A CAPES assinou um novo
contrato com a American Institute of Physics Publishing (AIPP)
para oferta do conteúdo da editora no Portal
de Periódicos. O acordo dá acesso a 18 títulos para pesquisadores de
mais de 300 instituições do Brasil. O conteúdo é da área de Física e atende a
seis das nove grandes áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES: Ciências
Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra,
Engenharias e Multidisciplinar. A AIPP é uma subsidiária integral sem fins
lucrativos do American Institute of Physics (AIP), dedicada ao avanço e à
disseminação do conhecimento na área de física. A AIPP possui mais de um milhão
de artigos, anais, livros e publicações de parceiros editoriais, que abrangem
diversos subcampos da física e áreas relacionadas, como, biofísica,
físico-química, energia, ciência dos materiais, nanociência e fotônica. A
American Institute of Physics Publishing (AIPP) é responsável por mais de um
quarto da literatura de pesquisa na comunidade global de física. Saiba mais.
Fonte: CAPES – 13/03/25
13 março 2025
CAPES assina contrato com editora internacional de Física
12 março 2025
Liderando a transformação na educação superior e na ciência aberta
Fundada em 1950 sob os auspícios da UNESCO, a International
Association of Universities (IAU) é uma das principais associações globais de
instituições de ensino superior, reunindo quase 600 membros de mais de 130
países. Como fórum global para líderes de universidades e organizações, a IAU
conecta atores-chave da educação superior para refletir e agir sobre
prioridades comuns, promovendo o papel transformador das universidades na
construção de um mundo mais sustentável. Para a nova edição da revista Ciência &
Cultura, que tem como tema “Ciência Aberta”, conversamos com dois
membros de destaque da IAU: Peter Aronsson, vice-chanceler da Linnaeus
University (Suécia) e membro do Conselho Administrativo da IAU desde 2022, e
Trine Jensen, gerente de Educação Superior e Transformação Digital na IAU.
Ambos estão à frente de iniciativas que buscam integrar a Ciência Aberta e a
inovação tecnológica ao futuro da educação superior. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 12/03/25