O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, fala sobre o planejamento para o próximo ano letivo na última matéria da série Desafios 2021
O
ano letivo de 2020 está sendo marcado pela pandemia da covid-19 e pelas medidas
de distanciamento social e proteção adotadas em todo o mundo. Na USP, após a
suspensão das atividades presenciais, em março, alunos e professores tiveram de
se adaptar rapidamente a um novo modelo de ensino, que contou com a tecnologia
de plataformas e recursos digitais para o ensino de graduação.
“Embora
este tenha sido um ano difícil, aprendemos muito e adquirimos experiência na
utilização de diversas ferramentas de ensino, as quais serão incorporadas mesmo
após a pandemia. A Graduação teve de se reinventar e, como afirma o reitor
Vahan Agopyan, a USP de 2021 não será igual à de 2019”, explicou o pró-reitor
de Graduação, Edmund Chada Baracat.
Na
USP, a retomada progressiva das atividades presenciais tem sido conduzida de
forma cautelosa, seguindo os protocolos e recomendações do Plano USP que foi
desenvolvido pelo grupo de trabalho formado por dirigentes da Universidade e
coordenado pelo vice-reitor Antonio Carlos Hernandes.
Baracat
ressalta que “o desafio da retomada é de todos. Precisamos acolher os alunos
que ingressaram em 2020, pois eles ainda não viveram a USP. No ano que vem,
teremos uma Graduação reformulada, em que as competências e habilidades serão
colocadas em prática”.
Para
dar suporte aos docentes e ampliar a utilização da tecnologia disponível, foi
criada a Comissão de Gestão das Plataformas e Recursos Digitais para o Ensino
da Graduação, com o propósito de realizar oficinas de treinamento e capacitação
sobre o uso das diferentes plataformas disponíveis, produzir vídeos tutoriais,
receber as dúvidas e orientar professores e estudantes. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 13/11/20