Com a pandemia da covid-19, principal desafio da Pró-Reitoria de Graduação foi migrar aulas presenciais para atividades remotas
O próximo dia 18 de julho será o último dia de aula do primeiro semestre letivo de 2020 para a maioria dos alunos de graduação da Universidade. E este foi um período de desafios e aprendizagem tanto para estudantes quanto para os professores, já que as atividades presenciais na Universidade estão suspensas desde o dia 17 de março, em função da pandemia da covid-19, e as aulas passaram a ser ministradas de forma remota.
“A Pró-Reitoria de Graduação já contava com duas plataformas de apoio ao ensino a distância – o e-Aulas e o e-Disciplinas. Mas, com a suspensão das aulas presenciais, essas ferramentas passaram a ser imprescindíveis para o ensino de graduação e se mostraram bastante eficientes em todo esse processo. Sem esse trabalho anterior que já vinha sendo desenvolvido com as duas plataformas, teríamos muita dificuldade para ter oferecido o ensino de forma remota”, avalia o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
Para o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, “os levantamentos parciais realizados pelas Unidades de Ensino e Pesquisa não apontaram dificuldades significativas em relação ao modelo de ensino a distância adotado pela Universidade. A transição do ensino presencial para o remoto que vivenciamos agora em 2020, de maneira rápida e sem sobressaltos, foi possível devido a um longo trabalho iniciado em 2016 pela PRG por meio da Comissão de Acompanhamento e Atualização do Ambiente Virtual de Aprendizagem”.
Das quase seis mil disciplinas teóricas de graduação que seriam oferecidas presencialmente no primeiro semestre, em todas as áreas do conhecimento, 92% foram ministradas on-line. De março até junho, 4.483 novas videoaulas foram cadastradas no e-Aulas, contabilizando quase 10 mil videoaulas disponíveis aos estudantes, incluídas nesse número as aulas de graduação, pós-graduação, cultura e extensão e as voltadas ao ensino médio. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 14/07/20
Fonte: Jornal da USP - 14/07/20