27 abril 2022
O impacto das revistas e conferências predatórias
O relatório enumera as características de três tipos de revistas, as de boa qualidade, as de qualidade baixa e as fraudulentas. Revistas de boa qualidade produzem avaliações minuciosas de trabalhos científicos, são claras sobre os custos de publicação, dispõem de regras para retratar artigos com erros e falhas e possuem conselhos editoriais sólidos. Quando ocasionalmente se envolvem em casos de má conduta, tomam providências apropriadas para enfrentar o problema.
Já uma revista de baixa qualidade costuma apresentar problemas como avaliação displicente de manuscritos, serviços editoriais deficientes, conselhos editoriais inativos, assédio exagerado a autores e falhas com o arquivamento de artigos. Se um título concentrar muitos desses indicadores, é recomendável evitá-lo. O relatório do IAP está disponível em: www.interacademies.org/project/predatorypublishing. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - 12/04/22
Exposição Sustentabilidade: do discurso à ação!
Editora Thieme no Portal de Periódicos da CAPES
A coleção é composta pelos seguintes itens:
- Science of Synthesis Knowledge Updates: analisa todo o campo da química orgânica sintética conforme apresentado na Science of Synthesis e avalia desenvolvimentos significativos na metodologia sintética.
- Science of Synthesis Original Edition: fornece uma revisão crítica da metodologia sintética nos campos da química orgânica e organometálica. A série compreende 48 volumes que foram publicados entre 2000 e 2010. Inclui 28 mil métodos sintéticos geralmente aplicáveis e 250,000 reações para mais de 2.700 tipos diferentes de compostos orgânicos.
- Science of Synthesis Reference Library: compreende volumes cobrindo temas especiais de química orgânica de forma modular, com seis classificações principais: Clássico, Avanços, Transformações, Aplicações, Estruturas e Técnicas.
- Houben-Weyl - Methoden der Organischen Chemie: é um trabalho de referência padrão para químicos envolvidos em síntese orgânica. Tornou-se um importante e célebre trabalho de referência padrão, servindo a comunidade científica com uma seleção crítica de métodos sintéticos.
26 abril 2022
Últimos dias para inscrições no Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica
Fique por dentro da gestão e monitoramento de indicadores da USP
O
EGIDA, Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico, criado pela
Portaria GR nº 7256 de 29 de Junho de 2018, atua no
monitoramento de indicadores, visando apoiar o aprofundamento do
autoconhecimento institucional. Busca aprimorar métricas para dados
consistentes que auxiliem na gestão da vida universitária e também para
comparações com referências nacionais e estrangeiras. E propõe-se a fornecer
dados para subsidiar o diálogo permanente e necessário com a sociedade
Visão: Ser referência em gestão
de indicadores e pesquisa institucional no Brasil.
Missão: Apoiar a gestão universitária
em relação ao aprimoramento da qualidade acadêmica e ao diálogo com a
sociedade, definindo estratégias e indicadores a partir de coleta, análise,
processamento e uso ético de dados. Fonte: EGIDA USP - 26/04/22
USP sobe duas posições em ranking e está entre as 0,6% melhores universidades do mundo
Série Top 100 - Entrevista com a Prof.ª Marisa Piccolo
Doutora em Ciências pelo CENA-USP e atualmente Professora Associada e Bolsista de Produtividade Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Marisa trabalhou por anos na ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) nas disciplinas sobre Biosfera e Mudanças Globais e Poluição dos Ecossistemas Terrestres, Aquáticos e Atmosféricos. Saiba mais. Fonte: Jornal de Piracicaba - 24/04/22
Série de eventos auxilia pesquisadores na escrita e publicação de artigos de alto impacto
Eventos
gratuitos promovidos pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica vão
apresentar uma série de orientações e ferramentas para autores de artigos
científicos
Edital vai apoiar projetos colaborativos com a Universidad de Antioquia
A oportunidade está aberta a propostas conjuntas de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo e pesquisadores afiliados à Universidad de Antioquia. Os projetos deverão ser elaborados conjuntamente pelos pesquisadores paulistas e da UdeA.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente via plataforma SAGe, até o dia 11 de julho, e deverão seguir as normas e condições da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.
Propostas aprovadas terão financiamento da FAPESP para os pesquisadores do Estado de São Paulo e da Universidade de Antioquia para os pesquisadores vinculados à instituição colombiana. A FAPESP participa da chamada colocando à disposição até R$ 300 mil por projeto aprovado, que poderá ter duração de até 24 meses. As instituições irão privilegiar propostas com alto grau de viabilidade, potencial de disseminação do conhecimento científico e tecnológico e que traga um componente de inovação em seu cerne, entre outros critérios de avaliação. A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/15388.
Fonte: Agência FAPESP - 26/04/22
25 abril 2022
Conteúdos da USP incentivam protagonismo jovem no combate às emergências climáticas
Publicações didáticas criadas por pesquisadores da USP buscam explicar
com uma linguagem simples e acessível questões ambientais que estão sendo
discutidas no meio acadêmico; materiais podem ser baixados gratuitamente
Apesar de constar da Base Nacional Curricular, documento que orienta a educação desde o ensino fundamental até o médio, o tema das mudanças climáticas ainda é abordado de forma restrita nas escolas, conforme explicou Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais do IEA. Também falta preparação adequada aos professores, que precisam fazer a ligação entre os vários ramos do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar.
Para auxiliar na abordagem do tema em sala de aula, a Universidade tem produzido conteúdos dirigidos a professores e alunos, buscando traduzir em uma linguagem simples e acessível aquilo que está sendo discutido no meio acadêmico. Todos os materiais têm em comum uma ideia: convocar uma mudança na comunicação dentro das salas de aula para a mobilização dos jovens. Confira a seguir alguns trabalhos produzidos pelos pesquisadores da USP.