01 setembro 2023

Novo Guia de Identidade Visual pretende fortalecer a marca USP

A USP se comunica de várias maneiras e grande parte das mensagens que ela emite são visuais: “pode ser pela foto do jornal na qual aparece a placa de uma unidade, pelo uniforme do funcionário que atende o público, pela pintura do ônibus que circula pelas ruas ou pela maneira de grafar a sigla USP no folheto de um evento”. Esse contexto fez parte de um estudo de 1996 sobre a identidade visual e da imagem institucional da Universidade, que já alertava para a necessidade de se fazer uma coordenação entre as mensagens visuais que a USP emite, pois existe “uma variação exagerada em sua linguagem gráfica”. Para acabar com essa variação nas diversas iniciativas e materiais oficiais e fortalecer a imagem institucional da Universidade que foi eleita a 85ª melhor do mundo, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior publicou uma portaria nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, para instituir o Guia de Identidade Visual da USP, que contém os parâmetros normativos para o uso da marca e do brasão da Universidade. As orientações devem ser seguidas pelas Pró-Reitorias, Superintendências e demais instâncias da Administração Central, que têm 180 dias para de adequar aos novos critérios e normas gerais de aplicação da marca da USP.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 31/08/23