10 agosto 2018

O que é importante saber sobre a submissão de artigos e as taxas de publicação

Ao tentar encontrar a revista certa para publicar o seu manuscrito, é fácil se sentir espantado pela diversidade não só de revistas, mas também de potenciais taxas que são cobradas dos autores. O que são todos esses tipos de taxas? Quais tipos de revistas costumam cobrá-las? Quando? Por quê?

Antes de responder a essas perguntas, é importante notar uma simplificação excessiva que é bastante comum: que as revistas tradicionais (de acesso restrito) se baseiam exclusivamente em um modelo onde quem paga é o leitor (ou seja, as bibliotecas institucionais geralmente pagam para acessar o conteúdo) e que as revistas de acesso aberto, apoiando o “acesso irrestrito e a reutilização irrestrita,” são sempre baseadas em um modelo onde quem paga é o autor (para mais informações, leia o nosso artigo sobre mitos do acesso aberto). Em outras palavras, como autor, você pode ter que pagar para submeter e/ou publicar em uma revista de assinatura e pode não ser preciso pagar para fazer o mesmo em uma de acesso aberto. No caso do acesso aberto, a possibilidade de ausência de taxas é possível graças a fontes alternativas de receita que cobrem os custos dos processos de editoração, revisão por pares e publicação, como conteúdo premium pago, propaganda ou subsídio de uma fundação ou sociedade afiliada à revista.

É importante observar também que para publicações tradicionais e de acesso aberto que envolvem as chamadas taxas de “autor”, pode não ser preciso pagá-las na sua totalidade devido a descontos relacionados com programas de adesão institucional, sua participação na sociedade da sua área de estudo ou dispensa de algum serviço (como por exemplo, se não for necessário que o texto seja editado pela revista). Além disso, pode não ser preciso que o autor pague as taxas na sua totalidade ou até mesmo em caráter reduzido devido à isenções baseadas em dificuldades financeiras ou no estado econômico do seu país de origem ou ao pagamento da taxa pela sua instituição, departamento ou financiador/bolsa; na verdade, para uma publicação de acesso aberto, somente 5% a 12% das taxas são pagas usando recursos pessoais.  Leia mais