Publicações didáticas criadas por pesquisadores da USP buscam explicar
com uma linguagem simples e acessível questões ambientais que estão sendo
discutidas no meio acadêmico; materiais podem ser baixados gratuitamente
“Os jovens irão viver uma parte do
século que seus pais não viverão e na qual estão colocados enormes desafios em
que eles mesmos terão que ser protagonistas.” A frase do pesquisador Pedro
Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, do
Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em entrevista ao Jornal
da USP no final de 2021, aponta para a preocupação dos
especialistas em temas ambientais para tratar das emergências climáticas para
além dos laboratórios de pesquisa.
Apesar de constar da Base Nacional Curricular, documento que orienta a educação desde o ensino fundamental até o médio, o tema das mudanças climáticas ainda é abordado de forma restrita nas escolas, conforme explicou Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais do IEA. Também falta preparação adequada aos professores, que precisam fazer a ligação entre os vários ramos do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar.
Para auxiliar na abordagem do tema em sala de aula, a Universidade tem produzido conteúdos dirigidos a professores e alunos, buscando traduzir em uma linguagem simples e acessível aquilo que está sendo discutido no meio acadêmico. Todos os materiais têm em comum uma ideia: convocar uma mudança na comunicação dentro das salas de aula para a mobilização dos jovens. Confira a seguir alguns trabalhos produzidos pelos pesquisadores da USP.
Apesar de constar da Base Nacional Curricular, documento que orienta a educação desde o ensino fundamental até o médio, o tema das mudanças climáticas ainda é abordado de forma restrita nas escolas, conforme explicou Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais do IEA. Também falta preparação adequada aos professores, que precisam fazer a ligação entre os vários ramos do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar.
Para auxiliar na abordagem do tema em sala de aula, a Universidade tem produzido conteúdos dirigidos a professores e alunos, buscando traduzir em uma linguagem simples e acessível aquilo que está sendo discutido no meio acadêmico. Todos os materiais têm em comum uma ideia: convocar uma mudança na comunicação dentro das salas de aula para a mobilização dos jovens. Confira a seguir alguns trabalhos produzidos pelos pesquisadores da USP.
Fonte: Jornal da USP - 25/04/22