25 agosto 2022

Plan S lamenta falta de engajamento de grandes editores

A iniciativa de acesso aberto Plano S lamentou o que disse ser a falta de engajamento das grandes editoras com seu pedido para que as editoras tornem seus processos mais claros para os autores. Em março, o Plano S pediu aos editores que informassem os autores sobre os termos e condições de publicação com eles no início do processo de publicação, para que os autores pudessem tomar decisões informadas sobre prosseguir.
Ele disse que os editores deveriam fornecer informações sobre a licença que os autores seriam solicitados a assinar, as taxas que seriam cobradas e se seu manuscrito seria redirecionado para outro periódico. Isso ajudaria a evitar problemas como autores que enfrentam taxas inesperadas ou retiram um manuscrito, sugeria a carta.
Foi enviado a mais de 100 editores de assinatura com um pedido de que as informações fornecidas aos autores fossem retransmitidas ao Plano S até 2 de maio.
Foi enviado a mais de 100 editores de assinatura com um pedido de que as informações fornecidas aos autores fossem retransmitidas ao Plano S até 2 de maio.
Mas em uma atualização, o Plano S disse que grandes editoras, incluindo Elsevier, Springer Nature, Wiley, Taylor e Francis, e a American Chemical Society não responderam.
Robert Kiley, chefe de estratégia da Plan S, disse que foi “surpreendente” que nenhuma das grandes editoras tenha respondido. As editoras que responderam ao pedido incluíram a Royal Society, Portland Press, a European Respiratory Society e a Mathematical Sciences Publishers.  Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 25/08/22