18 janeiro 2022


Guia para detectar revistas predatórias

Em 2008, um bibliotecário da Universidade do Colorado em Denver (EUA), Jeffrey Beall, batizou um fenômeno emergente de “revistas predatórias”. Essas publicações fraudulentas, a antítese da qualidade científica, têm se multiplicado nos últimos anos como uma consequência negativa da digitalização e, mais especificamente, dos modelos de acesso aberto em que os autores dos artigos arcam com os custos de edição. Esse sistema é conhecido como “estrada de ouro”, não só para os periódicos que impõem essa prática, mas também para alguns dos autores.
A principal falha dos periódicos predatórios é que eles mal realizam processos de revisão dos manuscritos que recebem, o que agiliza o processo. Eufemisticamente, eles próprios se gabam de sua velocidade de publicação. Claro, eles aceitam a maioria dos documentos que recebem para atingir seu objetivo principal: cobrar dos autores.
Os autores devem demonstrar satisfação e, portanto, não sofrem rejeições ou modificações (na verdade, melhorias) dos originais. Estes devem obter resultados em curto prazo para atender às demandas das autoridades acadêmicas. Por exemplo, para obter credenciamentos, prazos de seis anos ou justificar o financiamento de projetos.
O resultado é que os trabalhos publicados por essas revistas carecem da validação da comunidade científica e seus resultados não são confiáveis. Em áreas como a biomedicina, eles podem até ter repercussões fatais.   Saiba mais.   Fonte: Latindex - 17/01/22


Plataforma de ex-alunos da USP auxilia a gestão universitária

Com quase 100 mil ex-alunos cadastrados, a plataforma Alumni vai muito além de um espaço para o reencontro de ex-alunos, ela fornece dados que podem impactar na gestão tanto das unidades como da administração central

A USP é muito mais que salas de aulas e laboratórios, tem muita vida nos campi, as atividades culturais, esportivas, sociais e políticas são inúmeras e a maioria dos alunos gosta da experiência de vida que teve na Universidade”, esse é somente um dos motivos que justificam o aumento de mais de 300% no número de cadastrados na Plataforma Alumni nos últimos anos, segundo o reitor Vahan Agopyan. 
O software por trás da plataforma Alumni foi criado em 2015 por uma startup de três diplomados da Escola Politécnica (Poli) da USP, Etienne Cartolano, Allan Veiga e Marcelo Burdelis, e em outubro de 2016 foi lançada para toda a USP. Em abril de 2018, no início da gestão do professor Agopyan, foi oficializada como o Programa Alumni USP e passou de cerca de 20 mil cadastrados para mais de 96 mil até o final de 2021. 
O programa Alumni USP é coordenado pelos professores Marina Helena Cury Gallotini, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, e Fernando Josepetti Fonseca, da Escola Politécnica (Poli) da USP, que já atuavam na plataforma desde 2016.
As ações atrativas aos ex-alunos incluem desde direito a e-mail @alumni.usp.br, passando por utilização de ferramentas do G Suite USP com armazenamento ilimitado do Google Drive, download do Diploma Virtual Certificado para estudantes que se formaram a partir de 2014, acesso ao acervo digital da USP com conteúdos on-line, livros, periódicos e produção técnica, utilização do wi-fi da rede Eduroam nos campi da Universidade para acesso gratuito à internet até vários cupons de descontos em atividades de lazer, educação e cultura. Veja aqui as vantagens de ser um Alumni USP.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 17/01/22

17 janeiro 2022

Aplicativo móvel Bibliotecas USP

      
  • Você pode ​buscar no ​acervo da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica da USP​ diretamente do seu iPhone, iPod Touch ou iPad.
  • Encontre o endereço de uma Biblioteca da USP, busque por um livro, encontre a Biblioteca da USP que o possui e verifique sua disponibilidade.
  • Logue-se aos sistemas USP e veja sua lista de itens emprestados, histórico de empréstimos e lista de reservas. Reserve e renove as publicações diretamente no aplicativo.    
  • Defina listas de desejos, sugestões e referências com as publicações encontradas. Exporte as listas por e-mail ou para o seu DropBox.
  • Ache a localização de uma biblioteca da USP através de um mapa e verifique os horários de funcionamento, telefones e e-mail.
  • Esse aplicativo utiliza conexão de dados do celular ou rede Wi-Fi. O aplicativo é gratuito.
  • Você ainda pode usar a câmera para ler um código de barras ​de ISBN/ISSN ​e verificar se existe a publicação em alguma biblioteca da USP.


Preprints: a evolução do seu papel na comunicação científica

O artigo discute a história e o papel dos preprints nas ciências da vida dentro do cenário em mudança da ciência aberta. Concentra-se no crescimento exponencial de preprints como modelo de publicação e nos desafios associados à manutenção da infraestrutura técnica e ao estabelecimento de modelos de negócios sustentáveis. Um preprint é um manuscrito acadêmico publicado pelo(s) autor(es) em um repositório ou plataforma para facilitar o compartilhamento aberto e amplo de trabalhos iniciais sem quaisquer limitações de acesso. Existem atualmente mais de 60 servidores de preprints representando diferentes domínios temáticos e geográficos, cada um evoluindo de forma diferente com base em padrões de adoção e ética disciplinar. Este briefing será de uma ajuda inestimável para aqueles que desejam entender  esse modelo de publicação em rápida evolução.   Fonte: Latindex - 17/01/22

FAPESP e Baylat apoiarão a realização de workshops em São Paulo e na Baviera

A FAPESP e o Centro Universitário da Baviera para a América Latina (Baylat) anunciam uma nova chamada de propostas para apoiar a realização de workshops. Será apoiada a realização de dois eventos por proposta selecionada, organizados por pesquisadores do Estado Livre da Baviera, na Alemanha, em cooperação com pesquisadores de instituições no Estado de São Paulo. Os eventos deverão contar com participação de pesquisadores em início de carreira e estudantes de doutorado que estejam prestes a defender tese. 
O objetivo principal dos workshops deverá ser a construção de vínculos para futuras colaborações e o avanço na carreira dos pesquisadores da Baviera e de São Paulo. Propostas serão aceitas em todas as áreas de conhecimento, incluindo multidisciplinares.
Um dos workshops deverá ser organizado no Estado de São Paulo e o outro no Estado Livre da Baviera. O primeiro workshop deverá ocorrer entre 1º de agosto de 2022 e 31 de julho de 2023. O segundo workshop deverá ocorrer entre 1º de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024.
O processo seletivo para participantes deve ser público e aberto e divulgado em vários canais, além de promover, também para coordenadores e mentores, a acessibilidade, diversidade e a paridade de gêneros.
Proponentes no Estado de São Paulo devem ser ou ter sido pesquisadores principais ou responsáveis de Auxílios à Pesquisa financiados pela FAPESP de pelo menos uma das seguintes modalidades de apoio: Temático, Auxílio Regular, Jovem Pesquisador, Centro de Pesquisa em Engenharia ou Aplicada (CPE/CPA), Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) ou Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). A chamada de propostas com instruções de submissão está publicada em: https://fapesp.br/15207.   Fonte: Agência FAPESP - 17/01/22


Pandemia e infodemia: crises e desafios para o diálogo entre ciência e sociedade

A ampla constatação da gravidade da pandemia da covid-19 ocasionalmente não nos permite perceber outras questões determinantes dos sucessos ou insucessos para seu enfrentamento. Assim, um agravante a ser compreendido e mitigado trata-se da infodemia, que se sobrepõe ao quadro sanitário crítico que a humanidade enfrenta com a covid-19. A infodemia é um efeito colateral dos benefícios propiciados pela conectividade digital e consiste em um excessivo volume de (des)informação não aferida que circula rapidamente a respeito de um problema, fazendo com que sua resolução seja dificultada. Direto ao “x” da questão: a forma como desinformação, fakenews e teorias conspiratórias estão sendo disseminadas certamente está dificultando para que governos e sociedade se organizem para enfrentar a crise. A infodemia está degradando a já não tão exemplar relação entre ciência e sociedade.  Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 14/01/22

Inovando para garantir uma Universidade cada vez mais segura

No final de 2021 foram inauguradas as novas bases dos campi de Pirassununga e São Carlos, e nas próximas semanas deverão ser inauguradas as bases de Lorena, Piracicaba, Ribeirão Preto, Quadrilátero Direito-Saúde e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
Centros de Monitoramento
Todas as bases da Guarda Universitária abrigam os Centros de Monitoramento Eletrônico, que armazenam as imagens das câmeras instaladas nos respectivos campi e recebem as chamadas do aplicativo de segurança.
Nas portarias foram instaladas câmeras LPR, que identificam e armazenam dados dos veículos e motos que entram e saem dos campi. As informações geradas são enviadas, em tempo real, ao Detecta, o sistema de monitoramento inteligente da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Recentemente, além das câmeras instaladas, os Centros de Monitoramento também passaram a receber as imagens geradas por 12 drones adquiridos pela Superintendência e distribuídos para todos os campi.
Equipados com câmeras termográficas, que possibilitam a visão noturna e a diferenciação de pessoas e animais, os drones são utilizados para vistorias em grandes áreas – o que é especialmente importante nos campi de Piracicaba e Pirassununga –, detecção e combate de incêndios e também para avaliação de telhados de prédios da Universidade. Cerca de 60 agentes de segurança e outros servidores da área administrativa já receberam treinamento para operar os drones.   Saiba mais.   Jornal da USP - 14/01/22

16 janeiro 2022

Grupo de Trabalho discutirá educação a distância na pós-graduação stricto sensu

O GT-EaD estudará medidas para garantir a qualidade para cursos novos de mestrado e doutorado, na modalidade de Educação a Distância

A Presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, nomeou um grupo de trabalho para identificar e propor melhorias aos processos relacionados à avaliação de entrada e permanência de programas de pós-graduação (PPG) 
stricto sensu, na modalidade de Educação a Distância (GT-EaD). Com isso, a Fundação pretende garantir o atendimento às expectativas de qualidade da comunidade acadêmico-científica e aos padrões esperados para o Sistema Nacional de Pós-Graduação. A decisão foi tomada após qualificados diálogos com a academia, observando a necessidade de conferir segurança ao tema.
Portaria Gab nº 9/2022, que criou o Grupo de Trabalho-EaD, foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, 12. Conforme o documento, o colegiado terá como parte de seus objetivos formular propostas e recomendações, ligadas à Educação a Distância na pós-graduação stricto sensu, ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e à Diretoria de Avaliação da CAPES (DAV). Além disso, caberá ao GT-EaD fornecer subsídios para as propostas de cursos novos (APCN) em EaD, no âmbito da Fundação.
Para tanto, o GT se dispõe, ainda, a receber e consolidar propostas e sugestões da comunidade acadêmica que contribuam para as discussões referentes à educação a distância nos programas de pós-graduação stricto sensu. Do mesmo modo, estão previstas a formulação de propostas de seminários e atividades periódicas para instruir e orientar, previamente, as instituições quanto às exigências para a submissão de propostas de cursos novos de pós-graduação stricto sensu na modalidade de Educação a Distância (EAD), de modo a que alcancem a qualidade esperada para o Sistema Nacional de Pós-Graduação.   Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 14/01/22

15 janeiro 2022

O lucrativo negócio das publicações científicas

O negócio de publicação científica tornou-se particularmente lucrativo. Os lucros das empresas, estimados em vários bilhões de euros, só são comparáveis ​​aos das grandes empresas de tecnologia. Mas não é apenas um negócio lucrativo. As editoras científicas transformaram profundamente as regras de como é realizado o que muitos consideram o maior espetáculo do mundo: a ciência e seu progresso.
As editoras científicas transformaram profundamente as regras de como é realizado o que muitos consideram o maior espetáculo do mundo: a ciência e seu progresso.
Ser editor acadêmico de uma revista é um mérito de prestígio: uma ânsia de distinção que não está ao alcance de qualquer um
O cenário científico atual é composto quase que exclusivamente por estudos focados em burlar o filtro editorial de prestígio e agilidade para não reduzir a chamada produtividade científica.
Este artigo examina algumas das figuras mais proeminentes na evolução da publicação científica, juntamente com sua influência na prática da própria ciência. Fonte: Latindex - 15/01/22

14 janeiro 2022

Saiba como funciona o autoteste de Covid-19, que Ministério da Saúde solicitou à Anvisa

Na quinta-feira (13), o Ministério da Saúde solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a avaliação do uso de autotestes de Covid-19 no Brasil. A utilização no país depende de registro e autorização concedidos pela Agência.
No pedido à Anvisa, a pasta diz que pretende expandir a Ação Testa Brasil para permitir o autoteste rápido de antígeno para pessoas sintomáticas e assintomáticas “com foco na monitorização de situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no território nacional”.
Critérios de avaliação dos testes
Os exames, que podem ser feitos em casa, permitem realizar o acompanhamento das condições da doença. No entanto, os testes não são conclusivos para o diagnóstico segundo a Anvisa. De acordo com a agência, a utilização de autotestes como medida de saúde pública deve considerar diversos aspectos, incluindo a orientação quanto ao uso dos exames pela população, medidas de segurança, a observação de limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais do local que será utilizado e intervalo de leitura.   Saiba mais.   Fonte: CNN Brasil - 14/01/22
Leia também: Por que a ômicron é tão contagiosa e outras 6 perguntas sobre a variante

Corredor Caipira: mais de 700 mudas de árvores nativas são plantadas em Piracicaba e São Pedro

O projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” realizou o plantio de mais de 700 mudas de árvores nativas no distrito de Tupi, em Piracicaba, e no município de São Pedro. Cerca de 100 pessoas participaram das duas ações, que aconteceram no formato de oficina-mutirão, de forma a promover a educação ambiental. O “Corredor Caipira” é realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA) da ESALQ-USP e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), com patrocínio da Petrobras.
A ação mais recente aconteceu no último sábado, 4/12, no entorno da Nascente Modelo (Ecoponto), área de preservação permanente situada no bairro Alpes das Águas, em São Pedro, e reuniu a participação de mais de 70 pessoas, entre alunos da Escola Municipal Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin, voluntários e a equipe do Corredor Caipira. 
A ação aconteceu em parceria com o projeto Verde Novo, da EPTV, afiliada da TV Globo, e teve apoio da prefeitura e do conselho do meio ambiente local. Cerca de 500 mudas de árvores nativas foram plantadas nessa oportunidade, como Ipês, Jequitibás, Jatobás e Angicos.   
Saiba mais.   Fonte: Comunicação FEALQ - 14/01/22

Programa de Apoios Fealq: submissões devem atender nova frequência de análise no primeiro semestre de 2022

Quem busca o Programa de Incentivos da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) para apoio financeiro à realização de atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão deverá submeter os pedidos de acordo com nova frequência de análise ao longo do primeiro semestre de 2022. A mudança se dá em conformidade com a Política de Apoios, documento produzido por um subcomitê ligado ao Conselho Curador da entidade, visando ao aperfeiçoamento contínuo da governança.
A Política institui quatro linhas de apoio: ao ensino (bolsa graduação e auxílio pós-graduação), à pesquisa e inovação (auxílio para apresentação de trabalhos em evento, auxílio viagem e auxílio para publicação de artigo em revista científica), extensão (material para eventos) e apoio de interesse da comunidade.
A partir desse documento e suas diretrizes, um regulamento deve ser aprovado pela Diretoria da Fealq até o fim do primeiro semestre. De janeiro a junho de 2022, acontece o período transitório, com as solicitações e avaliação dos pedidos devendo seguir calendário específico. Os critérios de análise, por sua vez, permanecem pautados no procedimento atual.
A Política de Apoios pode ser acessada na íntegra pelo site da Fealq, em https://bit.ly/3Fodo8ZVeja calendário detalhado.   Fonte: Comunicação FEALQ - 14/01/22

FEALQ - Apoiadora de parcerias que geram conhecimento

Desde 1976, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz viabiliza a docentes e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo, atuantes principalmente no agronegócio, a celebração de contratos com quaisquer outros segmentos da sociedade brasileira ou estrangeira. Do ponto de vista de empresas, órgãos de governo e demais instituições, a Fealq é a “porta de entrada” para o relacionamento formal com docentes e pesquisadores da USP. Atualmente, a Fealq gerencia projetos da ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), do CENA-USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e da FZEA-USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), de Pirassununga.
A Fealq é entidade de direito privado, sem fins lucrativos, signatária do Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo, que regulamenta a gestão administrativa e financeira dos projetos desenvolvidos entre membros da USP e instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras. Sua estrutura lhe permite atuar também como gestora de projetos exclusivos da iniciativa privada. Parceiros da Fealq recebem suporte jurídico, administrativo, financeiro e trabalhista para a realização de seus trabalhos – pesquisas, eventos ou cursos (presenciais e a distância).   Saiba mais.   Fonte: FEALQ - 14/01/22

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O constante trabalho do Portal de Periódicos para a comunidade acadêmica científica

O Portal de Periódicos apresentou importantes ações, em 2021. A nova interface do Portal foi lançada, treinamentos especiais voltados para o aprimoramento do novo Portal foram disponibilizados para os usuários e a divulgação dos webinários produzidos pelas editoras parceiras do Portal seguiram sendo sucesso entre o público acadêmico.
Com o lançamento da nova interface, a equipe do Portal preparou treinamentos específicos para os usuários aperfeiçoarem a navegação no novo Portal. Diversas funcionalidades foram disponibilizadas e a busca única foi a mudança mais significativa da nova interface.
Os webinários produzidos pelas editoras parceiras do Portal também foram destaques. Os temas que mais fizeram sucesso entre a comunidade acadêmica foram os voltados para a publicação científica.
O Portal de Periódicos trabalhou para fazer o seu melhor e já vislumbra, em 2022, muitas oportunidades de se aproximar ainda mais da comunidade acadêmica. Que o ano seja cheio de conhecimento e disseminação do conteúdo científico a todos que buscam informação científica de qualidade.
Lembrem-se! Os treinamentos on-line do Portal de Periódicos da CAPES são gratuitos e ensinam como otimizar a pesquisa por meio de cada tipo de busca. De 17 a 31 de janeiro acontecerão treinamentos especiais voltados para o aperfeiçoamento da navegação na nova interface. Acessem Treinamentos – Calendário e saibam mais!    
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 13/01/22