11 outubro 2018
Alumni USP, uma plataforma para reunir ex-alunos
No final de 2016, foi ao ar o portal Alumni USP, com o intuito de reunir os antigos alunos de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade. Podem se cadastrar todos os antigos alunos da Universidade, mas apenas os graduados a partir de 1974 e os titulados de Pós-Graduação a partir de 1986 terão aprovação automática do cadastro. Os que estiverem fora dessa faixa serão validados pela sua Unidade de origem, pois os dados anteriores a esses anos ainda não estão digitalizados.
“Esse é um projeto inovador, uma vez que o portal não quer apenas gerar estatísticas sobre os antigos alunos, mas quer acolhê-lo por meio de ferramentas atrativas, melhorar o relacionamento da USP com esse público e mostrar para a sociedade a contribuição da Universidade na formação de seus alunos”, destaca a coordenadora e professora da Faculdade de Odontologia (FO), Marina Helena Cury Gallottini. A plataforma foi desenvolvida a partir da parceria da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP com dois alunos da Pós-Graduação da Escola Politécnica (Poli), sob a coordenação do Escritório Alumni USP. A missão é criar uma rede de antigos alunos de graduação e pós-graduação para proporcionar o contato entre os colegas. Acesse o site.
10 outubro 2018
09 outubro 2018
Editoras científicas tentam se adaptar à expansão do acesso aberto
Principal aposta dos publishers para transição, revistas híbridas são alvo de críticas da comunidade acadêmica
Com a recente decisão de 11 países europeus de, a partir de 2020, só financiar estudos publicados em periódicos de acesso aberto, algumas das grandes editoras de periódicos científicos já reconhecem que o estabelecimento de um novo paradigma de editoração acadêmica é inevitável, alegam apoio à causa e começam a mudar seus modelos de negócios.
No entanto, especialistas que defendem o modelo Open Access – no qual não há cobrança pelo acesso aos conteúdos dos periódicos acadêmicos – vêm com desconfiança a boa vontade das empresas e criticam as alternativas que elas propõem para uma transição.
Embora a campanha pelo fim do “paywall” das publicações científicas já exista há anos, o sinal de alerta das grandes editoras se acendeu no início de setembro, quando foi lançada a força-tarefa para o Plano S por agências de fomento à pesquisa e governos da Áustria, Eslovênia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Reino Unido e Suécia.
No entanto, especialistas que defendem o modelo Open Access – no qual não há cobrança pelo acesso aos conteúdos dos periódicos acadêmicos – vêm com desconfiança a boa vontade das empresas e criticam as alternativas que elas propõem para uma transição.
Embora a campanha pelo fim do “paywall” das publicações científicas já exista há anos, o sinal de alerta das grandes editoras se acendeu no início de setembro, quando foi lançada a força-tarefa para o Plano S por agências de fomento à pesquisa e governos da Áustria, Eslovênia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Reino Unido e Suécia.
Modelo híbrido
Já nas revistas de “acesso aberto dourado”, o autor paga pela publicação, mas o artigo fica imediatamente acessível, gratuitamente e sem restrições. A Elsevier possui também revistas híbridas, que cobram pela assinatura, mas dispõem de algumas seções de acesso totalmente gratuito.
“Enquanto alguns preferem pagar para distribuir suas pesquisas globalmente por meio do acesso aberto dourado, outros preferem continuar publicando sob o modelo de assinatura e buscar a rota do acesso aberto verde. Apoiamos fortemente o acesso aberto e temos opções disponíveis de acesso aberto verde e dourado em todas as nossas publicações”, afirmou Gemma.
A Elsevier já é a líder mundial em publicações de acesso aberto verde, segundo Gemma. Segundo ela, a editora possui ainda 170 títulos de acesso totalmente aberto e 1.850 revistas híbridas.
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Já nas revistas de “acesso aberto dourado”, o autor paga pela publicação, mas o artigo fica imediatamente acessível, gratuitamente e sem restrições. A Elsevier possui também revistas híbridas, que cobram pela assinatura, mas dispõem de algumas seções de acesso totalmente gratuito.
“Enquanto alguns preferem pagar para distribuir suas pesquisas globalmente por meio do acesso aberto dourado, outros preferem continuar publicando sob o modelo de assinatura e buscar a rota do acesso aberto verde. Apoiamos fortemente o acesso aberto e temos opções disponíveis de acesso aberto verde e dourado em todas as nossas publicações”, afirmou Gemma.
A Elsevier já é a líder mundial em publicações de acesso aberto verde, segundo Gemma. Segundo ela, a editora possui ainda 170 títulos de acesso totalmente aberto e 1.850 revistas híbridas.
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08 outubro 2018
06 outubro 2018
Ranking mundial classifica universidades com base em indicadores bibliométricos
Os indicadores bibliométricos têm sido evidenciados ao longo dos últimos anos para descrever o desempenho científico em inúmeros âmbitos. Por meio da aplicação de métodos estatísticos e matemáticos, esses recursos auxiliam a observação sobre a dinâmica e a evolução da informação científica e tecnológica de disciplinas, áreas, organizações e países. Uma das ferramentas estatísticas com essa abordagem indexadas no acervo do Portal de Periódicos da CAPES é o CWTS Leiden Ranking.
Compilado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (Centre for Science and Technology Studies – CWTS) da Universidade de Leiden (Holanda), o recurso é um ranking universitário global anual baseado exclusivamente em indicadores bibliométricos que incluem dados como número de publicações, citações por publicação e impacto por publicação. O CWTS Leiden Ranking também classifica as universidades por colaboração científica, incluindo outras instituições e parceiros da indústria.
O ranking de 2018* – que envolve o período de 2013 a 2016 – contém mais de 900 universidades e pode ser acessado por meio do Portal de Periódicos. A líder absoluta do ano é a Universidade de Harvard (Estados Unidos), com o número total de 33.045 publicações. A Universidade de São Paulo (USP) é a oitava colocada da lista, com 16.120 publicações contabilizadas. Leia mais
Fonte: Portal de Periódicos da CAPES
Compilado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (Centre for Science and Technology Studies – CWTS) da Universidade de Leiden (Holanda), o recurso é um ranking universitário global anual baseado exclusivamente em indicadores bibliométricos que incluem dados como número de publicações, citações por publicação e impacto por publicação. O CWTS Leiden Ranking também classifica as universidades por colaboração científica, incluindo outras instituições e parceiros da indústria.
O ranking de 2018* – que envolve o período de 2013 a 2016 – contém mais de 900 universidades e pode ser acessado por meio do Portal de Periódicos. A líder absoluta do ano é a Universidade de Harvard (Estados Unidos), com o número total de 33.045 publicações. A Universidade de São Paulo (USP) é a oitava colocada da lista, com 16.120 publicações contabilizadas. Leia mais
Fonte: Portal de Periódicos da CAPES
05 outubro 2018
SciELO completa 20 anos de apoio à produção científica
Com foco nos novos desafios que incluem a maior adesão à ciência aberta, com mais transparência de dados, publicação de preprints – em que os resultados de uma pesquisa são publicados na internet antes da análise de revisores – e uma melhor visibilidade internacional das revistas científicas brasileiras, o SciELO comemorou 20 anos de existência com uma conferência em São Paulo.
Essa biblioteca digital on-line chamada de Scientific Electronic Library Online (SciELO) foi concebida em 1997 por Rogério Meneghini, então professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), e Abel Laerte Packer, do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (Bireme/Opas/OMS). No mesmo ano, eles levaram a ideia de fazer essa biblioteca eletrônica de acesso aberto à FAPESP. Em 1998, lançaram o SciELO com apoio da FAPESP e da Bireme para agregar e indexar revistas científicas de qualidade em todas as áreas do conhecimento e em vários idiomas, além de operar um portal de acesso e busca facilitada de conteúdos científicos.
Do projeto-piloto em 1998, com 10 periódicos, o SciELO chega a 2018 com 291 revistas no Brasil, uma média de mais de 800 mil acessos por dia.
“É um programa de apoio à infraestrutura de pesquisa que contribui para o progresso da ciência brasileira por meio do aperfeiçoamento dos periódicos e da capacidade de fazer comunicação científica”, disse Packer, diretor do SciELO, à Agência FAPESP. Leia mais
Por Marcos de Oliveira | Agência FAPESP
03 outubro 2018
Biblioteca online do Congresso Americano disponibiliza mais de 17 milhões de registros
Considerada uma das maiores do mundo, a Biblioteca do Congresso Americano (Library of Congress – LOC) é uma significativa fonte de investigação para todas as áreas do conhecimento, sendo, inclusive, o principal braço de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos e sede do Escritório de Direitos Autorais norte americano. O catálogo da Biblioteca está registrado no Portal de Periódicos da CAPES e disponível para todos os cidadãos brasileiros, inclusive aqueles que não estão vinculados a instituições participantes do programa.
A plataforma LOC preserva e fornece acesso a uma variada fonte de conhecimento, a fim de “informar, inspirar e engajar empreendimentos intelectuais e criativos”, conforme dados da própria base. Os usuários têm à disposição cerca de 17 milhões de registros com catálogo de livros (incluindo obras raras da América do Norte), manuscritos, publicações em série, mapas, músicas, gravações, fotos, imagens, jornais e recursos eletrônicos.
Ao consultar a página da LOC por meio da opção buscar base do Portal de Periódicos, o usuário encontra um site intuitivo e de fácil manuseio. O editor oferece opções de busca avançada, por palavra-chave ou por título, autor, assunto, códigos e outros dados. Há ainda alguns catálogos adicionais listados, que atuam como ponto de acesso para as principais coletâneas da biblioteca. Entre as ferramentas estão guias para localizar arquivos, catálogo do escritório de direitos autorais americano, Thesaurus e vocabulários controlados, entre outras.
A interface da LOC incorpora o design responsivo da web, que permite visualização e interação em vários tipos de dispositivos, facilitando a rotina do pesquisador. Caso o usuário encontre dificuldades para consultar o acervo ou localizar algum documento específico, é possível recorrer à equipe de bibliotecários de nível internacional responsável pela plataforma. Para acessar o conteúdo pelo Portal de Periódicos, o termo de consulta é Library of Congress (United States Library of Congress - LOC). Fonte: Portal de Periódicos da CAPES
A plataforma LOC preserva e fornece acesso a uma variada fonte de conhecimento, a fim de “informar, inspirar e engajar empreendimentos intelectuais e criativos”, conforme dados da própria base. Os usuários têm à disposição cerca de 17 milhões de registros com catálogo de livros (incluindo obras raras da América do Norte), manuscritos, publicações em série, mapas, músicas, gravações, fotos, imagens, jornais e recursos eletrônicos.
Ao consultar a página da LOC por meio da opção buscar base do Portal de Periódicos, o usuário encontra um site intuitivo e de fácil manuseio. O editor oferece opções de busca avançada, por palavra-chave ou por título, autor, assunto, códigos e outros dados. Há ainda alguns catálogos adicionais listados, que atuam como ponto de acesso para as principais coletâneas da biblioteca. Entre as ferramentas estão guias para localizar arquivos, catálogo do escritório de direitos autorais americano, Thesaurus e vocabulários controlados, entre outras.
A interface da LOC incorpora o design responsivo da web, que permite visualização e interação em vários tipos de dispositivos, facilitando a rotina do pesquisador. Caso o usuário encontre dificuldades para consultar o acervo ou localizar algum documento específico, é possível recorrer à equipe de bibliotecários de nível internacional responsável pela plataforma. Para acessar o conteúdo pelo Portal de Periódicos, o termo de consulta é Library of Congress (United States Library of Congress - LOC). Fonte: Portal de Periódicos da CAPES
Inventor da World Wide Web está criando rival para Amazon, Facebook e Google
O inventor da grande World Wide Web, Tim Berners-Lee, anunciou que está lançando uma startup para concorrer de frente com três gigantes online: Amazon, Facebook e Google.
O mais recente projeto de Berners-Lee, o Inrupt, é baseado em sua nova plataforma open-source chamada Solid, desenvolvida para que usuários possam escolher o local em que seus dados serão armazenados e a quais informações as pessoas poderão ter acesso.
Com a tecnologia da Solid, também é possível criar o seu próprio armazenamento de dados pessoal e online, listas de contatos, tarefas, calendário, biblioteca de músicas e outras funcionalidades, tanto pessoais quanto profissionais. Resumindo, seria uma mistura de ferramentas como o Google Drive, Microsoft Outlook, Slack e Spotify em apenas um navegador, e tudo funcionando ao mesmo tempo.
Segundo John Bruce, CEO da Inrupt, o objetivo é trazer recursos, processos e habilidades que tornem a Solid disponível para todos. A partir desta semana, desenvolvedores de todo o mundo já podem criar os seus próprios aplicativos descentralizados utilizando as ferramentas que estão disponíveis no site da Inrupt.
Berners-Lee conta que não está conversando com o Google e Facebook sobre introduzir ou não uma mudança completa. "Não estamos pedindo permissão", conta.
O executivo criou a World Wide Web no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em 1994, e hoje é uma voz influente quando o assunto é a neutralidade de rede. Fonte: Newsweek
Atualização do Chrome mudará informações mostradas na barra de endereços
Um novo experimento da Google deve mudar o modo como o Chrome mostrará os resultados de uma pesquisa. De acordo com um post de François Beaufort, um dos mais conhecidos entusiastas do navegador, no Google+, este experimento mudará o que será mostrado na barra de endereços ao se fazer uma pesquisa com o Chrome.
O que acontece é que, hoje, ao fazer uma pesquisa utilizando o navegador da Google, a barra de endereços do do programa mostra a URL dos resultados da pesquisa sobre o assunto.
Com a mudança, intitulada “Query in Omnibox”, a barra de endereços passará a mostrar quais foram os termos usados naquela pesquisa, com o intuito de ajudar o usuário a não se perder entre várias abas de buscas.
A novidade está sendo programada para fazer parte do Chrome 71, mas os usuários que quiserem testá-la já podem fazê-lo a partir do Chrome Canary, que é a versão de testes para a implementação de novos recursos do Chrome. Com o browser instalado, é só digitar chrome://flags/#enable-query-in-omnibox na barra de endereços, e habilitar a opção "Query in Omnibox".
02 outubro 2018
O tomate original
Edição gênica permite refazer o caminho da domesticação do fruto para inserir características desejadas
Aproveitar os genes das variedades originais das plantas encontradas na natureza (ditas selvagens) para aprimorar os vegetais importantes na dieta humana é hoje quase corriqueiro. Isso vale especialmente no caso de características determinadas por um único gene, como componentes do tamanho do fruto ou da planta e o tempo de floração. No entanto, as características mais complexas – e cobiçadas – como resistência à salinidade, à seca ou às pragas, ainda esbarram em dificuldades. A introdução desses genes em novos cultivares depende de um esforço hercúleo para identificar uma série de genes e rotas bioquímicas ainda desconhecidos, sem nenhuma garantia de que o efeito será o mesmo no organismo novo.
Diante desse impasse, um grupo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) resolveu inverter o jogo fazendo algo que, até aqui, parecia impossível: domesticar novamente vegetais selvagens e refazer, no laboratório, as mutações adquiridas em um percurso de milhares de anos de domesticação e seleção artificial. Desta vez, porém, por meio de edição gênica pela técnica CRISPR-Cas9 (ver Pesquisa FAPESP nº 240). No experimento, publicado hoje (1º/10) na revista Nature Biotechnology, o grupo editou seis genes da espécie Solanum pimpinellifolium, considerada a mais parecida com a forma ancestral, simulando algumas das mesmas modificações genéticas que deram origem ao tomate doméstico. Leia mais
Aproveitar os genes das variedades originais das plantas encontradas na natureza (ditas selvagens) para aprimorar os vegetais importantes na dieta humana é hoje quase corriqueiro. Isso vale especialmente no caso de características determinadas por um único gene, como componentes do tamanho do fruto ou da planta e o tempo de floração. No entanto, as características mais complexas – e cobiçadas – como resistência à salinidade, à seca ou às pragas, ainda esbarram em dificuldades. A introdução desses genes em novos cultivares depende de um esforço hercúleo para identificar uma série de genes e rotas bioquímicas ainda desconhecidos, sem nenhuma garantia de que o efeito será o mesmo no organismo novo.
Diante desse impasse, um grupo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) resolveu inverter o jogo fazendo algo que, até aqui, parecia impossível: domesticar novamente vegetais selvagens e refazer, no laboratório, as mutações adquiridas em um percurso de milhares de anos de domesticação e seleção artificial. Desta vez, porém, por meio de edição gênica pela técnica CRISPR-Cas9 (ver Pesquisa FAPESP nº 240). No experimento, publicado hoje (1º/10) na revista Nature Biotechnology, o grupo editou seis genes da espécie Solanum pimpinellifolium, considerada a mais parecida com a forma ancestral, simulando algumas das mesmas modificações genéticas que deram origem ao tomate doméstico. Leia mais
30 setembro 2018
Google revela mecanismo de busca para dados abertos
A ferramenta, chamada Google Dataset Search, deve ajudar os pesquisadores a encontrar os dados de que precisam mais facilmente
O Google revelou um mecanismo de busca para ajudar os pesquisadores a localizar dados online que estão disponíveis gratuitamente para uso. A empresa lançou o serviço em 5 de setembro, dizendo que é voltado para “cientistas, jornalistas de dados, geeks de dados ou qualquer outra pessoa”.
O Dataset Search, agora disponível junto com outros mecanismos de pesquisa especializados do Google, como notícias e imagens, bem como o Google Acadêmico e o Google Livros, localiza arquivos e bancos de dados com base no modo como os proprietários os classificaram. Ele não lê o conteúdo dos arquivos na forma como os mecanismos de pesquisa fazem para páginas da web.
Especialistas dizem que isso preenche uma lacuna e pode contribuir significativamente para o sucesso do movimento de dados abertos, que visa tornar os dados disponíveis abertamente para uso e reutilização.
À medida que os pesquisadores começam a usar o Dataset Search, o Google observa como eles interagem e usa essas informações para melhorar os resultados da pesquisa.
Como o Dataset Search evolui, ele também pode se integrar ao Google Acadêmico, para que os resultados da pesquisa em um determinado estudo possam vincular a conjuntos de dados relevantes. Leia mais
O Google revelou um mecanismo de busca para ajudar os pesquisadores a localizar dados online que estão disponíveis gratuitamente para uso. A empresa lançou o serviço em 5 de setembro, dizendo que é voltado para “cientistas, jornalistas de dados, geeks de dados ou qualquer outra pessoa”.
O Dataset Search, agora disponível junto com outros mecanismos de pesquisa especializados do Google, como notícias e imagens, bem como o Google Acadêmico e o Google Livros, localiza arquivos e bancos de dados com base no modo como os proprietários os classificaram. Ele não lê o conteúdo dos arquivos na forma como os mecanismos de pesquisa fazem para páginas da web.
Especialistas dizem que isso preenche uma lacuna e pode contribuir significativamente para o sucesso do movimento de dados abertos, que visa tornar os dados disponíveis abertamente para uso e reutilização.
À medida que os pesquisadores começam a usar o Dataset Search, o Google observa como eles interagem e usa essas informações para melhorar os resultados da pesquisa.
Como o Dataset Search evolui, ele também pode se integrar ao Google Acadêmico, para que os resultados da pesquisa em um determinado estudo possam vincular a conjuntos de dados relevantes. Leia mais
29 setembro 2018
28 setembro 2018
27 setembro 2018
20º Aniversário do Google
Ao completar 20 anos de existência, o buscador da gigante de tecnologia Google - seu principal serviço - processa, em média, mais de 400 mil buscas por segundo, ou cerca de 3,5 bilhões por dia, de acordo com a revista Forbes.
No processo de tornar-se o principal buscador do planeta, ele também se consolidou como uma plataforma de anúncios, um modelo de negócios e um coletor de informações pessoais.
Cada vez em que você faz uma busca, o Google descobre um pouco mais sobre as suas preferências e hábitos - mas quanto você sabe sobre o Google?
Eis alguns fatos que podem surpreender você:
Eis alguns fatos que podem surpreender você:
1. O nome
O nome Google nada mais é do que a escrita incorreta do termo matemático "googol" - o número 1 seguindo de 100 zeros.
Há muitas histórias não confirmadas sobre como, nos primeiros dias da empresa, um engenheiro ou um estudante teriam soletrado a palavra incorretamente.
O erro acabou sendo muito usado e se tornou o nome da nova ferramenta.
2. 'Massagem nas costas'
Os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, chamavam o buscador originalmente de Backrub, a palavra em inglês para "massagem nas costas".
Mas isso não tinha nada a ver com a massagem real. Era uma referência ao sistema de encontrar e rankear páginas com base nos links que outros sites faziam para elas.
3. Brincadeiras
Os engenheiros e designers do Google gostam de programar pegadinhas em algumas buscas.
Digite, por exemplo, a palavra em inglês askew, que significa torto ou inclinado.
Notou algo diferente na página?
4. Bodes para cortar grama
O Google diz que uma das iniciativas mais "sustentáveis" que apoia é trocar cortadores de grama por bodes.
Os gramados do Googleplex, a sede da empresa em Mountain View, na Califórnia, precisam ser aparados regularmente. Por isso, volta e meia é possível ver um grupo de cerca de 200 bodes se alimentando no complexo.
5. Um negócio em crescimento
Além do Gmail, do Google Maps, do Google Drive, do Google Chrome e outros, o Google vem adquirindo, em média, uma companhia por semana.
Você pode não saber, mas empresas como Android, YouTube, Waze e AdSense são propriedade do Google, assim como outras 70.
6. O Doodle
O primeiro Google Doodle foi criado para ser uma resposta automática para um e-mail de "fora do trabalho" no dia 30 de agosto de 1998. Nele, o boneco símbolo do festival de contracultura americano Burning Man, aparecia atrás do segundo "o" no logo da empresa.
Larry e Sergey foram para o festival, no Estado de Nevada, e queriam avisar os usuários do serviço que eles não estariam disponíveis para resolver problemas técnicos.
Desde então, os Doodles se tornaram cada vez mais sofisticados - alguns são até jogos - e se tornaram uma tradição do buscador. Eles celebram dias significativos ou personalidades de diversos países com ilustrações especialmente encomendadas.
A empresa criou até uma página especial onde ficam armazenados todos os doodles antigos.
7. Uma oportunidade perdida
Em 1999, Larry e Sergey tentaram vender o Google por apenas US$ 1 milhão, mas não houve compradores interessados. Mesmo quando eles reduziram o preço.
Agora, a empresa vale mais de US$ 300 bilhões, e domina quase 80% do mercado de buscadores.
8. Lema
"Não seja mal" é um dos lemas originais - e o mais famoso - da empresa.
Se eles se mantiveram fieis a este lema, é algo que divide opiniões de pesquisadores, críticos e usuários.
9. Comida importa - e muito
De acordo com a revista Forbes, o cofundador da empresa, Sergey Brin, decidiu logo no início que nenhum escritório do Google deveria ficar a mais de 60 metros de distância de algum tipo de comida.
Diz-se que, nos primeiros dias do Google, o lanche favorito dos funcionários eram os Swedish Fish ou "peixinhos suecos", balas de goma em formato de peixe.
Hoje em dia, os "googlers", como se chamam os funcionários da empresa, têm acesso a refrigeradores e cozinhas gourmet com lanches e bebidas de diversos tipos.
10. O melhor amigo
No Google, os funcionários, incluindo os "nooglers" (novatos na empresa) podem levar seus cachorros para o trabalho.
Na condição, é claro, de que eles sejam treinados para estar nos escritórios - e não façam suas necessidades dentro dos prédios, por exemplo.
Mais curiosidades
O índice de busca do Google é, hoje, 100 vezes maior do que era em 1999. E é atualizado 10 mil vezes mais rápido do que na época.
Os fundadores da empresa também gostam muito dos brinquedos de plástico Lego. Tanto que o primeiro servidor do Google - um conjunto de 10 drives - foi colocado dentro de uma unidade feita de Lego.
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