A rede mundial de computadores celebra o aniversário de 30 anos nesta terça-feira (12) e o Google lançou um Doodle para comemorar. A World Wide Web (WWW), foi criada por Tim Berners-Lee em 12 de março de 1989. Naquela data, o engenheiro britânico criava o método pelo qual seria possível obter acesso público à Internet, tecnologia que havia sido desenvolvida nos anos de 1960 por militares dos EUA.
12 março 2019
11 março 2019
Plataforma SciFinder
A CAS promoveu a atualização do protocolo TLS (Transport Layer Security), necessário para a utilização de seus produtos, incluindo o SciFinder. Dessa forma, a conexão por meio de browsers que não suportam pelo menos o TLS 1.1 será bloqueada, não permitindo a visualização do conteúdo. O SciFinder não será mais suportado nos sistemas operacionais Windows XP e
Windows Vista, como também, no browser Internet Explorer (IE9).
Windows Vista, como também, no browser Internet Explorer (IE9).
10 março 2019
09 março 2019
08 março 2019
07 março 2019
Portal de Periódicos da CAPES dá início à programação de treinamentos on-line de 2019
A comunidade acadêmica brasileira que utiliza o Portal de Periódicos da CAPES tem à disposição, desde 2016, o treinamento on-line para uso das ferramentas disponíveis. Ano após ano o serviço passa por melhorias, com o objetivo de ampliar o número de capacitados e atender a demanda dos usuários que buscam atualização para a rotina de estudos e pesquisas. A agenda de capacitação de 2019 terá início em 11 de março. As inscrições estão abertas.
A estrutura dos treinamentos passou por uma remodelagem, mas continuará acessível em ambiente virtual. A tecnologia utilizada pela CAPES é o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A capacitação permanece gratuita e disponível para todos os interessados. Os usuários têm direito ao certificado de participação autenticado, agora com novo layout e descrição do conteúdo ministrado no dia.
Alunos, professores, bibliotecários e pesquisadores já encontram no link de treinamentos as turmas disponíveis nos meses de março, abril, maio, junho e julho. Para quem pretende se programar para o segundo semestre do ano, o cronograma dos outros meses será aberto em maio. Segundo a bibliotecária do Portal de Periódicos Mariana Castro, “os treinamentos on-line seguirão até 20 de dezembro de 2019 sem interrupções”.
A capacitação on-line é voltada para acadêmicos e profissionais que desejam conhecer o Portal de Periódicos e as bases específicas do conhecimento, estimulando o interesse em pesquisas e promovendo a divulgação do acervo, o contato com a interface do Portal e o aumento da utilização do conteúdo. Para 2019, as bases foram distribuídas em semanas temáticas de acordo com a classificação de áreas da CAPES: ciências exatas e da terra; ciências biológicas; engenharias; ciências da saúde; ciências agrárias; ciências sociais aplicadas; ciências humanas; linguística, letras e artes e multidisciplinar. Confira a programação
A estrutura dos treinamentos passou por uma remodelagem, mas continuará acessível em ambiente virtual. A tecnologia utilizada pela CAPES é o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A capacitação permanece gratuita e disponível para todos os interessados. Os usuários têm direito ao certificado de participação autenticado, agora com novo layout e descrição do conteúdo ministrado no dia.
Alunos, professores, bibliotecários e pesquisadores já encontram no link de treinamentos as turmas disponíveis nos meses de março, abril, maio, junho e julho. Para quem pretende se programar para o segundo semestre do ano, o cronograma dos outros meses será aberto em maio. Segundo a bibliotecária do Portal de Periódicos Mariana Castro, “os treinamentos on-line seguirão até 20 de dezembro de 2019 sem interrupções”.
A capacitação on-line é voltada para acadêmicos e profissionais que desejam conhecer o Portal de Periódicos e as bases específicas do conhecimento, estimulando o interesse em pesquisas e promovendo a divulgação do acervo, o contato com a interface do Portal e o aumento da utilização do conteúdo. Para 2019, as bases foram distribuídas em semanas temáticas de acordo com a classificação de áreas da CAPES: ciências exatas e da terra; ciências biológicas; engenharias; ciências da saúde; ciências agrárias; ciências sociais aplicadas; ciências humanas; linguística, letras e artes e multidisciplinar. Confira a programação
Fonte: Portal de Periódicos da CAPES
Tabela periódica resume todo conhecimento do mundo
Cada um dos elementos indica uma parte da natureza, interpretada ou ressignificada pelo homem; tabela completa 150 anos em 2019
Uma tabela com inúmeras letras. Toda pessoa que já estudou química deve ter se deparado com ela. Mais do que letras, a tabela periódica representa parte da natureza analisada e ressignificada pelo homem. O Carbono, por exemplo, é a base para a construção de nanotubos supercondutores nos computadores mais modernos e também está em tudo que há de orgânico. A invenção do russo Dmitri Mendeleev, lá em 1869, vai muito além da tabulação. Ela guarda histórias como a da cientista polonesa Marie Curie, responsável pela descoberta do Polônio e do Rádio, que adaptou veículos para realizar raio-X nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, após descobrir o elemento Rádio.
O Brasil também tem histórias relacionadas à tabela e envolvendo o elemento de número 42, o Molibdênio. Na década de 1960, quando poucos cientistas acreditavam que a fixação biológica de nitrogênio (FBN) poderia competir com fertilizantes minerais, à base de potássio, a cientista checo-brasileira Johanna Döbereiner iniciou um programa de pesquisas sobre os aspectos limitantes da fixação biológica de nitrogênio (FBN) em leguminosas tropicais. Esses estudos iam no sentido inverso ao da orientação dos Estados Unidos, maior produtor mundial de soja, que elaborava tecnologias de produção apoiadas no uso intensivo de adubos nitrogenadas.
Os estudos de Johanna permitiram que a fixação do nitrogênio pelas plantas fosse feita pela bactéria rhizobium – responsáveis por transformar o nitrogênio gasoso em amônia, através do molibdênio. Dessa forma, a soja gerava seu próprio adubo. O método, que começou na soja, mostrou-se muito eficiente em diversas outras culturas, e alavancou a produção alimentícia. A façanha rendeu a cientista checo-brasileira uma indicação ao prêmio Nobel. Leia mais
O Brasil também tem histórias relacionadas à tabela e envolvendo o elemento de número 42, o Molibdênio. Na década de 1960, quando poucos cientistas acreditavam que a fixação biológica de nitrogênio (FBN) poderia competir com fertilizantes minerais, à base de potássio, a cientista checo-brasileira Johanna Döbereiner iniciou um programa de pesquisas sobre os aspectos limitantes da fixação biológica de nitrogênio (FBN) em leguminosas tropicais. Esses estudos iam no sentido inverso ao da orientação dos Estados Unidos, maior produtor mundial de soja, que elaborava tecnologias de produção apoiadas no uso intensivo de adubos nitrogenadas.
Os estudos de Johanna permitiram que a fixação do nitrogênio pelas plantas fosse feita pela bactéria rhizobium – responsáveis por transformar o nitrogênio gasoso em amônia, através do molibdênio. Dessa forma, a soja gerava seu próprio adubo. O método, que começou na soja, mostrou-se muito eficiente em diversas outras culturas, e alavancou a produção alimentícia. A façanha rendeu a cientista checo-brasileira uma indicação ao prêmio Nobel. Leia mais
Fonte: Jornal da USP - 1/3/2019
Para mover a pesquisa de quantidade para qualidade, vá além das boas intenções
O cientista-chefe australiano Alan Finkel pede ações formais para melhorar as práticas de pesquisa. Esta é uma tradução livre da matéria publicada na revista Nature de 19 de fevereiro de 2019
As instituições devem atender aos crescentes pedidos para abandonar a contagem de papers e métricas similares para avaliar os pesquisadores. Uma abordagem alternativa, a Regra dos Cinco, demonstra um compromisso claro com a qualidade: os candidatos apresentam seus cinco melhores artigos nos últimos cinco anos, acompanhados de uma descrição da pesquisa, seu impacto e sua contribuição individual. Os números exatos são imateriais: o que importa é o foco na qualidade. Um punhado de instituições exigiu que os revisores considerassem contribuições individuais em vez de listas de publicações, e a mudança não foi fácil. Os revisores devem ser orientados em relação índices-H e listas de citações dos indivíduos pesquisados no Google, por exemplo.
As instituições devem fornecer instruções explícitas em integridade de pesquisa, gerenciamento de dados e expectativas profissionais
Os financiadores devem assumir a liderança para impulsionar essas mudanças. Apenas os candidatos que concluíram um programa de treinamento de integridade credenciado devem ser elegíveis para subsídios. Agências como o Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Austrália já adotaram a Regra de Cinco para alguns programas. Eles devem ir além e garantir que as avaliações dêem importância à contribuição de um candidato para práticas profissionais – como orientação e revisão por pares.
As revistas precisam passar de distribuidores de conhecimento para guardiãs do conhecimento. Guardiões não publicam e esquecem. Eles garantem que os dados permaneçam acessíveis e priorizam as preocupações sobre a qualidade da pesquisa. Isso inclui investigações imediatas quando se suspeita que a pesquisa publicada é falha. Um artigo retratado não deve desaparecer. Deve ser claramente marcado como ‘RETRACTED’ nos sites dos periódicos e alguns esforços devem ser feitos para notificar os leitores e citadores sobre o assunto. Essas normas foram codificadas pelo Comitê de Ética da Publicação e pelo Center for Open Science. A adoção dessas normas ficam restritas aos editores e, como resultado, as retratações se propagam incessantemente. Análises descobriram que muitos artigos recebem mais citações após a retratação do que antes. Leia mais
As revistas precisam passar de distribuidores de conhecimento para guardiãs do conhecimento. Guardiões não publicam e esquecem.
01 março 2019
A quem interessa atacar a ciência? E por quê
Mudanças climáticas – Foto: Tumisu via Pixabay / CC0 |
Artigo de Paulo Artaxo - professor do Instituto de Física (IF-USP)
O recente movimento global “anticiência”, do qual o presidente Trump é um dos expoentes, tenta colocar a ciência em xeque, quando os resultados científicos não apoiam seus interesses. Com a questão das mudanças climáticas não poderia ser diferente. Portanto, pode-se afirmar, de antemão, que as manifestações “anticiência” não são questionamentos científicos propriamente ditos, mas uma clara investida no sentido de desconstruir discursivamente a credibilidade científica com o objetivo de defender posições econômicas, políticas ou até religiosas próprias. Assim, qualquer tentativa de trazer ao debate o método científico nesta discussão é inócua.
No caso específico das mudanças climáticas, a posição de negação à ciência é emblemática. O enfrentamento das questões climáticas vai exigir profundas mudanças no sistema socioeconômico em nível global e nacional, de acordo com o recente relatório SR1.5 do IPCC (https://www.ipcc.ch/). Os setores econômicos que hoje arrecadam trilhões de dólares, obviamente, não têm interesse em diminuir seus lucros, mesmo à custa de colocar em risco o futuro da humanidade e, em última análise, o futuro de seu próprio negócio. Não há uma visão de longo prazo acerca dos danos possíveis e prováveis ao nosso planeta.
Convém salientar que ciência, por definição, é um processo dinâmico de construção do conhecimento, em permanente evolução. Não é imutável, nem poderia. No caso das mudanças climáticas, não se pode ignorar o atual estágio de robustez a que chegou a ciência do clima, com resultados sólidos nas pesquisas e também com a intensificação de eventos climáticos extremos, tais como secas severas, queimadas, enchentes, etc. Leia na íntegra em: bit.ly/2UjjYa8.
Fonte: Jornal da USP - 28/2/19
Metabuscador Fapesp para dados científicos
A USP faz parte de um Grupo de Trabalho da FAPESP que visa a estabelecer diretrizes para a gestão de dados científicos de projetos financiados por aquela agência.
Confira o protótipo: metabuscador.sc.usp.br
Confira o protótipo: metabuscador.sc.usp.br
28 fevereiro 2019
Má conduta em resumos sobre má conduta
Os organizadores da 6ª Conferência Mundial sobre Integridade Científica, programada para acontecer em junho em Hong Kong, foram surpreendidos pelo alerta de um dos 30 revisores encarregados de avaliar trabalhos submetidos pelos participantes do evento: um dos resumos continha indícios de plágio. Decidiu-se submeter todos os resumos à análise do software Turnitin, que detecta similaridades, e observou-se que o problema era bem maior. Foram encontrados 12 casos suspeitos de plágio e 18 de autoplágio, que é a reprodução em um trabalho científico de pedaços copiados de textos anteriores do mesmo autor. A proporção de trechos repetidos variou entre 37% e 94% nos resumos.
Nos casos de autoplágio, a organização optou por rejeitar todos os textos para apresentações orais, mas torná-los elegíveis para exposição em formato de pôster. Ocorre que isso não configurava uma irregularidade. Na chamada pública para submissão de trabalhos, não constava restrição a manuscritos cujos resultados já tivessem sido divulgados, integral ou parcialmente. Além disso, o formato de resumo não permitia a citação de artigos. “Em futuras conferências, vamos perguntar explicitamente se o conteúdo é inédito e dar espaço para referências”, escreveram os coorganizadores do evento, Lex Bouter, Daniel Barr e May Har Shan, em texto divulgado no site Retraction Watch.
Entre os 12 casos suspeitos de plágio, cinco haviam sido rejeitados pelos revisores por terem baixa qualidade ou fugirem do escopo da conferência. Curiosamente, o plágio era o tema abordado em dois deles. Os autores de todos os trabalhos foram interpelados. Seis se esquivaram de responder enquanto um solicitou a retirada do resumo sem justificativa. Entre os que enviaram explicações, dois eram marido e mulher e informaram que tinham autorização um do outro para reutilizar resultados apresentados na conferência anterior, realizada em Amsterdã em 2017. Em um dos casos, tentou-se colocar a culpa na equipe técnica da própria conferência. Outros dois comprovaram que os trechos copiados vinham de trabalhos anteriores deles mesmos. Eles foram reclassificados como autoplágio, enquanto todos os demais foram rejeitados. O balanço final contabilizou 2% de casos de plágio e 5% de autoplágio entre os resumos submetidos. “Está claro que o plágio não é permitido, mas a importância de evitar o autoplágio é menos óbvia”, observaram os três coorganizadores. Uma apresentação de conferência, eles explicam, frequentemente se refere a um trabalho preliminar, cujos resultados continuam a ser analisados e aperfeiçoados até gerar um artigo científico.“Não sabemos com qual frequência resumos idênticos são enviados por seus autores para diferentes conferências. Mas acreditamos que, se isso acontecer, precisa ser informado aos revisores e participantes do evento.” Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2019
27 fevereiro 2019
Por dentro do Giro Cultural da USP
Passeios gratuitos visitam museus e acervos da USP |
Quem mora ou está visitando São Paulo pode conhecer uma parte da USP e sua história, museus, acervos culturais e científicos em passeios gratuitos. É o que propõe o programa Giro Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).
Ele oferece três opções de roteiros no campus Cidade Universitária, no bairro Butantã – Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico – e uma fora do campus: A USP e a São Paulo Modernista. Além de um passeio exclusivo para funcionários, professores e alunos.
A proposta é divulgar para a população o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural mantido pela Universidade na capital paulista.
As atividades são acompanhadas por monitores que oferecem informações sobre cada local visitado.
Os passeios, em 2019, se iniciam em fevereiro e recebem grupos com o mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas. Considerando o volume de solicitações e para planejamento das escolas e grupos, o ideal é realizar o agendamento com, no mínimo, dois meses de antecedência . Leia mais
Fonte: Jornal da USP - 27/2/19
A proposta é divulgar para a população o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural mantido pela Universidade na capital paulista.
As atividades são acompanhadas por monitores que oferecem informações sobre cada local visitado.
Os passeios, em 2019, se iniciam em fevereiro e recebem grupos com o mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas. Considerando o volume de solicitações e para planejamento das escolas e grupos, o ideal é realizar o agendamento com, no mínimo, dois meses de antecedência . Leia mais
Fonte: Jornal da USP - 27/2/19
Aluno da USP pode planejar sua carreira com apoio de escritório
Escritório de Desenvolvimento de Carreiras expandirá, em 2019, suas atividades para outros quatro campi da Universidade
Planejar a carreira desde o início da vida universitária. Esta é a proposta do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECar) da USP, associado à Pró-Reitoria de Graduação. O escritório oferece aconselhamento, palestras e oficinas sobre carreiras, mercado de trabalho e serviços relacionados à elaboração de currículo e preparação para entrevistas. Apesar do atendimento priorizar quem está na graduação, os estudantes da pós-graduação também podem participar das atividades. A comunidade externa à USP pode participar de alguns dos eventos promovidos pelo escritório.
Planejar a carreira desde o início da vida universitária. Esta é a proposta do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECar) da USP, associado à Pró-Reitoria de Graduação. O escritório oferece aconselhamento, palestras e oficinas sobre carreiras, mercado de trabalho e serviços relacionados à elaboração de currículo e preparação para entrevistas. Apesar do atendimento priorizar quem está na graduação, os estudantes da pós-graduação também podem participar das atividades. A comunidade externa à USP pode participar de alguns dos eventos promovidos pelo escritório.
O ECar existe desde 2016 e está instalado no campus Cidade Universitária, em São Paulo. A novidade para este ano é a expansão das atividades para a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), campus da USP na zona leste da capital, além de Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Chamados de ECar Avançados, os escritórios físicos possibilitarão que atividades coletivas e pessoais sejam realizadas nesses locais.
“Estamos trabalhando com os recursos existentes e com a adesão, vontade e competência dos nossos docentes, funcionários e monitores (alunos USP). Em cada ECar Avançado, resolvemos a instalação e alocação de recursos de um modo diferente”, comenta Tania Casado, coordenadora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras e professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo.
As equipes estão participando do treinamento Desenvolvimento de Docentes para Escritórios de Carreiras Avançados. O intuito é replicar a experiência vivida na Cidade Universitária nos outros espaços. O último, realizado no dia 11 de fevereiro, contou com a presença do vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, e do pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat. Leia mais
Fonte: Jornal da USP - 26/2/19
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