A USP se comunica de várias
maneiras e grande parte das mensagens que ela emite são visuais: “pode ser pela
foto do jornal na qual aparece a placa de uma unidade, pelo uniforme do
funcionário que atende o público, pela pintura do ônibus que circula pelas ruas
ou pela maneira de grafar a sigla USP no folheto de um evento”. Esse contexto
fez parte de um estudo de 1996 sobre a identidade visual e da imagem
institucional da Universidade, que já alertava para a necessidade de se fazer
uma coordenação entre as mensagens visuais que a USP emite, pois existe “uma
variação exagerada em sua linguagem gráfica”. Para acabar com essa variação nas
diversas iniciativas e materiais oficiais e fortalecer a imagem institucional
da Universidade que foi eleita a 85ª melhor do mundo, o reitor Carlos Gilberto
Carlotti Júnior publicou uma portaria nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, para instituir o Guia de
Identidade Visual da USP, que
contém os parâmetros normativos para o uso da marca e do brasão da
Universidade. As orientações devem ser seguidas pelas Pró-Reitorias,
Superintendências e demais instâncias da Administração Central, que têm 180
dias para de adequar aos novos critérios e normas gerais de aplicação da marca
da USP. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 31/08/23