02 agosto 2018

FAPESP e IBM apoiam projetos de agricultura digital

Claudia Izique  |  Agência FAPESP – Nove projetos de pesquisa buscam incorporar tecnologias digitais ao manejo agrícola e poderão, nos próximos anos, impactar a agricultura de precisão no país.
Selecionados em edital lançado pela FAPESP em parceria com a IBM, no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), essas pesquisas utilizam inteligência artificial, aprendizagem de máquina e visão computacional, entre outras tecnologias, para testar desde modelos tridimensionais geolocalizados até novas estratégias de monitoramento de pragas que permitam aumentar a eficiência e a produtividade de lavouras.
O projeto de Thiago Teixeira dos Santos na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas, por exemplo, utiliza drones e robôs na reconstrução 3D de plantas, folhas e frutos. As imagens digitais permitirão coletar dados para a classificação e análise das características vegetais.
“No curto prazo, esta tecnologia deverá melhorar o monitoramento das lavouras; a médio prazo, será utilizado para o manejo”, disse Teixeira , pesquisador responsável pelo projeto que deverá estar concluído em 2020.
Os primeiros testes já estão sendo realizados em videiras da região de Campinas. “Utilizamos uma câmera comum para fazer a reconstrução tridimensional de cada uma das plantas, com o objetivo de ter, ao final, um modelo tridimensional, geolocalizado e segmentado, identificando a posição de cada elemento, do cacho à parreira de uvas”, disse Teixeira.
Os robôs utilizados no projeto estão sendo desenvolvidos por Erich Rohmer, da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“A Unicamp investe na parte física do robô e nos softwares de controle, com o objetivo de criar novos controles e planejar rotas”, disse Teixeira. Dois robôs sobre pneus estão em fase de montagem. Já os drones utilizados no projeto são adquiridos no mercado.
“Pretendemos, no entanto, montar um drone que facilite o controle desse tipo de operação, com software de inteligência artificial e sensores especiais embarcados”, disse Teixeira.   Leia mais

01 agosto 2018

Conteúdo sobre pós-graduação disponível nas edições do periódico RBPG

No Portal de Periódicos é possível localizar acervo voltado às diversas áreas do conhecimento, incluindo conteúdos direcionados ao ramo de atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): a pós-graduação. Um dos títulos disponíveis é editado pela própria Fundação desde 2004, trata-se da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG).

Esta revista científica tem por objetivo a publicação de artigos com foco na pós-graduação stricto sensu, que contemplem as peculiaridades desse nível acadêmico, os programas existentes, as políticas relacionadas e as suas articulações com a graduação, a educação básica, a pesquisa e a inovação.
O público-alvo da RBPG é composto por docentes e alunos de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino e de pesquisa, gestores de associações científicas e profissionais, dirigentes e técnicos de órgãos do Ministério da Educação (MEC), do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica.
Com periodicidade quadrimestral, o título é considerado de abrangência multidisciplinar, baseado no sistema de revisão por pares duplo-cego, para seleção dos trabalhos inscritos nas seções Estudos, Debates e Experiências. Os números acolhem contribuições autorais de fluxo contínuo e as edições temáticas lançadas por edital público. São aceitos manuscritos em português, inglês e espanhol.
O acesso ao conteúdo da RBPG é online e gratuito. A versão impressa é distribuída sem ônus para bibliotecas e centros de informação científica do Brasil e do exterior, sendo também admitida a compra de exemplares avulsos. Com cerca de 80 mil acessos anuais, a revista científica figura entre os estratos A e B em 29 das 49 áreas do conhecimento no sistema de avaliação de periódicos Qualis CAPES (Quadriênio 2013-2016).   Fonte: Portal de Periódicos da CAPES

BioMed Central (BMC) e Universidade de São Paulo (USP): parceria de sucesso desde 2012

Em junho de 2012, a Universidade de São Paulo (USP) tornou-se membro da BioMed Central (BMC), casa publicadora da Springer Nature, uma parceria que já dura seis anos. De 2012 a 2018, foram mais de 1.400 artigos de autores USP publicados nas revistas do Grupo. A iniciativa ainda em 2012 partiu do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) que, desde então, vem destinando parte de seus recursos à manutenção desta afiliação que gera descontos para os autores USP. O objetivo desta matéria é apresentar alguns fatos e dados que expliquem porque manter esse apoio é importante.
A BioMed Central é uma editora que reúne 318 revistas científicas em acesso aberto revisadas por pares e indexadas tanto na Web of Science (Clarivate Analytics) quanto na base de dados Scopus. Todas as revistas da BioMed Central são publicadas apenas online. O portfólio de revistas abrange as áreas de Biomedicina, Química, Criminologia e Justiça Criminal, Odontologia, Educação, Engenharia, Meio ambiente, Ciências da vida, Ciência dos Materiais, Matemática, Medicina e Saúde Pública, Farmácia, Filosofia, Física, Psicologia e Ciências Sociais. Confira a lista de revistas editadas pela BioMed Central no website  https://www.biomedcentral.com/journals ou consulte a Lista de Títulos BMC Journals.
Autores USP recebem um desconto de 25% na taxa de processamento de artigo (APC) para todos os artigos publicados em qualquer periódico da BioMed Central. Caso esteja submetendo um manuscrito fora do IP institucional, na página “APC Agreement Page”, escolha a opção “I believe that I am covered by an institutional membership arrangement” e, em seguida, selecione a sua instituição. Leia mais. Para mais informações:
http://www.biomedcentral.com/about/membership/members/1600009374 

Portal de Busca Integrada da USP tem nova interface

Especialmente projetado para maximizar a descoberta de conteúdos importantes para a comunidade USP, o novo Portal de Busca Integrada (PBi) da USP facilita a busca e recuperação dos registros dos acervos físicos das Bibliotecas e dos conteúdos digitais online disponíveis na USP, incluindo o conteúdo do Portal de Periódicos da Capes, conteúdos assinados e disponíveis nas bibliotecas digitais da Universidade, além de conteúdos em acesso aberto.


Dessa maneira, o PBi compreende as funcionalidades de um catálogo online, biblioteca digital e, de quebra, de gestão de empréstimos.
Na nova interface, o usuário receberá resultados de acordo com a aba selecionada:
  • Busca Geral pesquisa em todas as coleções, incluindo materiais disponíveis nos acervos físicos, itens digitais disponibilizados pela USP, Portal de Periódicos da Capes ou de acesso aberto. O Portal de Busca Integrada pressupõe que você está buscando por todas as palavras que você digitou, a menos que os operadores booleanos OR ou NOT sejam colocados entre palavras ou frases. 
  • Acervo Físico pesquisa somente os materiais disponíveis no acervo físico das Bibliotecas.
  • Produção USP pesquisa os registros cadastrados da produção intelectual (científica, acadêmica, artística e técnica) gerada por pesquisadores da USP.
A interface unificada e customizada de pesquisa do PBi apresenta ao usuário os resultados classificados a partir de facetas de refinamento, filtros que tornam a descoberta mais eficiente. As facetas incluem opções de filtro por Tipo de Recurso, Assunto, Autor/Criador, Data de publicação, Biblioteca, Base de dados/Biblioteca, Idioma, Nome da Publicação. Dessa forma, permite ordenar os resultados por relevância, data mais recente, data mais antiga, mais acessados, autor ou título, além do idioma da interface: inglês, português ou espanhol. Uma vez familiarizado com a busca simples do Portal de Busca Integrada, você pode tentar realizar buscas mais aprimoradas usando a opção de Busca Avançada. Ambas as opções oferecem inúmeros recursos para tornar suas buscas mais precisas.  Leia na íntegra

31 julho 2018

Acordo da Elsevier / Impactstory tornará os artigos de acesso aberto mais fáceis de encontrar no Scopus

O acesso aberto está crescendo em todo o mundo, mas pode ser difícil saber quais artigos estão abertos e quais são assinaturas. Ser capaz de encontrar e identificar facilmente o conteúdo de acesso aberto economiza tempo e esforço dos pesquisadores.
Com a nova parceria da Elsevier com a Impactstory, uma organização sem fins lucrativos que cria ferramentas on-line para tornar a ciência mais aberta e reutilizável, os pesquisadores em breve poderão encontrar conteúdo de acesso aberto no Scopus com mais eficiência. Enquanto isso, para escritórios de pesquisa da universidade, a expansão do conteúdo identificado pela OA no Scopus possibilitará uma análise estratégica e um benchmarking aprimorados.

Para Jason Priem, co-fundador da Impactstory, "o movimento de acesso aberto fez um ótimo trabalho ao tornar o conteúdo aberto, mas nem sempre foi fácil encontrar esse conteúdo aberto", disse. "Ao fazer uma parceria com a Elsevier, podemos obter o conteúdo de OA no local em que ele pode ser usado. Achamos que este é um passo fundamental em direção a um ecossistema de comunicação científica mais poderoso e universalmente aberto ”.
O acordo permitirá que a Elsevier integre dados OA em nível de documento do banco de dados Unpaywall da Impactstory com o conteúdo do Scopus; a identificação e etiquetagem dos artigos revisados ​​por pares da OA da Scopus começarão em agosto e serão lançados até novembro de 2018.
Dr. Heather Piwowar, acrescentou: "Nosso objetivo é aumentar o impacto do acesso aberto facilitando a descoberta. Ao integrar o banco de dados Unpaywall na plataforma Scopus amplamente utilizada, estamos injetando uma dose maciça de acesso aberto à rede." 
Atualmente, os usuários do Scopus podem filtrar os resultados da pesquisa para vincular a artigos de acesso aberto publicados em periódicos que são apenas OA e que o editor registrou de forma proativa como OA por meio do Crossref. A correspondência de documentos OA do banco de dados Unpaywall da Impactstory com o conteúdo do Scopus aumentará a quantidade de conteúdo com tags OA no Scopus para mais de 7 milhões de registros. Isso melhorará a navegação e permitirá a análise de tendências de modelos de publicação em áreas de estudo e países.
O acordo é um exemplo do compromisso de nossas organizações em trabalhar em iniciativas que apóiam a ciência aberta, garantindo que instituições e pesquisadores tenham os recursos que melhor suportam seus fluxos de trabalho e necessidades de relatórios. Acreditamos que a ciência aberta pode beneficiar a sociedade e impulsionar o desempenho da pesquisa em todo o ecossistema de pesquisa mais amplo.

Empresas podem fazer parceria com a USP para desenvolver projetos

Guia traz orientações para colaboração com o setor público e privado, que incluem desde consultoria a oferecimento de bolsas

Uma das melhores universidades da América Latina, a USP procura trabalhar com empresas públicas e privadas
em projetos colaborativos de interesse comum. Essas colaborações têm como objeto principal: transferir conhecimento e tecnologia da universidade para a sociedade; trazer problemas relevantes da sociedade para dentro do universo acadêmico, como forma de contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento do País e para 
a formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação; permitir a captação de recursos para investimentos na formação de estudantes de graduação e pós-graduação e em projetos de pesquisa.
Para tanto, a USP tem interesse em estabelecer parcerias com diversos setores da sociedade: grandes empresas que possuam pesquisa e desenvolvimento (P&D) avançado ou queiram iniciar suas atividades de pesquisa, empresas startups e pequenas e médias empresas, bem como setores do governo interessados em desenvolver inovações para a esfera pública. Para entender como podem ocorrer essas parcerias,projeto USP + Empresas criou um guia explicado no vídeo a seguir: https://youtu.be/yvSH352fVcU


30 julho 2018

G1 lança Fato ou Fake, novo serviço de checagem de conteúdos suspeitos

Seção vai identificar as mensagens que causam desconfiança e esclarecer o que é real e o que é falso. Apuração será feita em conjunto por jornalistas de G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo. Discursos de políticos também serão conferidos. Conheça os princípios e a metodologia. 
Jornalistas farão um monitoramento diário para identificar mensagens suspeitas muito compartilhadas nas redes sociais e por aplicativos como o WhatsApp. Participam da apuração equipes de G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo.
Cada um desses veículos poderá publicar as checagens feitas em conjunto. Ao juntar forças entre as diversas redações, será possível verificar mais – e mais rápido. A atual editoria É ou não É, do G1, deixa de existir, para dar lugar ao Fato ou Fake.
Também haverá um "bot" (robô) no Facebook e no Twitter que responderá o que é falso ou verdadeiro, caso o assunto já tenha sido verificado pelos jornalistas da Globo. Além disso, por meio de um número de WhatsApp, usuários cadastrados poderão ver os links das checagens realizadas.  Leia mais

27 julho 2018

Quer ensino de qualidade? Frequente as Bibliotecas da USP

Quer ensino de qualidade? Frequente as Bibliotecas da USP: empréstimo unificado, salas de estudo, Wi-Fi e ambiente de qualidade. As equipes das Bibliotecas da USP se esforçam para manter acervos impressos e digitais atualizados, organizados e acessíveis. 
O acervo completo da USP pode ser consultado pelo aplicativo móvel diretamente do seu iPhone, iPod Touch, iPad ou dispositivo com Android.
No Portal do SIBiUSP é possível encontrar informações sobre todas as bibliotecas das Faculdades, Institutos e Museus da USP e também sobre os diversos recursos online disponíveis para a comunidade USP e o público em geral. Saiba mais sobre nossas Bibliotecas.
Confira os sites do SIBiUSP ou da Biblioteca do CENA.


Censo Agro 2017: panorama da agropecuária brasileira


Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país. Visa obter informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária brasileira.

As informações geradas possibilitam a avaliação de políticas públicas como, por exemplo, a de redistribuição de terras. Elas permitem, ainda, estudos a respeito da expansão das fronteiras agrícolas, da dinamização produtiva ditada pelas inovações tecnológicas, e enriquecem a produção de indicadores ambientais. Propiciam também análises sobre transformações decorrentes do processo de reestruturação e de ajustes na economia e de seus reflexos sobre o setor.

Enquanto as pesquisas mensais e trimestrais sobre agricultura e pecuária disponibilizam dados referentes ao Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, os resultados do Censo Agro são referidos a municípios e a localidades, permitindo agregações e análises de diferentes recortes territoriais, como unidades de conservação ambiental, terras indígenas, bacias hidrográficas, Biomas, assentamentos fundiários, áreas remanescentes de quilombos, etc.

O Brasil realizou o seu primeiro Censo Agropecuário em 1920. Em 1936, foi fundado o IBGE, que passou a ser o responsável pela realização dos Censos do país. De 1940 a 1970, os Censos Agropecuários foram realizados a cada dez anos e a partir de então passaram a ocorrer a cada cinco anos, ou seja, em 1975, 1980 e 1985.  Leia mais

USP integra rede mundial para mapear áreas com potencial agrícola

Metodologia Gyga será usada para quantificar o potencial de incremento da produção brasileira

Disponibilizar uma base de dados para identificar regiões do planeta com maior potencial de investimento agrícola, garantindo a segurança alimentar das futuras gerações. Esse é o objetivo do Global Yield Gap and Water Productivity Atlas (Gyga), iniciativa mundial que envolve pesquisadores de várias instituições. A partir de agora, centros de excelência como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, integram essa rede que busca quantificar a eficiência agrícola, identificar suas causas e sugerir intervenções para elevá-la.
A metodologia Gyga fornece um atlas com estimativas de potencial de produção de culturas inexplorado em terras agrícolas existentes, com base no clima atual e nos recursos disponíveis de solo e água. “O Brasil tem uma vantagem comparativa para a segurança alimentar do planeta devido à disponibilidade de recursos hídricos e terra arável. Contudo, a taxa de incremento da produtividade agrícola brasileira é relativamente baixa, o que tem mantido os níveis de produtividade média bem abaixo dos níveis observados em campos experimentais”, comenta Fábio Marin, professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, coordenador local do projeto.
No dia 23 de julho, parte da comunidade científica que atua no projeto esteve em Piracicaba para a primeira reunião no País. O encontro foi para dialogar sobre o uso da metodologia Gyga, além de avaliar e apresentar iniciativas em andamento.
“O objetivo geral do projeto é quantificar o potencial de incremento da produção brasileira e identificar os meios para realizar este potencial mediante a intensificação agrícola sustentável. O projeto terá cobertura nacional e tratará dos principais setores do agronegócio brasileiro, como soja, milho, arroz, gado e cana-de-açúcar”, segundo Marin.
O professor disse que o projeto terá o apoio de pesquisadores de diferentes instituições para assegurar a cobertura nacional com elevada qualidade técnica. “No Brasil, o projeto é liderado pela Esalq, mas conta com o envolvimento de outras três instituições, a Embrapa, a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Nebraska-Lincoln, que trabalharão juntas para realizar as atividades experimentais e propor as ações necessárias para elevar a eficiência agrícola brasileira.”
Caio Albuquerque / Assessoria de Comunicação da Esalq

26 julho 2018

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo


A 25ª Bienal do Livro acontece em São Paulo, de 3 a 12 de agosto 2018 no Pavilhão do Anhembi – São Paulo/SP, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e sábados e domingos, das 10h às 21h.
O evento é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, apresentando seus mais importantes lançamentos para aproximadamente 700 mil visitantes em um espaço total de 70 mil m².
Além da grande oferta de livros, a Bienal do Livro ainda conta com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão. Participe!
Confira no site http://www.bienaldolivrosp.com.br

25 julho 2018

Base de dados Zoological Records na USP


Zoological Records - Acesso à base de dados mais antiga do mundo de biologia animal é restabelecido na USP. É considerada a principal referência taxonômica do mundo, reunindo registros bibliográficos desde 1864 (mais de 150 anos).
Confira no site

24 julho 2018

Projeto Métricas de Desempenho Universitário para efeito de Comparação Internacional


Os rankings de universidades são iniciativas que classificam e posicionam as instituições de ensino superior em termos de seu impacto na sociedade. Esse projeto tem por objetivo estudar indicadores de desempenho institucional e acadêmico e os mecanismos de governança relacionados com acompanhamento de performance acadêmica e impacto social das Universidades Paulistas vinculadas. Esse projeto é amparado pelo Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP.

Objetivos
Ao longo da última década, os rankings de universidades se tornaram um fato social inescapável no contexto da educação superior em nível global. Embora existam preocupações de ordem metodológica e conceitual a respeito dessas iniciativas, esses rankings se consolidaram como a forma pública de análise comparativa da qualidade das instituições de ensino superior. Embora hajam manifestações e argumentos por parte de acadêmicos e estudiosos contrários a essas iniciativas, universidades tem sido classificadas e comparadas por meio desses instrumentos.

Alta-produtividade vs. Alto-impacto
O valor predominante que orienta as decisões sobre a educação superior no Brasil atualmente é o número absoluto de publicações em jornais e revistas científicas. Essa decisão foi um passo necessário para a evolução da ciência brasileira, estimulando a criação de nossa base científica. Atualmente, no entanto, essa forma de medição é restritiva, forçando pesquisadores a se concentrarem em volume de publicações, muitas vezes em detrimento da qualidade dos trabalhos. Isso significa que as pesquisas se orientam por uma lógica de resultados baseada em uma unidade de medida que, na melhor das hipóteses, é uma representação imprecisa do que é o verdadeiro impacto das pesquisas científicas na sociedade.

Dois modelos: Anuário Estatístico e Unidade de inteligência
O modelo de Anuário baseia-se na coleta de dados já em mãos, de uma maneira relativamente estática, visando a utilização para finalidades de relatórios internos. 
A força da Unidade de Inteligência reside não apenas nas informações que ela obtém, mas em sua estrutura organizacional capaz de organizar processos de obtenção de dados para finalidades específicas.
Acesse o site para informações adicionais.

23 julho 2018

Pró-Reitoria de Pesquisa seleciona propostas para eventos científicos

O objetivo é incentivar a realização de seminários, palestras ou debates sobre os grandes desafios da ciência

A Pró-Reitoria de Pesquisa lançou o edital Grandes Desafios da Ciência, com o objetivo de apoiar a realização de eventos científicos na USP, de caráter multidisciplinar, com a participação de renomados cientistas brasileiros e estrangeiros, e que incentivem a discussão e o diagnóstico de temas desafiadores de qualquer área do conhecimento.
Os eventos poderão ser organizados por Unidades, Museus e Institutos Especializados da Universidade, em conjunto ou isoladamente. As propostas podem ser enviadas para a Pró-Reitoria de Pesquisa a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de julho, até o dia 14 de setembro.
Os projetos contemplados receberão ajuda financeira de até R$ 60 mil para o pagamento de despesas com a organização do evento, como passagens aéreas, diárias do pesquisador convidado, serviços de terceiros e locação de equipamentos. Entre os critérios para a seleção estão o impacto do evento para a área de conhecimento e a relevância acadêmica do pesquisador convidado. O valor total disponível para o edital é de R$ 360 mil.
Os eventos deverão ocorrer até julho de 2019, preferencialmente na USP. Como resultado, um documento com a apresentação dos prognósticos para os próximos dez anos sobre o tema deve ser produzido. Para mais informações, consulte o edital disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

IntechOpen: leia, compartilhe e faça o download de mais de 3350 livros revisados ​​por especialistas


É uma plataforma de livros de acesso aberto revisada por pares que contém mais de 3350 livros que podem ser lidos, compartilhados e baixados gratuitamente. Atualmente a plataforma tem:

                       :: 1765 Livros gratuitos de Ciências Físicas, Engenharia e Tecnologia
                       :: 538 de Ciências da Natureza e Biologia
                       :: 1134 de Ciências da Saúde
                       :: 132 de Ciências Sociais e Humanidades

A IntechOpen é uma editora líder mundial de livros de acesso aberto. Construído por cientistas, para cientistas. Os usuários desta plataforma são cientistas, professores, pesquisadores, bibliotecários e estudantes, bem como profissionais de negócios.

Se um autor estiver interessado em publicar um livro de acesso aberto, o IntechOpen permite um rápido processo de publicação, revisão de qualidade e maior visibilidade. O IntechOpen garante que o trabalho alcance um público amplo em questão de semanas sem sacrificar a qualidade do conteúdo, cuidadosamente editado e revisado por pares.

Todos os trabalhos científicos publicados na plataforma estão sujeitos a revisão por pares antes da publicação. IntechOpen é um membro das Publicações Comitê de Ética (COPE) e todos os editores árbitros acadêmicos e participantes são instruídos para rever os artigos científicos apresentados de acordo com as Diretrizes Éticas para Revisores COPE.  Confira: https://www.intechopen.com/books

Quantidade ou qualidade: o que vale mais na produção científica?

Dicas para aumentar a quantidade e a qualidade da sua produção científica

Os cientistas freqüentemente questionam sobre o que vale mais: quantidade ou qualidade na produção científica? Tempo e esforço devem ser gastos para produzir poucos documentos de alta qualidade ou para produzir muitos trabalhos de qualidade inferior? Apesar dessa percepção, alguns estudos indicam uma relação oposta. Há evidências de que a produtividade (publicação de mais artigos) está associada positivamente ao aumento da qualidade do artigo (medido pelo número de citações).  Leia mais



CNPq e MCTIC lançam nova Chamada Universal


Uma das mais tradicionais chamadas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) terá uma nova edição em 2018, após terem sido disponibilizados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações os recursos para o  pagamento integral de todas as parcelas da última Chamada Universal, lançada em 2016.
Com início de submissão das propostas em 1º de agosto, a Chamada conta com um total de R$ 200 milhões, a serem liberados em até três parcelas, para projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em qualquer área do conhecimento.
Os projetos terão o valor máximo de financiamento de acordo com uma das faixas definidas na chamada:                

         :: Faixa A - projetos de até R$ 30 mil
         :: Faixa B - projetos de até R$ 60 mil
         :: Faixa C - projetos de até R$ 120 mil
Este ano a Chamada traz uma novidade com a inserção de bolsas de fomento tecnológico entre as modalidades permitidas e a liberação do número de bolsas a serem solicitadas por projeto, desde que o valor total da proposta fique dentro do limite estabelecido para cada faixa.
Cada proponente poderá apresentar um único projeto e para apenas uma das faixas.
Para informações completas sobre os critérios de submissão, acesse a chamada na íntegra.


20 julho 2018

70º Reunião Anual da SBPC


O evento é aberto ao público: As programações poderão ser assistidas gratuitamente pelos visitantes, sem a necessidade de inscrição. A inscrição somente será necessária para quem quiser frequentar minicurso (vagas limitadas) ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento. A Sessão Solene de Abertura será realizada no dia 22/07/2018, domingo, das 18h às 21h,no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Rua Celso Piatti, s/n – Maceió - AL). e será transmitida ao vivo no canal do YouTube da SBPC e compartilhada na página do Facebook da SBPC.  Confira a Programação geral

Participe! Assista as Conferências, Mesas-redondas, Encontros, Sessões de Pôsteres, SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Cultural, SBPC Educação, SBPC Jovem, ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência.

Sucesso na escrita acadêmica

Um site para estudantes, professores e pesquisadores. dicas, exemplos e atividades.


objetivo do nosso site é simples: mostrar de forma clara e acessível como escrever com êxito em contextos acadêmicos. O seu conteúdo serve para ajudar estudantes de graduação e pós-graduação que tenham dúvidas ou dificuldades na hora de escrever suas resenhas, ensaios, artigos, dissertações, teses e ademais. Também é um espaço para pesquisadores e pesquisadoras que precisam melhorar sua escrita na hora de publicar seus textos em periódicos especializados em suas mais diversas áreas, ou submeter seus trabalhos para congressos científicos. Além disso, o material que trazemos é útil para docentes que ensinam disciplinas sobre redação acadêmica e metodologia de pesquisa ou qualquer outra disciplina, pois pode ser usado em aulas e servir de referência para seus alunos e alunas. 
O conteúdo foi elaborado por profissionais com doutorado em Letras e vasta experiência em redação e publicação para fins científicos e em ensino de escrita acadêmica e metodologia de pesquisa. Ressaltamos que o que mostramos aqui não é a única maneira de escrever no âmbito acadêmico, mas algumas das possíveis formas de fazê-lo. Para aqueles(as) que queiram ou precisem de fontes mais detalhadas sobre o assunto, também temos uma postagem específica dedicada a outros tipos de materiais que podem ser úteis. Esperamos que essa página contribua com a sua jornada no mundo da escrita acadêmica.

Citações

A citação de outras fontes é um elemento fundamental na discussão científica. É através do uso de citações de outros estudos que você pode:
  • mostrar sua atualização de conhecimentos e sua integração à comunidade científica mais ampla, estabelecendo pontes entre seu próprio estudo e a literatura crítica na sua área;
  • encontrar apoio teórico para suas escolhas metodológicas, mostrando que tais escolhas são caminhos já testados com sucesso para a condução de pesquisa e de análise em dada área;
  • revigorar seus próprios argumentos e discussões de resultados, dialogando e buscando amparo nas contribuições de outros estudiosos, inclusive autoridades científicas na área, que respaldam sua visão ou pensamento.
citação pode se dar de duas formas, direta ou indireta. Independente de qual forma você escolher, é vital que a informação sobre a fonte consultada apareça claramente ao seu leitor. Para isso, é necessário informar o sobrenome do autor, o ano da publicação, e a página na qual a ideia aparece.
Se você omitir a fonte de onde veio a ideia citada, poderá cometer o erro gravíssimo de plágio. Consulte nossa seção sobre ética para saber mais sobre essa questão.
As páginas a seguir mostram como usar citações:
:: Citação direta curta
:: Citação direta longa
:: Citação indireta
:: Citação com intermédio (apud)