23 fevereiro 2022

Plataforma web detecta fake news em português de forma automática

Na atual era de fake news tem sido cada vez mais desafiador distinguir notícias falsas ou falsificadas das reais. Uma plataforma web criada por pesquisadores ligados ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode facilitar essa tarefa. Por meio de uma combinação de modelos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina, a plataforma é capaz de predizer a probabilidade de um texto ser fake. Resultados preliminares indicaram que o sistema foi capaz de detectar notícias falsas com 96% de precisão.
“A ideia da plataforma é oferecer à sociedade uma ferramenta adicional para identificar de forma não somente subjetiva se uma notícia é ou não falsa”, diz à Agência FAPESP Francisco Louzada Neto, diretor de transferência tecnológica do CeMEAI e coordenador do projeto. Sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, o CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 23/02/22


22 fevereiro 2022

Caçadores de sementes: projeto cria banco de espécies para preservação da Mata Atlântica

Projeto da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz rastreou 20 árvores raras da Mata Atlântica para serem reproduzidas; iniciativa irá ajudar no reflorestamento de 45 hectares de florestas na região de Piracicaba, no Estado de São Paulo

Como garantir que a Mata Atlântica ainda esteja de pé para as próximas gerações? Para ajudar a responder a esse desafio, o Corredor Caipiraprojeto coordenado por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, está implementando um Banco Ativo de Germoplasma (BAG) no interior do Estado de São Paulo. A iniciativa, com inauguração prevista para o fim deste ano, será composta de 20 espécies raras da flora nativa e tem como objetivo a preservação da biodiversidade local. 
O banco funcionará como uma espécie de pomar, onde a vegetação é manejada para ser capaz de produzir mudas e sementes, sem ser prejudicada com isso. Mas, diferente dos pomares tradicionais, que têm espécies disponíveis no comércio, as sementes de um BAG constituído por espécies raras precisam ser recolhidas na natureza, para então serem cultivadas e preparadas para a reprodução.
No caso do BAG do Corredor Caipira, esse trabalho tem como fim o reflorestamento de áreas desmatadas da Mata Atlântica paulista. Sua criação faz parte da implementação de 45 hectares de florestas e agroflorestas na região de Piracicaba. A criação do banco resolve um dos principais gargalos deste processo: a obtenção de sementes de qualidade para a restauração florestal.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 22/02/22

Desativando a interface clássica do JCR em março de 22

Em junho de 2021, lançamos uma nova experiência na plataforma Journal Citation Reports (JCR)™. Desenvolvida pensando no pesquisador e abordando uma grande quantidade de feedbacks recebidos dos clientes, a nova plataforma oferece velocidade, acessibilidade e usabilidade aprimoradas, além de novos recursos e conteúdo. Nos últimos meses, ouvimos seus comentários para melhorar os novos relatórios de citações de periódicos. Como resultado, agora estamos prontos para aposentar a plataforma clássica JCR, no início de março de 2022. Se você ainda não está familiarizado com a nova plataforma, não deixe de conferir os novos recursos:
  • Explore periódicos no Emerging Sources Citation Index (ESCI)™ Todos os periódicos da Web of Science Core Collection™, incluindo aqueles em ESCI e AHCI, estão agora no JCR – trazendo pela primeira vez,  periódicos em todas as 254 categorias.
  • Novo Indicador de citação de periódico  Avalie periódicos com a nossa mais nova métrica JCI - Journal Citation Indicator, disponível para todos os periódicos no JCR.
  • Procure categorias por grupo – Navegue em nossas categorias JCR por amplos grupos, garantindo que você não perca nenhuma categoria relevante na sua área de pesquisa.
  •  Interface de comparação aprimorada  
  • Meus Favoritos – Salve suas revistas favoritas em uma lista personalizada quando estiver conectado no seu login. Observação: os relatórios personalizados atuais não serão migrados para a nova plataforma.
  • Navegue por editora e país/região – Encontre periódicos publicados em países/regiões específicos ou por editores.
  • Página de perfil por categoria – Explore o recentemente redesenhado perfil por categoria para entender melhor a categoria como um todo, em todos os índices.  Fonte: Clarivate - 22/02/22

Modelo de concessão de bolsas da Capes é elogiado pela academia

A proposta de aperfeiçoamento do modelo de concessão de bolsas no País para 2022 foi apreciada por representantes da comunidade acadêmico-científica, que participaram de reunião nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, com Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES. A previsão é que a versão final documento, com as novas normas de distribuição de bolsas, seja publicada até sexta-feira, 25, no Diário Oficial da União.  
Realizado por videoconferência, o encontro teve a participação de integrantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Todas as instituições elogiaram o modelo de concessão de bolsas.   Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 21/02/22

Audiência pública discute Avaliação Quadrienal da Capes

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, participa de audiência pública virtual nesta terça-feira, 22 de fevereiro. A reunião, convocada pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, vai tratar da Avaliação Quadrienal 2017-2020, e será transmitida pela plataforma Zoom, a partir das 13h30.
Também falarão na audiência Victor Godoy Veiga, secretário-executivo do Ministério da Educação, Evaldo Vilela, Renato Janine Ribeiro,  Robério Silva, Orides Mezzaroba e Débora Peres Menezes, presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),  do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF), respectivamente, além de Helena Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC.  Paulo Jorge Santos, membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), também estará no encontro, representando os coordenadores das áreas de avaliação da CAPES.
Na audiência, aberta à população, que pode enviar perguntas, serão debatidos os critérios de avaliação dos programas de pós-graduação e seus impactos na distribuição de verbas públicas para financiamento de pesquisas, bolsas e reconhecimento de excelência. O link para participação está no site da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR-RJ), responsável pela convocação do encontro. A sala tem limite de 500 pessoas.
Fonte: CCS/CAPES - 21/02/22


Qual a contribuição das biociências para a sociedade? Série mostra pesquisas da USP nessa área

Biodiversidade e mudanças climáticas são temas urgentes da sociedade atual. Eles também fazem parte de estudos no campo das biociências, área que possui cursos de graduação e pós-graduação na USP, além de ampla produção científica de pesquisadores, em diversas ações que estão disponíveis na série IB e a Sociedade. O material produzido pelo Instituto de Biociências (IB) da USP conta com o primeiro volume disponível neste link.
O objetivo da nova série é mostrar projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa do IB, que envolvem também ações educacionais que auxiliam na compreensão de como esses estudos podem contribuir para a sociedade. “Com esta iniciativa poderemos continuar reportando à sociedade os nossos projetos e ações, gradativamente expondo o que fazemos para aumentar a sustentabilidade do planeta e melhorar a qualidade de vida da sociedade”, afirma na apresentação o professor Marcos Buckeridge, diretor do IB.
Esse primeiro fascículo destaca nove projetos nas áreas de botânica, ecologia, fisiologia, genética e zoologia. O leitor tem um breve resumo do que é a pesquisa e pode obter mais informações a partir dos QRCodes, que levam a mais conteúdo sobre o tema tratado. Para conhecer os projetos, acesse o primeiro volume sobre pesquisas em Biodiversidade e Mudanças Climáticas clicando aqui.   Fonte: Jornal da USP - 21/02/22

21 fevereiro 2022

Instabilidade no Repositório da Produção USP

O Repositório da Produção USP (ReP) está apresentando instabilidade na gestão do documento digital. Estamos analisando e verificando o que pode estar ocasionando esse problema e, oportunamente, informaremos quando o sistema for restabelecido.   Fonte: AGUIA - 21/02/22



Movendo as Bibliotecas para o centro de apoio à pesquisa

Discutir as transformações pelas quais as bibliotecas universitárias atravessam no momento inevitavelmente nos leva a considerar as tendências e perspectivas internacionais, consolidadas a partir da visão de membros de associações profissionais, gestores, especialistas em desenvolvimento de atividades em bibliotecas universitárias. O objetivo desta matéria é trazer algumas dessas informações disponíveis em relatórios publicados e documentos de políticas. A virada está levando a mudanças no foco, nos limites e no valor das bibliotecas.
Uma das principais iniciativas em desenvolvimento no OCLC refere-se às Coleções e Apoio à Pesquisa. O Online Computer Library Center (OCLC) está incentivando o desenvolvimento de novas maneiras para as bibliotecas construírem e prestarem serviços diferenciados. De acordo com o OCLC, as bibliotecas estão aproveitando cada vez mais as matérias-primas da formação acadêmica e do conhecimento, enfatizando a criação e curadoria de ativos e resultados de pesquisa institucional, incluindo coleções especiais digitalizadas, dados de pesquisa e perfis de pesquisadores. As atividades refletem o pensamento atual sobre coleções de pesquisa e os serviços emergentes que as bibliotecas estão oferecendo para apoiar os modos acadêmicos contemporâneos. Projetos em andamento.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 20/02/22

20 fevereiro 2022

Conduta ética e prevenção de plágio – Turnitin na USP


A conduta ética deve nortear todas as atividades acadêmicas e científicas. Os princípios éticos relativos à ciência e à pesquisa expressam-se primordialmente a partir de duas vertentes: a integridade em pesquisa e o respeito aos direitos autorais.  Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 20/02/22


Integridade em pesquisa – Códigos de conduta ética em pesquisa:

Respeito aos Direitos Autorais – Prevenção de Plágio e respeito aos Direitos Autorais:


Recomendações para lidar com problemas de integridade de imagem

Inserir uma imagem errada pode comprometer a credibilidade de um estudo científico, de seus pesquisadores, das revistas e mesmo das instituições envolvidas. Embora a cada dia surjam novas opções de softwares que verificam a similaridade de textos e mesmo de imagens, é importante considerar como agir diante de uma situação de suspeita de má conduta.
Um Grupo de Trabalho da Science Technology and Mathematics (STM) tem se dedicado a estabelecer recomendações de boas práticas que descrevem uma abordagem estruturada para apoiar editores e outros que aplicam a triagem de integridade de imagem como parte de verificações de controle de qualidade de pré-publicação ou pesquisa em relação à pós-publicação de imagens, bem como questões de integridade em revistas acadêmicas, livros, servidores de pré-impressão ou repositórios de dados.
O Grupo e os documentos que produziram fornecem princípios e uma classificação em distintos níveis para diferentes tipos de situações envolvendo imagens e dados comumente detectados em softwares de integridade de imagem de imagens associadas a trabalhos de pesquisa, bem como a consideração do impacto no estudo acadêmico; também recomenda ações que os editores de periódicos podem adotar para proteger o registro acadêmico.   Saiba mais.   
Fonte: AGUIA - 20/02/22


19 fevereiro 2022

O que os editores procuram ao avaliar um artigo


Este artista cria diários incrivelmente detalhados


A contagem de citações reforça a influência de artigos altamente citados e nos leva a desvalorizar aqueles com menos

No contexto da avaliação diária da pesquisa, as contagens de citações são muitas vezes consideradas como um simples indicador da influência de qualquer artigo em particular. No entanto, todas as citações não são iguais e podem ser implantadas para atingir fins diferentes. Comentando um estudo recente sobre como pesquisadores de 15 áreas acadêmicas entendem a influência do trabalho citado em sua pesquisa, Eamon Duede mostra como a citação desempenha um papel tanto na indicação quanto na formação da influência dos trabalhos de pesquisa.
De muitas maneiras, os trabalhos de pesquisa são repositórios de conhecimento potencialmente impactante, cada um construindo, conectando, desafiando ou reconhecendo um ao outro. E um dos principais meios pelos quais essas diversas atividades são registradas no livro-caixa do progresso científico é através da prática da citação.
Como resultado, tornou-se comum e não totalmente irracional acreditar que o número de vezes que um artigo foi citado é uma medida direta de quão influente ele foi. Se um trabalho foi citado significativamente mais vezes do que seus pares na área, então, com toda a probabilidade, esse artigo foi mais influente do que os outros. Portanto, não é de se admirar que cientistas, administradores, órgãos financiadores e comitês de premiação usem a contagem de citações como uma das principais formas de avaliar a influência na tomada de decisões.   Saiba mais.  Fonte: Latindex - 18/02/22

Divulgado edital do Prêmio CAPES de Tese 2022

A CAPES lançou a 17ª edição do Prêmio CAPES de Tese. O Edital nº 11/2022 foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 17. A seleção vai reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado, defendidos no Brasil em 2021. Um em cada área do conhecimento reconhecida pela Fundação.
Até 49 teses serão escolhidas na primeira etapa da seleção. Entre essas, três receberão o Grande Prêmio CAPES de Tese, relacionado a cada grande área: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.
Os programas de pós-graduação (PPG) farão uma pré-seleção, para eleger as teses que os representarão no concurso. Os trabalhos precisam estar registrados na Plataforma Sucupira da CAPES e terem sido defendidos no Brasil, em 2021, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação. As inscrições, aceitas a partir da próxima segunda-feira, 21, vão até o dia 22 de abril, é devem ser feitas pelo site https://pct.capes.gov.br. O resultado do Prêmio tem divulgação prevista para agosto.  Os vencedores do Grande Prêmio serão conhecidos em dezembro.   Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 18/02/22


Portal de Periódicos da CAPES mantém 89 contratos

Com 434 instituições participantes, o Portal de Periódicos da CAPES oferece mais de 42 mil publicações de todas as áreas do conhecimento. Maior iniciativa da América Latina para consulta a conteúdo científico produzido no Brasil e exterior, a plataforma contribui há mais de 20 anos com a formação de pesquisadores. Em 2021, somente entre janeiro e agosto, foram mais de 100 milhões de acessos a textos completos e referenciais de pesquisa e resumo.
Desde novembro de 2021, o portal tem uma nova interface, mais moderna, que facilita a pesquisa e o acesso à informação científica. Os pesquisadores podem usufruir, além das publicações, de bases de obras de referência, patentes, livros, teses, dissertações, repositórios institucionais e arquivos abertos, com monografias, documentos, estatísticas, normas técnicas e audiovisuais. 
O Portal de Periódicos democratiza o alcance a conteúdos atualizados, sem limitações geográficas ou de horário. Os estudantes, professores e pesquisadores das instituições participantes podem acessar o seu conteúdo de forma remota e por aplicativo móvel próprio para celulares e tablets.  Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 18/02/22

18 fevereiro 2022

A Amazon lança uma biblioteca digital no Metrô de Madri


A  Amazon lança uma biblioteca digital no Metrô de Madri que abriga mais de 260 audiolivros para diversão de seus usuários. 
Experiências e valor acrescentado. É isso que os consumidores exigem de muitas das marcas que tentam cativar e gerar relacionamento com eles por meio de suas mensagens e abordagens publicitárias. A equipe de marketing da Audible na Espanha, plataforma de audiolivros da multinacional Amazon, inspirou-se nessa máxima para realizar uma ativação inédita na Espanha. Especificamente, a linha 10 de Nuevos Ministerios foi o local escolhido para instalar uma grande biblioteca de audiolivros Audible para convidar os usuários do metrô a começar a ouvir esse tipo de formato. O espaço inclui mais de 260 títulos, entre os quais estão os mais ouvidos, títulos originais e mais uma centena de temas e autores diferentes.
Os usuários do Metrô de Madri poderão usufruir desta iniciativa até 14 de março, além de ter acesso a uma assinatura de 2 meses do Audible, que oferece mais de 90.000 títulos disponíveis. O objetivo final é justamente mostrar a amplitude do catálogo disponível e seu compromisso com a cultura neste formato cada vez maior.   Fonte: Latindex - 18/02/22

Em entrevista, reitor fala sobre as expectativas para o retorno das aulas presenciais na USP

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, concedida no dia 17 de fevereiro, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, falou sobre a retomada das atividades presenciais na Universidade. 
“A expectativa é que, no dia 14 de março, voltemos às aulas presenciais em toda a Universidade. Com a diminuição de casos de covid-19 para este início de março, a grande adesão da nossa comunidade ao sistema de vacinação e o uso de medidas de defesa pessoal, como uso de máscara e de álcool gel, acreditamos que poderemos fazer essa volta integral ao ensino presencial. E também utilizando algumas ferramentas que aprendemos durante a pandemia, de um ensino mediado pela tecnologia”, afirmou.
Carlotti falou sobre as ações que serão adotadas pela Universidade para minimizar os efeitos da pandemia no aprendizado nos estudantes. “Estamos programando para 2022 algumas ações que recuperem esse ensino que foi, de certa forma, diminuído. Vamos fazer um programa de tutoria com alunos dos últimos anos dos cursos de graduação, de pós-graduação e pós-doutores, para que atuem junto com os professores, complementando o ensino que foi feito durante a pandemia, principalmente para aqueles alunos que ingressaram na Universidade em 2020 e em 2021”, explicou.   Fonte: Jornal da USP - 18/02/22


Anvisa aprova 1º autoteste contra covid-19 no Brasil

Testes de antígeno podem diagnosticar infecção em poucos minutos, o que permite tratar a doença logo no início e romper cadeias de transmissão 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (17/02) o primeiro registro de autoteste de covid-19. O teste de antígeno pode diagnosticar uma infecção em poucos minutos. Esse tipo de teste é normalmente feito com a inserção de um swab (um tipo de cotonete) no nariz da pessoa, que depois deve ser imerso em um tubo com fluido e agitado. Algumas gotas são em seguida pingadas em uma base plástica, e após cerca de 15 minutos o número de traços que aparece no visor indica se há uma infecção. É o mesmo tipo de teste rápido já feito em farmácias. Em nota, a Anvisa informou que a avaliação do pedido levou 16 dias, incluindo o tempo necessário para o fabricante se adequar às exigências técnicas feitas. O autoteste detecta os antígenos - determinadas proteínas do invólucro viral - e tem uma eficácia alta, mas é menos preciso do que o RT-PCR, que detecta o próprio material genético do coronavírus e deve ser feito em laboratório.
Diagnóstico rápido
Esses testes permitirão aumentar a testagem de pessoas sintomáticas, assintomáticas e de indivíduos que tiverem tido contato com outras infectadas pelo coronavírus, permitindo romper cadeias de transmissão e tratar a doença logo no início. O primeiro autoteste autorizado pela Anvisa, de nome Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, é produzido pela CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. Os autotestes já estão sendo utilizados e comercializados há muito tempo em vários outros países.   
Fonte: DW Brasil - 17/02/22

17 fevereiro 2022

Curso aborda atualização em métricas de desempenho acadêmico

Até o dia 4 de março estão abertas as inscrições para o III Curso de Atualização em Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, iniciativa do Projeto Métricas que vai abordar o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar criticamente o uso de métricas, além de liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil. Para essa terceira edição do curso, o conteúdo foi ampliado com módulos focados na relação da ciência com a sociedade, no uso responsável de métricas, no acompanhamento dos egressos e na inclusão social com base em uma leitura atualizada para a governança acadêmica. O programa completo está disponível neste link.
As aulas serão realizadas entre os meses de março e novembro. O programa oferece 50 horas de atividades didáticas estruturadas e 30 horas de trabalho individual e em grupo. A carga de trabalho é estimada em duas horas semanais.
O  curso é destinado a lideranças e profissionais de gestão universitária e dirigentes de instituições de ensino superior e comunicadores de ciência. O processo de seleção levará em conta a análise de currículo, a motivação para participar do curso e o vínculo institucional. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 11 de março de 2022.
O Projeto Métricas, desenvolvido pelas três universidades públicas paulistas e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tem o objetivo de tornar mais acessível o conhecimento público sobre metodologia e métricas; apresentar processos de monitoramento e internalização dos indicadores; fomentar uma política pública sobre indicadores de desempenho; e aprimorar a governança das instituições.
Liderado por Jacques Marcovitch, professor sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade  (FEA) da USP e integrante do conselho do Graduate Institute (IHEID), em Genebra, o Projeto Métricas já lançou dois livros com conteúdos orientadores sobre o tema, além de oferecer um curso de atualização. Mais informações e link para inscrições estão no site do Projeto Métricas.   Fonte: Jornal da USP - 17/02/22