19 março 2021

“Corredor caipira” vai ligar fragmentos de florestas no Estado de São Paulo

Minimizar os impactos da fragmentação florestal e do isolamento de espécies em diferentes municípios do interior paulista é a proposta do Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas. O projeto vai implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas – equivalente a 45 campos de futebol – e formar corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no Estado de São Paulo.

A iniciativa tem como coordenador geral Edson Vidal, professor de manejo de florestas tropicais nativas da Escola Superior de Agricultura (Esalq) da USP, em Piracicaba. A iniciativa é coordenada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), ligada à USP, e conta com patrocínio da Petrobras. Serão atividades focadas na conservação da fauna e da flora no território que abrange, diretamente, Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi.

Outros 13 municípios serão beneficiados indiretamente, por meio do auxílio na definição de áreas prioritárias para restauração florestal, com intuito de melhorar a conectividade entre matas nativas. São eles: Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí, Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra.

Ao criar corredores ecológicos, que vão unir fragmentos florestais atualmente isolados, essas áreas representarão contínuos ambientais importantes para processos ecológicos, como polinização e dispersão de frutos e sementes.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 19/03/21


O que o usuário deve saber sobre a nova regulamentação do WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de conversas muito usado pelos brasileiros e, como qualquer outro aplicativo, passa por constantes atualizações. A nova atualização da plataforma vai trazer a regulamentação aprovada em 2018, mas que passa a ser válida no dia 15 de maio deste ano. Entre as mudanças está a obrigatoriedade de aceitação do termo de uso do aplicativo: quem não aceitar não poderá usar o aplicativo. Professores e pesquisadores em direito digital e da área de computação da USP alertam para os cuidados que os usuários devem ter com essas mudanças. 
Segundo a professora Cristina Godoy Bernardo de Oliveira, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, a obrigatoriedade de aceitação do termo de uso do aplicativo vai contra o artigo 5º, inciso 12 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece que esse consentimento é uma manifestação livre. A professora lembra que existem outros aplicativos de conversa como alternativa para os usuários, como: Telegram, Viber e Signal. “O WhatsApp deve ser usado para fins comerciais ou políticos”, orienta a professora. Ainda segundo Cristina, os usuários devem ter uma maior preocupação com seus dados para que as plataformas comecem a ter mais responsabilidade com essas informações.
Interface com o Facebook 
A nova regulamentação permite que o WhatsApp compartilhe com o Facebook dados pessoais do usuário, os chamados metadados, como o número de telefone, a fotografia e o número de identificação digital do aparelho, com dados de localização do celular ou outro dispositivo. As conversas e ligações continuam criptografadas, portanto, não são armazenadas no servidor do aplicativo e continuam em sigilo.
O professor Evandro Eduardo Seron Ruiz, do Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, explica que essa alteração se dá pela integração que o Facebook tem feito com os aplicativos dos quais é dono (Instagram, WhatsApp e o Facebook Messenger). “O Procon de São Paulo intimou o WhastApp para prestar esclarecimentos sobre a nova regulamentação e o usuário deve ficar atento às políticas de privacidade dos aplicativos que usa”, alerta o professor.  
Fonte: Jornal da USP - 19/03/21

Livro traz metodologia que ajuda organizações a se tornarem influenciadoras digitais

Seria possível uma organização se transformar em um agente influenciador no ambiente digital? Foi a partir desta pergunta que a pesquisadora Carolina Terra norteou seu estudo de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob a supervisão da professora Elizabeth Saad, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Carolina finalizou o pós-doc no ano passado e acaba de lançar o livro Marcas Influenciadoras Digitais, em que apresenta os resultados da pesquisa.

Carolina Terra é mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e integrante do grupo de pesquisa COM+. No pós-doc que dá origem ao livro, ela discute os conceitos de broadcast, referindo-se às grandes empresas de comunicação; socialcast, termo ligado à comunicação em rede entre indivíduos e o surgimento dos influenciadores digitais e, finalmente, o brandcast, que se aplica a ideia das marcas como publicadoras de conteúdo no ambiente digital.
A autora também passa pelo conceito de influência e discute a relação entre marcas e influenciadores digitais. Finalmente, Carolina aborda como as marcas e organizações podem atuar como produtoras de conteúdo e disseminadoras de informações por meio de seus próprios canais, ou seja, elas próprias serem publishers de conteúdo e agentes influenciadores.
Carolina desenvolveu no pós-doc a metodologia REATIVA, em que coloca toda essa teoria na prática das organizações. O nome é um acrônimo que significa Relacionamento/Reconhecimento, Entretenimento/Engajamento, Ação/Autenticidade, Transparência, Interação, Visibilidade e Avaliação. Por meio da aplicação de um questionário, em que vão se somando ou subtraindo pontos, é possível aplicar a metodologia em diferentes entidades, sejam elas públicas, privadas ou organizações do terceiro setor.   
Fonte: Jornal da USP - 19/03/21

Dicas contra má conduta em linguagem simples

A Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Prope/Unesp) criou uma página na internet com dicas sobre boas práticas e questões relacionadas à integridade científica. Batizado de 
Propetips, o serviço aborda tópicos como plágio, exageros em autocitações, a forma correta de atribuir a autoria de um trabalho científico, a identificação das revistas predatórias, entre outros, em um total, até agora, de 26 verbetes.
O trabalho é liderado desde 2018 por José Augusto Chaves Guimarães, do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, campus de Marília, que à época presidia a Comissão Institucional para Rankings da universidade. “A ideia original era criar um conjunto de orientações para ajudar os docentes e alunos da Unesp a garantir maior visibilidade para seus trabalhos, como os cuidados com a assinatura e o registro de afiliação institucional de artigos ou a importância da inscrição do pesquisador no cadastro Orcid, que torna sua produção científica mais acessível para as empresas responsáveis por fazer rankings de universidades”, explica Guimarães.    Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2021




Lei que proíbe contingenciamentos do FNDCT é sancionada com dois vetos

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) deverá ter seus recursos preservados de contingenciamentos. É o determina a Lei Complementar 177, de 2021, sancionada na terça-feira (12) pelo presidente Jair Bolsonaro. Em 2020, o FNDCT tinha mais de R$ 6 bilhões autorizados pelo Orçamento, mas cerca de R$ 5 bilhões não podiam ser aplicados em ciência, tecnologia e inovação porque estavam bloqueados pelo governo para atingir a meta de resultado primário. Além de proibir contingenciamentos, a nova norma permite a aplicação de recursos do FNDCT em fundos de investimento. 
Originária do PLP 135/2020, de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a lei estabelece que o FNDCT não é um fundo de investimentos nem se vincula ao sistema financeiro e bancário. O fundo era considerado apenas de natureza contábil, ou seja, não podia aplicar suas disponibilidades para obter retornos que multiplicariam seu capital. Com a nova lei, o FNDCT torna-se também um fundo de natureza financeira e vai contar com fonte de receita de aplicações e também com os retornos de sua participação no capital de empresas inovadoras, além de poder usar os saldos financeiros do ano anterior.  
O FNDCT tem sido nos últimos anos uma das principais fontes de recursos orçamentários e financeiros para o apoio à infraestrutura científica e tecnológica das instituições públicas, como universidades e institutos de pesquisa, e também para o apoio à inovação tecnológica nas empresas com recursos não reembolsáveis.   Saiba mais.    Fonte: Agência Senado - 18/03/21

Curso on-line prepara alunos da USP para exames de proficiência em inglês

Cursos são indicados para estudantes que pretendem participar de programas de mobilidade acadêmica; aulas são em inglês e inscrições vão até o dia 22 de março

Para ajudar alunos da Universidade que planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) está oferecendo cursos on-line e gratuitos de preparação para exames de proficiência em inglês.

Podem participar do Language Education at USP (Leusp) estudantes de graduação e pós-graduação matriculados na USP que tenham pelo menos o nível intermediário no idioma, chamado B1, pois as aulas são ministradas em inglês. As inscrições estão abertas até o dia 22 de março e devem ser realizadas pelo formulário on-line: estudantes de graduação neste link, preenchendo número do edital 1371; e alunos de pós-graduação neste link com o 1372 no campo “edital”.

Serão oferecidos dois módulos (um por bimestre), independentes entre si, com duração de sete semanas cada, com carga horária entre 30 e 35 horas. Os editais com todas as informações do curso podem ser consultados pelos links: Edital 1371 – Alunos de Graduação e Edital 1372 – Alunos de Pós-Graduação. As perguntas frequentes sobre o curso estão disponíveis aqui.

O programa Leusp é uma parceria entre a Aucani e o Programa de Pós-Graduação Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.     Fonte: Jornal da USP - 18/03/21

O avanço da USP

Editorial do jornal “O Estado de S. Paulo” destaca posição alcançada pela USP no ranking dos países emergentes, publicado pela consultoria Times Higher Education

Maior e mais importante instituição de ensino superior do País, a Universidade de São Paulo (USP) continua se saindo bem nos rankings comparativos internacionais. O
último levantamento revela que a instituição ficou na 13ª posição entre as universidades das economias emergentes. Em relação à edição de 2020, ela subiu um ponto no ranking.
A pesquisa foi feita pela conceituada consultoria britânica Times Higher Education, que avaliou as 606 melhores instituições de 48 países. Como nas últimas edições desse levantamento, as melhores colocações foram mais uma vez ocupadas por universidades chinesas. Das dez primeiras do ranking, sete pertencem à China, lideradas pelas Universidades de Tsinghua (1.ª colocada), Beijing (2.ª) e Zhejiang (3.ª). As três instituições restantes foram a Universidade de Moscou, na Rússia, a Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, e a Universidade Nacional de Taiwan. Do total de universidades avaliadas, 52 são brasileiras.
O ranking das universidades das economias emergentes é elaborado com base em 13 indicadores de desempenho utilizados pela consultoria britânica em suas avaliações mundiais, mas adaptados para refletir características e prioridades dos países em desenvolvimento. Esses indicadores envolvem cinco categorias – ambiente de ensino, inovação, internacionalização, investimento em pesquisa e a influência que os trabalhos acadêmicos exercem na comunidade acadêmica internacional, por meio de citações.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 18/03/21

18 março 2021

Acordo milionário reaproxima University of California e Elsevier

A University of California (UC) anunciou um acordo de quatro anos com a Elsevier, que é o maior acordo transformador da América do Norte em número de artigos e gastos financeiros. Este acordo atinge o objetivo da UC de um contrato integrado para acesso de leitura e publicação em acesso aberto. Será um teste tanto da sustentabilidade financeira quanto da conveniência financeira do modelo multipagador.
A separação
A Universidade da Califórnia ganhou as manchetes em 28 de fevereiro de 2019, quando emitiu um comunicado à imprensa inesperado declarando que “A Elsevier não estava disposta a cumprir o objetivo principal da UC: garantir acesso aberto universal à pesquisa da UC enquanto continha os custos rapidamente crescentes associados a periódicos com fins lucrativos” e, como tal, estava encerrando as negociações com a editora. A separação foi significativa. Em sua esteira, vários executivos da Elsevier, incluindo seu CEO, partiram.
Nos dias e semanas que se seguiram, outras bibliotecas emitiram declarações de apoio, pesquisadores assinaram petições e membros do conselho editorial suspenderam seus serviços. A UC intensificou-se para oferecer treinamento e orientação a outras instituições, incluindo hospedar o Tipping Point Forum “para avançar a compreensão do valor e das oportunidades associadas à negociação, participação e apoio a acordos transformativos de acesso aberto” e publicar um kit de ferramentas de negociações.   Saiba mais.    Fonte: AGUIA - 18/03/21

Abertura de inscrição para o curso EAD - Rotulagem, armazenamento e compatibilidade de produtos químicos

A Comissão de Desenvolvimento e Treinamento do IQUSP, em parceria com a CIPA, oferecerá, a partir da próxima semana, a formação em "Rotulagem, Armazenamento e compatibilidade de produtos químicos". 
O curso será na modalidade à distância, com o uso da plataforma "google classroom". As aulas serão gravadas e poderão ser assistidas posteriormente pelos participantes que por ventura não conseguirem acompanhar a aula ao vivo no horário estabelecido. 
Inscrições: 18 a 22/3/21, via o formulário disponível em: https://forms.gle/d85wsDvFKPttyh8t6.
Datas das aulas: 24, 26 e 31/03  |  7, 9, 14, 16, 23 e 28/04/2021
Horário: 14h às 16h
Carga horária: 40h
Fará jus ao certificado aqueles que completarem todas as atividades propostas e tiverem nota final maior ou igual a 5,0.    Fonte: IQUSP - 18/03/21

Conheça o Programa de Pós-Doutorado do CENA-USP

O Pós-Doutorado na USP é um programa realizado por portadores de título de Doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. A inscrição para o Programa de Pós-Doutorado da Pró-Reitoria de Pesquisa é regulamentada pela Resolução CoPq 7660, de 22/05/19. Informações podem ser obtidas junto a Seção de Apoio Acadêmico através do e-mail scapac@cena.usp.br

Atualmente, o CENA conta com as seguintes modalidades:

Fonte: CENA-USP - 18/03/21


17 março 2021

Gravação e slides do Webinar ScienceDirect disponíveis


Confira em
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Por que o ScienceOpen é útil ao pesquisador?


ScienceOpen
 
é uma plataforma de descoberta com recursos interativos para que os acadêmicos aprimorem suas pesquisas abertamente, causem impacto e recebam crédito por isso.  As funções avançadas de pesquisa e descoberta, combinadas com revisão por pares pós-publicação, recomendação, compartilhamento social e recursos de criação de coleção, tornam o ScienceOpen uma plataforma de pesquisa de que você realmente precisa. Fornece uma ampla gama de ferramentas para apoiar sua pesquisa.
Além de tudo isso, o ScienceOpen pode promover a visibilidade do pesquisador e de suas atividades.
REGISTRE-SE agora gratuitamente, preencha seu perfil, adicione suas publicações.

Publicar

  • Publique seu artigo mais recente como uma pré-impressão no ScienceOpen Preprints  para compartilhar seus resultados com colegas imediatamente, aberto e citável com um Crossref DOI. Bastam alguns cliques para ser publicado e aumentar a visibilidade do seu trabalho e iniciar um discurso acadêmico com seus pares.
  • Envie seu pôster para ScienceOpen Posters gratuitamente e deixe seus colegas comentarem e discutirem seu trabalho – em qualquer lugar e a qualquer hora, não apenas limitado a algumas horas em uma sala de conferências superlotada e barulhenta.
  • Visualize seu Perfil público.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 17/03/21

Como transformar pesquisas em negócios? Novo núcleo da USP vai capacitar cientistas empreendedores

Como a maior parte dos dilemas da vida acadêmica, o Núcleo de Formação de Empresas e Empreendedores da USP (Nidus) surgiu de uma questão: que fazer com doutores, mestres e até mesmo graduados, recém-titulados, que possuem uma pesquisa com potencial de inovação, mas se formaram em um grupo sem a cultura necessária para levar produtos e serviços ao mercado?

Para estimular a inovação e criar pontes entre a academia e empresas, a Universidade dispõe de uma série de ações e programas que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário, como parques tecnológicos, aceleradoras e incubadoras. Atualmente, as incubadoras têm permitido acelerar o processo de aplicação de tecnologias, mas a seleção exige um certo grau de maturidade do produto ou serviço. Uma característica que, muitas vezes, não permite o enquadramento do portador da ideia em sistemas estabelecidos de modelagem de um negócio. Falta uma etapa anterior.

Vendo nesta lacuna uma oportunidade de estimular a criação de serviços, produtos e negócios inovadores, o InovaUSP – Centro de Pesquisa e Inovação da USP -, através do Nidus, quer atuar capacitando profissionais e abrigando suas ideias em um hostel de projetos. Aliando formação técnica e visão empreendedora, o núcleo deve iniciar suas atividades no próximo mês de abril, na construção de um programa de residência em inovação com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 16/03/21



16 março 2021

USP desenvolve ferramenta de correção automática de redações

Corrigir redações de forma automática a fim de aprimorar as habilidades dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse é o principal objetivo de uma ferramenta criada por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Disponível por meio de um aplicativo para smartphones com sistema Android e de um site, a solução possibilita identificar erros gramaticais, de pontuação, de digitação e de concordância nas redações. Para criar a ferramenta, que recebeu o nome de Corretor Inteligente de Redações Automático (CIRA), o estudante Gabriel Nogueira, que cursa Bacharelado em Ciências de Computação no ICMC, empregou técnicas da área de inteligência artificial.

Como funciona – Para ter sua redação corrigida, basta o usuário fazer o download do aplicativo na Google Play Store ou acessar o site da CIRA. Depois, é só o usuário digitalizar a redação e submetê-la à ferramenta. “No futuro, pretendemos ter um sistema de leitura óptica de caracteres, de forma que o usuário poderá digitalizar sua redação de forma automática, bastando apontar a câmera do celular para o texto escrito no papel”, revela Gabriel.

Após fazer a submissão, o sistema apresenta ao usuário uma tela de resultados, em que constam a nota atribuída à redação e estatísticas sobre o texto (número de palavras, por exemplo). Caso erros sejam encontrados, eles são marcados em vermelho. Ao clicar em cima deles, abre-se uma janela contendo informações sobre o erro e sugestões de como remediá-lo. Gabriel preparou um vídeo para demonstrar como funciona o aplicativo na prática: clique aqui para assistir.    Saiba mais.    Fonte: ICMC-USP - 10/03/21


Mais de oito mil eBooks da Pearson estão disponíveis para a comunidade USP

Biblioteca Virtual Pearson acaba de ser assinada por completo pela Universidade de São Paulo. São mais de 8.000 livros-texto em português que atendem a todas as áreas do conhecimento (multidisciplinar). Informações atualizadas em 16 de março de 2021
É composta pelos selos editoriais da Pearson Education (editoras Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley) e pelas editoras parceiras: Contexto, IBPEX/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, EDUCS, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPUCRS, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.
O acesso é individualizado. É necessário utilizar a conexão remota VPN/USP.
: : Orientações para acesso : :
A Biblioteca Virtual está disponível para Desktop, Tablets e Smartphones. Suas funcionalidades exclusivas, agilidade e navegação intuitiva oferecem aos leitores a melhor experiência de usuário. Um sistema completo, desenvolvido para promover a leitura e potencializar a jornada do conhecimento.
Ganhe tempo em suas pesquisas com a ferramenta de busca avançada da Biblioteca Virtual. Procure por palavras-chaves, temáticas, assuntos ou conteúdos específicos. Refine sua busca utilizando os filtros especiais disponíveis e explore apenas as obras mais acertadas e focadas em seus objetivos.
Continue a ler de onde parou. Com a Biblioteca Virtual suas notas, destaques, marcações, a última página lida e todas as suas interações com os e-books estarão sincronizadas em todos os seus dispositivos, facilitando a sua leitura, seus estudos e a produção de artigos e trabalhos científicos.   Fonte: AGUIA - 16/03/21