete
Chegou a hora de dar mais sentido ao que foi lido.
Ao ler as discussões e resultados, observe questões-chave e novas descobertas.
Dedique um tempo maior a entender cuidadosamente as tabelas e figuras. Em geral, estes elementos ajudam muito a deixar os resultados e conclusões mais claros.
Ao final desta etapa, tenha certeza de que você identificou os pontos principais do artigo científico. Caso contrário, será necessário ler novamente o texto.
4. Faça um resumo
Durante sua leitura, marque e escreva comentários sobre os pontos mais importantes, bem como algumas reflexões que o artigo científico trouxe à sua mente.
Esta estratégia vai ajudar MUITO na hora da escrita pois bastará voltar às suas anotações para ter uma ideia dos pontos a serem referenciados.
5. Faça inferências
Por fim, tenha em mente que nem tudo no artigo está explícito. Você precisa entender as entrelinhas do artigo e possíveis pontos que o autor não se aprofundou.
Para isso, identifique pontos principais do artigo científico buscando expressões como: nossa hipótese é;  propõe-se; os dados sugerem.   Fonte: Academique - 09/07/21

Erros mais comuns ao escrever um resumo para o seu artigo científico

Fazer um resumo não é simples. Ainda mais depois de escrever milhares de palavras e ter que resumi-las em um número muito pequeno. Mas existem alguns erros comuns que podemos tentar evitar. Veja abaixo alguns deles:

Não resumir TODO o seu trabalho
O resumo de um artigo é um resumo do texto todo. Ou seja, se seu estudo tem introdução, revisão de literatura, método, resultados, discussão e conclusão, isso significa que TODAS estas partes devem estar no resumo, em geral, através de uma ou duas frases.

Incluir MUITO ou NENHUM contexto
É muito comum ver textos fazendo quase uma introdução da introdução e outros em que o autor pressupõe que o leitor já sabe de tudo e, por isso, não precisa escrever. Os dois casos devem ser evitados, tanto para deixar o texto mais claro, como para garantir que o problema de pesquisa foi bem justificado. 

Não incluir palavras-chave
Pela forma como as bases de dados funcionam, é cada vez mais importante incorporar ao texto do resumo suas principais palavras-chave. Dessa forma, você garante que seu texto será indexado e encontrado mais facilmente, o que inclusive certamente irá ajudar nas suas chances de obter mais citações. 

Dedicar pouco tempo à escrita
Em geral, o resumo é a última coisa a ser escrita. Porém, quando chega essa hora, já estamos cansados e não damos a devida importância. O problema é que o resumo é a vitrine do nosso artigo, a primeira coisa que as pessoas lerão. Portanto, todo tempo dedicado será recompensado com maiores chances do seu artigo chamar a atenção do leitor.

Não seguir as regras do guia para os autores da publicação
Cada revista científica tem suas características próprias e isso também se aplica aos resumos. É importantíssimo ficar atento ao número mínimo e máximo de palavras e a outras regras sobre a escrita do resumo. E não se esqueça: resumo NÃO tem parágrafo! 
Fonte: Academique - 09/07/21

Frases acadêmicas para usar no artigo científico

RESUMO

Recentemente, houve um interesse renovado em _____.
Nesse sentido, diversos estudos relacionados a ______ demonstraram que ______.
No entanto, não foram encontradas pesquisas que abordassem _____.
Assim, o objetivo principal do estudo foi investigar ______.
Para isso, utilizou-se _____.
Os dados indicaram que ______.
Esses resultados dão suporte à visão de que ______.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, houve diversos avanços no campo de ____.
Recentemente, viu-se um grande interesse por ____.
_____ tem sido objetivo de diversas pesquisas desde a metade do século XX.
O debate sobre ____ tem ganhado relevância em razão de ____.
Evidências recentes sugerem que ____.
Dessa forma, observa-se o surgimento de um problema desafiador no campo do _____.
Diante de tal contexto, observa-se que ____ emerge como um novo problema a ser investigado.
Os objetivos desta pesquisa são determinar para identificar ____.
Entretanto, poucos autores têm-se focado em ____ como forma de abordar tal questão.
A maioria dos estudos na área de ____ focou-se apenas em ____, criando assim uma lacuna na literatura científica.
O principal desafio enfrentado por muitos pesquisadores da área é ____. Dessa maneira, este estudo propõe ____.
Os conceitos de ____ e ____ são centrais para _____.

Saiba mais.   Fonte: Academique - 09/07/21

08 julho 2021

Desenvolvimento da cultura wiki nas universidades é tema de evento on-line

As possibilidades de ação da comunidade acadêmica no desenvolvimento do conteúdo disponível nos projetos da Fundação Wikimedia é tema de debate da próxima edição do evento FAU em prosa, promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O evento terá transmissão on-line no dia 12 de julho, a partir das 17 horas, no Canal do Youtube da FAU.
O debate Cultura Wiki nas Universidades: panorama e possibilidades também pretende abordar uma visão geral sobre as frentes de atuação da Wikimedia, exemplos de boas práticas e relatos de experiências que mostrem a estudantes e docentes como contribuir e como tirar proveito das atividades ligadas ao universo Wiki.
Cultura Wiki
Universidades de diversos países têm estimulado estudantes, pesquisadores e docentes a participarem da cultura wiki, que é o hábito de compartilhar o conhecimento gerado nessas instituições em plataformas de acesso aberto ao público, como a Wikimedia, que tem como projeto mais famoso a Wikipédia, enciclopédia multilíngue de licença livre, baseada na web e escrita de maneira colaborativa. O principal objetivo da cultura wiki nas universidades é democratizar o acesso a informações de qualidade produzidas pelos seus pesquisadores e técnicos.
Na USP, a plataforma Wiki é utilizada por algumas iniciativas, como os projetos que atuam com os museus – Museu Paulista, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Arqueologia e Etnologia, o Glam de Bibliotecas da USP, e o  Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) Neuromat, um centro de estudos e pesquisas em matemática e áreas derivadas da neurobiologia. O impacto dessa participação é visível nos números, quando vemos que os conteúdos disponibilizados por grupos da USP em textos, fotos e vídeos contabilizam ao menos 88,4 milhões de acessos no site.    Fonte: Jornal da USP - 08/07/21


Grupo de readequação do ano acadêmico divulga comunicado sobre início do segundo semestre letivo

De acordo com o documento, as aulas teóricas, tanto na graduação quanto na pós-graduação, deverão ser iniciadas por meio remoto

O Grupo de Trabalho responsável pelo Plano USP de Readequação do Ano Acadêmico (GT PRAA) divulgou hoje, dia 7 de julho, um comunicado sobre o planejamento do segundo semestre letivo de 2021.
De acordo com o documento, as aulas teóricas, tanto na graduação quanto na pós-graduação, deverão ser iniciadas por meio remoto. Novas orientações com relação ao retorno presencial deverão ser comunicadas. Em situações excepcionais pontuais, desde que respeitados os protocolos de biossegurança, as unidades poderão promover aulas e atividades práticas presenciais, conforme fora especificado anteriormente pelo GT.
Para evitar prejuízos às atividades de pesquisa e de pós-graduação, estas podem continuar a ocorrer, desde que respeitados os protocolos de biossegurança, a critério de cada unidade considerando as suas especificidades.
As atividades de cultura e extensão devem continuar a acontecer preferencialmente por meio remoto. Os servidores docentes e técnico-administrativos que já foram imunizados, qualquer que seja a vacina, podem retornar às atividades presenciais 14 (quatorze) dias após terem recebido a segunda dose ou a dose única.
O comunicado reitera, ainda, a necessidade de que a comunidade universitária mantenha o estrito seguimento às normas de segurança sanitária. As pessoas, incluindo as já imunizadas, devem manter o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento físico, a higienização constante das mãos, além das demais medidas de biossegurança. Clique aqui para acessar o documento.
As implicações do decreto nº 65.849, 6 de julho de 2021, serão consideradas no próximo comunicado.
O GT PRAA é coordenado pelo vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes, e formado pelos professores André Lucirton Costa, Edson Cezar Wendland, Gerson Aparecido Yukio Tomanari, Mônica Sanches Yassuda e Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho. O grupo é responsável pelo desenvolvimento e pela atualização do Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais, que define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária para a viabilização progressiva das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi, que estão suspensas desde o dia 17 de março do ano passado, por conta da pandemia da covid-19.  
Fonte: Jornal da USP - 07/07/21


07 julho 2021

Piracicaba e os desafios para se tornar uma Smart City

Na pauta, os desafios de formatar o Plano Piracicaba de Cidade Inteligente para os próximos 25 anos, considerando questões como conectividade nas zonas urbana e rural, sistemas de segurança e monitoramento mais eficientes, semáforos e iluminação pública inteligentes, ampliação das áreas verdes, saneamento adequado em todas as regiões da cidade, uso racional da água, entre outros temas ligados à tecnologia voltada para o bem-estar das pessoas. Confira aqui!    
Fonte: ESALQNet - 07/07/21




Qual o papel das universidades para o progresso da América Latina?

USP e a Times Higher Education organizam encontro on-line nos dias 13 e 14 de julho para discutir a atuação das universidades latino-americanas no desenvolvimento da sociedade e as mudanças que surgiram a partir da pandemia

Como o ensino superior em toda a América Latina pode desenvolver estratégias para construir capacidade, adaptar-se à digitalização, aumentar o impacto estratégico e melhorar a percepção pública do papel das universidades na sociedade? Essa é apenas uma das questões que serão debatidas durante o THE Latin American Universities Summit 2021
O encontro on-line será realizado nos dias 13 e 14 de julho e vai reunir líderes de universidades da América Latina e seus parceiros institucionais em todo o mundo. O evento é organizado pela USP em parceria com a consultoria britânica de educação superior Times Higher Education. 
A abertura do THE Latin American Universities Summit 2021 será no dia 13 de julho, às 8h30, com o reitor da USP Vahan Agopyan e um dos diretores do THE Phil Baty. Alunos, professores e funcionários da Universidade podem se inscrever gratuitamente neste link
A ideia é que nesses dois dias de evento se possa discutir a internacionalização das universidades latino-americanas e como elas podem fortalecer seu trabalho nas ciências humanas e sociais, reforçar suas parcerias com o setor privado e reposicionar-se como agentes de mudanças positivas.
O encontro também contará com o anúncio ao vivo do THE Latin America University Rankings 2021, ranking que avalia mais de 400 universidades latino-americanas. No ano passado, a USP ficou na segunda posição. Durante o anúncio, serão examinados os dados mais recentes do THE.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 06/07/21


06 julho 2021

Estudo avança no entendimento da vassoura-de-bruxa, doença que derrubou a produção de cacau no Brasil

A doença conhecida como vassoura-de-bruxa foi o motivo da maior crise já ocorrida na cacauicultura brasileira. Causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, essa enfermidade provoca deformação, apodrecimento e morte nas partes afetadas dos cacaueiros, que adquirem a aparência de vassouras velhas – daí o nome que lhe foi dado. Endêmica na região amazônica, a vassoura-de-bruxa propagou-se pelo sul da Bahia em 1989. Como decorrência, o Brasil, que chegou a ser o segundo maior produtor mundial, com safras de mais de 400 mil toneladas de cacau em meados da década de 1980, teve sua produção reduzida para cerca de 100 mil toneladas na década de 2000.
Um estudo realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP) e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), com parcerias no país e no exterior, traz agora novas e importantes informações sobre o processo de infecção pelo M. perniciosa. Os resultados foram divulgados no periódico New Phytologist.
“Demonstramos, pela primeira vez, que o fungo sintetiza o hormônio citocinina. E esse hormônio, direta ou indiretamente, altera o equilíbrio hormonal da planta, levando ao crescimento excessivo dos tecidos infectados. Ocorre nesses tecidos algo semelhante a um câncer, que modifica o metabolismo e drena a energia da planta, competindo com a produção dos frutos e o crescimento das raízes. Por essa razão, a vassoura-de-bruxa debilita e leva à queda na produtividade dos cacaueiros”, diz o engenheiro agrônomo Antônio Figueira, professor titular do CENA-USP e coordenador da pesquisa.  Saiba maisFonte: Agência FAPESP - 06/07/21

Como se escreve na universidade? Laboratório da USP promove oficinas para contar

Disponíveis no YouTube, as oficinas do Laboratório de Letramento Acadêmico abordam os principais gêneros da produção textual acadêmica; alunos podem solicitar atendimento

Seja na graduação ou na pesquisa, a escrita acadêmica é uma necessidade comum a estudantes de qualquer área. A escrita é uma forma de avaliação que acompanha a trajetória de alunas e alunos, desde fichamentos, resumos e relatórios até os grandes trabalhos finais, como TCCs, dissertações e teses.
Mesmo fora do contexto universitário, o texto faz parte da produção do conhecimento em sua forma escrita ou oral. Mas como saber se o seu texto está adequado para cada situação de comunicação?
O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP é um espaço colaborativo para aprimorar a escrita. Desde 2011, promove ações de tutoria a estudantes da Universidade e, mais recentemente, passou a produzir eventos abertos ao público. São jornadas, rodas de conversa e oficinas que auxiliam estudantes e pesquisadores a escreverem de maneira autônoma e crítica.
Semelhante à atuação dos grandes centros de escrita, o LLAC atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais de graduandos e pós-graduandos. O objetivo é identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.
Além de auxiliar o público da USP na redação de trabalhos acadêmicos, o laboratório também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 05/07/21


05 julho 2021

Gratuidades e descontos: confira as vantagens de ser aluno da USP

Benefícios no ambiente virtual vão de contas premium em aplicativos que ajudam na organização a acesso gratuito em bibliotecas virtuais


Você sabia que estudantes, professores e outros funcionários da USP podem se cadastrar em diversas plataformas e usar vários serviços gratuitamente ou com desconto? Na maioria dos aplicativos e programas, basta apenas cadastrar-se com o e-mail institucional (@usp.br) para que os benefícios sejam validados.
Os serviços de tecnologia são providos, adquiridos e gerenciados pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) e os de publicações digitais têm a gestão da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), ambos órgãos da Universidade. 
Confira as oportunidades disponíveis.   Fonte: ESALQ-USP - 05/07/21

TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ online

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas.
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O candidato deverá apresentar documento de identidade, ou seja, RG no dia da prova.
O próximo exame será aplicado online no dia 17 de julho de 2021 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 12/07/21. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” e da “Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP” terão taxas especiais, ou seja, R$240,00.
Como será uma aplicação online, os requisitos abaixo devem ser seguidos: 
1.  Um email pela Mastertest será enviado a eles para que confirmem seu  cadastro.
2. Para a realização do teste é necessário que os alunos postem seus documentos até 5 dias antes da data da aplicação neste link http://masterlinks.com.br/agendamentoremotocandidato/.
Documentos necessários:
    a)  Check System do computador onde será realizado o teste (orientações nos requisitos)
    b)  Termo de responsabilidade preenchido e assinado
    c)  Documento atualizado com foto e CPF (não pode ter mais que 10 anos de emissão)
Os candidatos que não enviarem esses documentos até a data solicitada não poderão realizar o teste.
3.  O score online será enviado por e-mail em até 48 horas.
Fonte: Centro de Estudos Linguísticos - ESALQ-USP - 05/07/21

Pesquisa inovadora avaliou a recuperação de nitrogênio pela planta de milho


Artigo científico do Dr. Pedro Garcia, publicado no periódico “Agronomy” e intitulado “15N-Fertilizer Recovery in Maize as an Additional Strategy forUnderstanding Nitrogen Fertilization Management with Blends of Controlled-Release and Conventional Urea“, como parte da Tese de Doutorado, defendida em 23/06/2021, e intitulada: “Nitrogen (15N) use efficiency for fertilization managements of maize and common bean using mixtures of polymer-sulfur coated urea and conventional urea“.
O grande desafio da nutrição de plantas é fornecer nutrientes visando atender à exigência diária das culturas, evitando perdas e sendo economicamente viável. A ureia é a principal fonte de nitrogênio (N) para a cultura do milho por apresentar baixo custo e maior teor de N comparado com outras fontes, porém o milho normalmente recupera menos de 50% do N que foi aplicado usando a ureia. Isso ocorre em decorrência das perdas que essa fonte proporciona quando aplicada na superfície do solo, sendo necessário realizar duas ou mais aplicações visando atender a demanda de N pelo milho. Fertilizantes de liberação controlada como é o caso da ureia revestida com enxofre e polímero prometem fornecer N com um melhor sincronismo com a cultura em uma única aplicação. Para conhecer quanto o milho recuperou do N aplicado com a ureia revestida com enxofre e polímero, foi realizado a granulação da ureia enriquecida com 15N no Laboratório de Isótopos Estáveis no CENA-USP e posteriormente essa ureia foi revestida com enxofre e polímero por processo semelhante ao industrial. Foi avaliada a recuperação de N pelo milho usando ureia enriquecida com 15N revestida com enxofre e polímero em misturas com ureia convencional e aplicadas de diferentes maneiras no solo com palha da cultura antecessora. Foi observada uma recuperação pelo milho de 73% do N aplicado usando essas misturas. Esse é o primeiro trabalho avaliando a recuperação de N pela planta usando ureia enriquecida com 15N e recoberta com enxofre e polímero.   Fonte: CENA-USP - 02/07/21

03 julho 2021

A USP chegará em 2022 com confiança e pronta para a nova realidade

Por Luiz Gustavo Nussio, coordenador de Administração Geral da USP, e outros autores

O cenário socioeconômico imposto pela pandemia da covid-19 impactou a vida das pessoas e das organizações sob vários aspectos. E não foi diferente com as instituições públicas, que, apesar do momento inicial sem perspectivas, passaram a reagir ativamente para enfrentar a pior tragédia mundial em tempos recentes.
No caso da USP, a autonomia para planejar e executar as atividades-fim e as atividades-meio permitiu que a tomada de decisões acontecesse de maneira rápida e segura, resultando na não interrupção de suas ações. A importância dessa agilidade foi garantir que o árduo trabalho realizado em anos anteriores não fosse perdido.
Não foi tarefa fácil, mas temos a convicção que a implantação de uma política moderna de gestão administrativa, aliada às medidas práticas de controle de despesas e à busca de mais recursos, possibilitaram que superássemos os obstáculos (que não foram poucos) e, ao mesmo tempo, permitirá à USP iniciar 2022 com resultados positivos e em condições inequívocas de prosperidade sustentável para os próximos anos.
É justo e próprio afirmar que uma instituição com a dimensão da USP somente poderia alcançar esse resultado com o apoio de seus dirigentes e a cooperação de seu corpo funcional. A percepção pública e o reconhecimento social favoráveis à nossa Universidade são fruto de acertos históricos em suas decisões colegiadas e diligentes ações administrativas. O conjunto de competências complementares garantiu resiliência para superar as dificuldades, sem que jamais tivesse arriscado sua estatura acadêmica. Ao contrário, a Universidade experimentou franco crescimento em todas as áreas do conhecimento.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 02/07/21