Para explicar essa situação, o Jornal da USP No Ar 1ª Edição conversou com o professor Pedro Luiz Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Ambiente e Energia (IEE) da USP, que alerta para o fato de as mudanças climáticas deixarem de ser uma possibilidade para o futuro, e sim uma realidade que se impõe cada vez mais. Para ele, exemplos não faltam para ilustrar a situação atual do planeta: “Os exemplos se mostram cada vez mais abundantes e cada vez com maior intensidade. A intensidade com a qual as mudanças climáticas vêm se impondo tem assustado”. Saiba mais.
23 maio 2022
O mundo está cada vez mais próximo de uma catástrofe climática, adverte ONU
Para explicar essa situação, o Jornal da USP No Ar 1ª Edição conversou com o professor Pedro Luiz Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Ambiente e Energia (IEE) da USP, que alerta para o fato de as mudanças climáticas deixarem de ser uma possibilidade para o futuro, e sim uma realidade que se impõe cada vez mais. Para ele, exemplos não faltam para ilustrar a situação atual do planeta: “Os exemplos se mostram cada vez mais abundantes e cada vez com maior intensidade. A intensidade com a qual as mudanças climáticas vêm se impondo tem assustado”. Saiba mais.
Inovação na USP – inovação?
Por
Ronaldo de Breyne Salvagni, professor da Escola Politécnica da USP
Após ensino remoto, universidades precisam dar aula extra para calouros
A ação é emergencial, mas há possibilidade de renovação. São 376 projetos, com 498 tutores: estudantes do último ano, da pós e do pós-doutorado. Eles, reforça Neira, não substituem o professor. Dão atendimento mais individualizado e, pela idade próxima, têm vantagem em se conectar com o tutorado, na linguagem e no tipo de relação. Permite ainda a vivência do campus que os alunos não tiveram antes. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 23/05/22
Ranking de Portais de Periódicos do Google Acadêmico 2022
De acordo com o Ranking Webometrics, durante os últimos meses, percebeu-se a indexação de registros de vários repositórios de acesso aberto pelo Google Acadêmico. A partir da experiência de alguns casos, parece que o GA penaliza o erro nas descrições dos metadados, por isso é importante que os repositórios afetados verifiquem seu nível de indexação e tentem identificar possíveis problemas.
Por favor, considere as seguintes diretrizes de Indexação Google Scholar:
- https://www.or2015.net/wp-content/uploads/2015/06/or-2015 -anurag-google-scholar.pdf
e o seguinte material: Expondo o Conteúdo do Repositório ao Google Acadêmico
Algumas sugestões para melhorar a visibilidade na web do conteúdo do seu repositório Open Access institucional: “Altmetrics of the Open Access Institutional Repositories: A Webometrics Approach”. Ainda de acordo com o Webometrics, como serviço para a comunidade Open Access, a equipe está disponibilizando cinco listas de repositórios (todos (institucional+assunto), institucionais, dados, portais de revistas e CRIS) com os números brutos de registros existentes no Google Scholar (ou Google Acadêmico) para seus domínios web ( site:xxx.yyy. zz excluindo citações e patentes) classificados por número decrescente de itens coletados durante a primeira semana de fevereiro de 2022. A lista ainda está incompleta, pois ainda estão sendo adicionados novos repositórios. O Portal de Revistas da Universidade de São Paulo aparece em 36º com 63.000 itens publicados. Confira: Ranking Webometrics de Portais de Revistas – Feb. 2022. Fonte: AGUIA - 18/05/22
FAPESP completa hoje 60 anos
22 maio 2022
Trial de Revistas da University of Chicago Press vai até 17 de julho
- Ciências Biológicas
- Letras e Artes
- Economia
- Política e Ciências Sociais
- Humanas, História e Educação
50.000 livros de acesso aberto em DOAB
O DOAB se tornou uma plataforma essencial para novas e menores editoras de acesso aberto para aumentar a visibilidade de seus livros e garantir que eles apareçam em catálogos de bibliotecas, ajudando assim editoras como a Open Book Publishers e nossos colegas do consórcio ScholarLed a crescer e se tornar mais estabelecidas no cenário editorial acadêmico. Da mesma forma, apoiou as editoras mais tradicionais à medida que dão seus primeiros passos na publicação de livros de acesso aberto com novos modelos de financiamento, como Opening the Future. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 21/05/22
21 maio 2022
Acesse o Portal de Periódicos por meio da CAFe
Já o serviço CAFe é voltado apenas para o acesso remoto do conteúdo do Portal. Todas as informações relevantes sobre o serviço podem ser encontradas neste link. É essencial que o usuário saiba que o serviço de acesso remoto é de responsabilidade das instituições. Para uma instituição ter acesso ao conteúdo pago do Portal de Periódicos pela CAFe, NÃO BASTA, apenas, participar da CAFe; é preciso que a instituição tenha adquirido direito de acesso ao Portal, ou seja, atender a um dos cinco critérios estabelecidos pela Portaria CAPES n.º 74, 05 de abril de 2017. Fonte: Portal de Periódicos da CAPES – 21/05/22
20 maio 2022
Código de Práticas de Transferência de periódicos acadêmicos
1. O Código de Conduta de Transferência. A versão atual é o Código de Prática de Transferência, versão 4.0.
2. O Serviço de Alerta de Transferência. Este serviço foi projetado para facilitar a comunicação de transferências de periódico.
3. Atividades educativas e de apoio à transferência. Fonte: Latindex - 20/05/22
Novo centro une academia, sociedade civil e gestores públicos na busca de soluções baseadas na natureza
19 maio 2022
O papel da ciência para alcançar os ODS no Brasil
Normas técnicas ABNT (GedWeb) disponível na USP
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