A FAPESP adotará, a partir de 24 de janeiro de 2020, um novo sistema para pesquisadores com projetos em andamento solicitarem a liberação de verba de Auxílio à Pesquisa. O pedido passa a ser feito pelo Sistema de Administração Financeira (SIAF), que poderá ser acessado por meio do Converse com a FAPESP.
No Converse com a FAPESP, o acesso ao novo sistema estará listado no menu “Finanças”, em “Solicitações para Pesquisadores”. Após acessar a opção “Solicitação de liberação de verba”, o usuário também encontrará o “Manual do SIAF”.
A adoção do sistema não altera as normas vigentes sobre a liberação de verbas para Auxílio à Pesquisa. A mudança é apenas na forma de solicitação, para automatizar e tornar o processo mais rápido e prático.
A partir de abril de 2020, a previsão é de que o novo sistema passe a ser o único canal para solicitação de liberação de verba de Auxílio à Pesquisa.
Neste primeiro momento, não houve alteração de procedimento para os pedidos de liberação de recursos de Reserva Técnica de Bolsas no País, que também serão incorporados ao SIAF em breve.
O acesso ao SIAF será feito com uso do mesmo usuário e senha dos pesquisadores no SAGe. Também é possível o acesso por membro de Escritório de Apoio que já tenha sido cadastrado pela FAPESP no SAGe, ou por pessoa física usuária do SAGe, mediante permissão do (a) responsável pelo processo. A permissão é dada por meio da funcionalidade “Concessão de Permissão de Acesso”, disponível no “Menu Processos”, no SAGe. Fonte: Agência FAPESP – 14/01/20