09 julho 2021

Erros mais comuns ao escrever um resumo para o seu artigo científico

Fazer um resumo não é simples. Ainda mais depois de escrever milhares de palavras e ter que resumi-las em um número muito pequeno. Mas existem alguns erros comuns que podemos tentar evitar. Veja abaixo alguns deles:

Não resumir TODO o seu trabalho
O resumo de um artigo é um resumo do texto todo. Ou seja, se seu estudo tem introdução, revisão de literatura, método, resultados, discussão e conclusão, isso significa que TODAS estas partes devem estar no resumo, em geral, através de uma ou duas frases.

Incluir MUITO ou NENHUM contexto
É muito comum ver textos fazendo quase uma introdução da introdução e outros em que o autor pressupõe que o leitor já sabe de tudo e, por isso, não precisa escrever. Os dois casos devem ser evitados, tanto para deixar o texto mais claro, como para garantir que o problema de pesquisa foi bem justificado. 

Não incluir palavras-chave
Pela forma como as bases de dados funcionam, é cada vez mais importante incorporar ao texto do resumo suas principais palavras-chave. Dessa forma, você garante que seu texto será indexado e encontrado mais facilmente, o que inclusive certamente irá ajudar nas suas chances de obter mais citações. 

Dedicar pouco tempo à escrita
Em geral, o resumo é a última coisa a ser escrita. Porém, quando chega essa hora, já estamos cansados e não damos a devida importância. O problema é que o resumo é a vitrine do nosso artigo, a primeira coisa que as pessoas lerão. Portanto, todo tempo dedicado será recompensado com maiores chances do seu artigo chamar a atenção do leitor.

Não seguir as regras do guia para os autores da publicação
Cada revista científica tem suas características próprias e isso também se aplica aos resumos. É importantíssimo ficar atento ao número mínimo e máximo de palavras e a outras regras sobre a escrita do resumo. E não se esqueça: resumo NÃO tem parágrafo! 
Fonte: Academique - 09/07/21

Frases acadêmicas para usar no artigo científico

RESUMO

Recentemente, houve um interesse renovado em _____.
Nesse sentido, diversos estudos relacionados a ______ demonstraram que ______.
No entanto, não foram encontradas pesquisas que abordassem _____.
Assim, o objetivo principal do estudo foi investigar ______.
Para isso, utilizou-se _____.
Os dados indicaram que ______.
Esses resultados dão suporte à visão de que ______.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, houve diversos avanços no campo de ____.
Recentemente, viu-se um grande interesse por ____.
_____ tem sido objetivo de diversas pesquisas desde a metade do século XX.
O debate sobre ____ tem ganhado relevância em razão de ____.
Evidências recentes sugerem que ____.
Dessa forma, observa-se o surgimento de um problema desafiador no campo do _____.
Diante de tal contexto, observa-se que ____ emerge como um novo problema a ser investigado.
Os objetivos desta pesquisa são determinar para identificar ____.
Entretanto, poucos autores têm-se focado em ____ como forma de abordar tal questão.
A maioria dos estudos na área de ____ focou-se apenas em ____, criando assim uma lacuna na literatura científica.
O principal desafio enfrentado por muitos pesquisadores da área é ____. Dessa maneira, este estudo propõe ____.
Os conceitos de ____ e ____ são centrais para _____.

Saiba mais.   Fonte: Academique - 09/07/21

08 julho 2021

Desenvolvimento da cultura wiki nas universidades é tema de evento on-line

As possibilidades de ação da comunidade acadêmica no desenvolvimento do conteúdo disponível nos projetos da Fundação Wikimedia é tema de debate da próxima edição do evento FAU em prosa, promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O evento terá transmissão on-line no dia 12 de julho, a partir das 17 horas, no Canal do Youtube da FAU.
O debate Cultura Wiki nas Universidades: panorama e possibilidades também pretende abordar uma visão geral sobre as frentes de atuação da Wikimedia, exemplos de boas práticas e relatos de experiências que mostrem a estudantes e docentes como contribuir e como tirar proveito das atividades ligadas ao universo Wiki.
Cultura Wiki
Universidades de diversos países têm estimulado estudantes, pesquisadores e docentes a participarem da cultura wiki, que é o hábito de compartilhar o conhecimento gerado nessas instituições em plataformas de acesso aberto ao público, como a Wikimedia, que tem como projeto mais famoso a Wikipédia, enciclopédia multilíngue de licença livre, baseada na web e escrita de maneira colaborativa. O principal objetivo da cultura wiki nas universidades é democratizar o acesso a informações de qualidade produzidas pelos seus pesquisadores e técnicos.
Na USP, a plataforma Wiki é utilizada por algumas iniciativas, como os projetos que atuam com os museus – Museu Paulista, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Arqueologia e Etnologia, o Glam de Bibliotecas da USP, e o  Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) Neuromat, um centro de estudos e pesquisas em matemática e áreas derivadas da neurobiologia. O impacto dessa participação é visível nos números, quando vemos que os conteúdos disponibilizados por grupos da USP em textos, fotos e vídeos contabilizam ao menos 88,4 milhões de acessos no site.    Fonte: Jornal da USP - 08/07/21


Grupo de readequação do ano acadêmico divulga comunicado sobre início do segundo semestre letivo

De acordo com o documento, as aulas teóricas, tanto na graduação quanto na pós-graduação, deverão ser iniciadas por meio remoto

O Grupo de Trabalho responsável pelo Plano USP de Readequação do Ano Acadêmico (GT PRAA) divulgou hoje, dia 7 de julho, um comunicado sobre o planejamento do segundo semestre letivo de 2021.
De acordo com o documento, as aulas teóricas, tanto na graduação quanto na pós-graduação, deverão ser iniciadas por meio remoto. Novas orientações com relação ao retorno presencial deverão ser comunicadas. Em situações excepcionais pontuais, desde que respeitados os protocolos de biossegurança, as unidades poderão promover aulas e atividades práticas presenciais, conforme fora especificado anteriormente pelo GT.
Para evitar prejuízos às atividades de pesquisa e de pós-graduação, estas podem continuar a ocorrer, desde que respeitados os protocolos de biossegurança, a critério de cada unidade considerando as suas especificidades.
As atividades de cultura e extensão devem continuar a acontecer preferencialmente por meio remoto. Os servidores docentes e técnico-administrativos que já foram imunizados, qualquer que seja a vacina, podem retornar às atividades presenciais 14 (quatorze) dias após terem recebido a segunda dose ou a dose única.
O comunicado reitera, ainda, a necessidade de que a comunidade universitária mantenha o estrito seguimento às normas de segurança sanitária. As pessoas, incluindo as já imunizadas, devem manter o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento físico, a higienização constante das mãos, além das demais medidas de biossegurança. Clique aqui para acessar o documento.
As implicações do decreto nº 65.849, 6 de julho de 2021, serão consideradas no próximo comunicado.
O GT PRAA é coordenado pelo vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes, e formado pelos professores André Lucirton Costa, Edson Cezar Wendland, Gerson Aparecido Yukio Tomanari, Mônica Sanches Yassuda e Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho. O grupo é responsável pelo desenvolvimento e pela atualização do Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais, que define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária para a viabilização progressiva das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi, que estão suspensas desde o dia 17 de março do ano passado, por conta da pandemia da covid-19.  
Fonte: Jornal da USP - 07/07/21


07 julho 2021

Piracicaba e os desafios para se tornar uma Smart City

Na pauta, os desafios de formatar o Plano Piracicaba de Cidade Inteligente para os próximos 25 anos, considerando questões como conectividade nas zonas urbana e rural, sistemas de segurança e monitoramento mais eficientes, semáforos e iluminação pública inteligentes, ampliação das áreas verdes, saneamento adequado em todas as regiões da cidade, uso racional da água, entre outros temas ligados à tecnologia voltada para o bem-estar das pessoas. Confira aqui!    
Fonte: ESALQNet - 07/07/21




Qual o papel das universidades para o progresso da América Latina?

USP e a Times Higher Education organizam encontro on-line nos dias 13 e 14 de julho para discutir a atuação das universidades latino-americanas no desenvolvimento da sociedade e as mudanças que surgiram a partir da pandemia

Como o ensino superior em toda a América Latina pode desenvolver estratégias para construir capacidade, adaptar-se à digitalização, aumentar o impacto estratégico e melhorar a percepção pública do papel das universidades na sociedade? Essa é apenas uma das questões que serão debatidas durante o THE Latin American Universities Summit 2021
O encontro on-line será realizado nos dias 13 e 14 de julho e vai reunir líderes de universidades da América Latina e seus parceiros institucionais em todo o mundo. O evento é organizado pela USP em parceria com a consultoria britânica de educação superior Times Higher Education. 
A abertura do THE Latin American Universities Summit 2021 será no dia 13 de julho, às 8h30, com o reitor da USP Vahan Agopyan e um dos diretores do THE Phil Baty. Alunos, professores e funcionários da Universidade podem se inscrever gratuitamente neste link
A ideia é que nesses dois dias de evento se possa discutir a internacionalização das universidades latino-americanas e como elas podem fortalecer seu trabalho nas ciências humanas e sociais, reforçar suas parcerias com o setor privado e reposicionar-se como agentes de mudanças positivas.
O encontro também contará com o anúncio ao vivo do THE Latin America University Rankings 2021, ranking que avalia mais de 400 universidades latino-americanas. No ano passado, a USP ficou na segunda posição. Durante o anúncio, serão examinados os dados mais recentes do THE.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 06/07/21


06 julho 2021

Estudo avança no entendimento da vassoura-de-bruxa, doença que derrubou a produção de cacau no Brasil

A doença conhecida como vassoura-de-bruxa foi o motivo da maior crise já ocorrida na cacauicultura brasileira. Causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, essa enfermidade provoca deformação, apodrecimento e morte nas partes afetadas dos cacaueiros, que adquirem a aparência de vassouras velhas – daí o nome que lhe foi dado. Endêmica na região amazônica, a vassoura-de-bruxa propagou-se pelo sul da Bahia em 1989. Como decorrência, o Brasil, que chegou a ser o segundo maior produtor mundial, com safras de mais de 400 mil toneladas de cacau em meados da década de 1980, teve sua produção reduzida para cerca de 100 mil toneladas na década de 2000.
Um estudo realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP) e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), com parcerias no país e no exterior, traz agora novas e importantes informações sobre o processo de infecção pelo M. perniciosa. Os resultados foram divulgados no periódico New Phytologist.
“Demonstramos, pela primeira vez, que o fungo sintetiza o hormônio citocinina. E esse hormônio, direta ou indiretamente, altera o equilíbrio hormonal da planta, levando ao crescimento excessivo dos tecidos infectados. Ocorre nesses tecidos algo semelhante a um câncer, que modifica o metabolismo e drena a energia da planta, competindo com a produção dos frutos e o crescimento das raízes. Por essa razão, a vassoura-de-bruxa debilita e leva à queda na produtividade dos cacaueiros”, diz o engenheiro agrônomo Antônio Figueira, professor titular do CENA-USP e coordenador da pesquisa.  Saiba maisFonte: Agência FAPESP - 06/07/21

Como se escreve na universidade? Laboratório da USP promove oficinas para contar

Disponíveis no YouTube, as oficinas do Laboratório de Letramento Acadêmico abordam os principais gêneros da produção textual acadêmica; alunos podem solicitar atendimento

Seja na graduação ou na pesquisa, a escrita acadêmica é uma necessidade comum a estudantes de qualquer área. A escrita é uma forma de avaliação que acompanha a trajetória de alunas e alunos, desde fichamentos, resumos e relatórios até os grandes trabalhos finais, como TCCs, dissertações e teses.
Mesmo fora do contexto universitário, o texto faz parte da produção do conhecimento em sua forma escrita ou oral. Mas como saber se o seu texto está adequado para cada situação de comunicação?
O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP é um espaço colaborativo para aprimorar a escrita. Desde 2011, promove ações de tutoria a estudantes da Universidade e, mais recentemente, passou a produzir eventos abertos ao público. São jornadas, rodas de conversa e oficinas que auxiliam estudantes e pesquisadores a escreverem de maneira autônoma e crítica.
Semelhante à atuação dos grandes centros de escrita, o LLAC atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais de graduandos e pós-graduandos. O objetivo é identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.
Além de auxiliar o público da USP na redação de trabalhos acadêmicos, o laboratório também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 05/07/21


05 julho 2021

Gratuidades e descontos: confira as vantagens de ser aluno da USP

Benefícios no ambiente virtual vão de contas premium em aplicativos que ajudam na organização a acesso gratuito em bibliotecas virtuais


Você sabia que estudantes, professores e outros funcionários da USP podem se cadastrar em diversas plataformas e usar vários serviços gratuitamente ou com desconto? Na maioria dos aplicativos e programas, basta apenas cadastrar-se com o e-mail institucional (@usp.br) para que os benefícios sejam validados.
Os serviços de tecnologia são providos, adquiridos e gerenciados pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) e os de publicações digitais têm a gestão da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), ambos órgãos da Universidade. 
Confira as oportunidades disponíveis.   Fonte: ESALQ-USP - 05/07/21

TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ online

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas.
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O candidato deverá apresentar documento de identidade, ou seja, RG no dia da prova.
O próximo exame será aplicado online no dia 17 de julho de 2021 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 12/07/21. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” e da “Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP” terão taxas especiais, ou seja, R$240,00.
Como será uma aplicação online, os requisitos abaixo devem ser seguidos: 
1.  Um email pela Mastertest será enviado a eles para que confirmem seu  cadastro.
2. Para a realização do teste é necessário que os alunos postem seus documentos até 5 dias antes da data da aplicação neste link http://masterlinks.com.br/agendamentoremotocandidato/.
Documentos necessários:
    a)  Check System do computador onde será realizado o teste (orientações nos requisitos)
    b)  Termo de responsabilidade preenchido e assinado
    c)  Documento atualizado com foto e CPF (não pode ter mais que 10 anos de emissão)
Os candidatos que não enviarem esses documentos até a data solicitada não poderão realizar o teste.
3.  O score online será enviado por e-mail em até 48 horas.
Fonte: Centro de Estudos Linguísticos - ESALQ-USP - 05/07/21

Pesquisa inovadora avaliou a recuperação de nitrogênio pela planta de milho


Artigo científico do Dr. Pedro Garcia, publicado no periódico “Agronomy” e intitulado “15N-Fertilizer Recovery in Maize as an Additional Strategy forUnderstanding Nitrogen Fertilization Management with Blends of Controlled-Release and Conventional Urea“, como parte da Tese de Doutorado, defendida em 23/06/2021, e intitulada: “Nitrogen (15N) use efficiency for fertilization managements of maize and common bean using mixtures of polymer-sulfur coated urea and conventional urea“.
O grande desafio da nutrição de plantas é fornecer nutrientes visando atender à exigência diária das culturas, evitando perdas e sendo economicamente viável. A ureia é a principal fonte de nitrogênio (N) para a cultura do milho por apresentar baixo custo e maior teor de N comparado com outras fontes, porém o milho normalmente recupera menos de 50% do N que foi aplicado usando a ureia. Isso ocorre em decorrência das perdas que essa fonte proporciona quando aplicada na superfície do solo, sendo necessário realizar duas ou mais aplicações visando atender a demanda de N pelo milho. Fertilizantes de liberação controlada como é o caso da ureia revestida com enxofre e polímero prometem fornecer N com um melhor sincronismo com a cultura em uma única aplicação. Para conhecer quanto o milho recuperou do N aplicado com a ureia revestida com enxofre e polímero, foi realizado a granulação da ureia enriquecida com 15N no Laboratório de Isótopos Estáveis no CENA-USP e posteriormente essa ureia foi revestida com enxofre e polímero por processo semelhante ao industrial. Foi avaliada a recuperação de N pelo milho usando ureia enriquecida com 15N revestida com enxofre e polímero em misturas com ureia convencional e aplicadas de diferentes maneiras no solo com palha da cultura antecessora. Foi observada uma recuperação pelo milho de 73% do N aplicado usando essas misturas. Esse é o primeiro trabalho avaliando a recuperação de N pela planta usando ureia enriquecida com 15N e recoberta com enxofre e polímero.   Fonte: CENA-USP - 02/07/21

03 julho 2021

A USP chegará em 2022 com confiança e pronta para a nova realidade

Por Luiz Gustavo Nussio, coordenador de Administração Geral da USP, e outros autores

O cenário socioeconômico imposto pela pandemia da covid-19 impactou a vida das pessoas e das organizações sob vários aspectos. E não foi diferente com as instituições públicas, que, apesar do momento inicial sem perspectivas, passaram a reagir ativamente para enfrentar a pior tragédia mundial em tempos recentes.
No caso da USP, a autonomia para planejar e executar as atividades-fim e as atividades-meio permitiu que a tomada de decisões acontecesse de maneira rápida e segura, resultando na não interrupção de suas ações. A importância dessa agilidade foi garantir que o árduo trabalho realizado em anos anteriores não fosse perdido.
Não foi tarefa fácil, mas temos a convicção que a implantação de uma política moderna de gestão administrativa, aliada às medidas práticas de controle de despesas e à busca de mais recursos, possibilitaram que superássemos os obstáculos (que não foram poucos) e, ao mesmo tempo, permitirá à USP iniciar 2022 com resultados positivos e em condições inequívocas de prosperidade sustentável para os próximos anos.
É justo e próprio afirmar que uma instituição com a dimensão da USP somente poderia alcançar esse resultado com o apoio de seus dirigentes e a cooperação de seu corpo funcional. A percepção pública e o reconhecimento social favoráveis à nossa Universidade são fruto de acertos históricos em suas decisões colegiadas e diligentes ações administrativas. O conjunto de competências complementares garantiu resiliência para superar as dificuldades, sem que jamais tivesse arriscado sua estatura acadêmica. Ao contrário, a Universidade experimentou franco crescimento em todas as áreas do conhecimento.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 02/07/21

02 julho 2021

Nova onda de sequestros de revistas

Sites clonados de periódicos continuam a enganar autores desavisados e levam pesquisadores a oferecer dicas para identificar a contrafação

Pesquisadora da Universidade Livre de Berlim, a economista russa Anna Abalkina está investigando o alcance e o impacto de um tipo cada vez mais sofisticado de fraude: o sequestro de revistas científicas. Trata-se de um golpe no qual impostores apropriam-se de títulos de periódicos legítimos e passam a explorá-los em sites na internet, em geral oferecendo a chance de publicação de artigos sem a necessidade de uma avaliação criteriosa, apenas em troca de dinheiro. O embuste não é uma novidade. Os primeiros casos têm mais de uma década e há listas que compilam dezenas de revistas atingidas pelo golpe, que são usadas para alertar autores incautos.
Abalkina reuniu dados mostrando que há uma nova onda de sequestro de periódicos cujos efeitos são pervasivos a ponto de o conteúdo fraudulento de títulos clonados ser considerado como legítimo em bases de dados de publicações científicas. Em um estudo divulgado em junho na plataforma ResearchGate, e ainda não revisado por pares, a economista compilou uma relação de 17 revistas que foram alvo desse tipo de fraude no passado recente e tiveram artigos indexados na base Scopus. Vários deles são periódicos antigos, existentes só em versão impressa. Os fraudadores criam um site falso que parece ser o oficial. No preprint, a pesquisadora convida colegas a informar eventuais outros casos e contribuir com seu esforço de investigação.   
Identificar um periódico clonado pode ser trabalhoso. Entre os cuidados obrigatórios, destacam-se consultar listas de revistas que foram alvo de sequestro e verificar se o endereço na internet atribuído à publicação corresponde ao informado por bases de dados como a Web of Science ou a Scopus. Mas há outras pistas que ajudam a evitar o engodo.   Saiba mais.    
Fonte: Pesquisa FAPESP - julho 2021


Folheie a edição de julho de 2021
 


O que é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

De compras on-line a redes sociais, de hospitais a bancos, de escolas a teatros, de hotéis a órgãos públicos, da publicidade à tecnologia: pode ter certeza, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) afeta diferentes setores e serviços, e a todos nós brasileiros, seja no papel de indivíduo, empresa ou governo. Aqui, a gente lhe ajuda a entender os seus direitos como cidadão, ou suas obrigações, caso você seja responsável por bases de dados de pessoas.      Fonte: SERPRO - 02/07/21


01 julho 2021


Desafios da publicação e da escrita científica são explicados em evento gratuito

O ingresso na vida acadêmica e na pesquisa científica requer um entendimento sobre como funcionam regras e mecanismos de atuação para que o pesquisador tenha reconhecimento entre seus pares. Para ajudar nesse processo, o Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem (PPGEn) da Escola de Enfermagem (EE) da USP vai promover o evento Publicação e Escrita Científica, que será realizado de 5 a 7 de julho, a partir das 18h30, de forma on-line e gratuita, pelo Canal do YouTube PPGEn-EE.
Voltado para estudantes de pós-graduação, a iniciativa é aberta a todos os interessados, incluindo professores, alunos de graduação e profissionais de todas as áreas do conhecimento.
A iniciativa faz parte do I Programa de Inverno do PPGEn e a programação foi definida com base em diagnóstico dos principais desafios dos pós-graduandos da instituição. Serão abordados temas como Qualis, fator de impacto e como escolher o periódico científico; importância da publicação para o discente, docente, carreira e programa; elaboração de artigo científico (introdução, objetivo, metodologia, resultados, discussão e conclusão); expectativas do editor de periódico; divulgação científica para além das revistas e compartilhamento de experiências de egressos do PPGEn sobre o tema central.
As palestras serão ministradas por docentes da EE e por convidados de outras instituições públicas e privadas de ensino superior, nacionais e internacionais. O evento é coordenado pelos professores Patricia Campos Pavan Baptista e Marcelo José dos Santos, ambos da EE.
Confira a programação completa nas redes sociais do PPGEn no Facebook (www.facebook.com/ppgen) e no Instagram (www.instagram.com/ppgen_usp). As inscrições podem ser realizadas neste link.   Fonte: Jornal da USP – 01/07/21

Calendário de treinamentos de julho está disponível no Portal de Periódicos da CAPES

O mês de julho se aproxima e com ele as férias escolares. Apesar da pandemia ter alterado o calendário acadêmico de muitas universidades e faculdades, a grande maioria dos estudantes estará de férias. É uma oportunidade para usar o tempo livre para aprender a navegar no Portal de Periódicos e descobrir diversos conteúdos de diferentes campos do conhecimento.
As áreas contempladas no calendário de julho são: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Biológicas. Os treinamentos priorizarão os conteúdos voltados para estas áreas, no entanto, é importante ressaltar que os assuntos abordados, em sua maioria, são multidisciplinares.
Os treinamentos abordam a melhor forma de navegar e conhecer o conteúdo do Portal de Periódicos. As ferramentas de busca por Assunto, Periódico, Livro ou Base são formas de pesquisas apresentadas e orientadas pelos instrutores. Em julho, os treinamentos contemplam plataformas como Taylor & Francis, Embase, Journal Citation Reports (JCR), CAB Abstracts, Begell House, entre outras.
Os interessados poderão se inscrever no menu Treinamentos do Portal de Periódicos. Os participantes receberão certificado digital, que será disponibilizado posteriormente. Acesse aqui a programação completa de julho, material didático e as datas disponíveis.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 01/07/21

Portal RCAAP (Portugal): Recursos nacionais agregados

Portal RCAAP continua a crescer! Atualmente agrega mais de 700 mil documentos de 300 recursos nacionais165 revistas científicas, 53 repositórios institucionais, 80 instituições através do Repositório Comum, 1 repositório de dados e 1 Portal, a SciELO Portugal. Estes dados justificam, certamente, o reconhecimento e visibilidade que o projeto RCAAP detém, contribuindo em larga escala para a incremento da Ciência Aberta em Portugal e no mundo, ao longo de 12 anos de existência.
O Portal constitui-se como um ponto único de pesquisa, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico e de investigação por parte de empresas da sociedade civil que realizam investigação, o que faz com que a pertinência destes dados só se consiga com a envolvência de todos os intervenientes nos diferentes workflows, quer sejam pesquisadores, docentes, dirigentes, gestores, técnicos, entre outros. Todos, e a remar na mesma direção, é que contribuem em larga escala para este sucesso que, por sua vez, fazem com que o acesso à informação e ao conhecimento seja de vital importância para o progresso do ensino e da investigação, mas também para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Indiscutivelmente que os repositórios institucionais e as revistas científicas são parte integrante e de relevo do ecossistema de gestão da ciência. “Mais do que a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações, a ciência aberta é a disponibilização do processo científico enquanto um todo, reforçando o conceito de responsabilidade social científica. A implementação de uma prática de Ciência Aberta é também geradora de múltiplas oportunidades de inovação. Permite impulsionar o desenvolvimento de novos produtos, serviços, negócios e empresas”.    Fonte: AGUIA - 01/07/21


SBPC-PE realiza live sobre pós-graduação nesta 5ª feira

O evento virtual, parte das celebrações dos 70 anos da Secretaria Regional, será amanhã, 1º de julho, às 14h, com transmissão pelo canal oficial do NEI – Núcleo Econômico Integrado da UFRPE no YouTube.

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Pernambuco (SBPC-PE) realiza nesta quinta-feira, 1º de julho, às 14h, a palestra “A pós-graduação brasileira é necessária”. Transmitido pelo canal do NEI – Núcleo Econômico Integrado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Youtube, o evento é em comemoração aos 70 anos da SBPC em Pernambuco.
Mediado pela secretária regional, Maria do Carmo F. Soares, o evento terá entre os participantes Carol Leandro, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dante Barone, professor titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Flávia Cale, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG), entre outros.   Fonte: Jornal da Ciência - 30/06/21


Carnathon USP premia projetos para gestão de insumos, redução de energia e mobilidade

Aconteceu na manhã de hoje, dia 30 de junho, a premiação dos projetos aprovados no Carnathon USP, uma competição em que estudantes de graduação e pós-graduação elaboraram propostas para tornar a gestão dos campi da Universidade mais sustentável.
“A USP está comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e esse compromisso não é só um discurso, é uma realidade. Em uma universidade de pesquisa, a formação de nossos alunos se dá não apenas nas salas de aula, mas em ambiente de pesquisa, com o envolvimento em atividades extracurriculares, em iniciativas que possam trazer benefícios à coletividade. Por isso, todos os alunos que participaram dessa competição são vencedores”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.
Campi mais sustentáveis
O projeto vencedor foi o “ResidUSP: plataforma de gerenciamento de insumos e resíduos químicos dos laboratórios da USP”, da Escola Politécnica. O segundo lugar ficou com o projeto “Redução do consumo de energia elétrica do Restaurante Universitário através do sistema de pré-aquecimento da água por meio do aquecedor solar feito de tubos de cobre”, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL); e o terceiro foi obtido pelo projeto “Aplicativo Mobi USP”, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).
“Essa competição mostra que a equipe USP – professores, estudantes e dirigentes – pode criar soluções para os desafios de cada campus. Mais do que isso, os projetos apresentam soluções simples que podem ser aplicadas e replicadas, servindo de exemplo para toda a sociedade”, afirmou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado. Além dos três projetos vencedores, as cinco propostas que receberam a menção honrosa também serão implantadas, dessa maneira, contemplando todos os campi da Universidade.   Assista aos vídeos.   Fonte: Jornal da USP – 30/06/21