Plano de Gestão de Dados de pesquisa (PGD) é um documento formal
com a descrição daquilo que será feito com os dados durante e após a pesquisa.
A DMPtool é
uma ferramenta utilizada para a elaboração de PGDs de forma rápida e prática e
a comunidade USP passa a ter acesso a plataforma, podendo utilizar a interface
no idioma inglês ou português.
- Preencher o plano a partir da DMPtool auxilia o pesquisador a identificar elementos essenciais a serem considerados no planejamento da gestão de dados, pois as perguntas irão conduzir o processo de preenchimento do plano.
- Permite o compartilhamento do plano entre distintos participantes da pesquisa com a atribuição de perfis variados (edição, visualização etc.). Após preencher as informações solicitadas, basta fazer o download do arquivo com o seu PGD.
- É possível criar planos para projetos distintos e os mesmos irão constar em sua conta no DMPtool.
- A seção “Aprender” traz algumas orientações gerais sobre o gerenciamento de dados. Ler essa seção auxiliará o pesquisador a considerar questões como tipos, forma, quantidade dos dados, formato dos arquivos, como organizar os arquivos, metadados, segurança e armazenamento, compartilhamento, citação de dados, etc.
- Para utilizar a ferramenta vá em https://dmptool.org/.
- Em ‘sign in’ selecione ‘Option 1: If your institution is affiliated with DMPTool‘ e na próxima tela digite ‘University of São Paulo‘, clique em ‘go’ e crie uma conta. Após criar a conta, é possível escolher o idioma da interface no canto superior direito em ‘language’.