A antropóloga Nancy Fried Foster se pergunta como seria projetar bibliotecas universitárias não baseadas em precedentes, mas em tudo o que se pode aprender neste momento sobre as práticas de trabalho das pessoas que já as utilizam. Os edifícios eram tradicionalmente destinados, em primeiro lugar, aos livros e, em segundo lugar, às pessoas, e isso está mudando, isto é, primeiro as pessoas e depois os livros; Além disso, com o advento da digitalização, os espaços destinados a livros estão se tornando menos importantes. As pessoas já estão exigindo de suas bibliotecas serviços que lhes permitam desenvolver melhor suas atividades como espaço de trabalho, aprendizado e convivência.
Neste momento, o ensino superior está em um ponto de virada, e as bibliotecas são um dos sinais mais visíveis dessa mudança. A biblioteca da universidade está se tornando rapidamente um centro multifacetado projetado para apoiar uma ampla e variada gama de atividades de pesquisa e aprendizado para estudantes e pesquisadores. A biblioteca como uma coleção de livros e revistas impressos é uma ideia que está perdendo peso à medida que a digitalização dos conteúdos progride, já que suas principais atividades se concentram cada vez menos na organização e acesso à informação, e mais em responder positivamente a um desafio que é adaptar-se ao ambiente de informação em mudança. Assim, parece evidente que a biblioteca universitária do futuro será tão eficaz quanto sua capacidade de entender e apoiar as necessidades de informação que emergem de seu campus.
Essas bibliotecas de pesquisa e aprendizagem fornecem mais e mais informações em formato digital, o que significa mais espaços disponíveis para oferecer aos alunos, mais áreas para trabalho coletivo, reuniões e lugares para promover a criatividade e a aprendizagem com base no pesquisa Quando perguntados sobre uma recente renovação do que a biblioteca significava para eles, os estudantes disseram que queriam um lugar para descobrir informações, que tivessem recursos culturais e tecnológicos abundantes e espaços onde pudessem trabalhar com seus colegas e professores. Leia mais