- Dual-Laser Trace Gas Monitor
- Micro X-Ray Fluorescence System
- Cromatógrafo a Líquido de Alta Eficiência
- Espectrômetro de Emissão Óptica para Libs
- Espectrômetro de Massa Delta V Advantage
- Sistema de Imagem SeedReporter Camera Spectral & Colour
- Sistema de Imagem Videometerlab
- Multifocus Digital Radiography System
- QuantStudio 5 Real-Time PCR System (qPCR)
04 agosto 2021
CENA Multi - Centrais de Equipamentos Multiusuários
Comissão de Relações Internacionais do CENA-USP
Sage Research Methods trial disponível na USP até 30 de setembro
O SAGE Research Methods apoia a pesquisa em todos os níveis, fornecendo material para orientar os usuários em todas as etapas do processo de pesquisa. Quase todos em uma universidade estão envolvidos em pesquisas, desde alunos aprendendo a conduzir pesquisas a professores que conduzem pesquisas para publicação ou bibliotecários que oferecem treinamento em habilidades de pesquisa. SAGE Research Methods tem a resposta para cada um desses grupos de usuários, a partir de uma definição rápida de dicionário, um exemplo de estudo de caso de um pesquisador da área, um conjunto de dados de ensino para download, um título de texto completo da série Quantitative Applications in the Social Sciences, ou um vídeo tutorial mostrando a pesquisa em ação. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 04/08/21
Informe CNPq 8 – Atualização sobre o retorno do acesso aos sistemas
O CNPq informa que está disponível o acesso aos currículos da Plataforma Lattes nas seguintes condições:
1. Por meio do acesso direto ao currículo a partir do ID Lattes, escrevendo, no campo de endereço do seu navegador: lattes.cnpq.br/[número do ID]
2. Por meio de busca textual pelo endereço: buscatextual.cnpq.br/buscatextual
3. A base de dados conta com atualizações feitas até às 18h do dia 23 de julho, dia de início da indisponibilidade dos sistemas.
4. Não será possível, neste momento, fazer atualizações dos currículos, mas está disponível a opção de impressão e download.
5. O trabalho de restauração dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações.
Lembramos que, devido ao elevado número de acessos que a base provavelmente terá, o sistema pode apresentar alguma lentidão.
Em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso, entrem em contato com o CNPq por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br.
03 agosto 2021
Qual a diferença entre o Portal de Teses da Capes e as BDTDs do IBICT?
1) Portal de Teses da CAPES
(http://capesdw.capes.gov.br/), que é o sistema online oficial do governo
brasileiro para depósito de teses e dissertações brasileiras, vinculado ao
Ministério da Educação (MEC).
2)
Banco de Teses do IBICT (http://bdtd.ibict.br/pt), que é um mecanismo de busca
que integra todos as Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações (BDTD) das
universidades brasileiras que utilizam o sistema BDTD do IBICT.
O que há em comum entre os dois portais é que ambos possibilitam a pesquisa de teses e dissertações de diversas universidades ao mesmo tempo. A vantagem do Portal de Teses da CAPES é que contém todas, sem exceção, as teses e dissertações brasileiras, por ser o local para deposito obrigatório, o que não ocorre no Banco de Teses do IBICT. Por outro lado, o Banco de Teses do IBICT tem a vantagem de remeter diretamente ao texto completo da tese ou dissertação por meio de link para o arquivo no repositório da universidade onde o trabalho foi defendido, o que não ocorre no Portal de Teses da CAPES.
No Portal de Teses da CAPES não é possível o acesso ao texto completo da tese ou dissertação pois o repositório só contém o resumo da mesma e eventualmente o link para o site onde se encontra o texto completo, quase sempre, o site da própria universidade onde a tese ou dissertação foi defendida. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 03/08/21
FAPESP atualiza normas para Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior
As normas da BEPE contêm as diretrizes do apoio da FAPESP para que bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado Direto, Doutorado e Pós-Doutorado realizem estágios de curta ou média duração como parte integrante da bolsa no país, viabilizando o intercâmbio de pesquisadores em formação com grupos de pesquisa no exterior.
A atualização das normas da BEPE incluiu o detalhamento do processo de análise, que reúne a definição dos critérios de análise e uma listagem com as deficiências mais frequentemente observadas nas solicitações.
Foi alterado o processo de análise das BEPEs: as solicitações passarão a ser submetidas a análises colegiadas periódicas, favorecendo a aplicação homogênea dos referenciais de excelência estabelecidos pela FAPESP com base na experiência de análise de grande quantidade de solicitações.
A FAPESP também passa a recomendar que as propostas de BEPE sejam submetidas, sempre que possível, com antecedência de seis meses em relação à data prevista para início do estágio, considerando o tempo necessário para análise da solicitação. Tal recomendação é importante para que, caso a bolsa seja aprovada, o bolsista possa tomar as providências necessárias para a viagem, como obtenção de visto ou compra de passagens, em tempo hábil e sem a necessidade de alteração de vigência.
As novas normas incluem alteração no período mínimo de reativação da bolsa no país exigido no retorno do bolsista ao Brasil, de modo a viabilizar a aplicação e o repasse dos conhecimentos e resultados obtidos no estágio no exterior para o projeto de pesquisa desenvolvido no Estado de São Paulo. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 03/08/21
02 agosto 2021
Mobilidade acadêmica - Horizonte limitado
Cientistas
que passam toda a carreira em uma mesma instituição tendem a ter agendas de
pesquisa menos ambiciosas e produção de baixo impacto, diz estudo
Patentes - A conclusão de um ciclo
Encerramento de programa de proteção à
propriedade intelectual da FAPESP indica evolução na capacidade de transferir
conhecimento científico para a sociedade
O cenário se transformou nessas duas décadas. Com o advento da Lei de Inovação, em 2004, e de aperfeiçoamentos na legislação de ciência e tecnologia aprovados em 2016, universidades e centros de pesquisa assumiram o protagonismo da proteção à propriedade intelectual por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), instâncias encarregadas de promover o patenteamento de invenções e licenciá-las para exploração econômica. Em 2019, 270 instituições públicas e privadas do país gerenciavam suas políticas de inovação por meio desses núcleos, vários deles com formato de agência, de acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - ago. 2021
COVID-19 Proteção cruzada
Estudos preliminares sugerem que combinar duas vacinas diferentes pode ser útil para combater a pandemia
Outro fator que impulsiona esse tipo de pesquisa é o relato de raríssimos efeitos colaterais graves, como tromboses, em pessoas, especialmente mulheres, que receberam a primeira dose da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com o laboratório farmacêutico AstraZeneca. Para indivíduos com risco maior de apresentar efeitos colaterais que já receberam uma dose da vacina da AstraZeneca, alterar o tipo de imunizante a ser administrado na segunda aplicação poderia ser uma alternativa mais recomendável. Em vários países, como Reino Unido, Espanha, Suécia, França e Itália e Canadá, pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca estão sendo autorizadas a receber a segunda aplicação de outro imunizante, geralmente o da Pfizer/BioNTech, feito a partir da tecnologia de RNA mensageiro. No Brasil, o Ministério da Saúde não autorizou oficialmente esse procedimento, mas a prefeitura do Rio de Janeiro está aplicando o imunizante da Pfizer como a segunda dose em grávidas e puérperas que receberam inicialmente a vacina da AstraZeneca. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - ago. 2021
Trechos copiados da Wikipedia
A Elsevier foi alertada pelo químico Thomas Rauchfuss, pesquisador da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, que, por sua vez, soube do caso ao conversar com um editor da Wikipedia baseado na Finlândia. Constatada a má conduta, a editora enviou uma mensagem de agradecimento a Rauchfuss: “Gostaríamos de informar que investigamos a alegação de plágio e descobrimos que muitas seções do livro foram retiradas da Wikipedia ou de fontes semelhantes, conforme você indicou. Vamos tornar o livro indisponível em todas as nossas plataformas e retirá-lo de todos os nossos revendedores”. Fonte: Pesquisa FAPESP - ago. 2021
Covid-19: recomendações para salvaguarda de acervos em Bibliotecas
- É improvável que alguém possa infectar-se ao manusear, por exemplo, um livro de biblioteca. No entanto, como essas gotículas e, portanto, o vírus, se deposita em superfícies, espera-se que as dos itens em acervos podem ser depósito do vírus, e por isso, transmissores. Dessa maneira, é cauteloso proceder como se confirmadamente tais itens fossem transmissores.
- Estudos realizados até o momento mostram que o vírus da COVID-19 pode ficar em superfícies por vários dias. Para metal, vidro e plástico, estima-se até 9 dias; para papel estima-se de 4 a 5 dias; e para madeira até 4 dias. Foi verificado que, no geral, o vírus permanece em superfícies de 4 a 9 dias.
- Todos os especialistas e conservadores ouvidos nos artigos consultados são absolutamente contra a limpeza do acervo utilizando produtos como desinfetantes, cloros e álcool, seja em aerossol ou líquidos.
- O motivo da não recomendação de limpeza é simples: tais produtos têm grande potencial para danificar livros e outras peças de valor, por vezes de maneira irreversível. Podem causar oxidação, dissolução de tintas, de anotações, desbotamento da cor, etc. É preferível isolar o acervo, a coleção, e os itens por um período de tempo em que o vírus não sobreviva mais.
- Utilizar raios UV também não é recomendado: podem causar forte oxidação e, no geral, não é possível o alcance em todos os “cantos” do item.
- Para livros que possam ter estado em contato com o vírus, o desinfetante mais eficiente seria justamente não fazer nada – esperar e manter os livros em quarentena por pelo menos 14 dias. Evita-se duas coisas: a transmissão, e danificá-los com a aplicação de materiais de limpeza. Saiba mais. Fonte: CRB-8 - 02/08/21
Mês de agosto com treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES
- Entrar na área de treinamentos;
- Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
- Clicar em “Solicitar inscrição”;
- Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.
Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail ou telefone com as Bibliotecas, caso tenham dúvidas.
Lembramos que as Bibliotecas oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações. Consulte o website http://www.aguia.usp.br e explore as opções em acesso aberto ou por meio de acesso remoto VPN USP. Fonte: AGUIA - 28/07/21
Sistema GIP - GRS e novos procedimentos
Melhorando a reprodutibilidade em pesquisas científicas
A reprodutibilidade é um princípio importante do método científico. Isso significa que um resultado obtido por um experimento ou estudo observacional deve ser alcançado novamente com alto grau de concordância quando o estudo é replicado com a mesma metodologia por diferentes pesquisadores. Somente depois de uma ou várias dessas replicações bem-sucedidas, o resultado deve ser reconhecido como conhecimento científico. Nas últimas décadas, tem havido uma preocupação crescente de que muitos resultados científicos publicados falhem no teste de reprodutibilidade, evocando uma crise de reprodutibilidade ou replicabilidade.