27 abril 2022


O impacto das revistas e conferências predatórias

InterAcademy Partnership (IAP), rede que congrega mais de uma centena de academias de ciências, engenharia e medicina do mundo, lançou no mês passado o relatório “Combatendo periódicos e conferências acadêmicas predatórias”, fruto de dois anos de trabalho de um painel de pesquisadores de países como Itália, Malásia, Uruguai, Egito e Benin. Uma das principais contribuições do documento é mostrar que existe um gradiente de comportamentos negligentes e fraudulentos em periódicos e conferências, que devem servir como sinais de alerta para pesquisadores.
O relatório enumera as características de três tipos de revistas, as de boa qualidade, as de qualidade baixa e as fraudulentas. Revistas de boa qualidade produzem avaliações minuciosas de trabalhos científicos, são claras sobre os custos de publicação, dispõem de regras para retratar artigos com erros e falhas e possuem conselhos editoriais sólidos. Quando ocasionalmente se envolvem em casos de má conduta, tomam providências apropriadas para enfrentar o problema.
Já uma revista de baixa qualidade costuma apresentar problemas como avaliação displicente de manuscritos, serviços editoriais deficientes, conselhos editoriais inativos, assédio exagerado a autores e falhas com o arquivamento de artigos. Se um título concentrar muitos desses indicadores, é recomendável evitá-lo. O relatório do IAP está disponível em: www.interacademies.org/project/predatorypublishing.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - 12/04/22

Exposição Sustentabilidade: do discurso à ação!

Trabalhar a conscientização ambiental afim de consolidar um mundo mais justo e sustentável. Esse é o mote da exposição Sustentabilidade: do discurso à ação!, que será inaugurada amanhã, 26/4, no Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP). Essa é a primeira exposição no Museu Luiz de Queiroz aberta ao público em geral e também para agendamento de grupos escolareso desde o início da pandemia. A mostra está dividida em três ambientes temáticos. Uma das salas tem caráter introdutório com foco nas ações do Plano Diretor Socioambiental do campus USP “Luiz de Queiroz” e traz as propostas e adequações colocadas em prática para tornar o campus um modelo de gestão ambiental. 
A mostra integra a 20ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 16 a 22 de maio e ficará aberta ao público até o dia 22 de maio. A atividade é uma colaboração entre o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, o Serviço de Gestão Ambiental/PUSP-LQ, o Programa USP Recicla Piracicaba/Superintendência de Gestão Ambiental da USP e o Plano Diretor Socioambiental do campus “Luiz de Queiroz”.
          ==  Data: 26 de abril até 22 de maio de 2022
          ==  Horário: 8h às 17h
          ==  Local: Museu Luiz de Queiroz, USP Piracicaba, Avenida Pádua Dias 11.
          ==  Agendamento de visitas e grupos escolares: museulq@usp.br ou (19) 3429-4305.
Fonte: ESALQNet - 27/04/22

Editora Thieme no Portal de Periódicos da CAPES

A editora Thieme apresenta a base de dados da Science of Synthesis que é uma ferramenta de informação na área de química. Possui avaliações didáticas realizadas por especialistas e fornece uma revisão crítica da Metodologia sintética desenvolvida a partir do início dos anos 1800 até os dias atuais, engloba todo o campo de química orgânica e organometálica. Possui em seu escopo descrições autorizadas de texto completo e procedimentos experimentais. Traz o recurso de descrições de texto completo de elementos orgânicos; transformações e métodos sintéticos, bem como experiências em procedimentos. 
A coleção é composta pelos seguintes itens: 

  • Science of Synthesis Knowledge Updates: analisa todo o campo da química orgânica sintética conforme apresentado na Science of Synthesis e avalia desenvolvimentos significativos na metodologia sintética.
  • Science of Synthesis Original Edition: fornece uma revisão crítica da metodologia sintética nos campos da química orgânica e organometálica. A série compreende 48 volumes que foram publicados entre 2000 e 2010. Inclui 28 mil métodos sintéticos geralmente aplicáveis e 250,000 reações para mais de 2.700 tipos diferentes de compostos orgânicos.
  • Science of Synthesis Reference Library: compreende volumes cobrindo temas especiais de química orgânica de forma modular, com seis classificações principais: Clássico, Avanços, Transformações, Aplicações, Estruturas e Técnicas.
  • Houben-Weyl - Methoden der Organischen Chemie: é um trabalho de referência padrão para químicos envolvidos em síntese orgânica. Tornou-se um importante e célebre trabalho de referência padrão, servindo a comunidade científica com uma seleção crítica de métodos sintéticos. 
A Thieme publica informações avaliadas em química orgânica e geral sintética para químicos profissionais e estudantes. A coleção oferece acesso a 11 títulos de periódicos em texto completo e uma base de dados voltados para a área de Bioquímica e Química. O período de disponibilidade varia desde o ano de 1909 até o presente. Para acessar o conteúdo é necessário clicar em Acervo - Lista de bases e digitar Thieme.  
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 27/04/22

Inscrições

26 abril 2022

Últimos dias para inscrições no Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica


Mudança no regulamento permite, agora, envio do portfólio por e-mail.

Em sua 42ª edição, o Prêmio contempla profissionais e instituições que contribuem de forma significativa para a formação de uma cultura científica no país e para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade.

Nesta edição, a categoria é a de Pesquisador e Escritor.  
Inscrições: Até o dia 6 de maio de 2022.  
A divulgação do vencedor está prevista para 8 de junho deste ano.
A Inscrição deve ser feita por correspondência, com envio da documentação, portifólio e            ficha de inscrição, disponível no site do Prêmio.

A premiação consiste:

Valor em dinheiro, no total de R$ 20 mil; 
Diploma;
Participação na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 

Informações adicionais sobre o Prêmio e os documentos necessários à inscrição podem ser encontradas no Regulamento, no site do Prêmio: http://premios.cnpq.br/web/pjr.
Fonte: CNPq - 26/04/22

Fique por dentro da gestão e monitoramento de indicadores da USP


O EGIDA, Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico, criado pela Portaria GR nº 7256 de 29 de Junho de 2018, atua no monitoramento de indicadores, visando apoiar o aprofundamento do autoconhecimento institucional. Busca aprimorar métricas para dados consistentes que auxiliem na gestão da vida universitária e também para comparações com referências nacionais e estrangeiras. E propõe-se a fornecer dados para subsidiar o diálogo permanente e necessário com a sociedade

Visão: Ser referência em gestão de indicadores e pesquisa institucional no Brasil.

Missão: Apoiar a gestão universitária em relação ao aprimoramento da qualidade acadêmica e ao diálogo com a sociedade, definindo estratégias e indicadores a partir de coleta, análise, processamento e uso ético de dados.   Fonte: EGIDA USP - 26/04/22


USP sobe duas posições em ranking e está entre as 0,6% melhores universidades do mundo

A USP subiu duas posições e está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo a edição 2022/2023 do ranking elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes, que avaliou 19.788 instituições.
A USP foi classificada na 103ª posição e é a instituição mais bem classificada da Ibero-América. As cinco primeiras posições são ocupadas pela Universidade de Harvard (1º lugar), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).  Entre as brasileiras, depois da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 346ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 361ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 419º lugar.
Elaborado desde 2012, o ranking avalia as instituições do mundo considerando quatro indicadores: a qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%); empregabilidade de ex-alunos (25%); qualidade do corpo docente (10%) e o desempenho da pesquisa desenvolvida (40%). Nesses quesitos, a USP obteve a melhor pontuação nos itens referentes ao desempenho na pesquisa, ficando na 83ª classificação, seguido pelo prestígio do corpo docente, em que a Universidade ficou na 138ª posição.  Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas no site do CWUR e na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.   Fonte: Jornal da USP - 26/04/22

Royal Society of Chemistry e os caminhos das publicações

Ouça o podcast


Série Top 100 - Entrevista com a Prof.ª Marisa Piccolo

Marisa de Cássia Piccolo é referência na pesquisa para a redução de fertilizante nitrogenado mineral a fim de amenizar a poluição ambiental de uma forma geral. Especialista em ciclagem do carbono e nitrogênio em ecossistemas naturais e agroecossistemas nos diferentes biomas brasileiros, ela atua como professora e pesquisadora desde 1989 no CENA-USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo). Marisa Piccolo tem no currículo projeto de pós-doutorado financiado pela Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, Agência do governo dos Estados Unidos) quando investigou sobre pastagens em Rondônia. Ela foi destacada entre os 100 melhores cientistas da América Latina nas áreas de Floresta e Agricultura.
Doutora em Ciências pelo CENA-USP e atualmente Professora Associada e Bolsista de Produtividade Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Marisa trabalhou por anos na ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) nas disciplinas sobre Biosfera e Mudanças Globais e Poluição dos Ecossistemas Terrestres, Aquáticos e Atmosféricos.   Saiba mais.   Fonte: Jornal de Piracicaba - 24/04/22

Saiba mais




Webinar Dimensions para pesquisadores: como descobrir tudo sobre seu tema de pesquisa

Inscrições

Seminário 70 anos do CNPq (1951-2021)

Inscrições

Série de eventos auxilia pesquisadores na escrita e publicação de artigos de alto impacto

Eventos gratuitos promovidos pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica vão apresentar uma série de orientações e ferramentas para autores de artigos científicos


A Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) programou uma agenda de webinars para os meses de abril, maio e junho para capacitação para docentes, pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação. São eventos com transmissão on-line que abordam habilidade de pesquisa, revisão eficiente, como escolher a melhor revista para publicação de artigos, como fazer referências e citações e como analisar o impacto da pesquisa, entre outros temas. Para participar, basta fazer a inscrição conforme orientação de cada webinar.
A Aguia é o órgão da USP responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição. Sua missão é promover a ciência e o acesso aberto, a geração e o uso da informação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e a excelência do ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.  Confira a programação e links para inscrição.  
Fonte: Jornal da USP - 25/04/22

Edital vai apoiar projetos colaborativos com a Universidad de Antioquia

A FAPESP e a Universidad de Antioquia (UdeA), da Colômbia, lançaram uma chamada para pesquisa colaborativa, a terceira no âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições. A chamada tem por objetivo promover e fortalecer a colaboração em pesquisa básica, aplicada e de inovação, em todos os campos do conhecimento.
A oportunidade está aberta a propostas conjuntas de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo e pesquisadores afiliados à Universidad de Antioquia. Os projetos deverão ser elaborados conjuntamente pelos pesquisadores paulistas e da UdeA.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente via plataforma SAGe, até o dia 11 de julho, e deverão seguir as normas e condições da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.
Propostas aprovadas terão financiamento da FAPESP para os pesquisadores do Estado de São Paulo e da Universidade de Antioquia para os pesquisadores vinculados à instituição colombiana. A FAPESP participa da chamada colocando à disposição até R$ 300 mil por projeto aprovado, que poderá ter duração de até 24 meses. As instituições irão privilegiar propostas com alto grau de viabilidade, potencial de disseminação do conhecimento científico e tecnológico e que traga um componente de inovação em seu cerne, entre outros critérios de avaliação.  A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/15388.
Fonte: Agência FAPESP - 26/04/22

25 abril 2022

Conteúdos da USP incentivam protagonismo jovem no combate às emergências climáticas

Publicações didáticas criadas por pesquisadores da USP buscam explicar com uma linguagem simples e acessível questões ambientais que estão sendo discutidas no meio acadêmico; materiais podem ser baixados gratuitamente


“Os jovens irão viver uma parte do século que seus pais não viverão e na qual estão colocados enormes desafios em que eles mesmos terão que ser protagonistas.” A frase do pesquisador Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no final de 2021, aponta para a preocupação dos especialistas em temas ambientais para tratar das emergências climáticas para além dos laboratórios de pesquisa.
Apesar de constar da Base Nacional Curricular, documento que orienta a educação desde o ensino fundamental até o médio, o tema das mudanças climáticas ainda é abordado de forma restrita nas escolas, conforme explicou Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais do IEA. Também falta preparação adequada aos professores, que precisam fazer a ligação entre os vários ramos do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar.
Para auxiliar na abordagem do tema em sala de aula, a Universidade tem produzido conteúdos dirigidos a professores e alunos, buscando traduzir em uma linguagem simples e acessível aquilo que está sendo discutido no meio acadêmico. Todos os materiais têm em comum uma ideia: convocar uma mudança na comunicação dentro das salas de aula para a mobilização dos jovens.  Confira a seguir alguns trabalhos produzidos pelos pesquisadores da USP.   
Fonte: Jornal da USP - 25/04/22