09 março 2022

Saiba mais  |  Transmissão

Contratos | Portal de Periódicos da Capes


A Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, garante a transparência dos dados de órgãos e entidades da Administração Pública Federal. O Portal de Periódicos da CAPES disponibiliza as informações dos contratos firmados junto às editoras científicas internacionais, seguindo o princípio da publicidade e as determinações da lei. Ao selecionar o conteúdo assinado, é possível visualizar as especificidades do conteúdo contratado, o valor, a vigência, o período de acesso, o representante legal, as instituições com direito de acesso e, ainda, verificar a publicação no Diário Oficial da União (DOU). Os filtros na lateral esquerda facilitam a localização da informação ao ser digitado um termo de busca em “Palavra-chave”, escolher o editor na lista por ordem alfabética ou definir um período no calendário para a consulta.   Fonte: AGUIA - 09/03/22


Capes abre seleção para pesquisas na Alemanha

A CAPES divulgou o Edital nº 14/2022, referente ao Programa de Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt. A parceria com a Fundação Alexander Von Humboldt (AvH), da Alemanha, divulgou a seleção no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 7 de março.
O Programa busca aprimorar a qualidade profissional e acadêmica dos pesquisadores brasileiros, por meio de atividades em instituições de ensino e pesquisa estrangeiras, ampliando o nível de colaboração e publicações conjuntas entre pesquisadores do Brasil e do exterior. Além disso, oferece oportunidades para atualização de conhecimento e incorporação de novos modos e modelos de gestão da pesquisa e permitem maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.
Serão ofertadas até 15 bolsas em todas as áreas do conhecimento, em duas modalidades: pós-doutorado, oferecidas para pesquisadores no começo da carreira acadêmica, que tenham obtido o título de doutor há menos de quatro anos, e professor-visitante sênior, para aqueles com perfil de pesquisa definido, portadores do título de doutor há menos de 12 anos.
O edital prevê oito processos seletivos. Agora, a Chamada 18 vai receber inscrições até o dia 31 de maio. Seu resultado final será divulgado até 25 de novembro deste ano e as atividades devem começar entre março e novembro de 2023. Os candidatos precisam fazer a inscrição nas duas instituições. Na página do Programa no site da CAPES, onde deverá escolher o link da modalidade de seu interesse, e também na página da AvHFonte:CAPES - 08/03/22

Sala Planejada: plataforma calcula melhor disposição para volta às aulas na pandemia

Para minimizar o risco de disseminação da covid-19 em locais como escolas, restaurantes e consultórios, um grupo de pesquisadores criou uma plataforma que simula configurações, posicionamentos e disposições capazes de auxiliar no planejamento de salas em ambientes fechados. Chamado Sala Planejada, o sistema pode ser utilizado por qualquer pessoa e é possível fazer os cálculos e simulações de forma gratuita pela internet neste link.
A ferramenta teve apoio tecnológico do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A produção nasceu de uma parceria entre pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Para usar o site basta preencher as opções desejadas e o algoritmo faz o resto. Primeiro é preciso colocar as dimensões de largura e comprimento da sala, além das dimensões das carteiras e o distanciamento mínimo entre os estudantes. O usuário pode escolher se deseja colocar o máximo de alunos dentro da sala, respeitando o distanciamento indicado, ou se quer alocar um número fixo de alunos com a maior distância possível entre eles. O site ainda pergunta se o aluno poderá mover a cadeira dele pela sala. No caso de cadeiras fixas, é preciso informar também quantidade de alunos e fileiras por sala.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - fev. 2022

O enigma dos revisores muito produtivos

Um artigo divulgado em fevereiro na revista Research Integrity and Peer Review levantou características dos revisores altamente prolíficos, pesquisadores que avaliaram durante o ano de 2018 mais de 100 trabalhos científicos de seu campo de conhecimento, emitindo pareceres para revistas em que sugerem aperfeiçoamentos nos manuscritos e recomendam ou não a publicação deles. Coordenado pelo epidemiologista David Moher, especialista em integridade científica da Universidade de Ottawa, no Canadá, o estudo baseou-se em dados do site Publons, vinculado à empresa Clarivate Analytics, no qual pesquisadores podem registrar sua atuação como revisor de artigos, monitorar seus indicadores de desempenho nessas atividades e receber reconhecimento público por elas – a Publons divulga os perfis dos revisores mais  produtivos.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2022

08 março 2022

Evento debate desafios na atuação de bibliotecários diante da ciência aberta

Organizada pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, mesa-redonda debate temas em comemoração ao Dia do Bibliotecário; evento tem transmissão pelo YouTube no dia 14 de março

O papel do bibliotecário num cenário cada vez mais complexo e dinâmico, que envolve acesso à informação, diversidade, ética e sustentabilidade, mediados pelo uso da tecnologia, é assunto da mesa-redonda Universidades abertas e a atuação dos bibliotecários: desafios e oportunidades, no dia 14 de março, a partir das 10 horas. O evento será realizado em comemoração ao Dia do Bibliotecário e terá transmissão on-line pelo Canal do Youtube da Aguia. As inscrições estão disponíveis neste link.
Organizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), o objetivo do encontro é analisar a atuação do bibliotecário como profissional mediador que agrega valor e disponibiliza conteúdos organizados imprescindíveis ao aprendizado, à pesquisa e à inovação, oferecendo oportunidades de contato mais próximo com a cultura, ao mesmo tempo em que combate a desinformação.
Além disso, também será discutido o crescimento do acesso aberto a resultados de pesquisas, considerando que a ciência aberta, as publicações de estudos, as metodologias, os conjuntos de dados abertos, transparentes e acessíveis ajudaram a acelerar a produção de conhecimento novo e necessário sobre a covid-19. Nesse novo cenário, a ideia é compartilhar experiências e lançar um olhar renovado sobre a atuação do bibliotecário e a universidade que a sociedade almeja.   Fonte: Jornal da USP - 08/03/22
           
           Universidades abertas e a atuação dos bibliotecários: desafios e oportunidades
           14 de março de 2022  |  10 às 12 horas
           Transmissão pelo Youtube: https://www.youtube.com/c/AGUIAUSP
           Inscrições neste link

Laboratório auxilia alunos da USP na produção de textos acadêmicos em diferentes línguas

Laboratório de Letramento Acadêmico tem inscrições abertas para atendimentos neste semestre; monitoria é realizada a distância por ferramentas como Skype ou Google Meet

Do primeiro ano de graduação até a pós-graduação, estudantes universitários precisam desenvolver habilidades para a produção de textos acadêmicos. Para ajudar nesse processo, o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), que faz parte da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, vai iniciar os atendimentos de 2022 para monitorias e workshops.

O laboratório atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais com o objetivo de identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.

O atendimento, que é feito a distância por ferramentas como Skype ou Google Meet, também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística.

Os estudantes podem solicitar a monitoria por e-mail, conforme abaixo:

Português e Francês: horários flexíveis de acordo com a demanda, pelo e-mail letramento.academico.frances@gmail.com.

Inglês pelo e-mail: letramento.academico.ingles@gmail.com.   

Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 08/03/22


O retorno das aulas presenciais em uma universidade de pesquisa

Durante a pandemia causada pelo sars-cov-2, as atividades na USP foram seriamente afetadas, mas algumas delas não foram paralisadas. Por exemplo, o processo de seleção para ingresso na graduação ocorreu de maneira organizada e presencial via Fuvest e Enem, assim como os relativos à pós-graduação, nesse caso gerenciados de modo virtual, via de regra. As pesquisas foram certamente prejudicadas pelos longos períodos de fechamento dos vários campi, mas as atividades têm ocorrido segundo protocolos de segurança elaborados em cada unidade universitária e de acordo com cronogramas específicos. O mesmo vale para as atividades administrativas e técnicas, que têm sido responsavelmente exercidas de modo remoto e, mais recentemente, presencialmente, por servidores dedicados e cientes de que a instituição deve manter seu funcionamento segundo normas de segurança rígidas.
As consequências mais agudas da pandemia serão sentidas pelos alunos de graduação, mesmo que em níveis variados. O rompimento do elo presencial com a instituição vai causar graves prejuízos para a formação acadêmica de todos os alunos, sendo que alguns deles ainda não conhecem as instalações da USP. Apesar dos louváveis esforços dos docentes para a rápida implementação de atividades virtuais, as quais foram significativamente aperfeiçoadas durante a pandemia, não há como substituir atividades presenciais pelas remotas sem perda de qualidade.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 07/03/22

07 março 2022

Workshop Women in Science | 8 de março

Transmissão

Transmissão

SBPC realiza Jornada no Dia Internacional da Mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará uma jornada com 12 horas de atividades com mesas-redondas, painéis e conferências. Toda a programação será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube.
O objetivo do evento virtual é discutir as várias dimensões da mulher no contexto atual, dar maior visibilidade e, ao mesmo tempo, incentivar a fazer parte da carreira acadêmica. Ao todo serão 12 horas de atividades com mesas-redondas, painéis e conferências no dia 8 de março.  
Veja programação.  Fonte: Jornal da Ciência - 07/03/22

A eficácia da divulgação científica em vídeos curtos e imagens

O crescimento da predileção dos jovens por vídeos curtos e posts baseados em imagem (e pouco texto) representa um desafio para a divulgação científica e o impacto de pesquisadores nas mídias sociais. A Professora Juliana Fedoce Lopes (UNIFEI), especialista em mídias digitais do Núcleo Mulheres SBQ, e a química Kananda Eller, influenciadora científica de alto impacto no Tik-tok e no Instagram com o perfil Deusa Cientista, discutem os caminhos do sucesso nas redes.  Ouça: SBQast.   
Fonte: SBQ - 07/03/22

Revista Ciência & Cultura retoma atividades nesta 2ª feira

Lançamento contará com live realizada hoje, 7 de março, às 16h, e exposição virtual de capas da publicação. A transmissão será pelo canal youtube.com/canalSBPC

Aquecimento global, pandemia, crise econômica e social. Nunca a ciência — e a sua comunicação — foi tão necessária. E é nesse contexto que a revista Ciência & Cultura marca seu retorno ao cenário da divulgação científica brasileira. Após ter suas atividades interrompidas no início de 2021, a revista retorna reformulada e modernizada para se tornar inteiramente digital — mas sem perder seu perfil original que a tornou um dos mais importantes e históricos veículos de divulgação científica do País.  A reformulação da revista visa possibilitar um maior engajamento com as diversas plataformas e mídias sociais, ampliando seu alcance e o seu impacto na sociedade. Além disso, também pretende estimular uma maior proximidade e interação entre ciência e cultura e integrá-la com as outras ações de comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fazendo com que ela se constitua uma rede ampla de divulgação científica. Hoje a revista tem 73 anos e mais de 450 edições — todas disponíveis online no SciELO e no Acervo Digital da Biblioteca Nacional.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 07/03/22

Indisponibilidade dos Sistemas AGUIA


Desde a madrugada de sexta para sábado, dia 5 de março de 2022, grande parte dos sistemas AGUIA se encontra indisponível ou com funcionamento intermitente. Trabalhamos ao longo do fim de semana para tentar restabelecer os serviços mas, na última madrugada, o problema voltou a se agravar. Na manhã desta segunda-feira, em contato com a equipe do datacenter, em Santana de Parnaíba, verificou-se que um dos equipamentos da infraestrutura de rede – que estava com o funcionamento intermitente – queimou.
Estamos providenciando a troca do referido equipamento e envidando todos os esforços necessários para colocar todos os sistemas de volta ao ar com a máxima brevidade possível.
Fonte: AGUIA - 07/03/22

TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas.
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O próximo exame online será aplicado no dia 26 de março de 2022 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 19/03/22. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP terão taxas especiais. Acesse o site https://bit.ly/3IPFlJn.   Fonte: CEL ESALQ - 07/03/22



Inscrição

Fundo Newton oferece bolsas para pós-doutorandos

O Fundo Newton está com chamada aberta para a Newton International Fellowships, iniciativa que seleciona pesquisadores de pós-doutorado em estágio inicial de todo o mundo e oferece suporte por dois anos em período integral. As bolsas são concedidas por duas das academias nacionais de pesquisa do Reino Unido: a Royal Society e a British Academy. A proposta é apoiar pesquisas de classe mundial em instituições do Reino Unido em todas as disciplinas de ciências naturais e engenharia, ciências sociais e humanidades.

Os pesquisadores receberão bolsa de £ 30 mil por ano para cobrir a subsistência e até £ 8.000 por ano para cobrir despesas de pesquisa, além de um subsídio de realocação único de até £ 3.500. Há também apoio financeiro disponível para dependentes dos beneficiários e contribuição para despesas gerais. Além disso, o programa pode oferecer financiamento de acompanhamento de até £ 6.000 por ano, por até cinco anos, após a conclusão da bolsa.

São exigidos doutorado, não ter mais de sete anos de experiência ativa de pós-doutorado em tempo integral no momento da inscrição, estar trabalhando fora do Reino Unido, não ter cidadania britânica, ser competente na língua inglesa e apresentar uma proposta de pesquisa claramente definida e mutuamente benéfica acordada com um cientista do Reino Unido. As inscrições vão até 16 de março e podem ser feitas pelo site da Royal Society.  

Fonte: Agência FAPESP - 07/03/22