17 julho 2020

Exposição virtual apresenta pujança da pesquisa da Universidade


O dia 15 de julho marcou a “abertura” da exposição virtual “Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida”, uma parceria da Universidade e com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que tem como objetivo apresentar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira.
A cerimônia de lançamento da exposição foi realizada virtualmente e transmitida pelo Canal USP. Participaram do evento o reitor Vahan Agopyan; o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; o deputado estadual e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia, Sérgio Luiz Victor Junior; além de dirigentes da Universidade.
“O trabalho que mostramos na exposição é resultado de um esforço de décadas, que conta com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo do Estado. É um patrimônio do povo paulista, que foi construído com muito empenho e muita dedicação de várias gerações de acadêmicos e de políticos. É muito bom que uma exposição dessas consiga relembrar ao povo paulista de que somos um patrimônio da sociedade”, destacou Agopyan.
Na exposição, o visitante tem a oportunidade de “caminhar” virtualmente pelo hall monumental da Alesp e, ao clicar nos ícones correspondentes, pode acessar 44 painéis com informações e imagens sobre cerca de 40 pesquisas desenvolvidas na USP nas áreas de Materiais Sustentáveis e Energia Limpa, Saúde, Campo e Meio Ambiente e Cidades. Além dos painéis, há também 22 vídeos legendados.
A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e teve como curadoria um grupo de trabalho formado por representantes da PRP, do Gabinete do Reitor, do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e da Superintendência de Comunicação Social (SCS).    Fonte: Jornal da USP - 15/07/20



16 julho 2020

Calendário da graduação e retomada das atividades são temas de novo comunicado do reitor


Oitavo comunicado à comunidade acadêmica

Prezada(o) colega,

Acabamos de encerrar o primeiro semestre letivo e já estamos há quatro meses em confinamento, mantendo intensamente as atividades da Universidade e realizando a maioria dos trabalhos de forma remota. Se, por um lado, as ações de distanciamento têm sido importantes para conter o avanço do nível de contaminação pela covid-19, ainda que em um patamar bem prolongado, por outro, para a maioria de nós, esse longo período de  isolamento tem provocado ansiedade, angústia e insegurança, além de cansaço bem maior, pois estamos trabalhando, de fato, mais horas.
No dia 23 de junho, a 1002ª reunião do Conselho Universitário ocorreu, pela primeira vez em sua história, de forma remota. Com isso, mantivemos a estrutura decisória da Universidade em atividade, evitando que eu tenha de administrar por meio de decisões ad referendum do órgão máximo da USP.
Duas importantes definições, fontes de muita inquietação para toda a comunidade, foram estabelecidas. Foi aprovado o novo calendário dos cursos de graduação, mantendo as aulas remotamente e prevendo que as atividades presenciais nos laboratórios, as práticas e as de campo ocorram apenas a partir de janeiro do próximo ano. Logicamente, se as condições sanitárias permitirem, a retomada das aulas presenciais, tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode ser antecipada.  Leia a íntegra do texto.   Fonte: Jornal da USP - 16/07/20 
Leia também: 

Redes 5G chegam ao País sem o potencial total da tecnologia

O 5G é o termo usado para descrever a próxima geração de redes de dados móveis. Apesar de ser apenas tecnicamente uma evolução natural das redes 4G existentes, essa nova tecnologia marcará um ponto de inflexão no futuro das comunicações, trazendo conectividade instantânea de alta potência para bilhões de dispositivos.
Precisamos entender que o 5G não é uma revolução, mas sim uma evolução na oferta de conexão da internet. As redes 5G serão integradas com o 4G e com tecnologias de rede alternativas (banda larga fixa) para fornecer conectividade generalizada. Essa tecnologia permitirá conectividade em localidades com múltiplos dispositivos navegando com altas taxas de troca de dados.
À medida que a demanda por conectividade aumenta, o 5G surge como uma oportunidade para criar uma rede de transmissão de dados ágil e adaptada às diferentes necessidades dos cidadãos e da economia. Nos próximos dez anos, as redes wi-fi precisarão lidar com até 10 mil vezes mais tráfego de dados do que costumavam ter em 2010. Tecnicamente, o objetivo do 5G é entregar velocidades de 1GB com uma latência menor que 10 ms (milissegundos). Para se ter uma ideia, hoje a latência média da conexão 4G é 100 ms com velocidade média de 50 Mega.
Apesar de não termos uma data para a chegada do 5G ao Brasil, podemos dizer que a era 5G será caracterizada como a era da conectividade ilimitada para todos e da automatização inteligente. Enriquecendo nossas vidas, transformando os processos industriais e mudando o jeito que nos relacionamos com as máquinas.
Operadoras de telecomunicações começam neste mês a ativar o 5G nas maiores capitais, usando um “pedaço” da frequência do 4G. O acesso total à tecnologia ainda vai demorar de dois a três anos. As operadoras de telecomunicações estão dando largada à corrida pela liderança na cobertura da internet móvel de quinta geração (5G) no País, com a ativação do sinal a partir deste mês nas maiores capitais. Este é um passo importante para se avançar na digitalização da sociedade, com uma conexão que promete ser cerca de dez vezes mais veloz que o 4G.    
Fonte: TechTudo - 16/07/20

15 julho 2020

Seres vivos ganham nova classificação após 285 anos

O universo científico criou uma nova forma de classificar os organismos vivos 285 anos após a invenção do Systema Naturae pelo botânico sueco Carlos Lineu. A nova proposta, publicada nos livros PhyloCode e Phylonym, leva em consideração a Teoria da Evolução de Charles Darwin e foi organizada por cerca de 200 especialistas.
Entre os responsáveis pela nova classificação, o professor Max Cardoso Langer, do Departamento de Biologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, explica que a modificação foi necessária porque a invenção de Lineu é anterior à teoria de Darwin e, naquela época, classificou os organismos pelas características anatômicas. Lineu não sabia que “os organismos mudam morfologicamente ao longo do tempo”, mas, apesar disso, “o sistema de denominação permanece sendo como o daquela época”.  Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 15/07/20

Homem Virtual da USP promove educação cidadã sobre corpo e saúde


Entender anatomia, fisiologia e outros tópicos sobre saúde nem sempre é tarefa fácil pois os termos científicos utilizados tendem a dificultar a compreensão. Foi justamente para quebrar as barreiras comunicativas desses conteúdos que o Homem Virtual foi criado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP. O projeto utiliza computação gráfica 3D para criar imagens, vídeos e peças tridimensionais com o objetivo de facilitar o ensino-aprendizagem sobre corpo humano e saúde.
O projeto Homem Virtual pode ser utilizado ainda no ensino superior, especialmente em cursos sobre saúde, cursos técnicos e centros culturais, por exemplo. No site do programa, é possível encontrar kits de estudo, sequências temáticas e dicas sobre o uso da ferramenta. Também existe um acervo específico com arquivos para quem pretende realizar a impressão em 3D de estruturas do corpo humano. Séries narrativas sobre temas de saúde são outro recurso disponível e, para finalizar, materiais específicos produzidos para smartphones e tablets.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 15/07/20

Permissão de viagem ao exterior e suspensão temporária das bolsas concedidas pela AUCANI

Informamos, em anexo, o procedimento adotado para solicitação da permissão de viagem ao exterior para os (as) estudantes de graduação ou pós-graduação, docentes e funcionários da USP e que deve ser encaminhada à AUCANI.
Em tempo, comunicamos também que, em conformidade com o comunicado "Terceiro documento - GT de readequação para o ano acadêmico 2020 - (Viagens ao exterior)", que estabelece que a USP não oferecerá recursos financeiros para viagens ao exterior, cabe a AUCANI informar que as bolsas concedidas por esta agência estão temporariamente suspensas, e que os editais somente serão publicados quando as condições da pandemia permitirem, e atendendo sempre às comunicações do GT/USP. 


No Youtube: /CNPqOficial

Centro de Pesquisa em Alimentos lança site com conteúdo sobre COVID-19


Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP) lançou um novo site dedicado a divulgar textos e vídeos com informações sobre como se proteger contra a COVID-19 e manter a saúde durante o período de isolamento social. Todo o conteúdo é produzido pelos colaboradores do centro, com base em evidências científicas, e apresentado ao público em linguagem acessível. 
“Após o primeiro texto, em que abordamos os cuidados com os alimentos em tempos de coronavírus, os pesquisadores associados começaram a produzir uma série de materiais relacionados à pandemia, sob perspectivas diversas e relacionadas com suas áreas de trabalho. Para dar mais visibilidade ao conteúdo e facilitar o acesso dos leitores, reunimos tudo em um único lugar”, conta Bernadette de Melo Franco, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.
Também estão disponíveis os materiais produzidos em parceria com a Maurício de Souza Produções, entre eles cartilhas sobre cuidados com alimentos e sobre o uso de máscaras, que trazem os personagens da Turma da Mônica.
Além de textos de divulgação científica, o novo site também abre espaço para artigos científicos relacionados ao tema COVID-19 publicados pelos colaboradores do FoRC, conta Purgatto.
“Por ser muito recente, o site ainda não teve muitos acessos. Mas, desde que foram postados no Alimentos sem Mitos, os textos já contabilizaram mais de 10,2 mil visualizações. Nosso principal público, cerca de 70%, são as mulheres com idade entre 25 e 44 anos”, diz.
Segundo o pesquisador, o site continuará a ser alimentado com novos conteúdos à medida que forem produzidos. “Estamos atualmente gravando um vídeo com orientações para donos de restaurantes sobre os cuidados necessários para reduzir o risco de contaminação tanto de funcionários quanto de clientes. Pretendemos divulgar esse material, quando estiver pronto, por meio das associações de bares e restaurantes.”
Além de textos de divulgação científica, o novo site também abre espaço para artigos científicos relacionados ao tema COVID-19 publicados pelos colaboradores do FoRC, conta Purgatto.
Segundo o pesquisador, o site continuará a ser alimentado com novos conteúdos à medida que forem produzidos. “Estamos atualmente gravando um vídeo com orientações para donos de restaurantes sobre os cuidados necessários para reduzir o risco de contaminação tanto de funcionários quanto de clientes. Pretendemos divulgar esse material, quando estiver pronto, por meio das associações de bares e restaurantes.”    Fonte: Agência FAPESP - 15/07/20

Semestre letivo da graduação se encerra com 92% das aulas ministradas de forma on-line

Com a pandemia da covid-19, principal desafio da Pró-Reitoria de Graduação foi migrar aulas presenciais para atividades remotas

O próximo dia 18 de julho será o último dia de aula do primeiro semestre letivo de 2020 para a maioria dos alunos de graduação da Universidade. E este foi um período de desafios e aprendizagem tanto para estudantes quanto para os professores, já que as atividades presenciais na Universidade estão suspensas desde o dia 17 de março, em função da pandemia da covid-19, e as aulas passaram a ser ministradas de forma remota.
“A Pró-Reitoria de Graduação já contava com duas plataformas de apoio ao ensino a distância – o e-Aulas e o e-Disciplinas. Mas, com a suspensão das aulas presenciais, essas ferramentas passaram a ser imprescindíveis para o ensino de graduação e se mostraram bastante eficientes em todo esse processo. Sem esse trabalho anterior que já vinha sendo desenvolvido com as duas plataformas, teríamos muita dificuldade para ter oferecido o ensino de forma remota”, avalia o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
Para o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, “os levantamentos parciais realizados pelas Unidades de Ensino e Pesquisa não apontaram dificuldades significativas em relação ao modelo de ensino a distância adotado pela Universidade. A transição do ensino presencial para o remoto que vivenciamos agora em 2020, de maneira rápida e sem sobressaltos, foi possível devido a um longo trabalho iniciado em 2016 pela PRG por meio da Comissão de Acompanhamento e Atualização do Ambiente Virtual de Aprendizagem”.
Das quase seis mil disciplinas teóricas de graduação que seriam oferecidas presencialmente no primeiro semestre, em todas as áreas do conhecimento, 92% foram ministradas on-line. De março até junho, 4.483 novas videoaulas foram cadastradas no e-Aulas, contabilizando quase 10 mil videoaulas disponíveis aos estudantes, incluídas nesse número as aulas de graduação, pós-graduação, cultura e extensão e as voltadas ao ensino médio.   Saiba mais.    
Fonte: Jornal da USP - 14/07/20

Trump revoga suspensão de vistos para estudantes estrangeiros

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump não vai mais suspender os vistos de estudantes estrangeiros, foi anunciado nesta terça-feira (14).
A Casa Branca considerava deportar alunos que não tivessem aulas presenciais durante a crise do novo coronavírus. Allison Burrought, um juiz federal do estado de Massachusetts, disse que o governo e as universidades Harvard e MIT, que processaram a administração pela alteração nas medidas, chegaram a um acordo que rescindiria as mudanças.
Além dessa ação, várias outras foram protocoladas por instituições e governos estaduais. 
Em março, a ICE (Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) mudou as regras que se aplicavam a alunos portadores dos vistos tipo F-1 e M-1, que limitavam o número de aulas online para que pudessem permanecer em território americano.
Entretanto, em 6 de julho, as diretrizes foram revertidas abruptamente, pegando estudantes e faculdades de surpresa. Muitas instituições ainda não haviam decidido os planos para o novo ano letivo, que começa em agosto.
Há mais de um milhão de estudantes vindos de outros países nas universidades americanas.
Na última semana, Trump chegou a dizer que pressionaria estados a reabrirem as escolas. Mais da metade dos 50 estados americanos tiveram de retroceder as medidas de quarentena após um novo aumento nas infecções pela Covid-19 no país.   Fonte: CNN Brasil -  14/07/20

14 julho 2020

“A Capes tem papel fundamental no desenvolvimento do País”, ressalta presidente da Capes

Em comemoração ao aniversário da Capes, que completou 69 anos no último sábado, o presidente Benedito Aguiar faz um balanço das ações nos primeiros seis meses de 2020

Neste período de pandemia a Capes reorganizou sua forma de trabalho e manteve todas as iniciativas em funcionamento, com aumento da produtividade e implementação de ações inéditas. A continuidade de programas e a criação de outras iniciativas são destacadas por Benedito Aguiar em entrevista, onde fala do aumento do número de bolsas à avaliação multidimensional, passando pela educação a distância, formação de professores e auxílio aos bolsistas no Brasil e exterior. “A CAPES tem tido um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico do nosso País e se tornará cada vez mais relevante na busca de uma melhor qualidade de vida da população”, ressalta.  Leia a íntegra da entrevista.   
Fonte: CCS/CAPES - 13/07/20

Eventos acontecem dias 15 e 16 de julho

Assista a abertura

Como fazer um fichamento?


CDMF lança série de vídeos “Os Cientistas – O universo em seus corpos"

Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) lançou no dia 8 de julho, Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador, a série de vídeos “Os Cientistas – O universo em seus corpos”.
O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Dividida em três atos, a série apresenta animações utilizando obras de nanoarte que homenageiam 12 grandes cientistas que transformaram o mundo em vários campos do conhecimento. Cada ato tem duração de três minutos e alternância de linguagens, com o emprego de modernas técnicas audiovisuais.
No primeiro ato, a série revaloriza os cientistas Nikola Tesla, pelas contribuições nas áreas de engenharia mecânica e eletrotécnica; Marie Curie, pioneira no ramo da radioatividade; Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica incandescente; e Albert Einstein, que desenvolveu a Teoria da Relatividade Geral.
Os outros cientistas homenageados são Louis Pasteur, Albert Sabin, Werner Heisenberg, Rosalind Franklin, Isaac Newton, Charles Darwin, Antoine Lavoisier e Galileu Galilei.
A produção é resultado de diálogos entre o pesquisador Elson Longo, diretor do CDMF, e do artista plástico Enio Longo. A série conta com direção de arte de Enio Longo, animação e edição de Leopoldo Longo e imagens de microscopia eletrônica de Rori Camargo, técnico da CDMF. 
O primeiro pode ser assistido no canal do Youtube do CDMF. Uma vez por semana será lançado um ato da série no portal do CDMF.    Fonte: Jornal da USP - 13/07/20

13 julho 2020

A USP é a sétima universidade que mais produz pesquisa no mundo


A USP é a sétima universidade que mais produz pesquisa no mundo segundo ranking elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda, e divulgado no dia 8 de julho.
A classificação avalia a pesquisa acadêmica produzida pelas instituições e leva em consideração a produção científica publicada na base de dados multidisciplinar Web of Science, editada pela empresa Clarivate Analytics. Nesta edição, foram ranqueadas 1.176 universidades de 65 países.
A USP, que subiu uma posição em relação ao ano passado, é a única instituição latino-americana a figurar entre as 100 melhores do mundo. As demais universidades brasileiras mais bem avaliadas são a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 137ª posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 178ª; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 195ª posição.
“Todas as avaliações internacionais têm suas diretrizes e seu viés e a análise dos resultados deve sempre se atentar a esses fatos. No caso da avaliação de Leiden, a um leitor desatento, pode parecer que a preocupação é exclusivamente quantitativa e, nesse quesito, a USP é uma grande produtora de conhecimento, a sétima do mundo. No entanto, não é somente na quantidade que nossa Universidade se destaca. Tivemos a mesma classificação no impacto científico, portanto, além de quantidade, também temos qualidade. O que me deixou também muito satisfeito como dirigente é a evolução da Universidade em itens muito importantes para o momento que estamos vivendo: o aumento da colaboração científica, o crescimento do número de artigos científicos com livre acesso e o destaque da diversidade de gênero entre os autores dos artigos”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 13/07/20

Feira on-line prepara universitários na busca do primeiro emprego

Estudantes do ensino superior de todo o Brasil podem se preparar e procurar oportunidades de trabalho mesmo estando em casa. Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, será realizada uma feira on-line para conectá-los a grandes empresas nacionais e multinacionais durante a Feira de Recrutamento e Carreira da FEA-USP. A participação é totalmente gratuita, basta se inscrever neste link.
A organização é da empresa júnior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, que realiza o evento todos os anos no campus Cidade Universitária da USP, na capital paulista. A feira estava programada para maio, mas, devido à pandemia da covid-19, ela foi adiada e agora será on-line.
A proposta é preparar os universitários para entender os processos de seleção, buscar oportunidades de trabalho compatíveis com suas personalidades e ter contato direto com possíveis empregadores.
As empresas oferecerão oficinas de soft skills e open space. Na soft skills, os estudantes vão aprender com profissionais do mercado a se comunicar e se expressar melhor, trabalhar em conjunto, liderar e coliderar seus grupos. Além disso, poderão conhecer as habilidades comportamentais mais demandadas pelas empresas.
Já no open space, serão salas on-line em que a empresa terá contato mais próximo com os universitários, em conversas e discussões sobre conteúdos, mentoria na carreira, entre outros. Para conhecer as empresas participantes da feira e mais detalhes, siga a página no Facebook da Feira de Recrutamento e Carreira.   Com informações da FEA Júnior – 13/07/20