12 julho 2023
E-book traz reflexões da USP sobre a universidade e caminhos que ela deve seguir
Pesquisadores propõem criação de um biobanco de dados géneticos de espécies amazônicas
11 julho 2023
Cruesp divulga comunicado sobre reunião com governador para discutir reforma tributária
Maratona de Escrita Acadêmica em Inglês oferece orientação para pós-graduandos da USP
Lula sugere a criação de um IPCC para a floresta amazônica
O presidente Luiz
Inácio Lula da Silva declarou, neste final de semana, que pretende encorajar a
fortalecer a criação de organismos multinacionais voltados para a proteção da
Amazônia, entre eles um painel científico voltado para a produção de pesquisa
sobre o bioma, nos moldes do IPCC. A declaração foi feita durante discurso de
encerramento da reunião técnico-científica da Amazônia, realizada na cidade de
Letícia (Colômbia), em preparação para a Cúpula da Amazônia, que acontece em
agosto, no Brasil. A reunião contou com a participação de representantes dos
oito países inseridos no bioma – Colômbia, Bolívia, Brasil, Equador, Guiana,
Peru, Suriname e Venezuela. “Queremos
estabelecer um comitê de especialistas da Amazônia, inspirado no Painel
Intergovernamental Sobre Mudança do Clima (IPCC), para gerar conhecimento e
produzir recomendações baseadas na ciência”, disse o presidente. Além da
formação do comitê internacional de cientistas, Lula também sugeriu a criação
de um “Foro de Cidades Amazônicas” e do “Parlamento Amazônico”, que reuniria
políticos locais para discussão de soluções conjuntas em políticas públicas. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 11/07/23
Posso usar o ChatGPT na minha pesquisa científica?
O uso do ChatGPT em pesquisas
acadêmicas pode variar dependendo das diretrizes e regulamentos da sua
instituição acadêmica específica. No geral, é importante lembrar que o ChatGPT
é uma ferramenta baseada em inteligência artificial e gera respostas com base
em padrões encontrados nos dados de treinamento. Embora possa fornecer
informações úteis e gerar texto coerente, ele não é infalível e pode não
fornecer informações precisas ou atualizadas em todos os casos. Se você planeja
usar o ChatGPT como uma ferramenta de pesquisa, é importante considerar algumas
questões:
Embora o ChatGPT seja capaz de gerar texto coerente, ele pode fornecer respostas imprecisas, desatualizadas ou até mesmo informações incorretas. Isso pode comprometer a confiabilidade dos resultados da pesquisa.
O ChatGPT não possui a capacidade de discernir entre fontes confiáveis e não confiáveis. Portanto, as respostas geradas podem não estar embasadas em evidências sólidas ou em fontes cientificamente reconhecidas.
O ChatGPT é treinado em grandes conjuntos de dados, o que significa que ele pode reproduzir e amplificar preconceitos, estereótipos e outros viéses presentes nos dados de treinamento. Isso pode levar a respostas tendenciosas ou injustas em determinados tópicos.
O ChatGPT pode ter dificuldades em lidar com tópicos especializados, complexos ou específicos de determinadas áreas de pesquisa. Ele pode fornecer informações simplificadas ou imprecisas nessas situações, tornando-se inadequado para certos campos acadêmicos.
O ChatGPT é treinado em dados disponíveis até uma determinada data. Como resultado, ele pode não estar ciente de eventos, descobertas ou pesquisas recentes que ocorreram após seu treinamento. Isso pode limitar a utilidade do modelo em pesquisas que requerem informações atualizadas.
É importante ter esses problemas em mente ao considerar o uso do ChatGPT em uma pesquisa científica. Recomenda-se que o ChatGPT seja usado como uma ferramenta complementar e que os resultados gerados sejam cuidadosamente avaliados, verificados e contextualizados por meio de fontes confiáveis e revisão por pares. | Conteúdo gerado pelo próprio ChatGPT |
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Leitura inclusiva para todos com o modo de acessibilidade do PressReader
No PressReader https://www.pressreader.com, a leitura deve ser inclusiva e que qualquer pessoa com cartão de biblioteca deve poder acessar jornais e revistas. É por isso que criamos o Modo de Acessibilidade, para leitores que dependem de ferramentas como tecnologia assistiva para acessar conteúdo em centros de ensino, instituições e empresas. O Modo de Acessibilidade do PressReader é totalmente compatível com o Nível AA das Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web do W3C (WCAG 2.1). Saiba mais. Fonte: ABCD – 06/07/23