24 janeiro 2024
23 janeiro 2024
ORCID - I'm a Member, Now What?!
24 January: Help & Support
21 February: The ORCID Member Portal
24 April: Integrating with ORCID
26 June: Custom Integrations
24 July: Affiliation Manager
25 September: How to talk about ORCID
30 October: Workflows
27 November: Beyond Integrations – Benefits of ORCID
Conheça a biblioteca digital JSTOR
O acesso aberto está remodelando a forma como a informação é disseminada e consumida
- Acesso gratuito: O conteúdo OA está disponível on-line sem nenhum custo. Essa acessibilidade garante que o conhecimento não seja definido pelas circunstâncias financeiras.
- Reutilização e redistribuição: O conteúdo OA é frequentemente publicado sob licenças Creative Commons que permitem a reutilização, remixagem e redistribuição, fomentando esforços criativos e inovadores.
- Transparência: A OA promove a transparência na
pesquisa, tornando o trabalho acadêmico livremente acessível, permitindo que os
leitores verifiquem as alegações e se envolvam em discussões significativas.
- Preservação a longo prazo: os repositórios OA estão comprometidos em preservar o conteúdo para as gerações futuras, garantindo sua disponibilidade ao longo do tempo. Saiba mais. Fonte: ABCD - 22/01/24
22 janeiro 2024
MEC lança mapa interativo da educação superior
Plataforma ‘MEC Conecta’ apresenta informações
sobre instituições de todo o Brasil, como área de formação, cursos e formas de
ingresso
Cursos de Língua Inglesa a serem oferecidos em 1º semestre de 2024 pelo CEL-ESALQ
As aulas terão início no dia 26/02/24 e término previsto para o dia 28/06/24.
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste – https://www.englishjet.com/
19 janeiro 2024
Fundamentos de acesso aberto
18 janeiro 2024
Fórum ABC de Ensino Superior
17 janeiro 2024
Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil
16 janeiro 2024
15 janeiro 2024
Projeto Reviver quer preservar história estudantil do campus da USP em Piracicaba
Edital para apoio a eventos acadêmicos abre nesta segunda
90 anos da USP são celebrados com concerto na Sala São Paulo
Inteligência artificial e os impactos dos grandes modelos de linguagem na educação e na cultura informativa
12 janeiro 2024
Os cinco primeiros pilares do conhecimento
“Bibliotecas são aquele lugar seguro para discussão de ideias”
Corrida por “impacto” torna academia refém de grupos editoriais
Avaliação de cientistas espanhóis será baseada em contribuições mais amplas do que artigos publicados
A Agência Nacional de Avaliação e Acreditação (Aneca), da Espanha,
propôs um novo modelo para avaliar a qualidade do trabalho de pesquisadores de
instituições públicas do país, que deve entrar em vigor no início de 2024. O
objetivo da mudança é ampliar os critérios que balizam a progressão na
carreira, hoje baseados no número de artigos científicos publicados, passando a
contemplar um conjunto maior de contribuições, como a produção de patentes,
relatórios, trabalhos técnicos e artísticos, exposições, escavações
arqueológicas, entre outras. O modelo também busca reconhecer resultados
científicos que, para além de sua influência em nível acadêmico, também
inspiram a elaboração de políticas públicas e têm impacto direto na sociedade.
Os papers dos
pesquisadores avaliados receberão pontuação mais alta, por exemplo, quando
forem produzidos com participação de comunidades locais e tiverem seus
resultados compartilhados com elas.
Saiba mais. Fonte: Pesquisa
FAPESP – dez. 2023