Criado em 2011, o Figshare (https://figshare.com/) é um repositório científico on-line, aberto e gratuito, que permite aos investigadores acadêmicos preservar e compartilhar todos os dados e resultados gerados em pesquisa, de documentos (planilhas, diários, questionários e transcrições) a material multimídia (áudio, vídeo, fotografias, filmes) e procedimentos operacionais, padrões e protocolos. Trata-se fundamentalmente de um repositório que permite aos usuários disponibilizar todos os produtos e subprodutos de suas investigações, de uma maneira que estes sejam facilmente encontráveis, citáveis, compartilháveis e reconhecíveis, aumentando assim a sua visibilidade.
Para usar o Figshare basta o pesquisador criar um perfil na plataforma, que é gratuito. A cada conjunto de dados de pesquisa adicionados o próprio aplicativo atribui automaticamente um número DOI e uma referência bibliográfica. Além disso, é importante destacar, o Figshare permite a publicação de dados negativos da investigação científica.
Dividido em 20 áreas temáticas e espaços colaborativos, sob o conceito de computação em nuvem a ferramenta permite o compartilhamento dos dados, facilitando sua localização, citação e distribuição em blogs e redes sociais. Permite ainda o armazenamento de todo tipo de material dados de forma privada, para o que o usuário dispõe de um limite de 1 GB, enquanto o espaço destinado ao conteúdo público é ilimitado.
O Figshare também proporciona licenças Creative Commons CC-BY (para as figuras, material audiovisual, pôsteres, papers e grupos de arquivos) e CC0 (para bases de dados), além de gerenciar documentos QR de todo o material e outros mecanismos de integração e difusão nas principais redes sociais e gestores de referências. Essa característica facilita a indexação do conteúdo nos principais sistemas de buscas e bases de dados e, ao mesmo tempo, proporciona estatísticas sobre a visualização do documento, incluindo o número de citações, na web ou outros meios. Uma vez que é levado em conta pelas principais ferramentas altimétricas, entre as quais Almetrics.com, ImpactStory e Plum, o Figshare tem sido bastante útil na medição do impacto social da investigação, em associação com outras plataformas, como a F1000 Research, PLOS ONE, Taylor & Francis e IOP Publishing.
Com mais de 1,5 milhões de dados e objetos públicos, o repositório foi desenvolvido pela Macmillan Publishers, operando, desde 2013, em colaboração com a PLOS e a ImpactStory, que dá suporte à coleta de dados altimétricos. A conta gratuita proporciona 1GB de espaço privado e 1 espaço colaborativo para até 5 colaboradores. Recursos adicionais podem ser comprados pelo pesquisador.
É importante lembrar que, desde 2014, algumas das principais publicações científicas passaram a exigir que os dados da pesquisa que embasam os artigos científicos devem ser facilmente acessíveis, citados e referenciados. Como observa a pesquisadora Elisabeth Dudziak (link: http://www.sibi.usp.br/noticias/dados-materiais-metodos-revistas-exigem-dados-pesquisa-estejam-disponiveis/), o repositório Figshare é indicado pela Editora Wiley para disponibilização de dados de pesquisa.