09 maio 2023

Projeto de extensão: CENA na Escola

Recentemente a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP aprovou o Projeto CENA na Escola! Resumidamente, este projeto de extensão visa a realização de divulgação científica em escolas de Piracicaba através de apresentações realizadas pelos pós-graduandos do CENA. Faremos a apresentação do Projeto e o cadastro de interessados para participar desta atividade numa reunião virtual na semana que vem, dia 16 de maio, às 10 horas.

                                        CENA na Escola
                                        Terça-feira | 16 de maio | 10h às 11h
                                        Google Meet joining info
                                        Video call link: https://meet.google.com/pmq-xfwh-hik

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Altmetria: a ciência além de si

O pesquisador e outros atores sociais de um campo acadêmico estão acostumados com o termo e discursos relacionados à divulgação científica, que, felizmente, tem tido relativo crescimento nos últimos anos. Porém, há uma área, bem menos conhecida, que se interessa por analisar a relação entre a ciência e a sociedade. Você já ouviu falar sobre a altmetria? A palavra e o campo são recentes, ainda estão em fase de consolidação semântica, teórica e metodológica. O termo surgiu em 2010 em tweet do pesquisador Jason Priem, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Basicamente, diz respeito à produção, circulação e ao uso da informação científica fora dos muros acadêmicos, principalmente no universo das mídias e redes sociais. A altmetria possibilita a interpretação do papel da ciência e da sua contextualização social. Existe um ambiente favorável à apropriação social da ciência e de que a academia precisa dialogar mais com o chamado amplo público, incluindo políticos, outros líderes sociais e instituições em geral.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 09/05/23

Inteligência artificial é tema de debate na USP nesta semana

Nesta quarta-feira, dia 10, das 8h às 22h30, as novas e controversas tecnologias de comunicação serão debatidas na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP por especialistas do Brasil e do exterior. O seminário internacional Da Inteligência Artificial para as Hiperinteligências: as Linguagens Estocásticas LLM (ChatGPT, Bing, Bard) e as Propriedades Conectivas da Comunicação em Rede terá como tema central a inteligência artificial, abordando tecnologias como o ChatGPT e as propriedades conectivas da comunicação em rede, além de debater como essas ferramentas são capazes de produzir transformações qualitativas na cognição humana, modificando a ideia de conhecimento e as modalidades de aprendizagem. O evento é uma promoção do Centro Internacional de Pesquisa Atopos da USP. O seminário acontece de forma híbrida: presencialmente, no auditório do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da USP, e on-line, com transmissão ao vivo, no canal do Centro Internacional de Pesquisa Atopos da USP na plataforma Youtube.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 08/05/23

Estudantes de pós-graduação podem concorrer a bolsas de permanência estudantil

A partir deste ano, o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) estenderá os benefícios também para os estudantes de pós-graduação com dificuldades socioeconômicas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de maio.
O valor do auxílio-permanência total é de R$ 800, para os alunos que não forem contemplados com vaga nas moradias estudantis da USP. Para os alunos contemplados com vagas nas moradias, o valor do auxílio é parcial, de R$ 300. O benefício será pago durante todo o tempo de realização do curso. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio, de forma eletrônica, pelo Sistema Janus do Portal de Serviços Computacionais da USP (https://portalservicos.usp.br), com a anexação obrigatória de documentos comprobatórios da situação socioeconômica declarada no formulário.   Saiba mais  Fonte: Jornal da USP – 08/05/23

08 maio 2023

6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP São Carlos

Evento: 6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP São Carlos, que acontecerá de 23 de maio a 25 de maio de 2023, em formato virtual. Organizado pelo Portal da Escrita Científica USP São Carlos e destinado a alunos de Pós-Graduação e Pós-Docs, Técnicos de nível superior, Professores e Pesquisadores. Tendo como objetivo desenvolver, aprimorar e consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte.

Inscrições (com certificado): https://doity.com.br/escoladepesquisadoresscusp
Transmissão Youtube: https://l1nq.com/ZanMx

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Levantamento da Reitoria atualizará lista de parceiros acadêmicos internacionais da USP

O Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) está realizando uma campanha para atualização da lista de contatos acadêmicos internacionais. O objetivo do levantamento é aprimorar a divulgação institucional da USP, especialmente na comunidade científica. Docentes e pesquisadores da Universidade têm até o dia 24 de maio para preencher um formulário com sugestões de contato de parceiros acadêmicos internacionais – professores ou pesquisadores –, informando o nome do parceiro, a instituição, o cargo, e-mail e telefone. O formulário pode ser preenchido múltiplas vezes, permitindo a inclusão de vários contatos.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 05/05/23

Avaliadores externos apresentam análise prospectiva das atividades da Universidade

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA), presidida pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, promoveu, no dia 4 de maio, um encontro dos dirigentes da USP com os 11 avaliadores externos que fizeram a análise prospectiva das atividades da Universidade. O encontro foi realizado na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria. A análise desses assessores foi dividida em cinco eixos: gestão universitária, graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão universitária e teve como base o Relatório de Autoavaliação, que abrange as atividades da Universidade desenvolvidas no período de 2018 a 2022, referente ao quinto ciclo de Avaliação Institucional. Também foram realizadas visitas técnicas dos assessores com os responsáveis pelas áreas na USP. O estudo contou, ainda, com a experiência dos avaliadores e de seus conhecimentos sobre as melhores práticas de outras universidades do Brasil e do exterior. Esse estudo deverá subsidiar o planejamento estratégico da USP e a elaboração de diretrizes para os próximos ciclos avaliativos.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 05/05/23

Alunos da USP podem acessar mais de 16 mil e-books acadêmicos em biblioteca digital

Com mais de 16 mil e-books disponíveis, incluindo títulos da bibliografia básica de cursos da graduação da USP, o acervo da plataforma Minha Biblioteca está disponível para os alunos e demais membros da comunidade universitária. Trata-se de uma das maiores plataformas provedoras de conteúdo universitário do Brasil, que inclui o acervo de 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. Para acessar, basta entrar neste link  fazer a autenticação com o número USP e a senha única. Há livros digitais divididos em 7 catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte. O conteúdo da plataforma inclui também lançamentos e tendências que consideram as demandas de estudantes de graduação.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 05/05/23

05 maio 2023

“A imensa biodiversidade brasileira é um laboratório incrível para realizar pesquisa de vanguarda”

O Brasil conta com uma das maiores biodiversidades do mundo, distribuídas em seis biomas distintos. Essa enorme diversidade biológica constitui uma biblioteca de produtos naturais fantástica, com muita diversidade química ainda inexplorada. Apesar de toda essa riqueza, poucos são os exemplos de sucesso de produtos naturais provenientes da biodiversidade brasileira que chegaram ao mercado nacional e mundial de fármacos. Isso é o que aponta Vanderlan Bolzani, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara, presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Cientista premiada dentro e fora do Brasil por seus relevantes trabalhos em química de produtos naturais e incentivadora da divulgação científica para um público mais amplo, Bolzani foi responsável pela criação do Prêmio SBPC Carolina Bori para mulheres e meninas na ciência, defendendo uma maior diversidade e participação feminina na ciência.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da Ciência - 05/05/23

Ferramenta gratuita para explorar graficamente os artigos conectados ao seu tema


Connected Papers é uma plataforma online que permite explorar visualmente a rede de referências bibliográficas entre artigos acadêmicos. Com esta ferramenta é possível entender como diferentes artigos estão conectados entre si, permitindo que pesquisadores descubram trabalhos relevantes em sua área de estudo e compreendam a evolução de ideias em um campo de pesquisa ao longo do tempo. A plataforma utiliza algoritmos de análise de citações para criar uma rede de referências entre artigos. A partir dessa rede, o Connected Papers gera um mapa visual que mostra as conexões entre os artigos, permitindo que os usuários explorem de forma interativa a rede de referências e identifiquem trabalhos relevantes. A Connected Papers também oferece recursos para ajudar os pesquisadores a gerenciar suas referências bibliográficas, incluindo a possibilidade de importar e exportar referências em diferentes formatos, criar coleções de artigos e compartilhar links para essas coleções com colegas de pesquisa.   

Renovação da ferramenta Turnitin para comunidade USP


Comunicamos que a assinatura da ferramenta TURNITIN (Feedback Studio e Originality Check) foi renovada e encontra-se disponível para toda comunidade USP.
O período de vigência da assinatura é de 01/05/2023 a 30/04/2024 e o acesso está disponível pelo portal da Agência (https://www.abcd.usp.br/).   Fonte: ABCD - 04/05/23

Mais barreiras para evitar ataques cibernéticos

Há boas razões para temer que informações pessoais ou de empresas vazem do celular ou do computador e sejam usadas sem o controle de seus donos. No Brasil, a chamada segurança cibernética ainda precisa melhorar, embora a legislação brasileira esteja avançando, com a participação de especialistas de universidades, empresas e centros de pesquisa. Definida como um conjunto de ações para proteger máquinas e pessoas contra invasões, a segurança cibernética implica aprimoramentos contínuos no campo da regulação, tecnologia e processos por parte de governos, usuários e setor privado. O engenheiro eletricista Edmar Gurjão, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, deve apresentar em agosto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, propostas de medidas legais para reduzir a vulnerabilidade da tecnologia 5G, a internet de quinta geração, que começa a ser implantada no Brasil.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – maio 2023

Com eventos culturais e acadêmicos, corners da USP incentivam mobilidade internacional dos estudantes

Dentro da USP existem ambientes internacionais disponíveis para toda a comunidade universitária e visitantes externos e alguns desses espaços têm se destacado no incentivo ao intercâmbio acadêmico: os corners do Centro Intercultural Internacional (CII) da USP, no campus Cidade Universitária, em São Paulo. Inaugurados a partir do final de 2021, eles abrigam um pedaço da cultura de vários países por meio de cursos, palestras e eventos, e também promovem a leitura, atividades culturais e permitem uma maior divulgação de oportunidades oferecidas por universidades estrangeiras e parceiras da USP.
Existem cinco corners atualmente na Universidade — Korea Corner, Israel Corner, France Corner, India Corner e Ireland Corner – e outros sete estão prestes a ser inaugurados: Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Chile, Alemanha, Portugal e Itália. Há projetos para a inauguração de 12 a 15 espaços interculturais, ao todo, conforme explica Jonathas Carvalho, assistente de direção do CII.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 04/05/23

04 maio 2023

Estudo estima quantos anos duram as colaborações científicas no Brasil

Entre os pesquisadores brasileiros da área médica, colaborações científicas podem durar cerca de cinco anos – esse é o prazo aproximado em que duplas de cientistas atuam conjuntamente compartilhando a autoria de trabalhos acadêmicos. Em engenharia nuclear e engenharia biomédica, a longevidade média dessas coautorias chega a oito anos. Já em história, letras, filosofia e artes, é bem mais curta, próxima a dois anos – nesses campos do conhecimento não há ainda uma tradição de trabalho em cooperação e parte significativa de sua produção é assinada por poucas pessoas, frequentemente uma só. O panorama inédito sobre a longevidade de parcerias científicas faz parte de um levantamento sobre a produção acadêmica de doutores do Brasil em 81 áreas do conhecimento, baseado em dados da plataforma de currículos Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Colaborações que resultam em coautoria de artigos dependem de variáveis subjetivas, como a criação de laços de afinidade e confiança, e da cultura de publicação de cada disciplina.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP – maio 2023

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Pesquisa mostra como biodiversidade e biomassa afetam estoques de carbono no Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro: além de cobrir 25% do nosso território, ele ainda abriga uma das mais notáveis biodiversidades do mundo. Contudo, com o avanço do desmatamento e das queimadas na região central do País, o Cerrado se encontra em constante ameaça. Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP estudaram a relação entre a biodiversidade do Cerrado, seu estoque de carbono e a biomassa de sua vegetação, contribuindo para um melhor entendimento sobre como mudanças no uso da terra afetam as emissões de gases do efeito estufa.
O conceito de biodiversidade abrange todo o conjunto de fauna e flora e suas variabilidades e pode ser usado em referência a um determinado local. O estoque de carbono representa a quantidade de gás carbônico (CO2) retirado da atmosfera e fixado pelas plantas durante o processo de fotossíntese. A absorção do gás pela vegetação é um mecanismo essencial para a regulação de temperaturas e mitigação das mudanças climáticas. A biomassa, por sua vez, é material orgânico – neste caso, vegetal, oriundo das árvores – e um objeto importante no cálculo do carbono absorvido pela flora, já que ela detém de 48% a 52% de carbono em sua composição.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 04/05/23

Guia de plantas da Mata Atlântica, ‘Do Quilombo à Floresta’ é lançado

A Rede de Sementes do Vale do Ribeira e o Instituto Socioambiental (ISA) lançaram no dia 24/04,  em evento no Sesc Registro, o livro Do Quilombo à Floresta: guia de plantas da Mata Atlântica no Vale do Ribeira. A atividade reuniu coletores de sementes e técnicos do ISA em uma mesa de debates sobre restauração florestal. O Sesc Registro fica no município de Registro (SP), no Vale do Ribeira. Organizado por Bianca Cruz Magdalena, pesquisadora em etnobotânica e mestranda em antropologia, a obra contém informações técnicas e relatos histórico-culturais quilombolas sobre os conhecimentos da plantas nativas da região. O objetivo da publicação é apoiar o trabalho de coletores e coletoras da Rede de Sementes do Vale do Ribeira e traçar estratégias de defesa da Mata Atlântica, além de valorizar os conhecimentos de convivência com o bioma.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 04/05/23

Já está disponível o Informe de Rendimentos de 2022

A CAPES liberou a partir desta terça-feira, 7 de março, o acesso às informações de rendimentos para a declaração no Imposto de Renda (IRPF) de 2022. 
Bolsistas no País e no exterior, pesquisadores que ganharam Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (Auxpe), consultores que tiveram Auxílio de Avaliação Educacional (AAE) e quem recebeu diárias e ajudas de custo da Fundação devem acessar a declaraçãoPara visitar a página o interessado pode usar seu nome de usuário e senha do gov.br, do ID Orcid ou da CAPES. Quem ainda não estiver cadastrado em nenhuma dessas plataformas, deve clicar na opção ‘Solicitar Cadastro’, posicionada no rodapé da página ‘Informe de Rendimentos’.   Acesse: https://informerendimentos.capes.gov.br/.   Fonte: CAPES - 03/05/23

Políticas de isenção e desconto para publicar artigos são inacessíveis a países como o Brasil

Um estudo de pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp) chamou a atenção para um obstáculo enfrentado por cientistas de países em desenvolvimento quando buscam publicar seus artigos em revistas internacionais de prestígio. Com o avanço do modelo de acesso aberto, por meio do qual os leitores têm acesso livre na internet ao conteúdo de artigos sem precisar pagar taxas ou assinaturas de revistas, os custos de publicação passaram a recair sobre autores de 
papers e suas instituições e órgãos de fomento, que são obrigados a desembolsar aos periódicos valores muitas vezes proibitivos. O levantamento, publicado em março no fórum sobre publicações acadêmicas The Scholarly Kitchen, mostra que a solução para o problema oferecida por editoras científicas é ineficaz: as políticas de isenção e desconto concedidas por revistas a autores são muito restritivas e inacessíveis a pesquisadores de países de renda média, como o Brasil.   
Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – maio 2023

Novo grupo da USP vai investigar oportunidades na área de Soluções Baseadas na Natureza

Consideradas por alguns integrantes da academia tema-chave para promover a sustentabilidade planetária, as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) terão novos representantes na pesquisa realizada na USP. Foi aprovada, no mês de março, a criação do Grupo de Estudos Soluções Baseadas na Natureza, ligado ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, com a coordenação de professores do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq): Weber Antonio Neves do Amaral, como coordenador, e Francides Gomes da Silva Junior, como vice. Desde 2022, o programa Biota Síntese já desenvolve no IEA um amplo projeto sobre as SBN, ou Nature Based Solutions (NBS). Para explicá-las, o núcleo utiliza a definição da União Europeia: as SBN são “soluções inspiradas, apoiadas ou copiadas da natureza, concebidas para enfrentar os desafios da sociedade de forma eficaz e a baixo custo, proporcionando simultaneamente benefícios ambientais, sociais e econômicos e ajudando a construir sistemas resilientes”.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 03/05/23

03 maio 2023

Brasil registra 1,7 mil startups para o agro: veja iniciativas e modelo que mostra na prática soluções ao produtor

Em 2022, um levantamento do Radar Agtech, feito pela Embrapa, a SP Ventures e Homo Ludens, mostrou que o Brasil concentra 1.703 startups dedicadas ao agronegócio no país. O número é 8,1% do que o registrado em 2020/2021, quando os dados apontaram 1.574 empresas de tecnologia para o campo.
Segundo o Radar Agtech, dentre tantas oportunidades, a maioria das empresas está dedicada a alimentos inovadores e novas tendências alimentares, a sistemas de gestão de propriedade rural e marketplace e plataformas de negociação e venda de produtos agropecuários. Geralmente, as agtechs nascem de uma dor da agricultura, ou seja, a partir daí surge uma ideia e ela vai buscar na tecnologia a solução para o problema. Só em Ribeirão Preto, segundo o levantamento, há 39 startups atuantes. Mas diante de tanta inovação e oportunidade, como o produtor rural pode escolher o que é melhor para o negócio dele.   Saiba mais.   
Fonte: Portal G1 – 03/05/23

Saúde na Amazônia

Os casos de doenças, fome e mortes na Terra Indígena Yanomami, provocados pela destruição causada pelo garimpo ilegal e pela ausência do poder público, colocam em evidência a difícil situação da saúde na Amazônia Legal. Poucos hospitais, postos de saúde distantes, falta de médicos e equipamentos, além do aumento das doenças crônicas somados à ainda alta presença das doenças infecciosas e parasitárias são alguns dos problemas que atingem a região. Para falar sobre o assunto, a segunda edição de FCW Cultura Científica entrevista alguns dos principais cientistas do país em questões amazônicas e de saúde.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 03/05/23 

Chatbots e o ano da inteligência artificial

Por que os programas que simulam conversas, como o ChatGPT, estão sendo considerados a maior inovação na computação desde o Google ou até mesmo a internet? Outro programa, o LaMDA, é até capaz de ter sentimentos, de acordo com o engenheiro que trabalhou em seu desenvolvimento. Ficção ou fato, o certo é que em 2023 novos chatbots e muitas aplicações serão lançadas para explorar o potencial da inteligência artificial em diferentes áreas e poderão mudar a forma como os humanos se relacionam com a tecnologia. Confira nas reportagens e entrevistas desta primeira edição de FCW Cultura Científica.
   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP – 03/05/23

Pós-Graduação da USP lança publicação on-line para divulgar pesquisas à sociedade

“A USP possui o maior programa institucional stricto sensu da pós-graduação brasileira, com mais de 260 programas e quase 28 mil discentes. A ciência produzida no Brasil resulta em sua grande maioria do trabalho de pós-graduandos em todas as áreas do conhecimento. Diariamente são produzidos textos científicos, arte, cultura, patentes e produtos técnicos que irão beneficiar toda a sociedade, além de melhorar o desenvolvimento socioeconômico e se traduzir em riqueza para o País”, informam o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho, e o pró-reitor adjunto Niels Olsen Saraiva Câmara na apresentação do primeiro número da revista Scientia Veritas, de dezembro de 2022. Produzida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP, o objetivo da publicação é contribuir com uma nova forma de divulgação do conhecimento com foco na sociedade. “A cada número, tentamos apresentar uma gama variada de temas que represente, mesmo de forma exígua, a amplitude das áreas do conhecimento que compõem a pós-graduação da Universidade”, destaca a apresentação da revista.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 02/05/23

02 maio 2023

Presidente do CNPq apresenta sugestões para retomada e revitalização do processo científico brasileiro

“Para poder falar do futuro, é preciso ver se realizamos alguma coisa do que prometemos no passado”, disse Galvão, lembrando da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, ocorrida em 2010. Mencionou o Livro Azul, resultante dessa conferência, destacando, entre as várias diretrizes apontadas, a articulação entre inovação e sustentabilidade; as novas oportunidades do Brasil em agricultura, bioenergia, tecnologias da informação e comunicação e exploração do pré-sal; o aproveitamento da biodiversidade, dos recursos marítimos e do uso sustentável da Amazônia. E perguntou: “Avançamos?”. Essa pergunta balizou toda a sua palestra. Depois de confrontar o horizonte promissor de 2010 com o cenário sombrio instalado a partir de 2013, e especialmente após 2019, Galvão enfocou o tema sob dois prismas: o das contribuições disruptivas em ciência e tecnologia e o dos eventuais benefícios trazidos pela atividade científica para a sociedade. E, considerando que a grande propriedade agora é o conhecimento, afirmou que “o nosso país não tem uma alfabetização científica mínima para que possamos evoluir na economia do conhecimento”, o que demanda uma forte atenção dos gestores, em especial dos dirigentes das instituições de fomento à ciência e à tecnologia.  Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência - 02/05/23

USP lança Centro de Estudos da Amazônia Sustentável para acelerar o desenvolvimento da região

Objetivo é utilizar a ciência para a elaboração de estratégias de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, considerando a preservação da biodiversidade e da cultura dos povos originários

O Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (Ceas) é um dos quatro novos centros lançados em março pela USP – os outros três são o Centro de Agricultura Tropical Sustentável (Stac), o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon) e o Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO). Sob a coordenação do professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF), e a vice-coordenação de Gabriela di Giulio, da Faculdade de Saúde Pública (FSP), o Ceas tem como principal propósito a produção, integração e disseminação da ciência, por meio de atividades acadêmicas e científicas inter e transdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, para o desenvolvimento sustentável da região. O Ceas está vinculado diretamente à Reitoria da USP, e conta com a participação de pesquisadores do Instituto de Física, Instituto de Biociências, Instituto de Química, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Faculdade de Direito, da Faculdade de Saúde Pública, dentre vários outros.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 02/05/23

ChatGPT, bem utilizado, pode desenvolver conhecimento e ajudar na formação do pensamento crítico

O ChatGPT é um sistema baseado em inteligência artificial, também conhecido como chatbot ou robô de bate papo. A ferramenta ficou famosa pela capacidade de manter coesão e coerência na elaboração de respostas simples, exercícios matemáticos e textos, a partir de vieses mediados por algoritmos, colocando em xeque a criatividade e o pensamento crítico humano. É cedo para dimensionar os impactos do ChatGPT em sala de aula, segundo a avaliação de Rogério de Almeida, especialista em Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. “É uma ferramenta que está em desenvolvimento, portanto, tem muitas limitações ainda. Mas tem um grande potencial de causar mudanças na cultura escolar”, pondera. Para ele, a questão é se a tecnologia será bem utilizada ou não: “Se ela for utilizada com a mediação adequada do professor, pode contribuir para a formação crítica. Antes, é importante a gente lembrar que o ChatGPT, por si só, não pensa, não sente, não imagina e, portanto, não produz conhecimento, ele antes organiza os saberes que nós mesmos produzimos e publicamos na internet”.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 02/05/23

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Rádios universitárias paulistas consolidam parceria na troca de conteúdos

Representantes das rádios da Universidade de São Paulo (campus São Paulo e Ribeirão Preto), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que sediou o evento, se reuniram para o primeiro Encontro de Emissoras Parceiras. Há quase dois anos, os veículos públicos compartilham conteúdos informativos, otimizando a divulgação de pesquisas, cursos e atividades de extensão das instituições envolvidas. “É a primeira vez que a gente faz uma reunião presencial com todas as rádios envolvidas nesse projeto e a ideia é, realmente, consolidar essa parceria para poder divulgar tudo o que é produzido, toda a ciência desenvolvida em cada um dos campi das universidades paulistas e também da UFSCar”, explicou Alessandra Kuba, jornalista da Rádio UFSCar. “É a rádio quem conversa com o ouvinte. É a rádio que conta o que a universidade faz.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da Ciência - 28/03/24