20 setembro 2021
17 setembro 2021
Wikipédia não é fonte científica
A Wikipédia é uma ótima fonte de pesquisa inicial sobre um determinado assunto. Há artigos muito bons, porém... lembre-se: ela é uma plataforma colaborativa e sem cunho científico. Inclusive o próprio site não recomenda seu uso dessa forma. O site diz "Aconselhamos cuidado especial ao usar a Wikipedia como fonte para projetos de pesquisa. O uso acadêmico normal da Wikipedia e de outras enciclopédias é para obter os fatos gerais de um problema e reunir palavras-chave, referências e indicações bibliográficas, mas não como uma fonte em si. Lembre-se de que a Wikipedia é um wiki. Qualquer pessoa no mundo pode editar um artigo, excluindo informações precisas ou adicionando informações falsas, que o leitor pode não reconhecer. Portanto, você provavelmente não deveria estar citando a Wikipedia." Fonte: Academique - 17/09/21
Acesso aos conteúdos disponíveis na base GedWeb
Tal iniciativa atende, especialmente, uma demanda dessa documentação técnica por parte da graduação da Universidade. O serviço é aberto a toda comunidade USP.
Caso o usuário deseje acessar o conteúdo fora da Universidade há duas formas:
1. Usando a Senha Única da USP | https://uspdigital.usp.br | Após a autenticação, o link aparecerá no final da página.
Aviso - O acesso aos conteúdos disponíveis na base GedWeb são restritos à comunidade USP, ficando proibida sua distribuição por quaisquer meios. Fonte: SEF-USP - set. 2021
Novo link submarino de internet vai acelerar a cooperação científica entre Brasil e Europa
Como parte dos procedimentos de inauguração, a equipe do Centro de Análise Regional de São Paulo (SPRACE), projeto ligado ao Núcleo de Computação Científica da Universidade Estadual Paulista (NCC-Unesp), conduziu uma série de experimentos para demonstrar o potencial do novo cabo, que deverá impactar a colaboração científica entre as duas margens do Atlântico. Dedicado a pesquisas na área de física de altas energias, o SPRACE foi criado em 2003, com apoio da FAPESP. Durante os experimentos, foram transmitidos dados entre São Paulo e Lisboa, onde está instalado o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), e entre São Paulo e as instalações do Centro Europeu para Pesquisas Nucleares (Cern). A taxa de transmissão de dados entre São Paulo e os centros de pesquisa europeus alcançou os 100 gigabits por segundo, propiciando um ganho de quase dez vezes sobre a atual velocidade de transmissão. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 17/09/21
16 setembro 2021
Assista no YouTube o ciclo de seminários do CENA
O Canal USP mostra as atividades da Universidade na sala de aula, nos auditórios e nos laboratórios
15 setembro 2021
Inscrição para a série de Webinars Informativos sobre testes de Certificação Internacional
Os webinars serão gratuitos, oferecidos na modalidade virtual e ministrados em Português.
- 1º Webinar: 21/09 | 10h-11h | Webinar sobre o TOEFL iBT, e TOEFL Home Edition
- 2º Webinar: 23/09 | 16h-17h | Webinar sobre o TOEFL Essentials
- 3º Webinar: 29/09 | 16h-17h | Webinar sobre o GRE General Test
Data limite para inscrições: 17 de setembro de 2021, até às 12:00
(horário de Brasília).
As inscrições devem ser realizadas pelo Formulário Oficial da USP.
Fonte: AUCANI - 15/09/21
Rede de bibliotecas vai unir 40 universidades de língua portuguesa em plataforma digital
Iniciativa da Universidade de Macau que vai
incrementar intercâmbio de pesquisadores e estudantes será formalizada dia 16,
no encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa; USP integra
acordo de cooperação
A chamada Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau e os Países de Língua Portuguesa (ABAMAPLP) reunirá universidades de sete países, a Associação de Universidades de Língua Portuguesa e o Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa. A assinatura se realizará de forma virtual (via Zoom) no dia 16 de setembro, durante o XXX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, às 16h.
Como resultado, será constituída uma plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa, bem como uma plataforma digital on-line. Nela, as 40 universidades terão acesso a livros e materiais didáticos em português e em chinês. A plataforma já foi adquirida pela UM.
O presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) da USP, Jackson Bittencourt, acredita que o acordo permitirá maior fluxo entre os acervos digitais das universidades, especialmente no contexto de colaboração internacional. “Além do incremento em intercâmbios de pesquisadores e alunos que eventualmente ficarão interessados nesses acervos em língua portuguesa, principalmente aquela produção anterior ao século XX. Sem dúvida nenhuma, existe uma riqueza de material bibliográfico muito grande, boa e ainda inexplorada”, afirma. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 14/09/21
Laranjeiras transgênicas são resistentes às principais doenças bacterianas de citros, mostram testes
O estudo foi realizado no Laboratório de Biotecnologia de Plantas Hortícolas do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ, em parceria com pesquisadores do Instituto Biológico de São Paulo, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Fruticultura). Saiba mais.
14 setembro 2021
Laranjeiras transgênicas são resistentes às principais doenças bacterianas de citros, mostram testes
Pesquisa em Piracicaba mostrou que algumas plantas geneticamente
modificadas são resistentes contra o cancro cítrico e o "greening"
(HLB ou amarelão)
Pesquisas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
(Esalq) da USP, em Piracicaba, mostraram resultados promissores no uso de
laranjeiras doces de cultivar Hamlin geneticamente modificadas resistentes ao greening (também
conhecido como huanglongbing [HLB] ou amarelão dos citros) e ao
cancro cítrico, doenças bacterianas que representam grandes dificuldades para o
cultivo dessa espécie. Sendo o Brasil o maior produtor mundial de laranja e
maior exportador de suco concentrado, essas ferramentas têm grande valor na
busca pela diminuição do uso de agrotóxicos, o que traria vários benefícios em
termos de diminuição do impacto ambiental e dos riscos para agricultores, por
exemplo.
“O trabalho foi feito em laboratório, sob
condições controladas, pois a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança
(CTNBio), órgão competente de fiscalização, é muito rigorosa e não é permitido
fazer esse tipo de experimento fora de condições controladas”, explica ao Jornal da USP o
pesquisador Matheus Luís Docema, engenheiro agrônomo que estudou, em sua tese
de doutorado, a resposta dessas plantas transgênicas à infecção por essas
doenças. A pesquisa foi orientada pelo professor Francisco de Assis Alves
Mourão Filho, junto ao Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia.
O estudo foi realizado no Laboratório de
Biotecnologia de Plantas Hortícolas do Departamento de Produção Vegetal da
Esalq, em parceria com pesquisadores do Instituto Biológico de São Paulo, do
Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP e da Empresa Brasileira
de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa Fruticultura).
Agenda de treinamentos e webinars para pesquisadores e alunos - 2º semestre de 2021
Nos meses de setembro e outubro de 2021, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) está promovendo diversas oportunidades de capacitação para docentes, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e graduação, e demais interessados.
Participe conosco destas reuniões online gratuitas e abertas. Registre-se para participar. Na véspera do evento, enviaremos por e-mail um lembrete e o link para o Webinar. O Certificado será fornecido àqueles que tiverem efetivamente. Fonte: AGUIA - set. 2021
13 setembro 2021
Portal de Periódicos CAPES apresenta calendário de treinamentos de setembro
- Realizar login no Meu Espaço;
- Entrar na área de treinamentos;
- Selecionar a turma que se encaixe melhor no perfil do interessado;
- Clicar em “Solicitar inscrição”;
- Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.
10 setembro 2021
A liderança da USP na América Latina
Dos 13 indicadores agrupados em cinco categorias (ensino, inovação, internacionalização, investimento em pesquisa e citações) na 18.ª edição do World University Rankings, a USP ficou entre as 100 melhores em duas – ensino e pesquisa. No conjunto, ela se manteve no grupo entre 201 e 250 melhores instituições, a mesma posição que alcançou em 2020. Com isso, a USP ficou ao lado da Universidade de Waterloo, do Canadá; da Universidade de Surrey, do Reino Unido; da Universidade de Tel-Aviv, de Israel; e da Universidade da Coreia, da Coreia do Sul.
Ao todo, a Times Higher Education avaliou 1,6 mil universidades de 99 países. Das dez primeiras posições, nove são universidades americanas. As três instituições mais bem colocadas foram, pela ordem, a Universidade de Oxford, o Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade Harvard. Das universidades brasileiras, 59 foram classificadas. A segunda mais bem posicionada no World University Rankings foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou no grupo entre 401-500. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/09/21
Decisão difícil por um retorno seguro
Os reitores da USP, da Unesp e da Unicamp – Vahan
Agopyan, Pasqual Barretti e Antonio José de Almeida Meirelles, respectivamente
– publicaram artigo no jornal “Folha de S. Paulo” sobre retomada das atividades
presenciais
Estamos convencidos de que a formação dos futuros profissionais não se restringe às atividades em salas de aula e laboratórios. Há a necessidade de oferecer outras atividades técnico-científicas em conjunto com ações culturais, esportivas e sociais, que só podem ser devidamente usufruídas quando os estudantes estão nos campi.
Tanto alunos quanto professores e servidores estão exaustos em função das demandas decorrentes das atividades remotas. Particularmente, os alunos com maior vulnerabilidade social, que necessitam do apoio institucional, são os mais prejudicados pelo afastamento dos campi.
É nosso dever mostrar à sociedade as especificidades das universidades de pesquisa, nas quais os alunos, em um mesmo dia, podem ter aulas com turmas distintas e, muitas vezes, em edifícios e unidades diferentes. Nessas condições, os cuidados sanitários precisam ser criteriosos. Tivemos exemplos negativos no exterior que não precisamos repetir.
Ao tomarmos a decisão pelo retorno presencial em maior escala, ainda que as universidades nunca tenham parado, este se fará com base na ciência e no respeito à vida, pautado em quatro pilares fundamentais: vacinação, biossegurança, proteção social e monitoramento da pandemia. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/09/21