25 janeiro 2024

Divulgadas as mais de mil inscrições homologadas no PDSE

A CAPES publicou a lista com as 1.182 inscrições homologadas para o Edital nº 30/2023, do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Publicado no site da Fundação nessa terça-feira, 23 de janeiro, o documento traz a relação com o nome do participante e o número da respectiva inscrição. As atividades se iniciam entre abril e junho. O PDSE complementa e aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil e expande a colaboração com cientistas do exterior. A iniciativa também aumenta a visibilidade da produção científica do País e fortalece os programas de pós-graduação nacionais. Podem participar brasileiros natos e estrangeiros com visto de estudante ou autorização de residência no Brasil. Os candidatos não podem ter título de doutor e precisam estar matriculados em cursos de doutorado com nota igual ou superior a 4 e não estarem inadimplentes com a CAPES ou quaisquer órgãos da administração pública.

Sobre o Programa
Criado em 2006, o PDSE permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição estrangeira. Ao final da bolsa eles devem retornar ao País para a defesa da tese.   Fonte: CAPES - 24/01/24

23 janeiro 2024

ORCID - I'm a Member, Now What?!


                                       24 January: Help & Support

                                       21 February: The ORCID Member Portal

                                       24 April: Integrating with ORCID

                                       26 June: Custom Integrations

                                       24 July: Affiliation Manager

                                       25 September: How to talk about ORCID

                                       30 October: Workflows

                                       27 November: Beyond Integrations – Benefits of ORCID


Conheça a biblioteca digital JSTOR

JSTOR fornece acesso a mais de 12 milhões de artigos de periódicos, livros, imagens e fontes primárias em 75 disciplinas. JSTOR é um sistema online de arquivamento de revistas acadêmicas sediado nos Estados Unidos, fundada em 1995. A JSTOR foi originalmente fundada pela Fundação Andrew W. Mellon, mas é atualmente uma organização sem fins lucrativos independente e auto-sustentável, com escritórios em Nova Iorque e Ann Arbor. Ajudamos você a explorar uma ampla variedade de conteúdo acadêmico por meio de uma poderosa plataforma de pesquisa e ensino. Colaboramos com a comunidade acadêmica para ajudar as bibliotecas a conectar estudantes e professores a conteúdos vitais, ao mesmo tempo em que reduzimos custos e aumentamos o espaço nas prateleiras, fornecemos aos pesquisadores independentes acesso gratuito e de baixo custo a bolsas de estudo e ajudamos os editores a alcançar novos públicos e preservar seu conteúdo para as gerações futuras.   Fonte: JSTOR - 23/01/24

O acesso aberto está remodelando a forma como a informação é disseminada e consumida

No cenário acadêmico, o acesso ao conhecimento continua sendo crucial. Grande parte da pesquisa acadêmica tem sido restrita atrás de paywalls, limitando sua acessibilidade a poucos privilegiados. No entanto, o surgimento do acesso aberto está remodelando a forma a informação acadêmica é disseminada e consumida. Nesta exploração abrangente, vamos nos aprofundar no que é acesso aberto e como o JSTOR, renomada biblioteca digital, está desempenhando um papel crucial na facilitação do acesso aberto para revistas acadêmicas, livros, arte e relatórios de pesquisa. O acesso aberto (AA) é um movimento de publicação acadêmica que promove a disponibilidade livre, imediata e irrestrita de artigos acadêmicos, artigos de pesquisa, livros e outros recursos educacionais para qualquer pessoa na internet. Os princípios fundamentais da OA incluem:
  1. Acesso gratuito: O conteúdo OA está disponível on-line sem nenhum custo. Essa acessibilidade garante que o conhecimento não seja definido pelas circunstâncias financeiras.
  2.   Reutilização e redistribuição: O conteúdo OA é frequentemente publicado sob licenças Creative Commons que permitem a reutilização, remixagem e redistribuição, fomentando esforços criativos e inovadores.
  3. Transparência: A OA promove a transparência na pesquisa, tornando o trabalho acadêmico livremente acessível, permitindo que os leitores verifiquem as alegações e se envolvam em discussões significativas.
  4. Preservação a longo prazo: os repositórios OA estão comprometidos em preservar o conteúdo para as gerações futuras, garantindo sua disponibilidade ao longo do tempo.  Saiba mais.   Fonte: ABCD - 22/01/24

22 janeiro 2024

MEC lança mapa interativo da educação superior

Plataforma ‘MEC Conecta’ apresenta informações sobre instituições de todo o Brasil, como área de formação, cursos e formas de ingresso

Com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de escolha do curso de graduação, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançou nesta sexta-feira, 19 de janeiro, a plataforma MEC Conecta. Por meio de um mapa interativo e com versão mobile, a ferramenta utiliza recursos de geolocalização e linguagem gameficada para auxiliar e informar o usuário sobre as opções de curso superior nas instituições públicas de ensino superior.  A plataforma apresenta informações detalhadas sobre as instituições de ensino, áreas de formação, cursos oferecidos e formas de ingresso em todo o território nacional.   Saiba mais  Fonte: Jornal da Ciência - 22/01/24

Cursos de Língua Inglesa a serem oferecidos em 1º semestre de 2024 pelo CEL-ESALQ


As aulas terão início no dia 26/02/24 e término previsto para o dia 28/06/24.
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 22 de janeiro a 22 de fevereiro de 2024 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br ou fbacella@usp.br. Os alunos de graduação ingressantes interessados, também, devem anexar cópia do histórico escolar do ensino médio, print da colocação no vestibular da FUVEST, e os demais, cópia do histórico escolar com média ponderada do segundo semestre de 2023. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (58).   Fonte: CEL-ESALQ - 22/01/24

19 janeiro 2024


Fundamentos de acesso aberto

Nos últimos anos, tem havido um aumento constante de pesquisas publicadas em revistas e plataformas de acesso aberto (AA) em todo o mundo. Isso tem sido liderado por instituições interessadas em impulsionar o acesso aberto. Essas iniciativas continuam a ganhar força com a introdução de políticas de acesso aberto pelos principais órgãos de financiamento, governos e instituições públicas que exigem que as pesquisas que financiam sejam publicadas em acesso aberto. O acesso aberto evoluiu nas últimas duas décadas para oferecer vários caminhos para os pesquisadores publicarem seus trabalhos, mas eles podem não estar cientes das opções ou de como o acesso aberto os ajuda a atender aos requisitos dos financiadores. É aqui que os bibliotecários acadêmicos estão bem posicionados para emprestar experiência e orientação na navegação no cenário de acesso aberto para apoiar seus pesquisadores e instituições. Este artigo apresenta alguns elementos essenciais para a compreensão dos benefícios que a publicação em acesso aberto oferece, bem como os modelos de publicação atuais.   Saiba mais.   Fonte: ABCD - 19/01/24  

18 janeiro 2024

Fórum ABC de Ensino Superior

Webinários do grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências sobre ensino superior brasileiro serão realizados nas últimas terças-feiras de cada mês. A coordenação é de Aldo Zarbin, conselheiro da SBPC e professor da Universidade Federal do Paraná, e Sylvio Canuto, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. A partir de fevereiro de 2024, o grupo de trabalho (GT) da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre ensino superior fará um webinário mensal, sempre na última terça-feira, convidando dois especialistas para discutir aspectos variados no âmbito do tema. Os Acadêmicos Aldo Zarbin e Sylvio Canuto coordenam a iniciativa. Acompanhe a agenda.   
Fonte: Jornal da Ciência – 18/01/24

17 janeiro 2024

Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil

O futuro da sociedade brasileira será moldado pelas escolhas que o governo e a sociedade fizerem em relação à inteligência artificial (IA). E o cenário atual traz um alerta: sem investimento adequado na área, o Brasil pode ter um declínio tecnológico com impactos sem precedentes, porque a lacuna entre os países na vanguarda dos investimentos na tecnologia e os demais cresce a níveis exponenciais. A conclusão faz parte do relatório Recomendações para o avanço dainteligência artificial no Brasil, produzido por um grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências (ABC), formado por cientistas de diferentes áreas e regiões do país.   

15 janeiro 2024

Projeto Reviver quer preservar história estudantil do campus da USP em Piracicaba

O Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (Calq), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP em Piracicaba, lança o Projeto Reviver, uma iniciativa para preservar e celebrar sua rica história, além de garantir a manutenção de sua sede icônica. Com mais de um século de existência, o Calq é um marco histórico da ESALQ, da educação e da evolução agrícola no Brasil. O projeto busca revitalizar e preservar esse legado por meio de duas frentes fundamentais: a primeira etapa concentra-se na restauração física de sua sede. Esta iniciativa busca não apenas reformar o espaço, mas também estabelecer um fundo financeiro dedicado à manutenção contínua da estrutura. Isso garantirá que a sede se mantenha robusta e representativa ao longo dos anos. A segunda frente do projeto visa a disponibilizar ao público um acervo histórico, com a catalogação e digitalização de documentos que abrangem os 115 anos de história do Calq, incluindo um período crucial da evolução tecnológica na agricultura e pecuária no Brasil.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 15/01/24

Edital para apoio a eventos acadêmicos abre nesta segunda

Começam nesta segunda, 15, as inscrições para a submissão de projetos do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep). Conforme explicado no Edital 37/2023, o apoio financeiro engloba a realização de encontros científicos, tecnológicos e de extensão no País, de curta duração, com abrangência internacional ou nacional. Ao todo, quase seis mil eventos foram realizados desde 2016, sendo 603 em 2023. A ação apoia a disseminação da produção acadêmica, incentivando inovação e geração de conhecimentos, parcerias e produtos. Para Laerte Ferreira, presidente-substituto e diretor de Programa e Bolsas no País da CAPES, essa partilha é importante para o “avanço científico como um todo e para o aprimoramento do processo de formação de jovens pesquisadores”. Pelo Paep, são realizados congressos, seminários, workshops, feiras científicas, conferências internacionais e fóruns acadêmicos, entre outras atividades.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 15/01/24

90 anos da USP são celebrados com concerto na Sala São Paulo

Um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) na Sala São Paulo vai marcar o início das comemorações pelos 90 anos da Universidade. O aniversário é celebrado no dia 25 de janeiro, data em que o então interventor federal no Estado de São Paulo, Armando de Salles Oliveira, assinou o decreto de criação da instituição em 1934. Nesse dia, o Jornal da USP estará tematizado com textos e fotos históricos em uma apresentação diferenciada. Não há mais ingressos disponíveis para o público, mas o concerto será transmitido ao vivo e poderá ser acompanhado a partir das 18h45 do dia 25 de janeiro.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 12/01/24

Inteligência artificial e os impactos dos grandes modelos de linguagem na educação e na cultura informativa

Se o leitor sabe como funcionam os softwares de inteligência artificial generativa de modelo de linguagem, os LLMs (caso do ChatGPT, o mais conhecido) e o contexto de uma ferramenta probabilística, pode saltar os primeiros parágrafos: vá direto à parte do impacto deles na educação. Afinal, este é o mote deste artigo, cuja ênfase é dada aos híbridos de humanos, máquinas e artefatos a embaralhar a cultura informativa e a consequente importância do pensamento crítico. A expressão “inteligência artificial” (IA) foi cunhada em 1955 por McCarthy. No ano seguinte, o cientista da computação convidou Minsky, Rochester e Shannon para um curso de verão cuja proposta era pensar como uma máquina poderia usar a linguagem.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 12/01/24

12 janeiro 2024

Os cinco primeiros pilares do conhecimento

O início da USP se baseia em cinco faculdades criadoras: as históricas Direito, Politécnica, Agricultura de Piracicaba e Medicina – e a de Filosofia, Ciências e Letras, inaugurada em 1934 junto com a Universidade. Quando foi fundada em 1934, a Universidade de São Paulo se estabeleceu principalmente sobre cinco pilares – quatro deles históricos, como a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (criada em 1827), a Escola Politécnica (1893), a Escola de Agricultura de Piracicaba (1901), que se tornaria a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e a Faculdade de Medicina (fundada em 1912). Um quinto pilar foi criado justamente pensando na nova universidade: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) que, desmembrada e renomeada em finais dos anos 1960, daria lugar à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a várias outras unidades, como o Instituto de Física e o Instituto de Química. Estas faculdades iniciais são a base da USP como a conhecemos hoje, nove décadas depois. E suas histórias precisam ser sempre relembradas. Por mais que alguns livros sobre essas unidades não sejam fáceis de se encontrar, merecem o destaque devido.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 12/01/24

“Bibliotecas são aquele lugar seguro para discussão de ideias”

Carla Hayden é a primeira mulher e a primeira afro-americana a liderar a Biblioteca do Congresso. Além de preservar milhões de livros, jornais, filmes, fotografias, gravações de áudio, mapas e manuscritos em suas coleções, a biblioteca – a maior do mundo – também serve como principal braço de pesquisa do Congresso dos EUA e abriga o Escritório de Direitos Autorais dos EUA. Antes de ser empossado como décimo quarto bibliotecário do Congresso em 2016, Hayden ocupou cargos de liderança em bibliotecas durante décadas, inclusive na Biblioteca Gratuita Enoch Pratt em Baltimore, no Museu de Ciência e Indústria em Chicago e no sistema de bibliotecas públicas de Chicago. Em uma entrevista com Molly Galvin, editora colaboradora da revista Issues, Hayden discute o papel da biblioteca na informação de políticas públicas, como a inteligência artificial está desafiando noções de direitos autorais e como as bibliotecas pode ajudar a combater a desinformação e a desinformação, fortalecer as comunidades e manter a democracia.   Saiba mais.   Fonte: ABCD – 12/01/24


Corrida por “impacto” torna academia refém de grupos editoriais

Centros de pesquisa e governos pagam bilhões de dólares a editoras de periódicos científicos por acesso a artigos cujos custos de produção, muitas vezes, eles mesmos financiaram. Decisão da Universidade de Sorbonne de afastar-se deste modelo mostra necessidade de rediscutir espiral de dependência voluntária em que a própria comunidade científica se colocou.
 No último 8 de dezembro, a Universidade de Sorbonne anunciou que em 2024 vai deixar de assinar o serviço Web of Science, uma plataforma que agrega dados e artigos de várias revistas científicas, e também interromperá o contrato com os demais produtos da Clarivate, uma empresa de serviços relacionados à publicação científica e propriedade intelectual, com produtos voltados principalmente para o meio acadêmico, entre eles a Web of Science.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Unesp – 03/01/24