03 outubro 2020
02 outubro 2020
EGIDA - Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP
O EGIDA, Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico, atua no monitoramento de indicadores, visando apoiar o aprofundamento do autoconhecimento institucional. Busca aprimorar métricas para dados consistentes que auxiliem na gestão da vida universitária e também para comparações com referências nacionais e estrangeiras. E propõe-se a fornecer dados para subsidiar o diálogo permanente e necessário com a sociedade. Fonte: USP - 2020
Comunicação pública da ciência no Brasil é mais intensa que a média internacional, aponta estudo
Um estudo comparativo internacional sobre a comunicação pública da ciência feita por universidades e instituições de pesquisa, antes da pandemia de COVID-19, mostra, porém, que a intensidade das ações das organizações científicas brasileiras nessa área é maior do que a dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Holanda, Alemanha, Portugal e Japão.
Os resultados do estudo foram publicados na revista PLOS ONE.
“Vimos que as atividades de divulgação das universidades e instituições de pesquisa desses países é muito semelhante. O que varia é a intensidade e os investimentos que fazem em comunicação”, diz à Agência FAPESP Marta Entradas, pesquisadora da London School Economics and Political Science (LSE) e coordenadora do estudo.
Os pesquisadores avaliaram a comunicação pública da ciência entre 2017 e 2018 em uma amostra estratificada de mais de 2 mil instituições de pesquisa no Brasil, Alemanha, Itália, Japão, Holanda, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, por meio de questionários. No Brasil, o estudo foi conduzido por pesquisadores vinculados ao Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 02/10/20
Professores da USP dão orientações contra as fake news
Reunindo contribuições de professores, ex-estudantes e colaboradores de outras instituições acadêmicas, a série procura utilizar o conhecimento em defesa da democracia e da cidadania, de acordo com Maluly. Segundo ele, os podcasts são gravados pelos próprios participantes a partir de um pequeno roteiro. Em cada episódio, um convidado tece suas considerações sobre o combate às fake news, em áudios que variam de 50 segundos a pouco mais de oito minutos. Eles se apresentam, dão seu recado e finalizam com as palavras do projeto: “Esta é uma luta da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo contra a proliferação das fake news”.
30 setembro 2020
Sanções contra as fábricas de papers
Levantamento de Competências USP 2020
A participação dos docentes do CENA-USP neste levantamento garantirá a visibilidade da representação institucional do Cena em PD&I, o que facilitará a conexão entre diferentes agentes do ecossistema de inovação. Acesse o link do formulário.
A contribuição da USP para a sociedade
A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP tem investido, desde o início do ano, em produções que buscam mostrar de maneira simples e clara a contribuição e o impacto dessas pesquisas, tentando aproximar o público, fazer entender o que é feito nos laboratórios e como isso retorna em benefícios para as pessoas. A iniciativa, chamada Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida, inclui exposição, vídeos e publicações.
O folheto eletrônico da série Você e a USP resume um pouco dessa trajetória. O material mostra a importância da autonomia universitária na construção da excelência e números de destaque no contexto do ensino, da pesquisa e da extensão. Também explica o que é a pesquisa científica e como o conhecimento é gerado a partir dela, além de reunir uma amostra da produção da USP em áreas estratégicas como Materiais Sustentáveis e Energia Limpa, Campo e Meio Ambiente, Cidades, Saúde e no enfrentamento da pandemia de coronavírus. Clique na imagem para conferir a publicação. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 29/09/20
Reator utiliza luz ultravioleta para descontaminar vegetais
29 setembro 2020
O que eu aprendi dando aulas teóricas on-line durante a pandemia
Você já foi vítima de “zoombombing”?
O professor Fernando Redigolo explica que esse fenômeno, recente, trata das vulnerabilidades que resultam em invasões a videoconferências e podem ser evitadas com ajustes na configuração
O uso de plataformas de videochamadas cresceu exponencialmente com a pandemia e a necessidade do home office e ensino a distância. Com isso, a segurança do usuário se tornou uma questão importante. Um fenômeno recente, apelidado de zoombombing, diz respeito a invasões desses encontros on-line e podem ser evitadas, na maioria das vezes, apenas ajustando as configurações da reunião.
O professor Fernando Redigolo, que também é pesquisador sênior do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola da Politécnica da USP, conta que é necessário conhecer as plataformas e as melhores formas de usá-las, considerando o tipo de encontro virtual. De forma geral, “colocar senha ou usar a ferramenta de sala de espera, na qual o convidado precisa ser aprovado pelo criador da reunião antes de entrar de fato, já ajudam a ter mais controle dos participantes e garantir maior segurança”, de acordo com o especialista.
Ao analisar a fundo as configurações de plataformas como Zoom e Google Meet, Redigolo também elaborou um guia público que auxilia na criação de uma videoconferência mais segura. Para ter acesso, basta clicar neste link. Saiba mais ouvindo a matéria na íntegra.
Fonte: Jornal da USP - 28/09/20