28 janeiro 2022



Cinco palestras sobre a publicação de livros abertos


Jeroen Sondervan reflete sobre a série OA Workouts: Scholars at Work que ele organizou para a Open Access Books Network, discutindo o que foi aprendido e o que outros podem tirar desses exemplos de atividades acadêmicas abertas.   Fonte: AGUIA - 27/01/22

Plataforma de inovação inscreve doutorandos da USP para dar visibilidade a pesquisas e projetos

A Agência USP de Inovação (Auspin), responsável por gerir a política de inovação da USP, está convidando alunos de doutorado da universidade para participarem do Levantamento das Competências dos Pesquisadores. A ideia é que os participantes façam parte da Hub USP Inovação, plataforma que pretende dar visibilidade às especialidades e áreas de atuação dos pesquisadores. O cadastro é feito a partir do preenchimento do formulário, neste link. A Hub USP de Inovação facilita a busca e contato com especialistas para quem procura o estabelecimento de parcerias acadêmicas, projetos de inovação, aplicação prática do conhecimento, entrevistas na mídia e outras oportunidades. O Hub tem como propósito a criação de um ambiente favorável à cooperação entre a Universidade e a sociedade, enquanto fortalece o desenvolvimento de pesquisas, a transferência de tecnologia e, consequentemente, a inovação. O público-alvo do levantamento também são os docentes da Universidade, incluindo colaboradores, seniores e visitantes, além dos próprios pesquisadores da USP que atuam nos laboratórios ou grupos de pesquisa.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 27/01/22

Manual de Adoção de Competências FAIR para Instituições de Ensino Superior

Conheça o mais recente resultado do projeto FAIRsFAIR para apoiar a adoção das competências FAIR nos currículos académicos e nos programas de formação.  As atividades do projeto FAIRsFAIR em torno do objetivo de promover a implementação de uma cultura de dados FAIR nas Instituições de Ensino Superior (IES), têm resultado na disponibilização de materiais e ferramentas para auxiliar os vários intervenientes nos processos da gestão de dados de investigação a adotar as melhores práticas. 

Este Handbook, publicado em 16 de dezembro de 2021, tem como principal objetivo apoiar as IES a implementar a formação sobre os princípios FAIR nos seus currículos e ensino, disponibilizando material prático, como modelos de planos de formação, informação de suporte entre outros. Oferece informação prática para as universidades desenvolverem novas atividades de ensino e formação que possam apoiar a adoção de competências de gestão de dados de investigação e de dados FAIR em nível de mestrado e doutoramento. Resulta de um trabalho colaborativo coordenado pelo FAIRsFAIR e que contou com a participação de 35 autores de 16 países, especialistas de diferentes áreas disciplinares.

Os planos de formação focam-se numa variedade de tópicos, incluindo dados FAIR, Planos de Gestão de Dados, repositórios, criação e reutilização de dados. Além disso, oferece perfis de competências FAIR e resultados de aprendizagem para os níveis de mestrado e doutoramento, bem como informação sobre a conceção de cursos e a implementação dos princípios FAIR em nível institucional.

Tem como público-alvo membros das Instituições de Ensino Superior que: criam e lecionam aulas e cursos (professores, formadores); concebem, adaptam e implementam currículos (coordenadores de programas doutorais; conduzem formação e apoio a estudantes de doutoramento e investigadores em início de carreira (equipas de suporte, formadores); implementam os princípios FAIR nas estratégias institucionais, políticas, fluxos de trabalho administrativos, etc. 

1 Motivation                                      4 Teaching and training designs for FAIR
2 About this book                              5 FAIR lesson plans
3 FAIR Skills and Competences       6 Implementing FAIR

Manual de Adoção de Competências FAIR para Instituições de Ensino Superior

Conheça o mais recente resultado do projeto FAIRsFAIR para apoiar a adoção das competências FAIR nos currículos académicos e nos programas de formação.

As atividades do projeto FAIRsFAIR em torno do objetivo de promover a implementação de uma cultura de dados FAIR nas Instituições de Ensino Superior (IES), têm resultado na disponibilização de materiais e ferramentas para auxiliar os vários intervenientes nos processos da gestão de dados de investigação a adotar as melhores práticas. Um dos mais recentes recursos disponibilizados é o Adoption Handbook “How to be FAIR with your data: a teaching and training handbook for higher education institutions.

Este Handbook, publicado em 16 de dezembro de 2021, tem como principal objetivo apoiar as IES a implementar a formação sobre os princípios FAIR nos seus currículos e ensino, disponibilizando material prático, como modelos de planos de formação, informação de suporte entre outros. Oferece informação prática para as universidades desenvolverem novas atividades de ensino e formação que possam apoiar a adoção de competências de gestão de dados de investigação e de dados FAIR ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento. Resulta de um trabalho colaborativo coordenado pelo FAIRsFAIR e que contou com a participação de 35 autores de 16 países, especialistas de diferentes áreas disciplinares.

Dez regras simples para desenvolver materiais de formação FAIR

A necessidade de produzir e disponibilizar materiais de formação em acesso aberto – apresentações, exercícios, etc – é cada vez maior, tendo sido acentuada pela situação pandémica. Adicionalmente, para todos os que fazem formação em Ciência Aberta, é importante praticar o que ensinamos e partilhar os conteúdos em acesso aberto. O artigo Ten simple rules for making training materials FAIR oferece aos formadores algumas regras simples para tornar os seus materiais de formação FAIR, permitindo que outros os encontrem, (re)utilizem e adaptem.

Regra 1: Planeie como partilhar os seus materiais de formação online
Regra 2: Melhore a possibilidade de encontrar os seus materiais de formação, descrevendo-os adequadamente
Regra 3: Atribua um identificador unívoco aos seus materiais de formação
Regra 4: Disponibilize os seus materiais de formação online
Regra 5: Defina regras de acesso aos seus materiais de formação
Regra 6: Use um formato interoperável nos seus materiais de formação
Regra 7: Torne os seus materiais de formação reutilizáveis por outros formadores
Regra 8: Torne os seus materiais de formação reutilizáveis pelos participantes na formação
Regra 9: Faça os seus materiais de formação suscetíveis a contribuições
Regra 10: Mantenha os seus materiais de formação atualizados


27 janeiro 2022

A Nuvem da Ciência Aberta da Europa (EOSC) em construção…

A visão deste projeto - EOSC Future – é a criação de um “Sistema de Sistemas” – um ambiente integrado composto, por dados, por serviços, por produtos e infra-estruturas de investigação abertas, que serão disponibilizadas, acedidas e utilizadas pelos investigadores europeus. Estes investigadores receberão formação e suporte para fazer uso de todos os recursos e soluções que estarão disponíveis na European Open Science Cloud - EOSC. Pretende-se assim criar, de forma faseada, uma teia de recursos científicos que sejam abertos e/ou Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis (FAIR), equipados com serviços adequados que permitam a sua exploração. O projeto EOSC Future pretende integrar e expôr os inúmeros recursos disponíveis na comunidade científica em geral, sob a forma de plataforma interoperável comum, tornando-os acessíveis.
Este “sistema de sistemas” dará a possibilidade aos pesquisadores europeus de:

  • partilhar, aceder e analisar dados abertos e FAIR;
  • aceder a serviços e produtos de investigação;
  • ter acesso a recursos de vários domínios científicos;
  • reproduzir resultados ou dados combinados para novas atividades de investigação potencialmente interdisciplinares.

Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 27/01/22



Alumni USP disponibiliza novas ferramentas

Duas novas funcionalidades foram disponibilizadas em uma nova versão da plataforma Alumni USP, lançada no dia 29 de maio. Os usuários que já possuem cadastro poderão acessá-las através do link
https://uspdigital.usp.br/alumni. Saiba mais sobre as novas ferramentas:

  • Balcão de oportunidades - Esta ferramenta possibilita o anúncio e busca de vagas de emprego, disponibilizadas pelos próprios ex-alunos. É possível personalizar a pesquisa com filtros de localização, área de atuação, nome do cargo e empresa.

  • Diploma Virtual: A emissão do diploma virtual certificado está disponível apenas para aqueles que concluíram a graduação a partir de 2013 e a pós graduação a partir de 2014. Para obter diplomas anteriores a este prazo, será necessário entrar em contato com a secretaria de ensino da unidade em que o ex-aluno estudou. 

O Alumni USP é o projeto da Universidade de São Paulo que busca reunir antigos alunos da graduação e da pós-graduação. Se você é um ex-aluno e ainda não conhece os benefícios da plataforma, basta se cadastrar em https://uspdigital.usp.br/alumni.   Fonte: Alumni USP


Inauguração do BELLA-T é um marco na cooperação científica entre União Europeia e América Latina

Foi oficialmente inaugurada, nesta quarta-feira (26/1), a conectividade dos trechos terrestres entre Brasil, Argentina e Chile do Programa BELLA (Building Europe Links to Latin America), uma infraestrutura de base que liga diretamente a Europa à América Latina através do cabo submarino EllaLink. O evento aconteceu por meio de videoconferência e contou com a presença de representantes da América Latina, incluindo o Brasil, e da União Europeia.  
A conectividade é um marco histórico para o desenvolvimento da ciência, educação, tecnologia e inovação da América do Sul. Com 6.070 km de infraestrutura, e capacidade de até 600 Gbps, o trecho entre Porto Alegre (BR), Buenos Aires (AR) e Santiago (CL) trará inúmeros benefícios para a pesquisa astronômica no Brasil e para o Programa Copernicus do ChileA conexão beneficiará mais de 1550 campi de ensino e centros de pesquisa no Brasil e no Chile, deixando o caminho livre para uma futura conexão argentina. 
Com a nova estrutura, se intensifica a cooperação entre pesquisadores e organizações europeias e latino-americanas. Além disso, o cabo será de suma importância para os serviços de observação da Terra através do satélite europeu Copernicus, que possui um repositório de dados na Universidade do Chile. A conectividade permitirá que seja compartilhado um grande volume de informações sobre a observação da Terra em maior velocidade.   Saiba mais.
Fonte: Perspectiva RNP - 26/01/22


"Nossa gestão visa à criação de políticas internas que possam ser modelos para a sociedade", afirma novo reitor

O novo reitor e a nova vice-reitora da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda, tomaram posse no dia 26 de janeiro, em sessão solene do Conselho Universitário, realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo. Devido às limitações impostas pelo avanço da pandemia e da gripe no Estado, o evento foi restrito aos membros do Conselho, dirigentes da Universidade e autoridades do Governo.
A cerimônia teve início com a entrada dos membros do Conselho Universitário conduzindo os novos reitor e vice-reitora, ao som de La Primavera, de Vivaldi, executada pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), sob a regência do spalla Claudio Micheletti. Após a abertura dos trabalhos pelo governador de São Paulo, João Doria, a Osusp apresentou o Hino Nacional BrasileiroEm seguida, Carlotti e Maria Arminda leram os termos de compromisso e assinaram os termos de posse. Conforme estabelece o protocolo do cerimonial acadêmico, a etapa seguinte da sessão solene foi a transmissão das vestes talares.    
Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 26/01/22

Plataforma digital auxilia na detecção de notícias falsas

Plataforma virtual desenvolvida por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, auxilia população na detecção de notícias falsas com 96% de precisão. Marcos Jardel Henriques, doutorando em Estatística no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP em São Carlos, explica as principais características da plataforma de detecção de fake news ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição.
De acordo com Jardel, a plataforma foi pensada inicialmente diante do atual contexto globalizado em que a população é bombardeada por informações em todos os meios de comunicação. “Tivemos a ideia de montar uma plataforma para quando as pessoas tivessem dúvida sobre a veracidade de alguma notícia, copiasse uma parte ou a informação toda para verificar”, explica Jardel, que lembra o uso de modelos estatísticos e bancos de dados usados na construção da ferramenta.
Ele esclarece que foram consultadas e coletadas mais de 100 mil notícias em textos para treinar modelos estatísticos com o tipo de semântica e, principalmente, o tipo de vocabulário usado ao longo dos últimos anos. “Depois eles foram testados em outros bancos de dados preparados por outros grupos de pesquisas que trabalham com o processamento de linguagem natural”, diz.
Para consultar se alguma informação é verdadeira ou não, basta acessar fakenewsbr.com, copiar e colar a informação que se quer avaliar e verificar.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 26/01/22


USP oferece mais de 100 disciplinas empreendedoras para seus alunos

Guia organizado pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP oferece um panorama de disciplinas disponíveis em diversos institutos de todos os campi; lista auxilia estudantes que buscam optativas na última interação de matrícula para o 1º semestre


Procurando disciplinas optativas para cursar no 1º semestre? O Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) organizou um guia com mais de 100 disciplinas voltadas ao empreendedorismo e inovação. O conteúdo reúne as matérias oferecidas em diversos institutos, faculdades e campi da USP aos estudantes já matriculados. O objetivo é fornecer um panorama de opções aos estudantes que desejam empreender de alguma maneira, seja criando seus próprios negócios inovadores, iniciativas de impacto social, trabalhando em startups ou até mesmo inovando dentro de grandes empresas.
A lista é dividida em duas partes e destaca algumas disciplinas. Na primeira parte, o NEU selecionou disciplinas voltadas para a criação de startups, que serão realizadas no primeiro semestre deste ano. “Fizemos isso porque a última interação de matrícula para o 1º semestre de 2022 já começou e vai apenas até o dia 30/01”, ressaltou José Carlos Junior, da equipe de marketing do NEU.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 16/01/22


26 janeiro 2022

'Aceitar todos os cookies': o que significa aviso que se tornou mais comum na internet

"Clique para aceitar nossos cookies". É comum encontrar frases como essa ao entrar em um site pela primeira vez ou ao voltar a acessá-lo depois de algum tempo. 
Esses avisos ficaram mais frequentes no Brasil desde o ano passado por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê a possibilidade de multas para quem descumprir regras sobre tratamento de informações. Eles são transferidos para o seu dispositivo e podem servir para vários objetivos, como oferecer mais comodidade. Isso inclui, por exemplo, manter a conta de um serviço ativa para você não precisar preencher login e senha toda vez, ou salvar os itens que você colocou anteriormente no carrinho de compras do site de uma loja.
Para que servem os cookies?
Os cookies são arquivos criados por sites para coletar informações sobre a sua navegação na internet.
Existe algum risco?
Em geral, os cookies não representam perigo, já que eles costumam guardar códigos aleatórios – e não dados pessoais – para identificar usuários.
Ainda assim, sites com práticas não recomendadas podem usá-los para armazenar nome, e-mail ou telefone, por exemplo. É o que explica Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky no Brasil. Mesmo sem coletar dados pessoais, os arquivos podem ter informações sobre seu histórico na internet. Cookies de terceiros, presentes em mais de um site, são capazes de identificar os termos que você busca e mostrar anúncios publicitários sobre eles em outras páginas, por exemplo. Quem nunca fez uma busca de um produto no Google e depois, durante a navegação de internet, começou a ver propaganda daquele produto? Esse rastreamento se dá por cookies.   Saiba mais.   Fonte: Portal G1 - 26/01/22

OpenAlex – Lançamento de um enorme índice aberto de artigos acadêmicos

Foi lançado um ambicioso índice gratuito com mais de 200 milhões de documentos científicos que cataloga fontes de publicação, informações de autores e tópicos de pesquisa. Esta é uma tradução livre da matéria publicada no dia 24 de janeiro de 2022 pela Nature intitulada Massive open index of scholarly papers launches.
O índice, chamado OpenAlex – em homenagem à antiga Biblioteca de Alexandria, no Egito, também visa mapear as conexões entre esses pontos de informação para criar uma banco de dados abrangente e interligado do sistema de pesquisa global, dizem seus fundadores. O banco de dados, lançado em 3 de janeiro, é um substituto do Microsoft Academic Graph (MAG), que foi descontinuada no final de 2021, uma alternativa gratuita para plataformas baseadas em assinatura, como Scopus, Dimensions e Web of Science.
“É apenas a reunião de muitos bancos de dados de uma maneira inteligente”, diz Euan Adie, fundador da Overton, uma empresa com sede em Londres que acompanha as pesquisas citadas em documentos de políticas. Overton vem obtendo seus dados de várias fontes, incluindo MAG, ORCID, Crossref e diretamente de editores, mas agora passou a usar apenas o OpenAlex, na esperança de facilitar o processo.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 26/01/22


Mecanismo Online para Referências

O Mecanismo On-line para Referências – MORE é uma ferramenta gratuita, desenvolvida em parceria pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), para elaboração de referências e citações no formato ABNT. 
Acesse o MORE através do link https://more.ufsc.br/inicio.