28 outubro 2020


USP oferece encontros on-line e gratuitos sobre a prática de mindfulness

Prática ocorrerá três vezes ao mês até dezembro; inscrições devem ser feitas em formulário pela internet


Conseguir focar total atenção em algo, e assim viver o momento presente. De maneira geral, esta é a definição da prática de mindfulness, tipo de meditação na qual apenas o próprio corpo é utilizado. Uma ação promovida pelo Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, que realizará encontros on-line, gratuitos e abertos ao público geral sobre a prática.

Trata-se do evento Florescendo a consciência – Estratégias de Mindfulness no Contexto Pandêmico, que conta com o apoio do estúdio Mindful Space, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Os encontros se iniciarão no dia 31 de outubro e irão até o mês de dezembro. 

A prática será conduzida por meio do canal no YouTube Mindful Space e Centro de Mindfulness EERP USP, três vezes ao mês, por instrutores certificados pelo Mindfulness Trainings International (MTi), membros e pesquisadores do Centro de Mindfulness da EERP-USP. Cada encontro oferecerá duas horas de imersão nas práticas de mindfulness, com prévia introdução e orientações. 

Para participar é preciso se inscrever no formulário on-line e fornecer informações como “qual sua principal motivação para participar deste evento?”, além de dados como nome, CPF e outras informações de contato. Mais informações podem ser encontradas na página do FacebookFonte: Jornal da USP - 28/10/20


Quanto custa publicar um trabalho em uma revista científica?

Além de todo o esforço para fazer uma pesquisa, é preciso desembolsar valores altos para publicá-la

Publicar artigos em revistas científicas não é tão simples como parece. Além de todo o esforço para se produzir um trabalho de qualidade, os preços praticados pelas publicações são altos. E, mais do que isso: depois de divulgado, os cientistas perdem os direitos autorais do trabalho, que passam a ser do periódico.
Esses e outros detalhes são o foco da coluna de hoje de Decodificando o DNA. A professora Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), comenta também sobre o PL 627, que propõe um corte de 30% dos recursos previstos para a Fapesp. “Um corte como esse inviabilizaria muitas pesquisas”, destaca a geneticista. “Espero que o governador e os parlamentares revejam essa proposta e percebam o enorme retrocesso que uma medida como essa acarretaria.”  Ouça o áudio.    
Fonte: Jornal da USP - 28/10/20

No País, a USP é pioneira no trabalho em rede pela internet

Imre Simon, cientista da computação e professor do IME-USP, implantou a nova tecnologia na Universidade, projeto referência e de grande vulto

A importância da Universidade de São Paulo no momento em que a internet inicia a sua história no planeta é lembrada por Martin Grossmann na coluna Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte, da Rádio USP (clique e ouça o player acima). Destaca e faz uma homenagem a Imre Simon, cientista da computação e professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP.
“O processo na USP e no Brasil foi comandado por Imre Simon, um cientista e professor agregador que conseguiu juntar uma equipe interdisciplinar para, de fato, implantar e implementar uma universidade que estava toda interligada”, conta Grossmann. “Isso aconteceu em meados da década de 1990 e esse caminhar possibilitou que a USP fosse pioneira na utilização de uma nova tecnologia e que pudesse ser referência para outros processos que aconteceram de uma forma muito rápida no Brasil inteiro e na América Latina.” A ação de Imre Simon exigiu planejamento e ação desenvolvidos com muita coragem. Além da interligação de toda a USP à internet, esse projeto, segundo Grossmann, está na base de outros importantes avanços institucionais.   Ouça o áudio.      Fonte: Jornal da USP - 28/10/20

 

 


27 outubro 2020

Portal de Serviços Computacionais da USP entrará no ar hoje, 27 de outubro

 Novo sistema trará mais agilidade e eficiência para o dia a dia da comunidade acadêmica


A Superintendência de Tecnologia da Informação lança, no próximo dia 27 de outubro, às 15h, o novo Portal de Serviços Computacionais da USP, que trará mais agilidade e eficiência para o dia a dia da comunidade acadêmica. O evento também marcará a comemoração dos 55 anos de TI na USP.
Com o novo portal, alunos, professores e funcionários da Universidade poderão acessar todos os serviços acadêmicos e administrativos que hoje compõem os Sistemas USP, de forma personalizada, com visualização moderna e rápida, menu integrado por funções, lista de tarefas pendentes, busca e localização dos serviços por palavra-chave. O sistema funciona de forma simples e intuitiva em celulares, tablets ou computadores.
A interface atual dos serviços corporativos continuará disponível em paralelo ao novo portal para que a comunidade tenha a oportunidade de se adaptar à nova ferramenta.
Os participantes do evento poderão enviar suas perguntas e dúvidas sobre o novo sistema para este link: http://e.usp.br/perguntasportalservicos.     Fonte: Jornal da USP

26 outubro 2020

Covid-19 no Google Maps

Aplicativo localiza e mapeia áreas de contágio do novo coronavírus no mundo

aplicativo Google Maps lançou há poucos dias uma nova funcionalidade para orientar os usuários de smartphones sobre a situação da pandemia do Sars-CoV-2 no mundo. Ao clicar em um ícone no canto superior direito da tela e selecionar a opção “Dados da COVID-19”, o App apresenta a média de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias nas áreas visíveis do mapa (ver infográfico). Essa nova camada de informação também mostra se o contágio se encontra estável, em queda ou em alta naquela localidade.
Um código de cores identifica o nível de contaminação. São ao todo seis cores, que vão do cinza (menos de um caso por 100 mil pessoas) ao vermelho-escuro (mais de 40 casos), passando pelo amarelo (de 1 a 10), laranja (de 10 a 20), laranja-escuro (de 20 a 30) e vermelho (de 30 a 40). Caso o usuário aproxime demais o mapa, aumentando o zoom, as cores tendem a se diluir.
O Google afirma que a informação está disponível para as 220 nações e territórios cobertos pelo aplicativo, sendo que em alguns países, como nos Estados Unidos, a informação é detalhada a nível de condados. No Brasil, além do índice nacional, o aplicativo fornece o dado por estado. As informações, de acordo com a empresa, têm como fontes o jornal The New York Times, a Universidade Johns Hopkins (EUA), o site Wikipedia, entre outras.    
Fonte: Pesquisa FAPESP - 26/10/20

Colaborações Científicas - Mais difíceis, até para cientistas

Está cada vez mais penoso ler e compreender os artigos científicos, instrumento por excelência de compartilhamento de ideias e resultados entre pesquisadores. E o aumento da dificuldade não se deve apenas à maior produção e especialização das áreas da ciência. Os textos estão mais herméticos por causa do uso excessivo de siglas e jargão acadêmico, segundo estudos recentes. A ecóloga Zoe Doubleday, da Universidade do Sul da Austrália, e o estatístico Adrian Barnett, da Universidade de Tecnologia de Queensland, ambas na Austrália, analisaram 24 milhões de títulos e 18 milhões de resumos de artigos publicados entre 1950 e 2019. No período, o uso de acrônimos cresceu 10 vezes nos abstracts (de 0,4 a cada 100 palavras para 4 a cada 100) e 3,4 vezes nos títulos. Foram identificados 1.112.345 acrônimos diferentes no material analisado, mas apenas 2 mil (0,2% do total) eram usados regularmente. A maioria (79%) apareceu menos de 10 vezes em sete décadas (eLife, 23 de julho). Em um estudo anterior, o grupo de William Thompson, do Instituto Karolinska, na Suécia, avaliou 709 mil resumos de trabalhos publicados entre 1881 e 2015 e identificou um aumento no uso desnecessário de jargão científico. Uma análise recente de 21 mil artigos de espeleologia publicados nos últimos 30 anos indica que usar mais jargão reduz o número de vezes que o trabalho é mencionado por outros artigos (biorXiv, 21 de agosto).   Fonte: Pesquisa FAPESP - out. 2020

Cruesp divulga comunicado em defesa da manutenção dos recursos para a Fapesp

Projeto de Lei nº 627, que estabelece o orçamento do Estado para 2021, prevê redução de 30% no valor que deverá ser repassado à Fapesp no próximo ano

Um dos principais diferenciais da Constituição Estadual de São Paulo, que tem contribuído para o desenvolvimento do Estado, é o seu artigo 271, que destina o mínimo de 1% da receita tributária estadual à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp, para “aplicação em desenvolvimento científico e tecnológico”. Em vigor desde 1989, este artigo foi determinante para o protagonismo do Estado de São Paulo na ciência e tecnologia produzida no país.
É com base nesse dispositivo legal que a Fapesp conseguiu, ao longo das últimas décadas, amparar nossos cientistas com centenas de milhares de auxílios e bolsas para pesquisa e manter investimentos de porte que contribuíram de forma decisiva para a estruturação das nossas universidades, em especial das instituições públicas paulistas, estaduais e federais, reconhecidas no cenário nacional por sua excelência como universidades de ensino e de pesquisa.   Leia na íntegra.   Leia também: Manifesto da ABC e Aciesp em defesa da Fapesp.
Fonte: Jornal da USP - 26/10/20

Instituições brasileiras são as que mais fazem divulgação da ciência em todo o mundo

Pesquisa avaliou ações de comunicação científica em oito países; Brasil é o campeão, enquanto Japão teve índices mais baixos de divulgação

O Brasil é o país que mais divulga ciência em suas instituições públicas de ensino, como universidades e centros de pesquisa, e também o que mais utiliza as redes sociais como meio de divulgação científica.
A frequência de ações de comunicação da ciência no país — incluindo mídia tradicional, eventos públicos e redes sociais— é quase três vezes a do Japão, e acima da média global. Os países europeus “empataram” neste sentido — houve pouca ou nenhuma diferença.
Os dados são fruto de um estudo publicado na revista científica PlosONE por pesquisadores de diversos países, incluindo uma brasileira, Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia da Fiocruz.
O estudo avaliou 2.030 instituições no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Reino Unido, Holanda, Portugal e Japão. A inclusão destes países seguiu as diretrizes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para pesquisas e estatísticas globais, garantindo assim validade metodológica ao estudo. Os dados foram coletados entre junho de 2017 e maio de 2018.   Leia na íntegra.    
Fonte: Folha de S. Paulo - 26/10/20

Especialistas discutirão C&T e os rumos da pesquisa agropecuária no desenvolvimento sustentável do país

A transmissão on-line acontecerá na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, a partir das 10h, em www.facebook.com.br/SINPAFDiretoriaNacional

Neste mês, quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação e o aniversário de 75 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 16 de outubro, diversas instituições de Ciência e Tecnologia (C&T), pesquisa e desenvolvimento agropecuário pautaram a situação da soberania e da segurança alimentar mundial e do Brasil.
Em um cenário de recorrentes cortes orçamentários que ameaçam a sobrevivência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pesquisadores e especialistas intensificam os debatessobre a importância da empresa e da C&T na construção de um país menos desigual e mais democrático para a preservação da soberania e segurança alimentar.
A iniciativa faz parte de uma série de cinco conferências regionais e uma nacional, todas online, que estão sendo realizadas para mobilizar a sociedade em Defesa da Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva, organizadas pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), com coordenação da Diretoria de C&T.     
Fonte: Jornal da Ciência - 26/10/20

Eventos acontecem de 26 e 27 de outubro

Inscrições
                                                             
                                                      


23 outubro 2020

CNPq muda sistema de senhas de suas plataformas

O sistema de senhas da Plataforma Lattes e da Plataforma Integrada Carlos Chagas, do CNPq, está em processo de mudança, com novo layout de acesso e a unificação de login, incluindo a permissão de autenticação utilizando o acesso do Gov.br e da Rede CAFe (da RNP).

A necessidade do login único para o CNPq surgiu para que haja melhoria no processo de governabilidade e segurança O objetivo dessas mudanças busca aplicar políticas de geração/atualização de senhas; melhorar significativamente a segurança dos usuários autenticados; e melhorar a conveniência ao usuário, com menos necessidade de suporte.
Essa integração não exigirá a troca de senha para todos os usuários, sendo obrigatória apenas para os usuários vindos do Currículo Lattes. Para solicitar a alteração da senha de acesso, basta clicar em "Esqueceu sua senha?" e incluir o e-mail que foi cadastrado no Currículo Lattes. Será encaminhado um link para a conta de e-mail do usuário em questão, com um token com tempo definido para uso. Após expiração desse tempo será necessária nova solicitação. Esse procedimento fará com que, automaticamente, os logins fiquem unificados para os usuários vindos do Currículo Lattes.
Para esclarecer esse processo e orientar os usuários das Plataformas sobre quais procedimentos devem ser feitos, o CNPq preparou um conjunto de Perguntas e Respostas que pode ser acessado em: https://bit.ly/2FMKSF8.     Fonte: CNPq - 22/10/20      

EduCAPES dá acesso a 130 mil objetos educacionais

Principal finalidade do app é a busca por livros didáticos, artigos, teses, dissertações, videoaulas, áudios e imagens

O aplicativo eduCAPES oferece aos professores a possibilidade de encontrar, aproximadamente, 130 mil objetos de aprendizagem por dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Este é um dos seis apps criados pela CAPES para facilitar a vida de seus usuários com a oferta de um variado material para estudo a distância.
Sua principal finalidade é a busca por livros didáticos, artigos, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados para acesso aberto. A versão móvel facilitou o acesso à plataforma eduCAPES.
Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância e de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, destaca a evolução da plataforma nos últimos anos. “O portal eduCAPES foi lançado em setembro de 2016 com a oferta de materiais de pesquisa e ensino sob domínio público da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O escopo aumentou e variamos as fontes”, explica.
A CAPES mantém parceria com várias instituições, o que torna o acervo múltiplo. Pelo eduCAPES, um professor pode, por exemplo, apresentar a seus alunos a vida de Stephen Hawking, físico britânico autor da Teoria de Tudo — que busca explicar todos os fenômenos físicos em um único tratado teórico matemático. Também é possível um pesquisador estudar as peculiaridades da adaptação de um livro impresso para um tablet.
O aplicativo aumentou ainda mais o acesso a esses conteúdos. “O eduCAPES é um recorte da própria internet, com ênfase na educação. É um mundo de possibilidades, o acesso a centenas de milhares de materiais na palma da mão”, observa Alexandre Martins, coordenador de Ensino e Tecnologia de Ensino a Distância da CAPES.
loja do governo federal (Gov.Br) abriga o aplicativo tanto na App Store, para iOS, quanto na Play Store, para Android. O acesso é totalmente gratuito.       Fonte: CCS/CAPES – 22/10/20

Kopernio logo se tornará EndNote Click

Os últimos 2 anos foram incríveis para Kopernio e não teríamos chegado até aqui sem o seu apoio. Você faz parte de uma comunidade de mais de 900.000 pesquisadores que baixam 11 PDFs por mês, em média, e estamos ansiosos para apresentar melhorias que o ajudarão a economizar tempo em pesquisas nos próximos anos.
No ano passado, trabalhamos na integração de sua biblioteca com o EndNote para ajudá-lo a passar mais facilmente da pesquisa on-line para a redação de artigos, e é hora de dar o próximo passo.
Temos o prazer de informar que em breve o Kopernio se tornará o EndNote ™ Click.
A extensão do seu navegador continuará a ser desenvolvida pela mesma grande equipe e continuaremos oferecendo suporte à exportação para outros gerentes de referência. Se você atualmente usa Zotero, Mendeley ou outras ferramentas semelhantes, pode continuar a exportar para eles a partir do EndNote Click, normalmente. Como parte dessa mudança, nosso novo site será https://click.endnote.com.    Fonte: Kopernio - 22/10/20

A Festa Virtual do Livro na USP acontece em novembro

Festa do Livro da USP tem reunido milhares de pessoas, todos os anos, em torno do prazer pela leitura. É um momento de busca, de descoberta, de reencontro – e também de aproveitar os descontos incríveis que marcam o evento desde a sua criação em 1999.

Em 2020, a Festa precisa ser diferente: sem aglomeração, sem o calor de dentro das tendas, sem as chuvas de verão, sem o peso das sacolas cheias de livros…
Uma festa virtual e, ainda assim, uma festa!
Festa Virtual do Livro na USP acontecerá de forma ininterrupta, do dia 9/11/20 (segunda), às 9h, até o dia 15/11/20 (domingo), às 23h59. Como sempre, a participação do público é gratuita e o desconto mínimo é de 50% sobre o preço de capa.
Como vai funcionar? Tornamos o formato o mais simples possível, permitindo que todas as editoras participassem sem qualquer custo. Aqui no site, cada editora terá uma página para se apresentar, exibir a relação dos títulos com desconto e direcionar os visitantes para suas respectivas lojas virtuais. Todas as etapas seguintes, necessárias para a compra, acontecerão na loja da editora, que definirá as próprias condições comerciais, como forma de pagamento, tipo e o valor do frete, prazo de entrega etc. Participe também do evento no Facebook e compartilhe usando as hashtags #festadolivrodausp e #festavirtualdolivro.   
Fonte: EDUSP - 22/10/20

Sustainable on the Go Conference


Até 15 de novembro de 2020, a York University está com inscrições abertas para receber propostas para a conferência virtual “Sustainable on the Go”, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de janeiro de 2021.
Com apoio da York International, da UNESCO Chair in Reorienting Education Towards Sustainability e de parceiros internacionais, a conferência tem como objetivo discutir a evolução da situação da mobilidade internacional no ensino superior, refletir criticamente sobre onde estamos agora e construir coletivamente uma visão futura da mobilidade internacional que seja inclusiva, inovadora e responsiva aos desafios de sustentabilidade global de nossos tempos. Mais informações e link para inscrição: yorkinternational.yorku.ca/sustainable-on-the-go-conference.    Fonte: AUCANI - 22/10/20