08 maio 2022
R$ 9 bilhões para “impedir a morte da ciência brasileira”?
06 maio 2022
Trial de e-Books da Taylor & Francis disponível na USP Estatística, Probabilidade e Matemática
Pelo período de 30 dias para todas as unidades da USP estão disponíveis dois Trials ofertados pela Taylor & Francis nas áreas de Estatística, Probabilidade e Matemática.
Data de início: 28 de abril – Data Final: 28 de maio
Coleções disponibilizadas:
DMPtool e a criação do Plano de Gestão de Dados de Pesquisa
Plano de Gestão de Dados de pesquisa (PGD) é um documento formal
com a descrição daquilo que será feito com os dados durante e após a pesquisa.
A DMPtool é
uma ferramenta utilizada para a elaboração de PGDs de forma rápida e prática e
a comunidade USP passa a ter acesso a plataforma, podendo utilizar a interface
no idioma inglês ou português.
- Preencher o plano a partir da DMPtool auxilia o pesquisador a identificar elementos essenciais a serem considerados no planejamento da gestão de dados, pois as perguntas irão conduzir o processo de preenchimento do plano.
- Permite o compartilhamento do plano entre distintos participantes da pesquisa com a atribuição de perfis variados (edição, visualização etc.). Após preencher as informações solicitadas, basta fazer o download do arquivo com o seu PGD.
- É possível criar planos para projetos distintos e os mesmos irão constar em sua conta no DMPtool.
- A seção “Aprender” traz algumas orientações gerais sobre o gerenciamento de dados. Ler essa seção auxiliará o pesquisador a considerar questões como tipos, forma, quantidade dos dados, formato dos arquivos, como organizar os arquivos, metadados, segurança e armazenamento, compartilhamento, citação de dados, etc.
- Para utilizar a ferramenta vá em https://dmptool.org/.
- Em ‘sign in’ selecione ‘Option 1: If your institution is affiliated with DMPTool‘ e na próxima tela digite ‘University of São Paulo‘, clique em ‘go’ e crie uma conta. Após criar a conta, é possível escolher o idioma da interface no canto superior direito em ‘language’.
Crie planos de gerenciamento de dados que atendam aos requisitos institucionais e do financiador
- Ajustar o seu projeto de pesquisa às políticas mandatórias da sua instituição e/ou dos órgãos de fomento à pesquisa;
- Assegurar a integridade da pesquisa e o seu potencial de replicação;
- Assegurar que os dados e demais registros de pesquisa sejam acurados, completos, autênticos e confiáveis;
- Aumentar a sua eficiência como pesquisador – um plano que organize os dados e seu armazenamento permite que você foque na sua pesquisa. Você estará mais capacitado a localizar e usar os seus dados e compartilhá-los com os seus colaboradores;
- Permitir que os seus dados sejam compreensíveis agora e no futuro – se os dados são bem documentados antes e durante a formação da coleção de dados, eles serão mais facilmente entendidos e reutilizados;
- Economizar tempo e recursos a longo prazo;
- Aumentar a segurança dos dados e minimizar os riscos de perda;
- Evitar a duplicação de esforços na recoleta ou regeração dos dados, possibilitando que outros pesquisadores se beneficiem dos seus dados e os interprete em outros contextos e com novas visões;
- Aumentar a visibilidade da pesquisa – se os seus dados foram planejados para estarem organizados e corretamente arquivados, eles poderão ser identificados, recuperados e citados, aumentando a visibilidade da sua pesquisa e o seu prestígio como pesquisador;
- Tornar mais fácil a preservação e o arquivamento – ajustando antecipadamente a geração de dados tomando como referência as práticas, formatos e demais padrões mais adequados ao arquivamento e à preservação de longo prazo, torna a gestão de dados mais fácil e menos custosa; além do mais, tornam os dados mais aderentes aos requisitos dos repositórios e centros de dados. Fonte: CIN/CNEN - 06/05/22
05 maio 2022
04 maio 2022
Quer ser bolsista de iniciação científica? A USP tem uma oportunidade para você
Alunos de graduação da USP podem se candidatar
até o dia 22 de maio para receber bolsas de iniciação científica oferecidas
pelo CNPq
“Fortalecer a inovação na USP é uma prioridade para a atual gestão”, afirma reitor
Com a reestruturação, a PRPI deve ampliar a interlocução da USP com os agentes de inovação dos setores governamental, empresarial e da sociedade civil, além de avaliar o desempenho do ecossistema de inovação da Universidade por meio do diagnóstico e treinamento específico em inovação e empreendedorismo. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 04/05/22
USP cria Pró-Reitoria para ampliar ações de inclusão e pertencimento
Estágio Supervisionado em Docência (EESD): 2º semestre de 2022
Pesquisadores da USP e da UFSCar desenvolvem 'papel fertilizante' a partir de material biodegradável
Com custo de R$ 0,27 por grama de embalagem, a tecnologia, feita a partir
de fibra de celulose e extraída do bagaço da cana-de-açúcar, otimiza trabalho e
tempo, além de gerar economia e menos resíduos
O invento tem a aparência de um papel e carrega três macronutrientes essenciais para o desenvolvimento de qualquer tipo de planta, que são o nitrogênio, fósforo e potássio. De acordo com os pesquisadores, o material é biodegradável por sofrer decomposição natural ao entrar em contato com o ambiente.
03 maio 2022
Dimensions para Pesquisadores: como descobrir tudo sobre seu tema de pesquisa
JoVE vídeos educativos: potencializando a habilidade de pesquisa e o aprendizado
Journal Citation Reports - como identificar revistas de alto impacto métricas e indicadores
Journal Citation Reports (JCR) é uma publicação eletrônica anual da Clarivate que fornece informações sobre revistas acadêmicas nas ciências e ciências sociais, incluindo fatores de impacto. O JCR foi originalmente publicado como parte do Science Citation Index. O JCR oferece um método sistemático e objetivo para avaliar criticamente os principais periódicos do mundo, com informações estatísticas quantificáveis baseadas em dados de citações. Ao compilar as referências citadas dos artigos, o JCR ajuda a medir a influência e o impacto da pesquisa nos níveis da revista e da categoria e mostra a relação entre citações e revistas citadas.
Por que devo usar o Mendeley?
Com o Mendeley, você pode importar artigos e outros documentos de seu desktop, de suas bibliotecas ou sites da Web com facilidade. O Mendeley captura automaticamente informações como autores, título e editora, o que facilita a organização e a navegação. Mendeley pode ser acessado com segurança em qualquer computador por meio do cliente de desktop, navegador da web ou usando um aplicativo móvel. O backup de sua biblioteca está na nuvem e está sempre disponível para você.
- A solução Mendeley é um gerenciador de referências e uma rede social acadêmica que ajudará você a organizar a sua pesquisa, colaborar com outras pessoas on-line e descobrir as pesquisas mais recentes.
- Gere bibliografias automaticamente
- Colabore facilmente com outros pesquisadores on-line
- Importe com facilidade artigos de outros softwares de pesquisa
- Encontre artigos relevantes com base no que você estiver lendo
- Acesse seus artigos on-line em qualquer lugar