13 julho 2022

Como encontrar, ler e organizar documentos

Maya Gosztyla decidiu repensar sua abordagem aos trabalhos de pesquisa depois que teve problemas para acompanhar a literatura publicada

Os feeds RSS ('Really Simple Syndication') fornecem, bem, uma solução muito simples. RSS permite que os usuários assinem conteúdo de sites específicos. Quase todos os principais periódicos têm seu próprio feed RSS, assim como os servidores de pré-impressão – procure o ícone laranja em suas páginas iniciais. Você pode até se inscrever em palavras-chave específicas do PubMed ou Google Scholar, que são atualizadas à medida que novos artigos são adicionados. Para manter meus feeds organizados, uso um agregador de feeds; opções populares incluem Feedly, Inoreader e NewsBlur. Todas as manhãs, dedico cinco minutos para escanear meu feed. Para a maioria dos jornais, eu apenas olho para o título e passo. Se vejo algo interessante, adiciono-o à pasta ‘Ler mais tarde’. Para mergulhos mais profundos em um tópico específico, você pode tentar ferramentas de mapeamento de literatura, como ResearchRabbit, Inciteful, Litmaps e Connected Papers. Eles rastreiam as redes de citações que conectam os artigos entre si, permitindo que você tenha acesso aos artigos mais inovadores em uma determinada área.  Saiba mais.   Fonte: Latindex - 12/07/22

12 julho 2022

Escritório de Gestão de Indicadores lança nova edição do Anuário Estatístico da USP

O Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) está lançando a edição 2022 do Anuário Estatístico da USP, com as principais informações acadêmicas, demográficas e administrativas da Universidade.
“O anuário consolida dados da vida da USP, compilando numericamente as atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de prestação de serviços. É a fonte histórica e confiável de informações para a comunidade interna e externa.  Ao mesmo tempo que contribui para que a comunidade conheça a USP, promove a transparência das ações da Universidade para a sociedade e fornece subsídios para a tomada de decisão”, considera a coordenadora do Escritório e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques.
O Anuário está dividido em 13 seções: Informações Gerais; Informações Demográficas; Informações Acadêmicas; Publicações Editadas; Bibliotecas e Museus; Informática; Orçamento; Infraestrutura Física; Atendimento à Comunidade; Relações Internacionais; Permanência Estudantil; Inovação; e Sustentabilidade, cada um deles ilustrados com gráficos e quadros.  Clique aqui para acessar a publicação.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 12/07/22

Reflexões sobre a produção de conhecimento pelos diferentes países

Há hoje um consenso de que a capacidade de inovação de um país é em grande parte devido à sua força científica, que pode ser mensurada por critérios quantitativos e qualitativos. O componente quantitativo é mais fácil de ser medido, e há diferentes fontes de informações nas revistas científicas que circulam internacionalmente.
O componente qualitativo é de avaliação mais complexa, mas se pode ter uma boa ideia da importância dos trabalhos publicados em função da qualidade e popularidade das várias revistas, com seus respectivos índices de impacto, mas também pela repercussão de cada trabalho entre os colegas que trabalham na mesma área e que se reflete no número de vezes que o artigo é citado.
Outro indicador relevante, sobretudo para uma avaliação mais global, é o grau de internacionalização da cooperação científica. As evidências também indicam que há uma forte correlação entre a capacidade de produzir conhecimento com a de transformar este conhecimento em produtos e processos inovadores capazes de gerar riqueza, desenvolvimento econômico e social. Os comentários a seguir estão baseados em dados obtidos pela pesquisadora Cristina Haeffner usando a fonte InCites Clarivate Analytics.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência - 12/07/22

Professor da ESALQ-USP e médica sanitarista lançam Guia de Plantas Medicinais e Aromáticas em Hortos Comunitários

O “Guia de Plantas Medicinais e Aromáticas em Hortos Comunitários”, escrito pelo professor Lindolpho Capellari Júnior, do departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), e pela médica sanitarista Nair Sizuka Nobuyasu, apresenta os resultados de pesquisas conduzidas ao longo de dez anos, unindo conhecimentos de botânica, medicina e farmacologia sobre toda cadeia. Editada com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), a publicação reúne 100 espécies de plantas medicinais e aromáticas, totalizando 213 preparações entre remédios e receitas culinárias saudáveis. Com uma linguagem prática e acessível e conteúdo ilustrado, a obra atende profissionais das áreas de saúde e educação, agricultores, empresas, entidades e todas as pessoas que gostam de plantas medicinais, aromáticas e nutrição saudável, para prevenção e tratamento alternativo de doenças.   Saiba mais.   Fonte: FEALQ - 11/07/22

Guia Pré-Projeto descomplicado

Este guia destina-se a alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores e busca servir de guia na organização e escrita de um projeto de pesquisa, seja para entrar no mestrado, no doutorado ou para tentar um financiamento de uma agência de fomento. Lembre-se que cada instituição disponibiliza em seu site regras específicas para a submissão do projeto. O objetivo deste guia é ajudá-lo a desenvolver uma abordagem para escrever um projeto de pesquisa claro e focado. Começaremos examinando o propósito geral e os requisitos do projeto e, em seguida, analisaremos seus principais componentes. Por fim, disponibilizamos um checklist para você avaliar seu projeto e um exemplo de projeto de pesquisa pronto.   Fonte: Academique


Links úteis para o usuário do Portal de Periódicos da CAPES



                
      
           

          

                                         



11 julho 2022

USP, Unesp e Unicamp assinam acordo para implementação da Agenda 2030 nas cidades de SP

A USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) assinaram um protocolo de intenções com a Frente Nacional de Prefeitos e a Associação Paulista de Municípios para a implementação da Agenda 2030 nos municípios do Estado de São Paulo.
O documento manifesta o interesse das partes envolvidas em cooperar para a implantação de ações em direção aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. O objetivo é que, com o conhecimento gerado pelas pesquisas acadêmicas, articulação política e o fortalecimento do diálogo das esferas estaduais e municipais, seja possível avançar para que, de fato, a qualidade de vida da população do território paulista seja transformada positivamente.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 11/07/22


Projeto prevê tornar parque da Esalq um Jardim Botânico de árvores brasileiras

Coordenado por professores do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, com o apoio da Fealq, o Projeto Arboreto Luiz de Queiroz é uma iniciativa que visa tornar o parque da Esalq um jardim botânico de árvores brasileiras, resgatando o projeto original de 1905 e promovendo melhorias, atualizações e enriquecimento das árvores mantidas no campus.
O projeto prevê, ainda, a construção de um centro de vivência e visitação, que ampliará experiências educativas e de lazer a céu aberto para a comunidade externa à universidade. O parque da Esalq ocupa uma extensa área com mais de 200 hectares e reúne uma coleção única de árvores, que se integram às atividades de ensino e pesquisa da Instituição. É possível contribuir com o Projeto doando qualquer valor direto pelo site: fealq.org.br/arboretoluizdequeiroz. Para saber como os recursos arrecadados estão sendo utilizados, acompanhe as notícias no blog da página e nas redes sociais (Instagram e Facebook) digitando Arboreto Luiz de Queiroz.   
Fonte: FEALQ - 11/07/22


USP planeja investir R$ 2 bi, retomar obras e contratar 876 docentes

Maioria das obras deve ser entregue até o fim de 2024; professores serão contratados até 2025, embora o cronograma ainda esteja sendo definido

Oito anos após mergulhar em grave crise financeira, a Universidade de São Paulo (USP) vê alívio nas contas e planeja investir R$ 2 bilhões nos próximos anos em projetos como a retomada de obras paralisadas do Parque dos Museus, a construção de um distrito tecnológico no câmpus do Butantã e a adoção de tecnologias sustentáveis. Além desse pacote, a instituição prevê, com outra fonte de recursos, contratar 876 professores e 400 servidores técnico-administrativos até 2025. Segundo a reitoria, as novas despesas não comprometem o equilíbrio das contas para o futuro. A principal fonte de receita da instituição é uma cota fixa (5,02%) da arrecadação estadual do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Após quase uma década, a USP teve superávit de R$ 1,78 bilhão em 2021, resultado impulsionado pela inflação.  

Leia o texto na íntegra  Fonte: O Estado de S. Paulo – 11/07/22


XII Mostra de Ciência e Tecnologia da ANPG

A Mostra Científica da ANPG já é uma tradição no meio acadêmico. Dessa vez, a mostra que acontece tradicionalmente no Congresso da entidade, será de forma virtual e para divulgação e popularização dos projetos científicos que as (os) pós-graduandas (os) estão produzindo. A mostra que integra o roll de atividades do XXVIII Congresso Nacional de Pós-Graduandos, que ocorrerá do dia 23 a 25 de julho, de modo presencial e transmitida através plataforma virtual, acontecerá em uma conjuntura delicada para ciência e tecnologia. Entretanto, o Minuto da Ciência, a edição da XII Mostra de Ciência e Tecnologia da entidade, dará palco aos pós-graduandos brasileiros exporem suas pesquisas e a importância para a sociedade brasileira. Para participar, os Pós-graduandos deverão produzir um vídeo de, no máximo, Três minutos, explicando qual o tema de sua pesquisa e as implicações dela para a sociedade. Esses vídeos devem ser submetidos até o dia 20 de julho (20/07/2022) por meio do formulário, que deverá conter algumas outras informações.   Fonte: Jornal da Ciência - 11/07/22

Ferramenta permite avaliar Agenda 2030 em todos os municípios brasileiros

Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), ferramenta que torna o Brasil o primeiro país do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU, foi apresentado nesta sexta-feira (8) em São Paulo (SP), durante a abertura da primeira edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. O evento conta com o apoio do projeto CITInova, que é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A apresentação pode ser assistida na íntegra neste link. A ferramenta reúne dados e indicadores dos 5.570 municípios brasileiros, e permite identificar as virtudes e as fragilidades de cada um no cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Índice oferece uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos objetivos. Apresenta mapa interativo, análise individual dos municípios e um ranking entre cidades, estados, regiões, e até mesmo biomas diferentes, quanto ao nível de desenvolvimento sustentável. Os dados podem ser acessados gratuitamente neste linkA ideia é estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à agenda global de desenvolvimento sustentável. O IDSC-BR também pode ser visto como uma ferramenta para conscientizar a sociedade e orientar a ação política municipal, estadual e federal, contribuindo para uma visão integrada dos desafios da cidade e a identificação de temas prioritários para ações e investimentos.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência - 11/07/22

Em live promovida pelo ICB-USP, diretor científico fala sobre novas iniciativas da FAPESP

Durante a live, Luiz Eugênio Mello falou sobre a expansão de projetos e as novas modalidades de fomento recentemente criadas pela Fundação. “A FAPESP está abrindo várias frentes. No último mês, foi lançado um edital de infraestrutura com R$ 450 milhões em recursos para o que chamamos de Equipamentos Multiusuários. Temos em curso, sendo julgado, um novo ciclo de CEPIDs [Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão] que serão financiados. São 18 novos centros e os recursos somam R$ 720 milhões. Temos ainda o programa de Centro de Ciência para o Desenvolvimento [CCD], em parceria com as secretarias e que tem por objetivo incentivar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências”, disse.
Há ainda duas novas modalidades de apoio direcionadas a jovens pesquisadores. Uma delas, denominada Projeto Inicial (PI) , se destina a cientistas que mantêm vínculo formal com alguma instituição de C&T do Estado de São Paulo há não mais que oito anos. A outra chama-se Projeto Geração e é voltada para pessoas que concluíram o doutorado há não mais que cinco anos e não têm ainda vínculo formal com uma instituição do Estado.
“Elas podem pedir recursos que podem chegar a R$ 1,6 milhão. E aqui é para fazer pesquisa de fato ‘fora da caixa’. Pesquisas que tenham o potencial de transformação muito grande e que permitam uma trajetória de independência dessas pessoas. Queremos que elas alcem voo”, contou. O evento pode ser assistido na íntegra em: https://bit.ly/3PqdJNF.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP – 11/07/22


Jornal da USP e suas redes sociais são um dos maiores veículos de divulgação científica do Brasil

São 159,9 milhões de acessos, entre junho de 2021 e maio de 2022, dos quais quase 40 milhões dirigidos para o tema Ciências

Este é o expressivo número de acessos que atesta a visitação recebida pelo Jornal da USP e seus subprodutos nas mídias sociais em 12 meses, de junho de 2021 a maio de 2022. É o resultado da soma das visitas aos textos, vídeos, imagens e áudios expostos no jornal e repostados e multiplicados nas redes sociais da internet. Os textos visitados na editoria de Ciências do Jornal da USP e replicados na internet são responsáveis por ¼ dessas visitas, quase 40 milhões delas no período. Um número que aponta que o Jornal da USP e seus subprodutos nas mídias sociais são os veículos universitários que mais divulgam Ciência no País. As demais visitas se espalham pelas reportagens das outras editorias do jornal, também replicadas pela internet afora, como Universidade, Cultura, Tecnologia, Educação, que direta ou indiretamente também são questões de ciências pesquisadas na USP. Saiba maisFonte: Jornal da USP - 08/07/2022

08 julho 2022

Vídeos premiados sobre pesquisas da USP estarão na programação da TV Cultura

A TV Cultura de São Paulo, que faz parte da Fundação Padre Anchieta e do Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, começa a veicular hoje, no intervalo da programação, vídeos de pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação da USP. As produções foram selecionadas na edição de 2021 do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP, iniciativa promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP.
O objetivo do prêmio é estimular a habilidade de comunicação dos estudantes e permitir que a sociedade seja informada dos estudos importantes que estão sendo realizados na Universidade. Os vídeos selecionados se destacam em dez grande áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar; e Ciências Sociais Aplicadas. Eles receberam prêmios em dinheiro de R$ 5 mil e o orientador do aluno premiado recebeu recursos de até R$ 1 mil. 
Além da TV Cultura, os vídeos também podem ser acompanhados no Canal da PRPG no Youtube. A lista completa de vencedores e missão honrosa estão neste linkOs dez vídeos também estão disponíveis.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 08/07/2022

CNPq anuncia resultado final do Chamamento Público para Participação do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) anuncia o resultado final do Chamamento Público para Participação do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Foram selecionadas 24 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) para participar da iniciativa que visa à permanência de jovens doutores no país. Serão oferecidas bolsas para todas as áreas do conhecimento para financiamento no prazo de 24 meses. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) anuncia o resultado final do Chamamento Público para Participação do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Foram selecionadas 24 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) para participar da iniciativa que visa à permanência de jovens doutores no país. Serão oferecidas bolsas para todas as áreas do conhecimento para financiamento no prazo de 24 meses.   Saiba mais.   Fonte: CNPq - 08/07/22

6 erros de vírgula desnecessários para evitar em seu trabalho de pesquisa

A vírgula (,) é uma das formas mais úteis de pontuação no idioma inglês, pois separa efetivamente vários elementos dentro de uma frase conforme a necessidade do escritor. Funcionando como um intervalo entre as ideias de uma frase, as vírgulas facilitam a leitura de um texto e ajudam a transmitir com precisão o significado de uma frase - se forem usadas adequadamente.
Várias regras regem o uso de uma vírgula. Por exemplo, as vírgulas são usadas para separar três ou mais palavras, frases ou orações apresentadas em série ou como uma lista (por exemplo, eu comi ovos, bacon e torradas). Eles também são usados no meio da frase para apresentar informações adicionais que não são essenciais para o significado de uma frase, sem interromper indevidamente o fluxo da frase (por exemplo, eu estava conversando com a Sra. Norris, nossa vizinha, quando os primeiros tiros foram disparados).   Saiba mais.  
Fonte: Editage Insights - julho 2022