13 março 2021
Trial para acesso às revistas SIAM vai até 10 de junho
Link de acesso: https://epubs.siam.org/
CAPES incentiva melhoria da pós-graduação
Aguiar usou dados levantados pela CAPES para mostrar a relação entre as Citações Por Publicação (CPP) e a internacionalização dos países pela sua pós-graduação: “O Brasil, por exemplo, de cada 100 publicações internacionais, 34,5 contam com colaboradores estrangeiros e o seu índice de citação está em 2,4”, contou.
O presidente ainda comparou os indicadores brasileiros aos de outros países e citou a Índia, cujo índice CPP é 2,14 e a internacionalização inferior ao Brasil, com 18,39%. Contudo, países como Israel (com CPP em 4,25 e 50,59% de participação internacional), Singapura (CPP em 5,5 e 63%) e Suíça (CPP em 5,32 e 70% de internacionalização), sendo esse último “um dos maiores países de inovação do mundo”, mostram que “o Brasil precisa melhorar sua internacionalização, para aumentar o seu fator de impacto global”.
O gestor lembrou que o País tem empreendido um grande esforço para consolidar seu Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e “só alcançará o desenvolvimento social e econômico que almejamos ao promover o conhecimento científico e tecnológico, que é a base do avanço sustentável de qualquer país”.
O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) incentiva a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições selecionadas, além da formação de redes de pesquisas internacionais para melhorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação. O Programa também promove a mobilidade acadêmica de professores e estudantes de doutorado e pós-doutorado.
Fazem parte do PrInt 614 programas de pós-graduação (PPGs) – o que corresponde a 29% do total dos programas com notas 4, 5, 6 e 7 do SNPG – com 581 projetos, em 190 temas estratégicos e 77 países parceiros. “Esperamos que o Programa contribua para alcançar a excelência acadêmica, com fatores de impacto representativos do potencial que o Brasil tem, e ajude a consolidar o SNPG”, concluiu Benedito Aguiar. Fonte: CCS/CAPES - 12/03/21
12 março 2021
Ciência de impacto: lista de pesquisadores com trabalhos altamente citados contém mais brasileiros em 2020
Cresceu o número de pesquisadores brasileiros entre os mais
citados do mundo. Foram 19 em 2020, quatro a mais que no ano anterior,
destacando-se em áreas como epidemiologia e saúde pública. Os dados constam de
um levantamento divulgado em novembro pelo Institute for Scientific Information
(ISI), serviço de bases bibliométricas da Clarivate Analytics. Todos os anos a empresa
lista os cientistas responsáveis por 1% dos artigos mais citados em 21 áreas do
conhecimento. O relatório de 2020 se baseou em trabalhos publicados em
periódicos indexados na Web of Science (WoS) entre janeiro de 2009 e dezembro
de 2019, e nas citações que receberam no período. Ao todo, 6.389 pesquisadores
figuram na relação.
O Brasil, um dos 15 países que mais produzem artigos científicos, ficou na 26ª posição no ranking das nações com mais cientistas altamente citados, consolidando uma tendência de crescimento que ganhou força em 2018, quando a Clarivate adotou uma nova metodologia para contabilizar o impacto dos pesquisadores. Até então, o contingente de brasileiros entre os mais citados restringia-se a, em média, quatro nomes – nem sempre os mesmos. Em 2018, esse número subiu para 13 e, em 2019, para 15. O desempenho do Brasil é tímido quando comparado ao de nações como Estados Unidos e China, mas se destaca na América Latina. O país ficou à frente do México, com quatro pesquisadores na lista de 2020, e da Argentina, com apenas um – desde que a Clarivate passou a fazer esse levantamento, em 2014, o vizinho do Brasil nunca emplacou mais do que três pesquisadores na listagem. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2021
Aula 2 – O bloqueio da escrita como categoria histórica
Aula 3 – A interminável falta de tempo para escrever
Aula 4 – A regularidade da escrita como regra de ouro
Aula 5 – Escrita livre: como criar antes de criticar
Aula 6 – A pré-escrita ou como escrever errado antes de escrever certo
Aula 7 – O valor da escrita em primeira pessoa
Aula 8 – O diário como meio de amenizar o controle social da escrita
Aula 9 – O medo da crítica
Aula 10 – Como começar e quando parar de escrever
Aula 11 – O perene sentimento de incompletude da escrita
Aula 12 – Como gerar senso de avanço da escrita
Aula 13 – Há ambiente perfeito para escrever?
Aula 14 – Não torne a escrita o objetivo número 1 da sua vida
Aula 15 – Escrita e sofrimento psicológico
Aula 16 – Sobre a desistência e abandono da escrita
CAPES lança revista de divulgação de pesquisas científicas
A pós-graduação brasileira na luta contra a COVID-19 é o tema do
primeiro número da revista CAPES em Foco, que já pode ser acessada em sua versão digital. A edição mostra pesquisas financiadas pelo Programa de Combate a Epidemias destinadas ao
enfrentamento do novo coronavírus. O lançamento oficial foi realizado no
Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 12 de março.
A
publicação, idealizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES), traz 42 matérias abordando um dos estudos de cada instituição
de ensino superior selecionada nos três editais do Programa. Ao todo, são 109
projetos que envolvem 1.300 pesquisadores. Os textos tratam de diferentes
aspectos das pesquisas, seja em relação à prevenção, ao diagnóstico, ao
tratamento ou à vacina.
Milton
Ribeiro, ministro da Educação, que escreve um texto de apresentação da revista,
lembrou que em 2021 a CAPES completa 70 anos e falou do papel das instituições.
“Uma das lutas que a universidade tem é transformar o conhecimento em algo que
possa ter impacto na sociedade. Prestamos contas à sociedade de uma ação que
visa transformar o conhecimento que os nossos pesquisadores possuem em algo que
possa trazer benefício para a sociedade”, afirmou.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, explicou o objetivo da publicação. “A Revista CAPES em Foco surge com o propósito de divulgar projetos de pesquisa de grande relevância para o País”, explicou. Em sua apresentação, destacou um dos temas presentes nas pesquisas: “Oito projetos são diretamente ligados ao desenvolvimento de vacina. A tão almejada, esperada e desejada vacina brasileira!”. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 12/03/21
Navegue pela plataforma de museus universitários
A relação profissional do historiador Mauricio Candido da Silva
com museus universitários remonta à década de 1990. Desde então, ele já
trabalhou em espaços como os museus de Zoologia (MZ) e o de Arqueologia e
Etnologia (MAE), ambos da Universidade de São Paulo (USP). “Em geral, os museus
universitários possuem coleções científicas, artísticas, arqueológicas e
históricas de grande importância”, afirma o atual coordenador técnico do Museu
de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
(MAV-FMVZ), também da USP. “Entretanto, uma grande parcela deles permanece
desconhecida até mesmo dentro das instituições de ensino e pesquisa que os
abrigam. Entre outras coisas, precisam de visibilidade para ser valorizados.”
20 anos da Wikipédia: como a USP colabora com a enciclopédia mais famosa do mundo?
Como difundir a produção
científica, democratizar o conhecimento, tornar possível o acesso a acervos
históricos e aproximar a Universidade da população? Participar de um dos
sites mais visitados do mundo, acessado por mais de 1,5 bilhões de computadores
e smartphones por mês, segundo dados do Global Digital Report de 2019, é uma
das soluções. Este site é a Wikipédia, enciclopédia virtual mantida de
forma colaborativa, que completou 20 anos de existência e hoje é referência em
pesquisa na internet, conhecida por ser um repositório aberto de conteúdos
diversos, explicando termos e conceitos em verbetes.
Observando a potencialidade dessa ferramenta, universidades de diversos países têm estimulado estudantes, pesquisadores e docentes a integrarem o “movimento wiki”, rede de colaboradores que criam e revisam artigos do site. Na USP, a ferramenta é utilizada por algumas iniciativas, como os projetos que atuam com os museus – Museu Paulista, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Arqueologia e Etnologia -, o Glam de Bibliotecas da USP, e o Cepid Neuromat, um centro de estudos e pesquisas em matemática e áreas derivadas da neurobiologia. O impacto dessa participação é visível nos números, quando vemos que os conteúdos disponibilizados por grupos da USP em textos, fotos e vídeos contabilizam ao menos 88,4 milhões de acessos no site.
Ligado ao Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, o Neuromat
tem uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores e estudantes de
diversas instituições brasileiras com diferentes áreas de atuação, como
pesquisa, inovação e difusão. A equipe de difusão é a que atua diretamente com
a Wikipédia com o principal objetivo de democratizar o acesso a informações de
qualidade produzidas pelas universidades.
Por meio da plataforma on-line, a iniciativa trabalha com a
criação de artigos sobre os temas pesquisados no Cepid, principalmente com
probabilidade e estatística, e revisão de conteúdos já postados, complementando
com novas informações e adicionando referências bibliográficas e equações
matemáticas, por exemplo. O Neuromat também disponibiliza arquivos em formato
audiovisual, como vídeos
didáticos explicando o funcionamento do cérebro e
o Podcast A
matemática do Cérebro.
Fonte: Jornal da USP - 11/03/21
11 março 2021
Lançado Prêmio Capes de Tese 2021
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES) lançou o Prêmio CAPES de Tese 2021, regido pelo Edital nº 03/2021. A
16ª edição da premiação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta
quarta-feira, 10, e vai reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas em
2020, em cada uma das 49 áreas do conhecimento, reconhecida pela Fundação.
Entre os trabalhos selecionados, três serão agraciados com o Grande Prêmio, divididos em três grupos de grandes áreas: a) Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, b) Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar e c) Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.
A escolha dos trabalhos será feita por comissões de premiação, que vão considerar sua originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Além disso são avaliadas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto. Saiba mais.
Fonte: Ascom Capes - 11/03/21
CNPq lança nova chamada para apoio a projetos institucionais por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) publicou nesta quarta-feira, 10, no seu portal, a Chamada CNPq n° 02/2021 – Apoio à
Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado
– Ciclo 2021.
Com abertura de submissão de propostas na
data de 18 de março, a Chamada visa dar continuidade à transição do antigo
modelo de quotas de bolsas de mestrado e de doutorado para o novo modelo de
concessão por meio do apoio a projetos institucionais de pesquisa propostos
pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Essa transição foi iniciada em 2020,
com o lançamento da Chamada CNPq nº 25/2020, cujo resultado final foi divulgado em janeiro de 2021.
Nesse sentido, a Chamada CNPq nº 02/2021
concederá bolsas de mestrado e de doutorado no País aos PPGs que possuem bolsas
do antigo modelo de quotas do CNPq, com vigência a encerrar entre:
– 1º de janeiro a 30 de junho
de 2021: 1º Semestre/2021 e
– 1º de julho a 31 de dezembro
de 2021: 2º Semestre/2021.
Assim, somente PPGs com quotas de mestrado
e de doutorado vencendo em 2021 poderão participar dessa seleção.
A Chamada CNPq nº 02/2021 mantém as linhas
gerais da Chamada CNPq nº 25/2020. Os critérios de transição e os percentuais
de manutenção são os mesmos aplicados na Chamada anterior.
O PPG com proposta(s) para bolsa(s) de
mestrado e/ou de doutorado reconhecida(s) quanto ao mérito técnico-científico
na Chamada CNPq Nº 25/2020, tendo recebido bolsa(s) ou não, e que tenha
interesse em participar desta Chamada, é dispensado do envio de nova proposta à
Chamada CNPq nº 02/2021.
Clique aqui e acesse o texto completo da Chamada CNPq nº 02/2021 – Bolsas de Mestrado e Doutorado – Ciclo 2021. Fonte: CNPq - 11/03/21
Base de dados Web of Science apresenta nova interface e funcionalidades
Usuários de instituições brasileiras têm acesso às bases de dados da editora Clarivate por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – http://www.periodicos.capes.gov.br.
Uma das plataformas mais procuradas é a Web of Science – cuja interface e funcionalidades acabam de ser renovadas para proporcionar aos pesquisadores mais facilidade na busca por informações científicas. Na USP, o acesso à Web of Science pode ser realizado por meio dos computadores da universidade (VPN), no link: https://apps.webofknowledge.com.
Em breve, uma série de Webinars serão promovidos pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) em parceria com a equipe da Clarivate, visando informar e capacitar alunos de pós-graduação, docentes, pós-doutorandos e demais colaboradores a utilizar a Base Web of Science e todo seu potencial.
Durante todo o ano de 2020, a editora Clarivate Analytics investiu em recursos tecnológicos, com o objetivo de otimizar a experiência do pesquisador. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 10/03/21
10 março 2021
CNPq lança 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
CAPES vai padronizar mobilidades acadêmicas internacionais
Suspensas até setembro por
causa da pandemia, as mobilidades acadêmicas internacionais terão
procedimentos uniformizados. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (CAPES) estuda estabelecer dois momentos de
partidas, março e setembro, e só operar com duas moedas: euro, para
os países europeus que a adotam, e dólar, para o restante.
“Padronizaremos também os
pagamentos, como o auxílio para instalação. O objetivo é ter um controle mais
eficiente desse processo. Assim, poderemos ter uma melhor gestão do
fluxo no que diz respeito ao início da atividade”, explicou Benedito Aguiar,
presidente da CAPES. As ideias foram expostas na 203ª reunião
do Conselho Técnico e Científico da Educação Superior (CTC-ES), por videoconferência, nesta terça-feira, 9
de março.
Ao mesmo tempo, a CAPES
acompanha o cronograma de vacinação de países parceiros para saber quando será
possível retomar as viagens. Por enquanto, a previsão é setembro, mas a
pandemia pode alterar as datas e levar à publicação de novas portarias. “A
questão humanitária sempre será considerada pela CAPES”, ressaltou Aguiar.
O CTC-ES é um colegiado formado por diretores da CAPES e representantes de
cada uma das grandes áreas do conhecimento e de associações de relevância para
a pós-graduação brasileira. Fonte: CCS/CAPES – 10/03/21
Na 13ª posição, USP é a melhor brasileira entre os países emergentes
Classificada na 13ª posição, a USP
continua sendo a universidade brasileira mais bem colocada no ranking das Universidades das Economias Emergentes, divulgado hoje, dia 9 de março, pela consultoria britânica de
educação superior Times Higher Education (THE), que classificou as 606 melhores
instituições de 48 países considerados emergentes. A USP subiu uma posição em
relação à edição do ano passado.
As universidades chinesas dominaram o ranking, com sete
instituições entre as dez melhores. As primeiras posições ficaram com a
Universidade de Tsinghua (1ª colocada), Universidade de Beijing (2ª) e
Universidade de Zhejiang (3ª).
Ao todo, 52 universidades brasileiras entraram na classificação.
Além da USP, as mais bem colocadas foram a Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp), na 48ª posição; e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro (PUC-RJ), na 84ª.
O Emerging Economies Rankings 2021 confirma a posição de liderança
da USP na América Latina. Além das universidades brasileiras, foram avaliadas
instituições do México, Chile, Colômbia e Peru, e as mais bem classificadas
foram: a Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile), na 53ª posição; a
Universidade do Desarollo e a Universidade Diego Portales (Chile), empatadas na
90ª posição; e a Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia), na 94ª.
A classificação utiliza os mesmos 13 indicadores de desempenho
do ranking mundial do THE, porém adaptados para refletir as características e
as prioridades de desenvolvimento das universidades dos países do bloco. Os
indicadores são agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação,
internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações
(influência da pesquisa). Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/03/21
Leia também: 13 cursos da USP estão entre os 50 melhores do mundo
Projeto analisa a eficiência da Universidade em sua base administrativa
09 março 2021
CNPq abre inscrições para o 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) abriu as inscrições para o 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica
e Tecnológica, um dos principais reconhecimentos a profissionais e instituições
que contribuem para a divulgação da ciência brasileira.
Este ano, a edição contempla a categoria
“Instituição e Veículo de Comunicação”, volta a veículos de comunicação
coletiva e instituições de ensino e/ou pesquisa, centros e museus de ciência e
tecnologia, órgãos governamentais, culturais, organizações não governamentais e
empresas públicas ou privadas. O objetivo é premiar o trabalho de tornar
acessível ao público o conhecimento sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e seus
avanços. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho de
2021.
Para participar, o candidato deve
encaminhar, pelo correio, a ficha de inscrição preenchida, disponível no site
do Prêmio (http://premios.cnpq.br/web/pjr), currículo
atualizado em 2021 na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br),
justificativa que evidencie significativa contribuição à divulgação e
popularização científica, tecnológica, inovação e seus avanços; e trabalhos que
comprovem sua atuação.
O vencedor ganha um troféu, diploma e
passagens para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o
Progresso da Ciência (SBPC), no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação
(MNCTI), em outubro de 2021. Informações completas no regulamento do prêmio. Fonte: Jornal da Ciência - 09/03/21
Consumo excessivo de informações na internet pode impedir a captação de conteúdos de qualidade
João Flávio de Almeida diz que o grande conteúdo
de informações rasas e infantilizadas pode produzir uma situação de estafa
mental, levando a uma não captação dos conteúdos realmente interessantes e
relevantes
O consumo excessivo de informações e,
ainda, de baixa qualidade, disponíveis na internet, nas redes sociais e na
televisão – com ampla gama de programas para todos os tipos de públicos – pode
ter efeitos mentais, e até físicos, negativos. Foi o que aconteceu com a
estudante de engenharia agronômica Stefania Fernandes, de 22 anos. A estudante
diz ter sido tomada pelo “cansaço mental e emocional, procrastinação e, como
consequência direta, perda de qualidade de vida”. Mas o entendimento da
situação veio da própria internet, quando Stefania se deparou com o termo
“obesidade mental”.