Desde que existem mercados, há empreendedores: pessoas que abrem,
administram e, muitas vezes, têm de fechar seu próprio negócio. O conhecimento
sobre a criação e administração de empresas floresceu no último século, com
foco na gestão e estratégia de grandes companhias. Apenas recentemente o
empreendedorismo, por si só, tornou-se um campo de estudos plenamente
desenvolvido, com periódicos especializados, cursos de pós-graduação, núcleos
de estudos e disciplinas universitárias.
“É uma evolução do campo da administração. O
estudante de 30 anos atrás raramente pensava em empreender: cursava a faculdade
para trabalhar em grandes empresas”, recorda Edgard Barki, coordenador do
Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas em São
Paulo (FGVCenn). “Muita coisa mudou. A nova geração não quer mais trabalhar em
empresas tradicionais e, graças às novas tecnologias, tornou-se mais fácil
ingressar nos mercados”, diz. A pesquisa acompanha esse fenômeno. “Não basta
mais investigar como funcionam as empresas, é preciso pesquisar como nascem. E,
ao pesquisar, também se fomenta. É um ciclo: pesquisa, mercado, ensino.” Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - set. 2022
Fonte: Pesquisa FAPESP - set. 2022