Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados.
O prefixo “Meta” vem do grego e significa “além de”. Assim Metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objetivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização. Um item de um metadado pode informar do que se trata aquele dado numa linguagem inteligível para um computador. Os metadados tem a função de facilitar o entendimento dos relacionamentos e evidenciar a utilidade das informações dos dados.
Praticamente todos os dispositivos digitais geram metadados a partir do uso que fazemos. Por exemplo, ao tirar uma foto, além de gravar a foto na memória da foto, metadados são associados a esta foto descrevendo informações sobre o modelo da câmera, tipo de ISO, data, tamanho e formato do arquivo e até o local de onde a foto foi tirada se o aparelho tiver GPS.
Ao fazer login em um site de redes sociais ou de compras várias informações são registradas além daquelas que escrevemos diretamente nos sites, como por exemplo, o endereço IP, o nome e versão do navegador, horário exato de entrada e saída, bem como outros detalhes sobre os seus cliques durante aquela navegação.
Os tipos mais comuns de metadados são:
- Número de telefones, endereços de email e os nomes das pessoas que usam serviços;
- Dados de Localização: onde está o seu telefone celular;
- Data e hora em que foram feitas as ligações, emails, arquivos e fotos;
- Informações do aparelho que você está usando;
- Os títulos (assuntos) de seus e-mails;
Veja a quantidade de informações que os serviços podem coletar de vocês!