11 julho 2022

Em live promovida pelo ICB-USP, diretor científico fala sobre novas iniciativas da FAPESP

Durante a live, Luiz Eugênio Mello falou sobre a expansão de projetos e as novas modalidades de fomento recentemente criadas pela Fundação. “A FAPESP está abrindo várias frentes. No último mês, foi lançado um edital de infraestrutura com R$ 450 milhões em recursos para o que chamamos de Equipamentos Multiusuários. Temos em curso, sendo julgado, um novo ciclo de CEPIDs [Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão] que serão financiados. São 18 novos centros e os recursos somam R$ 720 milhões. Temos ainda o programa de Centro de Ciência para o Desenvolvimento [CCD], em parceria com as secretarias e que tem por objetivo incentivar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências”, disse.
Há ainda duas novas modalidades de apoio direcionadas a jovens pesquisadores. Uma delas, denominada Projeto Inicial (PI) , se destina a cientistas que mantêm vínculo formal com alguma instituição de C&T do Estado de São Paulo há não mais que oito anos. A outra chama-se Projeto Geração e é voltada para pessoas que concluíram o doutorado há não mais que cinco anos e não têm ainda vínculo formal com uma instituição do Estado.
“Elas podem pedir recursos que podem chegar a R$ 1,6 milhão. E aqui é para fazer pesquisa de fato ‘fora da caixa’. Pesquisas que tenham o potencial de transformação muito grande e que permitam uma trajetória de independência dessas pessoas. Queremos que elas alcem voo”, contou. O evento pode ser assistido na íntegra em: https://bit.ly/3PqdJNF.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP – 11/07/22


Jornal da USP e suas redes sociais são um dos maiores veículos de divulgação científica do Brasil

São 159,9 milhões de acessos, entre junho de 2021 e maio de 2022, dos quais quase 40 milhões dirigidos para o tema Ciências

Este é o expressivo número de acessos que atesta a visitação recebida pelo Jornal da USP e seus subprodutos nas mídias sociais em 12 meses, de junho de 2021 a maio de 2022. É o resultado da soma das visitas aos textos, vídeos, imagens e áudios expostos no jornal e repostados e multiplicados nas redes sociais da internet. Os textos visitados na editoria de Ciências do Jornal da USP e replicados na internet são responsáveis por ¼ dessas visitas, quase 40 milhões delas no período. Um número que aponta que o Jornal da USP e seus subprodutos nas mídias sociais são os veículos universitários que mais divulgam Ciência no País. As demais visitas se espalham pelas reportagens das outras editorias do jornal, também replicadas pela internet afora, como Universidade, Cultura, Tecnologia, Educação, que direta ou indiretamente também são questões de ciências pesquisadas na USP. Saiba maisFonte: Jornal da USP - 08/07/2022

08 julho 2022

Vídeos premiados sobre pesquisas da USP estarão na programação da TV Cultura

A TV Cultura de São Paulo, que faz parte da Fundação Padre Anchieta e do Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, começa a veicular hoje, no intervalo da programação, vídeos de pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação da USP. As produções foram selecionadas na edição de 2021 do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP, iniciativa promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP.
O objetivo do prêmio é estimular a habilidade de comunicação dos estudantes e permitir que a sociedade seja informada dos estudos importantes que estão sendo realizados na Universidade. Os vídeos selecionados se destacam em dez grande áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar; e Ciências Sociais Aplicadas. Eles receberam prêmios em dinheiro de R$ 5 mil e o orientador do aluno premiado recebeu recursos de até R$ 1 mil. 
Além da TV Cultura, os vídeos também podem ser acompanhados no Canal da PRPG no Youtube. A lista completa de vencedores e missão honrosa estão neste linkOs dez vídeos também estão disponíveis.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 08/07/2022

CNPq anuncia resultado final do Chamamento Público para Participação do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) anuncia o resultado final do Chamamento Público para Participação do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Foram selecionadas 24 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) para participar da iniciativa que visa à permanência de jovens doutores no país. Serão oferecidas bolsas para todas as áreas do conhecimento para financiamento no prazo de 24 meses. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) anuncia o resultado final do Chamamento Público para Participação do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Foram selecionadas 24 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) para participar da iniciativa que visa à permanência de jovens doutores no país. Serão oferecidas bolsas para todas as áreas do conhecimento para financiamento no prazo de 24 meses.   Saiba mais.   Fonte: CNPq - 08/07/22

6 erros de vírgula desnecessários para evitar em seu trabalho de pesquisa

A vírgula (,) é uma das formas mais úteis de pontuação no idioma inglês, pois separa efetivamente vários elementos dentro de uma frase conforme a necessidade do escritor. Funcionando como um intervalo entre as ideias de uma frase, as vírgulas facilitam a leitura de um texto e ajudam a transmitir com precisão o significado de uma frase - se forem usadas adequadamente.
Várias regras regem o uso de uma vírgula. Por exemplo, as vírgulas são usadas para separar três ou mais palavras, frases ou orações apresentadas em série ou como uma lista (por exemplo, eu comi ovos, bacon e torradas). Eles também são usados no meio da frase para apresentar informações adicionais que não são essenciais para o significado de uma frase, sem interromper indevidamente o fluxo da frase (por exemplo, eu estava conversando com a Sra. Norris, nossa vizinha, quando os primeiros tiros foram disparados).   Saiba mais.  
Fonte: Editage Insights - julho 2022



Entidades científicas e acadêmicas celebram Dia Nacional da Ciência nesta sexta-feira

            Painel: “Ciência para todos: impactos das diferentes ciências para o nosso país”

            Data: 08/07/2022

            Horário: 10h

            Local: Canal da SBPC no YouTube

            Programação: http://portal.sbpcnet.org.br/dia-nacional-ciencia/


O livro ou artigo de periódico está em outra unidade da USP?

Nós o traremos, sem demora, para você.

A Seção de Biblioteca do CENA oferece duas modalidades de serviço para materiais que não constam em nosso acervo:


  • Empréstimo entre Bibliotecas: serviço que possibilita ao usuário da ESALQ o acesso a livros, teses e monografias de outras bibliotecas;
  • Comutação Bibliográfica: serviço que permite o acesso à informação entre as bibliotecas, através do fornecimento de cópias de documentos que não constam em seus acervos, respeitando a Lei de Direitos Autorais.

E-books disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson para a comunidade USP

O convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, professores e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras

Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP:  https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20 . Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente.     


                     

Capacitação em Mendeley

O Mendeley também funciona como rede social acadêmica para descobrir tendências de investigação e para conectar-se a outros pesquisadores na área de interesse.


A Divisão de Biblioteca da ESALQ promoverá um encontro virtual para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários.
Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.   Inscrições


Capacitação em EndNote

A Divisão de Biblioteca da ESALQ promoverá um encontro virtual para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários.
EndNote é o software da Clarivate que facilita a formatação e o gerenciamento de citações e referências.
EndNote Click é uma extensão para capturar arquivos em .pdf que otimiza o tempo durante a pesquisa e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).
Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso aberto e restrito e auxiliam o usuário a:
• Redigir citações e referências em textos acadêmico-científicos;
• Formatar referências no momento da pesquisa;
• Construir bibliografias em mais de 7.000 estilos ou normas, inclusive ABNT;
• Inserir citações no texto com o recurso Cite While You Write no Microsoft® Word;
• Eliminar as duplicações de referências;
• Efetuar revisões bibliográficas em grande escala com ferramentas de análise;
• Compartilhar grupos de referências com usuários do mundo todo. Inscrições

Repositório da Produção USP - ReP

Os itens da produção USP são atualizados diariamente, à medida que os bibliotecários cadastram novos documentos. Todos os registros podem ser localizados também pelo Google 


O Repositório de Acesso Aberto da Produção da USP é a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI), inaugurada em 22 de outubro de 2012. É o Repositório institucional e oficial da Universidade de São Paulo que concentra o registro e armazena as publicações oriundas de pesquisa e a produção científica, artística, acadêmica e técnica em formato digital de seus autores, departamentos, unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais.

Tem como objetivos:

  • Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão de conteúdos digitais dos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da universidade por meio da coleta, organização, registro e preservação de sua memória institucional;
  •  Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção de pesquisa da USP, por meio da oferta de indicadores confiáveis e validados;
  •  Contribuir para a preservação do conhecimento produzido na universidade, seu uso e impacto científico, acadêmico e social, integrando-se a outras iniciativas nacionais e internacionais

07 julho 2022

CNPq lança a Chamada Pública PIBIC nº 21/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022/2024

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança  a Chamada Pública PIBIC nº 21/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022/2024 para a concessão de cerca de 26 mil bolsas de Iniciação Científica (IC), modalidade de bolsa tradicional e histórica do Conselho. Universidades e centros de pesquisa, públicos e privados, poderão concorrer por meio da submissão de propostas institucionais até o dia 11/07/2022.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é uma política pública criada e implementada pelo CNPq desde o final dos anos 80, e que completará 34 anos de existência em 2022. Anualmente, são mais de 35 mil estudantes beneficiários dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica do CNPq, sendo o PIBIC o mais antigo deles. 
A submissão de propostas deve ser feita, exclusivamente, pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC) e as instituições a serem selecionadas devem desenvolver pesquisa científica e manter uma política de iniciação científica institucionalizada, visando à execução de projetos de pesquisa científica, nas diferentes áreas do conhecimento. As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 (doze) meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2023. As chamadas dos programas PIBITIPIBIC-Af e PIBIC-EM, todas para o período 2022/2024, serão publicadas em breve. Leia aqui o texto da Chamada PIBIC nº 21/20.  Fonte: CNPq - 07/07/22

Concurso Falling Walls Lab Brazil 2022 está com inscrições abertas

O concurso Falling Walls Lab (FWL) Brazil recebe inscrições de todas as regiões do país até o dia 25 de julho. A iniciativa é promovida pela Falling Walls Foundation, sendo que a etapa brasileira é organizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH).
Pesquisadores de qualquer área que tenham uma ideia inovadora podem participar. Serão premiados pesquisas, iniciativas sociais e planos de negócio que apresentem soluções criativas e inovadoras na ciência e na tecnologia.
O júri avaliará as propostas e indicará um vencedor, que será premiado com uma viagem à Alemanha para a etapa global do concurso, prevista para ocorrer em 7 de novembro, em Berlim. Na oportunidade, uma banca de notáveis escolherá um projeto campeão dentre os vitoriosos de todo o mundo. Tanto na edição brasileira quanto na mundial, o público também elege sua proposta preferida.
Para participar, o candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior ou ter concluído sua formação há no máximo cinco anos para doutores, sete para mestres e dez para graduados.As inscrições devem ser feitas pelo site.   
Mais informações: https://bit.ly/3OXBzA9.   Fonte: Agência FAPESP - 07/07/22

SoU_Ciência e Instituto Serrapilheira divulgam dados sobre o financiamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisas

O Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência) e o Instituto Serrapilheira divulgaram nesta quinta-feira (7) o painel “O Financiamento da Ciência e Tecnologia no Brasil”, com dados sobre o financiamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisas, responsáveis por grande parte da ciência brasileira.
A coordenadora do SoU_Ciência, Soraya Smaili, explicou que o levantamento teve como objetivo analisar os benefícios, os limites e os equívocos da política de expansão e de financiamento da educação superior brasileira e de ciência e tecnologia, desde o fim da década de 1980 até o ano de 2020, além de propor medidas necessárias para um novo ciclo consistente de crescimento, comprometido com as necessidades do desenvolvimento democrático, sustentável e inclusivo do país e de sua população.
Os dados foram organizados em dois eixos de atuação: Políticas para educação superior, ciência e tecnologia: passado, presente e futuro e Financiamento da educação superior, ciência e tecnologia: elementos para a retomada da expansão e do desenvolvimento soberano, subdivididos em quatro linhas de pesquisa (Caracterização da expansão da Educação Superior; Perfil e trajetória estudantil na Educação Superior; Trajetórias pós Educação Superior: análise de egressos; Financiamento da Educação Superior pública e Ciência e Tecnologia (no âmbito das Universidades).   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 07/07/22


Pesquisador diz à IA para escrever um artigo sobre si mesmo e depois o envia para revista acadêmica

Parece que os algoritmos podem escrever artigos acadêmicos sobre si mesmos agora. Devemos nos perguntar: quanto tempo até os acadêmicos humanos ficarem obsoletos?
Em um editorial publicado pela Scientific American, a pesquisadora sueca Almira Osmanovic Thunström descreve o que começou como um simples experimento de quão bem o algoritmo de geração de texto GPT-3 da OpenAI poderia escrever sobre si mesmo e terminou com um artigo que está sendo revisado por pares. O comando inicial que Thunström digitou no gerador de texto foi bastante elementar: "Escreva uma tese acadêmica em 500 palavras sobre GPT-3 e adicione referências e citações científicas dentro do texto". A pesquisadora, cujo foco principal na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, é neurociência e tecnologia da saúde, escreve que ficou "impressionada" quando o algoritmo começou a escrever uma tese real, repleta de citações eficazes em locais e contextos apropriados.   Saiba mais.   Fonte: Futurism - 07/07/22

Como a gestão de inovação pode facilitar o desenvolvimento de projetos

Seleção de artigos, produzidos por professores da USP, feita pela MIT Sloan Brasil sobre gestão da inovação ganha destaque no tema do ambiente de inovação aberta. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar  Edição, a professora Ana Paula Franco Paes Leme Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e uma das autoras do texto, discorre sobre o assunto. A inovação aberta acontece quando há a colaboração entre entidades diferentes. “Falamos, por exemplo, da colaboração de um instituto de ciência e tecnologia com uma universidade, de uma empresa com uma startup. Então, essa colaboração entre entidades é a inovação aberta para a produção de inovação”, comenta Ana Paula.   Saiba mais.  
Fonte: Jornal da USP - 06/07/22

Os desafios para o jornalismo científico no Brasil

O noticiário sobre a covid, desde 2020, maximizou o espaço de cobertura da doença, seus efeitos, o modo de enfrentá-la, o combate ao negacionismo, de uma forma e de um espaço inéditos. O tema teve enorme presença nos veículos escritos, nas imagens de TV, no áudio das rádios e espaços nas mídias sociais. Superou enormemente a modesta cobertura que temas ligados à Ciência sempre receberam na mídia, e cujo espaço encolheu ao longo dos tempos, especialmente em função das modificações técnicas e consequentes dificuldades econômicas que o setor enfrenta. Foi um momento de visibilidade diferenciada para o jornalismo científico e a divulgação cientifica, duas atividades semelhantes mas essencialmente diferentes, que inundaram uma sociedade perplexa pelas milhões de mortes e deletérios efeitos provocados pela covid e que ansiava por informações e orientação sobre como lidar com a doença, além de conviver com o absurdo negacionismo ressaltado por Ribeiro.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - junho 2022

06 julho 2022

Pesquisadores em empresas são essenciais ao desenvolvimento

A empresa é o principal lugar da pesquisa científica e tecnológica nos países que conseguem fazer do conhecimento o motor do desenvolvimento. Nos Estados Unidos, 72% dos pesquisadores em tempo integral são empregados de empresas. Na China, 61%; na Coreia do Sul, 82%; na Alemanha, 60%, na França, 62%, no Reino Unido 40%. Nos 27 países da União Europeia somados, 55% dos pesquisadores em tempo integral estão nas empresas. No Brasil, o percentual foi de 40% em 2000. Em 2014, último ano para o qual o MCT reporta o dado, havia caído para 27%.
Os números absolutos evidenciam o poderio científico e tecnológico das empresas em cada país: nos EUA e na China, em 2018, havia 1,1 milhão de pesquisadores empregados por empresas, 335 mil na Coreia do Sul, 262 mil na Alemanha, 189 mil na França. No Brasil, em 2014, havia 48 mil pesquisadores em empresas. Na União Europeia, 55% dos cientistas em tempo integral estão nas empresas.   Fonte: Valor Econômico - 06/07/22