05 setembro 2022

Empreendedorismo se consolida como campo de pesquisa

Desde que existem mercados, há empreendedores: pessoas que abrem, administram e, muitas vezes, têm de fechar seu próprio negócio. O conhecimento sobre a criação e administração de empresas floresceu no último século, com foco na gestão e estratégia de grandes companhias. Apenas recentemente o empreendedorismo, por si só, tornou-se um campo de estudos plenamente desenvolvido, com periódicos especializados, cursos de pós-graduação, núcleos de estudos e disciplinas universitárias.
“É uma evolução do campo da administração. O estudante de 30 anos atrás raramente pensava em empreender: cursava a faculdade para trabalhar em grandes empresas”, recorda Edgard Barki, coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas em São Paulo (FGVCenn). “Muita coisa mudou. A nova geração não quer mais trabalhar em empresas tradicionais e, graças às novas tecnologias, tornou-se mais fácil ingressar nos mercados”, diz. A pesquisa acompanha esse fenômeno. “Não basta mais investigar como funcionam as empresas, é preciso pesquisar como nascem. E, ao pesquisar, também se fomenta. É um ciclo: pesquisa, mercado, ensino.”   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - set. 2022