12 setembro 2022

Alumni USP Talks abre novo espaço para interação entre estudantes e egressos da Universidade

Para ampliar ainda mais a interlocução da Universidade com a sociedade foi criado o Alumni USP Talks, um espaço para os egressos diplomados pela USP discorrerem suas trajetórias profissionais, suas contribuições para a sociedade e sobre a importância da formação recebida na USP.  Na sua primeira edição, que será realizada no dia 19 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus de São Paulo, as temáticas serão sustentabilidade ambiental, empreendedorismo e inovação. As expectativas para o evento são grandes e a coordenadora do Escritório Alumni USP, professora Maria Helena Palucci Marziale já adianta que ele será anual. “O Alumni USP Talks surgiu da necessidade de novas estratégias para estimular os egressos a interagirem com a USP além da plataforma eletrônica. Por isso, foram criados espaços para que eles voltem a interagir com a academia, como o Alumni USP Talks e o Prêmio Alumni USP.” Podem participar do evento egressos, estudantes, professores, servidores da USP e interessados nos temas sustentabilidade e empreendedorismo/inovação. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 12/09/22

Bolsas PIBITI CNPq 2022

Saiba mais

Acesso gratuito ao IUPAC Standards Online na USP vai até o fim de 2022

IUPAC Standards Online é um banco de dados construído a partir dos padrões e recomendações da IUPAC, que são extraídos da revista Pure and Applied Chemistry (PAC). A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é a organização responsável por estabelecer os padrões em química que são internacionalmente vinculantes para cientistas da indústria e academia, advogados de patentes, toxicologistas, cientistas ambientais, legislação, etc. “Padrões” são definições de termos, valores padrão, procedimentos, regras para nomear compostos e materiais, nomes e propriedades dos elementos da tabela periódica e muito mais. Garanta seu acesso gratuito ao banco de dados IUPAC Standards Online até 31 de dezembro de 2022. Terá então acesso gratuito a todos os artigos durante a sua visita (este processo deve ser repetido na próxima vez que aceder).
Além do acesso institucional pela Universidade de São Paulo USP, é possível realizar o login com a senha IUPACDB 2022  clicando no campo “Você tem uma senha?”
O banco de dados IUPAC Standards Online é o único produto que permite a busca e recuperação rápida e fácil dos padrões e recomendações da IUPAC que até agora permaneceram não classificados dentro do enorme arquivo de Química Pura e Aplicada .
Tópicos abordados: Química Analítica, Bioquímica, Segurança Química, Gestão de dados, Educação, Química Ambiental, Química Inorgânica, Materiais, Química Medicinal, Nomenclatura e Terminologia, Química Nuclear, Química orgânica, Química Física, Química Teórica e Computacional e Toxicologia.

Fonte: ABCD USP - 12/09/22


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Tempo de colheita

Pesquisadora paulistana integra ranking internacional de cientistas mais importantes da área de fitotecnia e agricultura

A agrônoma Mariangela Hungria começou a trabalhar com soja no início da década de 1990, época em que estavam começando os estudos dedicados à melhoria de seu cultivo. Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) há 40 anos, em 2021 ela passou a integrar o ranking dos 100 cientistas mais importantes da área de fitotecnia e agronomia, organizado pela plataforma Research.com, que compila dados internacionais sobre contribuições científicas em diversas áreas do conhecimento. Hungria é a primeira cientista da América do Sul a integrar a lista. “Embora seja grande a satisfação de fazer parte desse ranking, é preciso destacar a baixa presença de pesquisadores brasileiros, especialmente se consideramos a importância do país no campo da produção agrícola”, diz Hungria, especialista em biotecnologia do solo, área de estudos que busca melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas, tornando-as mais resistentes a mudanças climáticas, pragas e doenças”.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - set. 2022

11 setembro 2022

PPG-Ciências - Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado no CENA-USP


A pedido da Coordenação do PPG-Ciências, informamos que se encontra disponível na página do CENA-USP
(
https://bit.ly/3Qy53oH) os Editais para os processos seletivos para ingresso no Mestrado e no Doutorado

INSCRIÇÕES:
As inscrições para a Edição III (12/09/2022) para o Mestrado, excepcionalmente, foram prorrogadas até o dia 20/09/2022 e a aplicação da prova será no dia 27/09/2022. A bibliografia foi atualizada e a prova contará com questões discursivas.
As inscrições para o Doutorado ocorrem em fluxo contínuo e serão recebidas até o dia 24/10/2022.

BOLSAS:
Informamos que há 16 bolsas, sendo 8 disponíveis para o Mestrado e 8 para o Doutorado (para atribuição no mês de outubro aos candidatos aprovados nos respectivos processos seletivos).

Fonte: PPG CENA - 08/09/22


CNPq divulga o resultado final da Chamada PIBIC com a concessão de 27.100 bolsas em nível nacional

O PIBIC é o mais tradicional programa institucional de iniciação científica do CNPq e atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga nesta terça-feira, 6, o resultado final da Chamada PIBIC nº 21/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022-2024. Foram contempladas 335 instituições - cerca de 97% das instituições proponentes - e das 26.100 bolsas inicialmente previstas, houve um acréscimo de 1.000 bolsas, totalizando 27.100 bolsas para a edição 2022-2024 do Programa PIBIC.

Esse incremento é resultado do esforço e do reconhecimento do CNPq a este Programa que se consolidou como uma ação estratégica no apoio à formação científica de estudantes de graduação em todo o território nacional. Com isso, o investimento total do CNPq chegará a R$ 260 milhões de seu orçamento, sendo R$ 130 milhões por ano. 
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo com início em setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em setembro de 2023.   Saiba mais.   Fonte: CNPq - 06/09/22

09 setembro 2022

Comissão debate recomendações para elaboração do PNPG

Aconteceu no dia, 31/08, no edifício sede da CAPES, o segundo encontro da comissão especial de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030, em formato híbrido – presencial e por videoconferência. O PNPG tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para a continuidade e avanço das propostas para a pós-graduação e pesquisa no Brasil.
Durante a reunião foi apresentado o relatório final, consolidado, da comissão especial de acompanhamento do PNPG (2011-2020) com as análises e recomendações propostas para a elaboração do próximo ciclo do PNPG (2021-2030). No encontro, a comissão ressaltou que o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) obteve bons resultados gerais, mas o atual sistema avaliativo ainda requer aperfeiçoamentos conceituais e operacionais.
A comissão designada para o período 2021-2030 é formada por representantes da academia, membros da CAPES e de entidades de relevância para a educação nacional. Entre os compromissos firmados pelo grupo na condução do próximo PNPG, estão a redução das assimetrias e o respeito às identidades que compõem o SNPG.   Fonte: CCS/CAPES - 09/09/22


Centro da Unicamp oferece curso on-line gratuito sobre biotecnologia de plantas

Será realizada entre segunda (12/09) e sexta-feira (16/09) a quarta edição do curso “From Gene to Trait”, organizado pelo 
Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC). A programação conta com palestras internacionais on-line e abertas ao público.
O GCCRC é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O curso abrange desde as principais ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de genes e microrganismos associados, até temas como marcos regulatórios e propriedade intelectual. O público-alvo inclui estudantes de pós-graduação e profissionais de empresas que atuam no ramo da biotecnologia agrícola e estejam interessados em atualizar seus conhecimentos sobre genômica.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 09/09/22

08 setembro 2022

Pesquisadores desenvolvem aplicativo de realidade aumentada para ensinar química

O ensino de conceitos teóricos nem sempre é tarefa simples. Diante da dificuldade de professores de química em ilustrar princípios como o da isomeria (substâncias de átomos iguais com propriedades diferentes), a química Cibele Zanatta da Silva Pereira usou realidade aumentada na criação de um aplicativo para auxiliar o ensino de química orgânica.
Batizada de IsomeriAR, a novidade é fruto da pesquisa de mestrado de Cibele na área de ensino de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Além de facilitar a atividade docente, acredita a pesquisadora, o aplicativo estimula o interesse dos alunos ao relacionar a tecnologia presente no dia a dia com a ciência.
A escolha da isomeria é explicada pela pesquisadora por tratar-se de um tema que ainda deixa os alunos com muitas dúvidas. É um conceito da química referente a substâncias com mesma fórmula molecular, mas com propriedades ou estruturas diferentes (arranjos espaciais distintos), que, normalmente, é demonstrado em sala de aula através de figuras 2D.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 08/09/22


Serrapilheira oferece R$ 9,1 milhões a jovens cientistas em chamada pública

O Instituto Serrapilheira lançou nesta quarta-feira (31) a 6ª chamada pública de apoio à ciência. Serão selecionados até 10 jovens cientistas com grandes perguntas que contribuam para o conhecimento fundamental em ciências naturais, ciência da computação e matemática. Os grants vão variar de R$ 200 mil a R$ 700 mil, a serem utilizados ao longo de cinco anos. As inscrições vão de 28 de outubro a 28 de novembro, e o edital completo pode ser conferido aqui. Os selecionados terão acesso, ainda, a recursos extras – até 30% do grant recebido – para investir na formação e integração de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes. O novo edital do Serrapilheira vai oferecer, no total, até R$ 9,1 milhões aos jovens cientistas. O objetivo da chamada é apoiar jovens cientistas que proponham grandes perguntas em suas áreas de atuação. A seleção acontece em duas fases. Na primeira, os candidatos enviam uma pré-proposta, que será avaliada por revisores internacionais. A partir daí alguns serão chamados para submeterem a proposta completa. A etapa final inclui uma entrevista em inglês com os proponentes.   Saiba mais.    
Fonte: Jornal da Ciência - 08/09/22

MCTI apresenta o projeto “Galáxia da Ciência Brasileira”

Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresenta o projeto “Galáxia da Ciência Brasileira”. O objetivo é resgatar os principais notáveis e realizações que contribuíram para a ciência brasileira nesses últimos dois séculos. O projeto foi construído com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), entidade vinculada ao MCTI.
Durante os próximos dias, o Ministério e suas unidades vinculadas apresentam em suas redes sociais uma série de textos, cards e vídeos em que exalta personalidades, instituições e fatos que auxiliam na construção do Bicentenário da Ciência, Tecnologia e Inovação. O conceito criativo #GaláxiaDaCiênciaBrasileira vai evidenciar fatos, eventos e cientistas brasileiros que fizeram história ao longo desses 200 anos. O projeto, iniciado como uma divulgação online, será transformado em outros produtos como um site interativo, um livro comemorativo e a programação para um evento presencial no final do ano. A estratégia deste projeto contou com a participação de várias as vinculadas desde o início com sugestões de cientistas e notáveis.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 08/09/22

Como medir o impacto da ciência?

Segundo o pesquisador do DPCT, Evandro Coggo Cristofoletti, um dos objetivos da pesquisa é ampliar o entendimento – tanto na Academia, como na sociedade em geral – sobre as formas de produção e uso de conhecimento e, assim, abrir novas possibilidades de organização e fomento da pesquisa e da inovação baseada em pesquisa. Nesse sentido, é fundamental debater o conceito de excelência e relevância da pesquisa para (re)pensar políticas e estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI), particularmente em conexão com sua relação com o desenvolvimento econômico, social e ambiental e com diferentes segmentos da sociedade, dentre os quais se encontram saúde, educação, mobilidade, competitividade, dentre outros. O desafio é criar métricas e indicadores de aspectos da produção de conhecimento científico de excelência e relevância social.
Em outros termos, a pesquisa visa a realizar pesquisa de fronteira em indicadores e métodos relativos à dinâmica de produção de conhecimento científico e tecnológico, suas ligações com o uso do conhecimento e suas consequências sobre a sociedade. Para isso, foram criadas quatro frentes temáticas de investigação: a primeira é denominada ‘Conectando funding aos impactos da pesquisa’, com o desafio de desenvolver metodologias que permitam ligar o financiamento da pesquisa e seus resultados com seus usos e impactos na sociedade.   Saiba mais.
Fonte: Jornal de Ciência - 08/09/22

CAPES e Ministério Público chegam a acordo para divulgar avaliação da pós-graduação

Segundo a agência, texto é fruto de esforço coletivo e de compreensão recíproca, demonstrada pelos agentes públicos oriundos da Academia, da Administração da Capes e do Ministério Público Federal. Presidente da CAPES, Professora Cláudia Mansani Queda de Toledo, informa a toda comunidade cientifica que, após intensos diálogos com todos os envolvidos, celebrou acordo com o Ministério Público Federal para dar seguimento pleno à Avaliação Quadrienal.
Breve Histórico
Após concessão de liminar que suspendia toda e qualquer atividade da Avaliação, seguiu-se diligente atuação dos órgãos consultivo e contencioso da AGU, em nome da CAPES, tendo-se obtido sua revisão, o que permitiu a realização dos atos concretos da Avaliação, restando impedida, tão somente, a publicação do resultado final.   Saiba mais.   Fonte: CAPES - 08/09/22