Além disso, apesar de não ser oficial, a classificação da revista no novo sistema Qualis deverá ser, no mínimo, A2. Tais fatos, sem dúvida, valorizam os artigos que são publicados nos AABC e agradecemos muito aos autores pela confiança e aos editores pelo seu trabalho.
12 julho 2021
Boas novas para a principal revista multidisciplinar editada no Brasil
Além disso, apesar de não ser oficial, a classificação da revista no novo sistema Qualis deverá ser, no mínimo, A2. Tais fatos, sem dúvida, valorizam os artigos que são publicados nos AABC e agradecemos muito aos autores pela confiança e aos editores pelo seu trabalho.
10 julho 2021
09 julho 2021
Desvendando os tipos e nomes da pós-graduação
Pós? Especialização? MBA? Mestrado Acadêmico? Mestrado Profissional? Doutorado? Pós-Doutorado? Lato sensu? Stricto sensu? É tanto nome que facilmente a gente fica confuso.
Mas continue lendo esse post que vamos
explicar direitinho o que é cada tipo e qual o mais adequado para você neste
momento.
A palavra pós, por si só, não diz muita coisa. Poderia servir para qualquer um dos tipos. Mas, em geral, ela é utilizada no sentido de pós-graduação lato sensu ou especialização, isto é, uma pós-graduação de caráter mais amplo e generalista. De acordo com o MEC, só podem ser considerados cursos de pós-graduação lato sensu ou especialização aqueles que tiverem carga horária mínima de 360 horas.
A pós-graduação stricto sensu pode ser dividida entre mestrado e doutorado.
Sua principal característica é aprofundar mais nos temas e exigir uma dedicação maior dos alunos em termos de disponibilidade de horário e produção escrita.
No
Brasil, tradicionalmente, os programas de mestrado e doutorado tendem a ser
mais voltados para a área acadêmica e para a formação de professores e
pesquisadores.
Porém,
nos últimos anos, começaram a surgir diversos cursos de mestrado e doutorado
profissionais, justamente com o intuito de fornecer uma formação mais
aprofundada para quem não busca a carreira acadêmica.
Em
geral, os cursos de mestrado e doutorados acadêmico são gratuitos ou possuem
isenção de mensalidade, e ainda podem oferecer bolsas, mesmo em algumas
universidades privadas.
Saiba mais. Fonte: Academique - 09/07/21
Quer ser um pesquisador mais produtivo?
A atividade de pesquisa é muito desgastante, gerando
para o pesquisador um alto nível de stress. Conseguir verba para projeto,
monitorar os prazos, gerenciar pessoas, etc. são exemplos de desafios que o
pesquisador tem de lidar para prosseguir com seu trabalho. Saber administrar os
diversos aspectos que envolvem a atividade de pesquisa e, ao mesmo tempo, ser
um pesquisador produtivo não é uma tarefa fácil. Então veja aqui algumas dicas
que talvez possam lhe ajudar.
Seja
organizado
Atualmente ninguém pode dizer que não tem uma agenda para
organizar seu dia a dia. São vários aplicativos disponíveis no celular, sites
na internet ou mesmo a “velha” agenda de papel que ajudam na organização do
nosso dia. Esqueceu de uma reunião, não prestou conta dos gastos, não sabe que
dia é hoje.... se você já se viu em algumas dessas situações, com certeza, seu
trabalho de pesquisa foi impactado.
Defina
metas realistas
Definir metas realistas a serem alcançadas, com certeza, irá lhe
ajudar, como pesquisador, porque você estará consciente sobre quais serão os
objetivos que devem ser atingidos, e quando isso deverá acontecer. Mas seja
realista!!! Avalie os recursos disponíveis.
Gerencie
seu tempo
Os pesquisadores geralmente são apaixonados por suas pesquisas e
frequentemente trabalham longas horas, perdendo a noção do tempo. Se você
tentar realizar muitas tarefas simultaneamente, o resultado mais provável é que
ao final do dia você ficará com a impressão de que sua pesquisa não
"caminhou" como esperado. Fazer um bom planejamento, saber dizer não,
e tomar cuidado com as distrações são algumas dicas para que seu tempo
realmente seja usado de forma mais inteligente.
Faça
pequenos intervalos
Fazer pausas é bom para a sua mente. Você terá um desempenho
melhor se fizer uma pausa e tiver outras atividades na sua vida sem ser a
pesquisa. As soluções para problemas aparentemente insolúveis podem vir de uma
mente renovada.
Mantenha-se
informado
Manter-se informado é uma questão crítica para o pesquisador.
Mas como fazer isso tendo de lidar com esse fenômeno da hiperinformação? A
primeira coisa a ser feita é definir com clareza o foco de seu interesse. A
seguir, identificar as melhores fontes de informação (sites, periódicos,
pesquisadores, etc.) e criar uma rotina para monitorar o que está acontecendo
na sua área.
Seja
proativo
Pense em todos os requisitos da pesquisa para garantir que eles sejam atendidos em tempo e antecipe quaisquer desafios que seu projeto de pesquisa possa enfrentar ao longo do tempo. Em outras palavras, é imprescindível preparar-se adequadamente para enfrentar esses desafios. Fonte: Academique - 09/07/21
Sobrevivendo ao dia da defesa: como se preparar
A melhor maneira de se preparar para sua defesa é praticar sua apresentação várias vezes. Se puder, encontre uma sala semelhante à sala que você usará e pratique a apresentação para seus amigos ou colegas. Ao praticar, não se esqueça de marcar a duração e verifique se não está muito acima ou abaixo do seu limite de tempo.
Também pode ser útil observar as defesas de outras pessoas para que você saiba o que esperar. No dia da sua defesa ou alguns dias antes, se puder, vá à sala em que você apresentará e verifique se é possível testar sua apresentação no equipamento disponível. Preste atenção especial se suas imagens, tabelas e gráficos são exibidos corretamente.
No dia da defesa
Chegue uma hora antes da sua apresentação e verifique se tudo está preparado na sala. Não tente memorizar exatamente sua apresentação e, definitivamente, não leia diretamente dos slides. Fale de maneira natural, em voz alta e olhando para a banca. As pessoas tendem a falar mais rápido quando estão nervosas; portanto, respire fundo e tente desacelerar enquanto você está se apresentando. Vista-se apropriadamente e não se esqueça: use sapatos confortáveis. Se você estiver batendo as mãos nervosamente, pegue um ponteira laser ou uma caneta para ter algo nas mãos enquanto está apresentando.
Lidando com perguntas
A parte da defesa que deixa a maioria das pessoas nervosa é ter que responder a perguntas da banca ou da plateia após a apresentação. A banca não está tentando lhe prejudicar, mas apenas se certificando de que você conhece seu material. A coisa mais importante a lembrar é que não há problema em dizer que você não sabe a resposta para uma pergunta! Se não entender a pergunta, peça para repetir.
Depois da defesa
No final de sua apresentação, sorria, e agradeça a todos. Muitas vezes a banca irá lhe pedir algumas alterações na sua tese, o que é normal, mas o importante é que você não leve as críticas e sugestões para o lado pessoal.
Esteja atento a todos os requisitos burocráticos e regulamentos da instituição para a entrega do documento revisado.
Como escrever um projeto de pesquisa de sucesso
Aumentando as chances de publicação do seu artigo
É necessário muita
disciplina, planejamento e tempo para cumprir as metas estabelecidas e terminar
o artigo no prazo da publicação. Depois da submissão, rezamos, fazemos promessa
para que o artigo seja aceito e ficamos na torcida para receber o e-mail de
aprovação do Editor. Não sei se a promessa funciona, mas com certeza durante o
processo da escrita do artigo você mesmo pode melhorar as chances do seu artigo
ser publicado seguindo algumas dicas.
Escreva
seu artigo com capricho. O artigo não pode apresenta muitos erros de digitação
e gramaticais, pois ele não irá muito longe. Não pense que os editores o
corrigirão para você.
Um bom
conteúdo, é claro, é fundamental. Sua pesquisa deve ser
diferente do que já foi escrito sobre o tópico em questão, para que ela possa
sobressair perante aos editores. Mas, só isso não é o suficiente, pois o texto
do seu artigo deve ser objetivo e claro para que o leitor entenda a relevância
da sua pesquisa.
Dê
uma atenção especial ao seu resumo. Ele deve
resumir o artigo, isto é, explicitar as questões centrais da pesquisa e
observar os objetivos em consideração. O resumo é a primeira impressão do
artigo. Se você não consegue articular seu argumento e sua contribuição ao
campo de estudo claramente no resumo, também pode não ter sido suficientemente
claro no artigo.
Os
editores têm padrões e não podem ser ignorados. Não seguir as orientações
do Guia para Autores de um periódico
levará à rejeição automática. Você pode evitar isso usando uma boa lista de
verificação e revisando cuidadosamente seu artigo antes do envio.
Cada
revista tem um escopo e objetivo específicos.
Reserve um tempo para entender os objetivos de cada revista e verifique se o
seu artigo atende ao escopo da revista alvo. A primeira etapa do seu processo
de escrita deve ser escolher para qual periódico você deseja enviar seu artigo.
Ao fazer isso, sua escrita será focada e você diminuirá o risco de enviar o seu
artigo para o periódico errado.
Às
vezes, os artigos são rejeitados porque estão incompletos. O seu artigo ignora
trabalhos relevantes significativos em seu campo ou usa referências
desatualizadas? Seus dados e resultados apoiam a conclusão apresentada?
O
que você quer que o seu leitor se lembre mais? (provavelmente a sua
contribuição para o campo.) Conclusões não são apenas resumos. No final de um
artigo, você precisa ter certeza de que seu leitor sai com uma resposta à sua
pergunta de pesquisa.
O
processo de escrita por trás do seu artigo está totalmente sob seu controle e,
com uma boa revisão e planejamento adequados, você estará aumentando as chances
de publicação dele em um periódico relevante.
5 passos para otimizar a leitura de artigos científicos
Erros mais comuns ao escrever um resumo para o seu artigo científico
Fazer um resumo não é simples. Ainda mais depois de escrever milhares de palavras e ter que resumi-las em um número muito pequeno. Mas existem alguns erros comuns que podemos tentar evitar. Veja abaixo alguns deles:
Não resumir TODO o seu trabalho
O resumo de um artigo é um resumo do texto todo. Ou seja, se seu estudo tem
introdução, revisão de literatura, método, resultados, discussão e conclusão,
isso significa que TODAS estas partes devem estar no resumo, em geral, através
de uma ou duas frases.
Frases acadêmicas para usar no artigo científico
RESUMO
INTRODUÇÃO
08 julho 2021
Desenvolvimento da cultura wiki nas universidades é tema de evento on-line
O debate Cultura Wiki nas Universidades: panorama e possibilidades também pretende abordar uma visão geral sobre as frentes de atuação da Wikimedia, exemplos de boas práticas e relatos de experiências que mostrem a estudantes e docentes como contribuir e como tirar proveito das atividades ligadas ao universo Wiki.
Cultura Wiki
Universidades de diversos países têm estimulado estudantes, pesquisadores e docentes a participarem da cultura wiki, que é o hábito de compartilhar o conhecimento gerado nessas instituições em plataformas de acesso aberto ao público, como a Wikimedia, que tem como projeto mais famoso a Wikipédia, enciclopédia multilíngue de licença livre, baseada na web e escrita de maneira colaborativa. O principal objetivo da cultura wiki nas universidades é democratizar o acesso a informações de qualidade produzidas pelos seus pesquisadores e técnicos.
Na USP, a plataforma Wiki é utilizada por algumas iniciativas, como os projetos que atuam com os museus – Museu Paulista, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Arqueologia e Etnologia, o Glam de Bibliotecas da USP, e o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) Neuromat, um centro de estudos e pesquisas em matemática e áreas derivadas da neurobiologia. O impacto dessa participação é visível nos números, quando vemos que os conteúdos disponibilizados por grupos da USP em textos, fotos e vídeos contabilizam ao menos 88,4 milhões de acessos no site. Fonte: Jornal da USP - 08/07/21
Grupo de readequação do ano acadêmico divulga comunicado sobre início do segundo semestre letivo
As atividades de cultura e extensão devem continuar a acontecer preferencialmente por meio remoto. Os servidores docentes e técnico-administrativos que já foram imunizados, qualquer que seja a vacina, podem retornar às atividades presenciais 14 (quatorze) dias após terem recebido a segunda dose ou a dose única.
O comunicado reitera, ainda, a necessidade de que a comunidade universitária mantenha o estrito seguimento às normas de segurança sanitária. As pessoas, incluindo as já imunizadas, devem manter o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento físico, a higienização constante das mãos, além das demais medidas de biossegurança. Clique aqui para acessar o documento.
07 julho 2021
Piracicaba e os desafios para se tornar uma Smart City
Qual o papel das universidades para o progresso da América Latina?
USP e a Times
Higher Education organizam encontro on-line nos dias 13 e 14 de julho para
discutir a atuação das universidades latino-americanas no desenvolvimento da
sociedade e as mudanças que surgiram a partir da pandemia
06 julho 2021
Estudo avança no entendimento da vassoura-de-bruxa, doença que derrubou a produção de cacau no Brasil
Um estudo realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP) e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), com parcerias no país e no exterior, traz agora novas e importantes informações sobre o processo de infecção pelo M. perniciosa. Os resultados foram divulgados no periódico New Phytologist.
“Demonstramos, pela primeira vez, que o fungo sintetiza o hormônio citocinina. E esse hormônio, direta ou indiretamente, altera o equilíbrio hormonal da planta, levando ao crescimento excessivo dos tecidos infectados. Ocorre nesses tecidos algo semelhante a um câncer, que modifica o metabolismo e drena a energia da planta, competindo com a produção dos frutos e o crescimento das raízes. Por essa razão, a vassoura-de-bruxa debilita e leva à queda na produtividade dos cacaueiros”, diz o engenheiro agrônomo Antônio Figueira, professor titular do CENA-USP e coordenador da pesquisa. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 06/07/21
Como se escreve na universidade? Laboratório da USP promove oficinas para contar
Disponíveis no YouTube, as oficinas do
Laboratório de Letramento Acadêmico abordam os principais gêneros da produção
textual acadêmica; alunos podem solicitar atendimento
Mesmo fora do contexto universitário, o texto faz parte da produção do conhecimento em sua forma escrita ou oral. Mas como saber se o seu texto está adequado para cada situação de comunicação?
O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP é um espaço colaborativo para aprimorar a escrita. Desde 2011, promove ações de tutoria a estudantes da Universidade e, mais recentemente, passou a produzir eventos abertos ao público. São jornadas, rodas de conversa e oficinas que auxiliam estudantes e pesquisadores a escreverem de maneira autônoma e crítica.
Semelhante à atuação dos grandes centros de escrita, o LLAC atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais de graduandos e pós-graduandos. O objetivo é identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.
Além de auxiliar o público da USP na redação de trabalhos acadêmicos, o laboratório também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 05/07/21