20 janeiro 2020
18 janeiro 2020
Treinamento Elsevier SciVal na USP
A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus. Acesso aberto a toda a comunidade da USP.
O acesso ao SciVal é feito pelo link: https://www.scival.com e registro preferencialmente com login e senha cadastrados na base de dados Scopus: http://www.scopus.com.
Consulte também o SciVal_Flyer Primeiros Passos.
Consulte também o SciVal_Flyer Primeiros Passos.
O SciVal permite:
- Obter um panorama de desempenho e impacto de pesquisa de uma instituição ou país;
- Analisar a produtividade de um pesquisador, grupo de pesquisa ou instituição;
- Identificar a colaboração de uma determinada instituição com outras em âmbito internacional, nacional e regional;
- Acompanhar tendências de pesquisa mundial, regional, nacional e institucional, de acordo com as distintas áreas de conhecimento.
17 janeiro 2020
Curso online de Pesquisa Científica
Está na fase de escrita de seu trabalho de conclusão de curso? Muitas dúvidas sobre o que fazer? Aprenda a elaborar um trabalho e saiba como selecionar um tema, definir objetivos, identificar e descrever um problema, fundamentar sua argumentação com base em trabalhos de outros autores, coletar e analisar dados e como apresentar resultados e conclusões de forma concisa e clara. Trata-se de um curso bem sugestivo e com muitas dicas importantes! Acesse: bit.do/fps3m
Acontece formação do acervo do Portal de Periódicos da Capes: saiba mais!
Escolher, analisar, contratar e manter o acervo do Portal de Periódicos da CAPES são tarefas importantes e que requerem muita atenção. Além da equipe técnica por trás da biblioteca virtual, existem outros grupos de profissionais especializados que se dedicam a garantir o acesso dos melhores conteúdos científicos para a comunidade acadêmica. Entre os comitês que compõem essa pirâmide, estão o Grupo de Trabalho (GT) e o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP).
PAAP e GT: conheça as formações para o período 2019-2021
As portarias n° 218 e nº 219 (ambas de 16 de setembro de 2019), respectivamente, designaram os novos membros do GT e do PAAP que acompanharão os trabalhos até 2021.
O Grupo de Trabalho – GT é responsável por avaliar de forma qualitativa e quantitativa a coleção disponível na biblioteca virtual da CAPES. Além da análise recorrente do acervo, o grupo é responsável por subsidiar o Conselho Consultivo do PAAP com estudos específicos e informações necessárias para a tomada de decisão do comitê. Outras atribuições dos membros são: indicação de conteúdo para fins de renovação, interrupção ou substituição; elaboração de notas técnicas relativas às avaliações; realização de priorizações do conteúdo avaliado; e análise do conteúdo ofertado à CAPES pelos editores científicos.
O Conselho Consultivo do PAAP, por sua vez, é a instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores, trabalhadores e usuários de instituições de ensino e pesquisa brasileiras para a regulamentação e a operacionalização das ações do PAAP. É composto por representantes da CAPES, das instituições federais de ensino superior, das unidades de pesquisa com pós-graduação e das instituições públicas não federais de ensino superior com pós-graduação, das instituições privadas de ensino superior com doutorado, das Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais, das entidades parceiras do PAAP e da sociedade civil. Fonte: AGUIA - 17/01/20Nova chamada do concurso FameLab recebe inscrições até o fim de janeiro
A FAPESP anuncia nova chamada de propostas para apoiar a participação de estudantes brasileiros no concurso internacional FameLab de comunicação científica. A chamada é lançada em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Britânico, que organiza o concurso. O concurso FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em dezenas de países. A primeira edição do FameLab no Brasil ocorreu em 2016, como iniciativa da FAPESP em parceria com o British Council. O concurso consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de 3 minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis. Os principais objetivos do FameLab são promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial a habilidade oral. Leia mais. Fonte: Agência FAPESP - 17/01/20
16 janeiro 2020
Capes e Natura lançam prêmio para estimular a pesquisa científica
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC e a multinacional brasileira de cosméticos Natura lançam a terceira edição do Prêmio Capes/Natura Campus de Excelência em Pesquisa. O prazo para as inscrições se encerra em 28 de fevereiro. O edital pode ser consultado no endereço pcn.capes.gov.br. Os vencedores serão anunciados em junho de 2020 pelo Diário Oficial da União.
O prêmio busca estimular a produção de pesquisa científica focada em sustentabilidade e biodiversidade, temas estratégicos para o desenvolvimento econômico do país. Os artigos submetidos devem tratar de assuntos relacionados a “Ciências moleculares e bioinformática com aplicações em tecnologias cosméticas” e “Amazônia: a ciência de dados contribuindo para conservação socioambiental e uso sustentável dos recursos naturais”.
O mecanismo de seleção e reconhecimento consiste na avaliação, pela Capes, de artigos publicados em veículos de alto impacto científico.
Premiação: Será selecionado um artigo em cada uma das duas temáticas. O prêmio consiste em R$ 25 mil para cada um dos vencedores, passagem aérea e diária para que os autores compareçam à cerimônia de premiação. O local da premiação será divulgado em breve. Os premiados receberão certificado de premiação para o programa de pós-graduação e pesquisa de onde se originou o artigo premiado. Segunda e terceira colocação também receberão certificados durante a solenidade.
Inscrições: A partir de 15 de janeiro até 28 de fevereiro de 2020
Fonte: Assessoria de imprensa Natura - 16/01/20
Aplicativo .periodicos. permite acesso a acervo completo do Portal de Periódicos
A plataforma digital está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas iOS e Android
Que tal começar 2020 consultando o acervo do Portal de Periódicos da CAPES de uma forma diferente? O aplicativo .periodicos. passou por melhorias exatamente para proporcionar aos usuários mais uma alternativa para realizar pesquisas científicas. O aprimoramento foi disponibilizado em julho de 2019 e trouxe para a comunidade brasileira um serviço completamente repaginado. O principal foco dessa versão é a usabilidade. Outro ponto de destaque é a busca unificada por materiais de todos os tipos, o que permite ao usuário maior fluidez e uma melhor experiência durante as pesquisas. A atualização conta ainda com outras funcionalidades:
- Visualização das instituições participantes do Portal de Periódicos no mapa, contendo dados de localização e contato, além da possibilidade de traçar rota até o local;
- Atribuição de tags (etiquetas) e anotações aos conteúdos salvos como favoritos;
- Recuperação dos materiais baixados pelos termos inseridos nas etiquetas, tornando os materiais mais acessíveis.
A primeira versão da plataforma móvel do Portal de Periódicos foi desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e lançada em 2014. A partir da experiência dos usuários foi possível aperfeiçoar a ferramenta ao longo dos anos. Dessa forma, o aplicativo atual foi repensado para oferecer recursos mais modernos e com mais opções de interação. Tudo isso com uma interface atrativa e amigável.
O aplicativo .periodicos. permite a realização de pesquisas no acervo completo do Portal de Periódicos da CAPES, de forma que todo o conteúdo acessível pelo site tradicional também pode ser consultado por meio da plataforma móvel, desde que a rede seja autorizada.
O reconhecimento de IP é feito automaticamente quando o usuário utiliza o app na rede da instituição à qual é vinculado. Em caso de acesso remoto, é possível fazer login na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Além disso, usuários com ou sem vínculo a instituições participantes do Portal têm à disposição um vasto acervo em acesso aberto.
Desde o lançamento da nova versão, o app contabiliza mais de 76 mil downloads, somando os sistemas operacionais iOS e Android. A plataforma digital está disponível nas duas lojas de aplicativos. Acesse aqui o Guia do Portal de Periódicos, que inclui um tópico com tutorial para uso do aplicativo. Fonte: Portal de Periódicos da CAPES - 15/01/2020
- Atribuição de tags (etiquetas) e anotações aos conteúdos salvos como favoritos;
- Recuperação dos materiais baixados pelos termos inseridos nas etiquetas, tornando os materiais mais acessíveis.
A primeira versão da plataforma móvel do Portal de Periódicos foi desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e lançada em 2014. A partir da experiência dos usuários foi possível aperfeiçoar a ferramenta ao longo dos anos. Dessa forma, o aplicativo atual foi repensado para oferecer recursos mais modernos e com mais opções de interação. Tudo isso com uma interface atrativa e amigável.
O aplicativo .periodicos. permite a realização de pesquisas no acervo completo do Portal de Periódicos da CAPES, de forma que todo o conteúdo acessível pelo site tradicional também pode ser consultado por meio da plataforma móvel, desde que a rede seja autorizada.
O reconhecimento de IP é feito automaticamente quando o usuário utiliza o app na rede da instituição à qual é vinculado. Em caso de acesso remoto, é possível fazer login na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Além disso, usuários com ou sem vínculo a instituições participantes do Portal têm à disposição um vasto acervo em acesso aberto.
Desde o lançamento da nova versão, o app contabiliza mais de 76 mil downloads, somando os sistemas operacionais iOS e Android. A plataforma digital está disponível nas duas lojas de aplicativos. Acesse aqui o Guia do Portal de Periódicos, que inclui um tópico com tutorial para uso do aplicativo. Fonte: Portal de Periódicos da CAPES - 15/01/2020
15 janeiro 2020
Gestão de dados de pesquisa
A gestão adequada dos dados de pesquisa é parte essencial das boas práticas de pesquisa. Para tanto, é necessário que os dados resultantes de projetos sejam gerenciados e compartilhados de forma a garantir o maior benefício possível para o avanço científico e tecnológico. Além de racionalizar recursos, a gestão apropriada de tais dados facilita a reprodutibilidade da pesquisa e permite promover novas pesquisas, graças à possibilidade de reúso e compartilhamento. Além disto, ajuda a realização de novas análises, com execução de outros testes ou métodos de análise.
Como fazer uma resenha
As resenhas acadêmicas apostam em uma linguagem direta e objetiva, mesclando uma visão crítica sobre a obra com descrições. O resenhista tem margem para apresentar seu ponto de vista, desde que busque embasamento em argumentos consistentes. É fundamental que o texto tenha cientificidade, portanto, não adianta usar termos como “gostei” ou “não gostei”. A resenha acadêmica segue uma padronização de textos científicos, ou seja, tem um molde mais rígido do que uma resenha comum. Ela pode ser encontrada em três formatos: resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
14 janeiro 2020
Controle de qualidade terceirizado
Na Europa, instituições de pesquisa contratam empresas ou especialistas para examinar previamente sua produção científica e evitar acusações de má conduta
Para prevenir outros escândalos, a nova direção do centro criou comitês consultivos a fim de evitar que os alunos de doutorado fossem orientados por um único pesquisador e decidiu aplicar uma estratégia heterodoxa. Matthias Görlach, chefe dos laboratórios do FLI, pediu ajuda ao biólogo molecular italiano Enrico Bucci, fundador de uma empresa especializada em escrutinar trabalhos científicos. Desde abril de 2018, a Resis, empresa sediada na comuna italiana de Samone, passou a receber e submeter a uma checagem todos os artigos e teses produzidos pelo FLI — tarefa que, em geral, é executada pelos próprios autores e reforçada durante o processo de avaliação realizado por revistas científicas.
A Resis avalia se houve adulteração de imagens, fabricação de dados, manipulação ou má interpretação de estatísticas e evidências de plágio. A análise é feita em 24 horas após o recebimento do material — se houver sinal de algum problema, a empresa faz análises mais detalhadas, que podem levar até três dias. A FLI está gastando € 50 mil por ano, o equivalente a cerca de R$ 230 mil, para custear o serviço. Um em cada 17 artigos submetidos recebeu a checagem adicional, mas até agora só foram detectados problemas relacionados a inconsistências estatísticas. Leia mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - jan. 2020
Panorama das retratações
Um trabalho divulgado em setembro por Thed van Leeuwen, pesquisador do Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda, forneceu um panorama abrangente sobre artigos científicos submetidos à retratação, ou seja, que tiveram sua publicação cancelada devido a erros, vieses, fraudes ou plágio. Foram analisados 3.729 papers retratados publicados em jornais da base de dados Web of Science (WoS). Entre as evidências favoráveis, o levantamento mostrou que o número de trabalhos problemáticos é pequeno – o equivalente a 0,008% de todos os artigos da WoS – e que a quantidade de retratações está em um patamar inferior à da década passada. Em 2015, menos de 250 artigos foram retratados, cerca de 100 a menos do que a média anual de 2005 a 2010. Observou-se, também, que o processo que gera uma retratação não permite que artigos questionados tenham vida longa: 90% dos papers suspeitos acabam sendo retratados até seis anos após sua publicação. Leia mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - jan. 2020
Produção científica: a corrida para medir impacto
Universidades investem na criação de escritórios para gestão e análise de indicadores de desempenho
A necessidade de fornecer dados para órgãos de fiscalização e rankings acadêmicos nacionais e internacionais levou as universidades brasileiras a investir na criação de comissões administrativas ou escritórios dedicados à coleta e à análise de informações de desempenho. O exemplo mais recente é o da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que, em setembro, lançou seu Escritório de Dados Estratégicos Institucionais. “Há informações espalhadas por diferentes setores dentro da universidade. Pretendemos organizar esses dados e propor métricas mais adequadas para a avaliação das nossas atividades de ensino e pesquisa”, explica Juliana Garcia Cespedes, pró-reitora Adjunta de Planejamento da Unifesp.
Em abril passado, a revista inglesa Times Higher Education (THE) lançou uma nova proposta de ranking acadêmico para valorizar o impacto social gerado pelas universidades. Em vez de se ater a indicadores de ensino e pesquisa, o ranking considerou o desempenho das instituições em alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), como a redução de desigualdades, a sustentabilidade ambiental das instituições e o impacto no desenvolvimento urbano de sua região.
FAPESP adota novo sistema para solicitar liberação de verba de Auxílio à Pesquisa
A FAPESP adotará, a partir de 24 de janeiro de 2020, um novo sistema para pesquisadores com projetos em andamento solicitarem a liberação de verba de Auxílio à Pesquisa. O pedido passa a ser feito pelo Sistema de Administração Financeira (SIAF), que poderá ser acessado por meio do Converse com a FAPESP.
No Converse com a FAPESP, o acesso ao novo sistema estará listado no menu “Finanças”, em “Solicitações para Pesquisadores”. Após acessar a opção “Solicitação de liberação de verba”, o usuário também encontrará o “Manual do SIAF”.
A adoção do sistema não altera as normas vigentes sobre a liberação de verbas para Auxílio à Pesquisa. A mudança é apenas na forma de solicitação, para automatizar e tornar o processo mais rápido e prático.
A partir de abril de 2020, a previsão é de que o novo sistema passe a ser o único canal para solicitação de liberação de verba de Auxílio à Pesquisa.
Neste primeiro momento, não houve alteração de procedimento para os pedidos de liberação de recursos de Reserva Técnica de Bolsas no País, que também serão incorporados ao SIAF em breve.
O acesso ao SIAF será feito com uso do mesmo usuário e senha dos pesquisadores no SAGe. Também é possível o acesso por membro de Escritório de Apoio que já tenha sido cadastrado pela FAPESP no SAGe, ou por pessoa física usuária do SAGe, mediante permissão do (a) responsável pelo processo. A permissão é dada por meio da funcionalidade “Concessão de Permissão de Acesso”, disponível no “Menu Processos”, no SAGe. Fonte: Agência FAPESP – 14/01/20
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