02 dezembro 2020
6 dicas para preparar figuras impactantes para um manuscrito de pesquisa
Saiba quando usar tabelas e figuras em seu trabalho de pesquisa
01 dezembro 2020
Comunicado PUSP-LQ n.º 41/2020
Considerando-se que as condições epidemiológicas da cidade de Piracicaba regrediram para a Fase Amarela do Estado de São Paulo, informamos que, a partir de 1o. de dezembro de 2020, o acesso ao Campus “Luiz de Queiroz “, de público externo, torna-se novamente restrito.
Desta forma, atividades de lazer e esporte no Campus estão proibidas durante esta fase, conforme recomendações do Plano USP e do Plano PUSP-LQ, disponíveis no web site da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”. Fonte: PUSP-LQ - 01/12/20
30 novembro 2020
Filmes produzidos na USP estão na Mostra Latino-Americana de Curtas
#CulturaEmCasa - A maior plataforma gratuita de conteúdo cultural por demanda!
#FIQUEEMCASA E APROVEITE!
15 projetos para diminuir a emissão de gases de efeito estufa na USP
CAPES apresenta painéis de gestão para o Conselho Superior
Ferramentas têm o objetivo de tornar mais eficiente a destinação de recursos
O Painel Estratégico traça um panorama de número de bolsas concedidas, dos programas de pós-graduação atendidos e da quantidade de bolsistas que recebem auxílio. A plataforma contém informações sobre o perfil dos estudantes, do que foi proposto pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e o que, de fato, foi realizado. É, em síntese, uma ferramenta de gestão.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, observou que as informações do painel facilitam todo o planejamento. “Nossa ideia é que a comunidade científica, comunidade acadêmica, possa ter acesso às informações. Sem instrumento de gestão, não se faz uma boa gestão”, disse. “O painel nos permite correções de rotas a partir de informações coletadas no sistema”, continuou.
A outra proposta de painel apresentada é sobre o funcionamento do Portal de Periódicos. A CAPES analisa o conteúdo contratado por alcance, número de acessos e o valor de cada contrato e convênio. A ideia é entender o que há de mais relevante disponível de modo a garantir uma destinação de recursos eficiente. “A partir do momento que definirmos os procedimentos, os critérios, avançaremos na otimização de recursos e de atendimento à nossa comunidade acadêmica”, observou Benedito Aguiar. Fonte: CCS/CAPES - 27/11/20
CNPq divulga resultado preliminar da Chamada nº 25/2020
O Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº
25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de
Mestrado e Doutorado.
Esta chamada promove a redistribuição das bolsas retidas ao
final de sua vigência no período do 1 de julho a 30 de dezembro de 2020,
iniciando a diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação à
missão precípua do CNPq. Esta iniciativa, em concepção desde 2019, prevê uma
transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas ao novo sistema de
concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa. Tais projetos são
apresentados pelos programas de pós-graduação e aglutinam de forma global o
direcionamento da pesquisa nos respectivos cursos. A concessão baseia-se numa
avaliação de mérito dos projetos, feita por comitês de especialistas.
O resultado preliminar garante a manutenção de bolsas encerradas no período
citado, na proporção prevista no item 5 da Chamada, em programas de
pós-graduação estabelecidos. Além disso, houve entrada de novos programas no
sistema. Os projetos são avaliados por mérito e são aprovados a partir de
disponibilidade orçamentária do CNPq.
Ressalta-se que não houve nenhuma redução de bolsas no sistema
do CNPq; a mesma concessão anual de cerca de R$ 400 milhões em bolsas de
mestrado e doutorado está mantida. Uma segunda chamada dessa natureza será
lançada brevemente, considerando as bolsas a vencer no próximo semestre.
O CNPq informa que o período de interposição de recurso
administrativo ao resultado preliminar é de 25 de novembro a 4 de dezembro de
2020.
Demanda
Do total de 1.595 propostas recebidas de Cursos de Mestrado, 380
são cursos que já contam com bolsas do CNPq e que possuem bolsas vencendo entre
1° de julho a 31 de dezembro de 2020, enquadrando-se nos itens 5.3.1 e 5.4.1 da
Chamada. Outras 628 propostas são de Cursos de Mestrado que contam com bolsas
do CNPq, mas que vencem a partir de janeiro de 2021. Já outros 587 Cursos de
Mestrado, por sua vez, não contam, na atualidade, com o apoio do CNPq em bolsas
de mestrado.
Dos Cursos de Doutorado que submeteram propostas à Chamada, 277
já contam com bolsas do CNPq e possuem bolsas vencendo no período de 1° de
julho a 31 de dezembro de 2020; 483 possuem bolsas vencendo a partir de janeiro
de 2021, e 794 são Cursos de Doutorado que não contam com o apoio do CNPq em
bolsas de doutorado. Veja aqui o resultado preliminar. Fonte: CCS/CNPq - 26/11/20
USP, Unesp e Unicamp lançam chamada de propostas em parceria com o Consulado Geral da França
As universidades de São Paulo (USP),
Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o
Consulado Geral da França em São Paulo, lançaram a 11ª edição do programa
Cátedras Franco-Brasileiras em São Paulo. Este ano, devido à pandemia de
COVID-19, as propostas deverão envolver apenas atividades virtuais. Inscrições
devem ser feitas até 7 de dezembro de 2020.
O programa permite a professores e pesquisadores de instituições
francesas de ensino e pesquisa colaborar com colegas das universidades
paulistas. A iniciativa se destina tanto a apoiar as colaborações emergentes ou
projetos sobre temáticas emergentes, como a consolidar o desenvolvimento das
cooperações de excelência preexistentes entre duas equipes de pesquisa
– uma francesa e outra brasileira.
Os laureados deste ano poderão, caso desejem, submeter a sua candidatura para as próximas edições do programa. Os projetos deverão ser enviados aos escritórios de relações internacionais das respectivas universidades paulistas e ao Consulado geral da França em São Paulo. Para a USP, a submissão deverá ser feita por meio do Sistema Mundus.
Mais informações em: https://bit.ly/3nXomtv. Fonte: Agência FAPESP - 30/11/20
29 novembro 2020
28 novembro 2020
8 projetos da USP para ensinar e aprender ciências pela internet
Um dos pilares da universidade pública, a extensão é a ação que busca trocar saberes com a sociedade e gerar benefícios a todos os envolvidos. Ela inclui diversas atividades como cursos, eventos, ações culturais e científicas, além de programas de integração.
Nessa missão, várias unidades da USP oferecem projetos que auxiliam o ensino e o aprendizado de disciplinas escolares como Química, Física, Genética, Astronomia, além de conhecimentos sobre geopolítica, biodiversidade e outras questões da atualidade. Eles são promovidos por professores e estudantes de graduação e pós-graduação que procuram levar conhecimentos atuais gerados na Universidade, inovando em forma, linguagem e conteúdo. Confira abaixo alguns projetos em destaque que oferecem recursos on-line e estão disponíveis gratuitamente na internet. Conheça os projetos. Fonte: Jornal da USP - 27/11/20